.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Ezequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
 
Colunas: Luciano Pires
 
 
AS AMAZONAS
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 08:06

Por Luciano Pires*

Existe uma lenda antiga que fala das Amazonas, uma tribo só de mulheres, bravas guerreiras, que viviam numa comunidade onde não existiam homens. Elas procuravam homens em outras tribos apenas para acasalar e procriar. Uma sociedade só de mulheres, já pensou?

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
OS MAIS IGUAIS
comente imprima
:Publicado em 12/08/2008, às 08:12

Por Luciano Pires*

E então o presidente Lula assina uma lei regulamentando o funcionamento dos callcenters, aqueles centros de atendimento telefônico que você já conhece, sabe? Uma rápida leitura das novas regras indica que vamos finalmente ser tratados como cidadãos, olha só.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
FOGO NO RABO
comente imprima
:Publicado em 19/07/2008, às 08:20

Por Luciano Pires*

Ajeitando minha caixa postal encontrei um e-mail antigo de um leitor, o Ignácio. Um e-mail alegre que merece ser reproduzido: “Recebo semanalmente suas mensagens, e vou tomar a liberdade de lhe informar que hoje recebi o resultado de minha prova de vestibular para a Universidade Federal Fluminense para o curso de Física. Entre cerca de 450 candidatos fui classificado em 37º lugar. Tenho 59 anos e continuo acreditando que, como você, todos devemos ter sonhos e tentar transformá-los em realidade.” Enquanto eu lia o e-mail do Ignácio chegou mais um, desta vez de minha amiga Sibele. Olha só:

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O MURO
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 07:49

Por Luciano Pires*

No auge da Guerra Fria, em 1961, a Alemanha foi dividida em duas. De um lado a República Federativa Alemã, controlada pelo bloco liderado pelos Estados Unidos. De outro a República Democrata Alemã, controlada pelo bloco liderado pela União Soviética. Aliás, veja como eles adoram manipular palavras: os socialistas/comunistas chamavam-se de democratas enquanto fuzilavam quem tentava passar de uma Alemanha para a outra... E um dia construíram um muro. O Muro de Berlim.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O MEU PÓLO NORTE
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 15:40

Por Luciano Pires*

Enquanto você lê este texto, estou em Murmansk, na Rússia, a bordo do “Fifty Years of Victory”, o maior navio quebra-gelos do mundo. Um navio nuclear russo. Faço parte de uma turma que terá o privilégio de ir até o Pólo Norte. Não, você leu certo: estou indo para o Pólo Norte, aquele lugar longe de tudo, gelado, inóspito, desabitado, a casa dos ursos polares, que fica no topo do mundo... Terei a oportunidade única de comemorar meu aniversário dentro do círculo polar ártico. Que chique!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CLIMA FERVENTE
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 08:35

Por Luciano Pires*

As conseqüências do aquecimento global aparecem no Ártico como em nenhum outro lugar no mundo. A diminuição da camada de gelo que cobre o oceano é visível, com conseqüências sobre a fauna da região e sobre nosso futuro. Foi isso que vi em minha viagem ao Pólo Norte. Um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas divulgado em 2007 pintou um quadro sombrio para o futuro da humanidade, com fome e falta d´água. E a mídia fez a festa do apocalipse, com capas e mais capas, reportagens e mais reportagens. Mas a discussão sobre o aquecimento global deixou de ser, há muito tempo, uma discussão científica. Virou puramente ideológica.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O BALONISTA
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 08:17

Por Luciano Pires*

Ele nasceu numa pequena cidade, era inteligente e articulado. Um dia, já maduro, decidiu colocar em prática um sonho: subiria aos céus num tipo de balão e ao sabor dos ventos faria uma viagem inédita, como nunca antes havia sido feita. Muitos acharam que havia perigo, que a aeronave não era segura, que não havia condições de dirigibilidade e que as conseqüências podiam ser ruins. Mas ele tinha fé em sua competência para lidar com o imprevisto. Quando confrontado com argumentos contrários, respondia com a certeza dos obcecados. Algumas experiências prévias com balões deram-lhe ainda mais certeza de que seu sonho era viável. Levantou os recursos com gente que nele acreditou e construiu o balão conforme suas necessidades. Quando entrou na aeronave foi saudado por uma multidão que torcia por ele. E acenando entusiasmado subiu em direção ao céu. Para nunca mais ser visto. Muitas buscas foram feitas, sem sucesso. O balonista sonhador desapareceu com o vento...

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
AMADORES PROFISSIONAIS
comente imprima
:Publicado em 24/05/2008, às 07:59

Por Luciano Pires*

Nunca toquei violão direito, só arranhei, mas meu sonho era ter um da marca Ovation. Eu achava que com ele eu tocaria pra valer. Um dia liguei para meu amigo músico Chiquinho para perguntar onde poderia comprar um e ele me disse que estava vendendo o dele. Comprei na hora. Lindo. Levei para meu escritório e coloquei num tripé. É como um troféu. De quando em quando dou uma dedilhada. E é sempre um horror. Cordas de aço duras, que doem os dedos de quem não tem prática. E logo desisto. Devolvo o troféu para seu pedestal. As cordas estão velhas, meio enferrujadas e o som nunca sai bom .

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A FÁBRICA DE IDIOTAS
comente imprima
:Publicado em 10/05/2008, às 08:05

Por Luciano Pires*

Escola Sem Partido. Tomei contato com essa organização recentemente. O site deles é o escolasempartido.org. Cheguei até eles depois que soube da polêmica causada quando denunciaram a contaminação político-ideológica das escolas brasileiras em todos os níveis, ao comentar o conteúdo de alguns livros e cartilhas de uma grande rede de ensino.

Esse problema – a contaminação político-ideológica nas escolas – é antigo. Os estudantes sempre foram solo fértil para as pregações ideológicas. São mentes jovens, dispostas a mudar o mundo, ávidas por modelos e por heróis. Num ambiente assim, os “tchê-guevarismos” fazem sucesso e a garotada têm a cabeça feita por “educadores” que se dizem revolucionários e trabalham para formar jovens que servirão de instrumentos para projetos de poder. E as escolas transformam-se em fábricas de idiotas.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SHOWRNALISMO
comente imprima
:Publicado em 03/05/2008, às 08:07

Por Luciano Pires*

Como todo brasileiro vivo, acompanhei o caso da Isabella Nardoni, a menina que foi jogada pela janela do prédio. E, como a maioria dos brasileiros vivos, não agüento mais a cobertura jornalística.

Num daqueles jornais matinais da Record, uma repórter intercepta um vizinho do apartamento onde o pai e a madrasta da menina estão hospedados. E fica insistentemente perguntando se ele viu ou ouviu algo. O homem diz que não, que de seu apartamento não dá para ouvir nem ver, que só vê uma parte da sacada. E ela insiste: da sacada dá pra ver a sala?.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A HERANÇA MALDITA
comente imprima
:Publicado em 25/04/2008, às 08:05

Por Luciano Pires*

Pronto. Agora são os paraguaios que vão enfiar as mãos em nossos bolsos, cobrando mais caro pela energia de Itaipu. Você não acha estranha a complacência com que Lula e seus companheiros tratam nossos vizinhos? Sempre que entramos numa pendenga com algum “hermano” a sensação é a de que o Brasil acaba cedendo. Não existe confronto.
E a explicação está sempre na ponta da língua: estamos resolvendo com negociações, nos damos bem com todo mundo, eles são pobrinhos e temos que ajudar etc etc etc.
Uma vez ouvi uma definição que se aplica ao caso: O Mercosul é um jantar entre amigos onde a Argentina escolhe a comida e o Brasil paga a conta.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SOBRE CANÁRIOS E SABIÁS
comente imprima
:Publicado em 18/04/2008, às 14:28

Por Luciano Pires*

Algum tempo atrás comentei com um amigo sobre minha carreira como executivo e a intenção de um dia partir para vôo solo. Esse amigo então me falou de canários e sabiás. Disse que o canário passa a vida numa gaiola maravilhosa, com comida e água em abundância, veterinário e todos os cuidados necessários para cumprir sua nobre função: ser bonito de ver e melhor ainda de ouvir. O canário canta e encanta. Onde existe um canário a vida é mais alegre. E eles são lindos, em vários tons de amarelo, branco, laranja...

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
OS PATRULHEIROS
comente imprima
:Publicado em 11/04/2008, às 15:45

Por Luciano Pires*

Recebi de um patrulheiro pelos direitos dos gays um e-mail ameaçando me cobrir de porrada. Afinal, escrevi que o Lacraia, que faz dupla com aquele ícone da MPB chamado Mc Serginho, era efeminado.

E os patrulheiros do PT? A cada vez que cometo a ousadia de criticar Lula ou seus companheiros, sou acusado de “preconceituoso” contra o humilde operário... Lula é um caso raro. Mais de trinta anos longe de um torno e levando uma vida de nababo continua “humilde operário”...

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A CULTURA DO VERGULHO
comente imprima
:Publicado em 05/04/2008, às 08:20

Por Luciano Pires*

Existem leitores que são indispensáveis. Enriquecem nossos textos, abrem horizontes, sugerem caminhos e ampliam as possibilidades. Escrevem para reclamar, para perguntar, para contestar, mas são sempre positivos. Querem construir. Como o Claudio, que ao ler um artigo em que eu falava do orgulho e da vergonha de ser brasileiro, soltou esta pérola: “... se tenho orgulho ou vergonha do meu país? Acho que tenho vergulho... Ou orgonha... Vale ter vergonha e orgulho ao mesmo tempo?”. Ótima pergunta Claudio! Ela resume a contradição do “ser brasileiro”. Hora somos abençoados, hora somos amaldiçoados.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
OS INCONFORMISTAS
comente imprima
:Publicado em 29/03/2008, às 16:21

Por Luciano Pires*

Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil em greve A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) discursou na sessão da Câmara dos Deputados do dia 27 de março, manifestando suas solidariedade às reivindicações dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil e apelando ao Ministério do Planejamento para que honre o acordo feito com as entidades representativas da categoria em 2007.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O CRÍTICO E O CRIATIVO
comente imprima
:Publicado em 22/03/2008, às 16:57

Por Luciano Pires*

Em minha palestra “O Meu Everest”, trato dos desconfortos da caminhada que fiz até o Acampamento Base do Monte Everest em 2001, enfrentando caminhadas de mais de oito horas, banheiros deploráveis, frio, tonturas e vômitos. Ainda no Brasil, durante minha preparação psicológica para a aventura, considerei duas opções para encarar a viagem. Eu poderia adotar aquele ponto de vista tão comum a nosso dia-a-dia: o crítico, que nos faz analisar, usar a lógica. O ponto de vista crítico tem como base a negação: observamos as coisas com ceticismo, negamos, criticamos, destruímos e então fazemos nossas escolhas. Mas o olhar crítico seria uma opção perigosa. Imaginei-me usando a lógica nos sanitários do Everest...

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
MELÔ DO CONGRESSO
comente imprima
:Publicado em 14/03/2008, às 15:47

Por Luciano Pires*

Meu título de eleitor já tem 33 anos. E nesse tempo todo em que treinei minhas habilidades como eleitor, parece que o atributo que mais desenvolvi foi a desconfiança. Não sei como é com você, mas em ano eleitoral eu sinto uma espécie de angústia. Quero conhecer os candidatos, mas não sei direito onde procurar as informações. E quando as encontro, não sei se acredito. Todos parecem ter um passado a esconder ou um futuro a desconfiar. E quando encontro algum que julgo merecer meu voto, logo vem alguém dizendo que não é bem assim, que o primo da tia do vizinho da cunhada dele ouviu dizer que a pessoa tem rabo preso... Que dureza!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
GEORGIAS
comente imprima
:Publicado em 08/03/2008, às 14:58

Por Luciano Pires*

Os e-mails que recebo de leitores são uma riquíssima fonte de inspiração. Retratam fatos, sentimentos, visões de mundo e me honram quando descubro que existe gente informada, interessada e inteligente estabelecendo um diálogo internético comigo. Mas certos e-mail são mais especiais que outros. São aqueles que tratam de sonhos, de ideais, de paixões e de esperanças. Aqueles que desnudam a alma de quem escreve. Como este, remetido por Georgia, lá do Rio Grande do Sul.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O COMANDANTE
comente imprima
Publicado em 01/03/2008, às 15:25

Por Luciano Pires*

Meu irmão esteve em Cuba trabalhando. Foi recebido como turista, hospedou-se como turista e viveu uns dias de turista, no bem-bom dos hotéis e praias do Caribe. Comida da melhor qualidade, paisagens maravilhosas, música de primeira e um tratamento de rei. Até botar os pés na rua e ser assaltado por um moleque.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SENHOR TEMPO
comente imprima
Publicado em 23/02/2008, às 06:46

Por Luciano Pires*

Durante uma de minhas palestras um grupo de jovens perguntou sobre fórmulas para construir uma carreira de sucesso. Eles viam em mim um executivo de uma multinacional, um sujeito que fala em público com facilidade, um escritor, um radialista, enfim, e queriam descobrir o que fiz e como fiz para chegar até ali. Cada um tem sua história de vida e já está mais do que provado que duas pessoas parecidas, por mais similares os ambientes onde cresceram e foram educadas, acabam encontrando diferentes caminhos na vida. Fórmulas não existem. Existem métodos, existem processos, existem dicas. Sabe aquelas coisinhas que a gente aprende quebrando a cara?

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SONHOS ADIADOS
comente imprima
Publicado em 15/02/2008, às 07:22

Por Luciano Pires*

Vinte e seis anos atrás eu era um jovem recém-casado, morando num pequeno apartamento em São Paulo e trabalhando em minha própria agência de publicidade, se é que aquilo podia ser chamado assim. Eu era diretor de arte, mas minha paixão era o cartum. Conheci os irmãos Chico e Paulo Caruso, Laerte, Angeli, Alcy, Negreiros e toda a turma que despontava. Ganhei dois prêmios no Salão de Humor de Piracicaba, um deles na categoria profissional, batendo os bambas que publicavam nos grandes jornais. E recebi o prêmio das mãos do Henfil!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O MILHO E O FUBÁ
comente imprima
Publicado em 08/02/2008, às 08:32

Por Luciano Pires*

Minha filha adolescente dá um trabalho... Tira notas baixas na escola e quando vou reclamar ela diz com todas as letras: - Todo mundo foi mal. Até mais do que eu. Reclamo que ela não estuda, que fica tempo demais na internet. E ela é infalível: “Os outros alunos também ficam.” No final de semana sai com as amigas. E eu fico na orelha para que ela não ande no carro dos amigos mais jovens, que ainda não têm noção do perigo e que bebem nas festinhas. “Ah, pai, todo mundo anda!”.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
.
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Apoios
.
.
.
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
.