.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Ezequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
 
Conheça a sua cidade
 
 
Vitória da Conquista: O passado em imagens
comente imprima
:Publicado em 18/07/2008, às 16:21

Colaboração de Esaú Silveira Mendes

CLIQUE PARA VER A GALERIA COMPLETA

Clique na imagem vara ver a galeria de fotos antigas

 
 
Conheça sua cidade
comente imprima
:Publicado em 09/03/2008, às --:--

Comércio Primitivo dos tropeiros e,
depois, dos Caxeiros Viajantes

Em 1888, Durval Vieira de Aguiar descreveu os fatores econômicos da Imperial Villa da Vitória e assim se expressou em relação às suas atividades comerciais: "O comércio é pequeno e também o mercado da feira..."


Barracão utilizado para o comércio variado em 1915

" Tudo isso não tem desenvolvimento pela falta de meios de exportação..."

Até 1926 o comércio, propriamente dito, não tinha expressão econômica, com relação aos produtos e bens que vinham de outras cidades. As poucas mercadorias compradas pelos comerciantes em Salvador chegavam a Nazaré e Cachoeira, no Recôncavo, depois de Jequié pela estrada de ferro, seguindo dali em transporte de tropeiros até Conquista.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Conheça sua cidade
comente imprima
Publicado em 04/03/2008, às 17:16

TIPOS POPULARES

Os tipos populares, cada um a seu modo, sensibilizaram esta cidade, ora com sua beleza e camaradagem, ora com a ingenuidade aparente daqueles que sabem viver a vida

Quase que não se vêem mais em Conquista, os seus tipos populares, aqueles vultos pictórios que conviveram com o povo e o alegrou nas suas dores ou deram mais brilho á sua festa. Desapareceram com o progresso da cidade. Mas fazem falta a sua geografia humana e não podem, como história, serem esquecidos nas páginas deste jornal rememorativas.

João Maribondo - o célebre leiloeiro das festas de Nossa Senhora da Vitória, Padroeira de Conquista, autentico vulto popular de antanho.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Conheça sua cidade
comente imprima
Publicado em 28/02/2008, às 15:42

Antes dos Meletes e Peduros
Lutas entre famílias: "Tragédia do Tamanduá"

Anteriormente, no ano de 1895, o Município de Conquista foi palco de um tremenda luta entre famílias do Cel. Domingos Ferraz de Araújo e da viúva Lourença de Oliveira Freitas, ambas aparentadas entre si. O fato se deu na fazenda Tamanduá de propriedade daquele coronel, cuja sede se situava no atual Município de Belo Campo, outrora distrito de Conquista.

Fizeram-se sobre o assunto pesquisas minuciosas, para se saber as causas da luta entre aquelas duas famílias, mas não se chegou ainda a nenhuma conclusão unânime. Tudo indica que fora por questões de terras. Um acontecimento fútil, qual seja a morte de uma vaca do coronel, que teria sido morta pelos filhos de Lourença (Calixto, Sérgio e Gasparino), ou " por causa de uma quarta de mandioca, segundo Leobino Dias Lima. Foi, sem dúvida, a causa inicial.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Conheça sua cidade
comente imprima
Publicado em 24/02/2008, às 09:02

Meletes e Peduros:
uma luta armada entre pessoas da mesma família

Do final do século passado até 1909, a política local, situacionista, era liderada pelo Cel. Francisco José dos Santos Silva. O seu adversário político era o Cel. Pompílio Nunes de Oliveira ( que só conseguiu o poder uma vez, quando fez seu concunhado, Cel. José Antônio de Lima Guerra, Intendente de 1896 a 1903).

A política local nessa época era agitada. Os coronéis utilizavam dois jornais de Salvador ( pois o jornalismo ainda não chegara em Conquista) para alfinetarem um ao outro e fazerem suas campanhas. Manoel Fernandes de Oliveira (Maneca Grosso), através do "Jornal de Notícia", da capital, publicou uma série de artigos em 14 de janeiro de 1901, em 2 de Maio, em 20 de Junho e em 27 de Setembro, com os títulos "Conquista". À Sua Majestade EL Rei Lobisho-mem e ao Príncipe seu Irmão (o lobisomem era o Cel. Pompílio Nunes e o príncipe era seu irmão Cel. Terêncio Nunes Bahiense) e outro artigo "Pingos nos II". Estes artigos eram respondidos pelo Cel. Terêncio que também utilizava-se de uma linguagem contundente.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
.
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Apoios
.
.
.
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.