.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Ezequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
 
Colunas: Paulo Nunes
 
 
Enfim o Topo
comente imprima
:Publicado em 11/04/2008, às 07:38

Por Paulo Nunes*
"artigo escrito em 2 de Novembro de 2002"

Vivemos num país onde por quatrocentos anos gente foi escravizada, onde se impôs aos negros a submissão, a humilhação, a subserviência e, desta maneira, pessoas foram colocadas como se utensílios fossem. Ao libertarmos os negros, os deixamos sem eira nem beira. Aí então, só os artistas prosperaram com a música, a costura, o artesanato, enfim, com atividades que não dependem direta e necessariamente do capital. Nossa administração política libertou os negros, mas negou-lhes as condições básicas de progresso humano, como a escola, a habitação e, fundamentalmente, a propriedade da terra, enquanto abria os portos à imigração italiana e japonesa. Além do mais, aos trabalhadores que chegavam da Europa e Ásia, pagavam em dinheiro por seu trabalho, assinando inclusive contratos, enquanto que aos negros pagavam com a alimentação e nada mais.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
JUSTIÇA ACELERA AÇÃO DA APAE
comente imprima
:Publicado em 27/03/2008, às 06:54

Por Paulo Nunes*

A manifestação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista-Apae realizada ontem(dia 26), à tarde, em defesa do terreno da instituição, que foi vendido de forma irregular em 1999, já surtiu seu primeiro efeito prático. Na tarde de ontem, o juiz da 2ª Vara Civil recebeu a Ação Cautelar, que estava parada no Cartório há dois meses, e colocou o processo na lista de julgamento, devendo em breve serem ouvidas as partes envolvidas, segundo informou a advogada da entidade, Luzia Helena dos Anjos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
APAE REALIZA MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DO SEU TERRENO
comente imprima
:Publicado em 22/03/2008, às 07:33

Por Paulo Nunes*

No próximo dia 26 (quarta-feira), às 15 horas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista(Apae), em conjunto com diversas entidades filantrópicas e representantes de segmentos sociais do município, estará realizando uma manifestação pública pelas principais ruas da cidade no sentido de marcar sua posição com relação ao seu terreno que em 1999 foi vendido de forma irregular pela diretoria daquela época. A mobilização sairá da sede da Apae, na Avenida Rosa Cruz, seguindo pela Avenida Siqueira Campos - praça do Gil - e fazendo o contorno até o Fórum João Mangabeira, na Vivaldo Mendes.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Raimundo não será cassado porque trabalhou
comente imprima
:Publicado em 06/03/2008, às 16:20

Por Paulo Nunes*

Adeptos do Partido dos Trabalhadores, escorados na propaganda paga com o dinheiro público, ouviram e divulgaram por muito tempo que o prefeito José Raimundo Fontes se cassado fosse, o seria porque trabalhou pela cidade, porque teria feito obras; que seria uma injustiça tirar do cargo um prefeito tão honesto (“todo mundo é honesto aqui, mas meu guarda-chuva sumiu”, o velho Pedro Nunes dizia sempre). Enfim, que era perseguição da oposição, que as obras começaram dentro do limite legal; portanto, uma coleção de bobagens com a clara intenção de ludibriar mais uma vez a maioria da população ingênua e desinteressada na política da cidade.

Em contrapartida, eu dizia à população que honesto é quem não faz transgressão, quem não mal utiliza dinheiro público, quem não usa meio de comunicação para propagar seus intentos pagando-o com o dinheiro público. È costumeiro a população achar que quem fala pausadamente, sem alterar a voz, sempre tem razão e o indignado que não suporta a hipocrisia e protesta nunca a tem.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A mais espartana de todas
comente imprima
Publicado em 24/02/2008, às 08:51

Por Paulo Nunes*

Vitória da Conquista, desde o seu início como comunidade, teve uma especial vocação para a política. Havia, no início do século passado, o domínio político escorado no coronelismo, mas o lado democrático do povo da cidade, reagia nos jornais com protestos efetivados em artigos e poemas; portanto, já se fazia notar que a cidade não concordava em todo com aquele tipo de mando.

O ditador Getúlio Vargas chega ao poder, consegue seus adeptos em Conquista, mas também encontra a resistência dos homens de pensamento democrático.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Uma Conquista construída por todos nós
comente imprima
Publicado em 02/01/2008, às 08:43

Por Paulo Nunes* (artigo escrito em 2005)

Como todo pedaço de terra existente neste planeta, nosso município também nasceu da traição, dos assassinatos e do extermínio dos mais fracos. Desde o início do mundo que os grandes conquistadores são aqueles que se apoderam de terras, povos e mentes enfraquecidas pela fome, pela cultura e pela milícia. Não seria diferente em Conquista, antes habitada por cerca de 3 mil índios, mas o convívio com estes não era possível, no raciocínio português. A ocupação da terra indígena teria que ser através do extermínio dos donos da casa, só assim interessava à Coroa Portuguesa.

Desta forma, com luta desigual, traição e epidemias encomendadas pelos brancos, os Mongoiós, Imborés e Kamacãs foram exterminados, não restando hoje nenhum descendente, pois, para os portugueses, os índios eram apenas animais, um ou outro que se envolveu com uma índia pode ter havido aí um filho ou filha, mas não há sinais disso nos dias atuais.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
.
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Apoios
.
.
.
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.