.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Paulo Pires
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
 
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem". Robert Musil em O Homem sem Qualidades
 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Na política tem quer como na vida comum
08/05/2008 : 11:10
Duração: 18'26''

 
 
"Chega de Saudade", de Lais Bodanzky, celebra a beleza da dança de salão
comente imprima
:Publicado em 08/05/2008, às 12:33

Veja matéria sobre a passagem do elenco do filme em Salvador

Sempre é uma agradável surpresa quando o cinema nacional apresenta um filme delicado, inteligente, sofisticado e que, ao mesmo tempo, tem uma proposta leve, sem ficar fechado apenas ao circuito dos festivais. "Chega de Saudade", que estréia em Salvador nesta sexta, consegue tudo isso com muita música e dança.

Este é o segundo longa conjunto de Laís Bodanzky (diretora) e Luiz Bolognesi (roteirista), comprovando que não era fogo de palha a competente estréia da dupla em Bicho de Sete Cabeças(2001), filme protagonizado por Rodrigo Santoro, que, assim como "Chega de Saudade", alia uma respeitável carreira em festivais e um bom percurso com o público.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Conquistense ganha Prêmio Braskem de melhor diretor de teatro
comente imprima
:Publicado em 08/05/2008, às 12:24

Os melhores do teatro baiano em 2007 foram conhecidos, no início desta semana, em Salvador, durante o XV Prêmio Braskem de Teatro. A premiação tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral da Bahia, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. Vitória da Conquista foi representada na premiação com o espetáculo “Auto da Gamela”, encenado pela Companhia Finos Trapos.

“Auto da Gamela”, escrito por Esechias Araújo e Carlos Jehovah, foi indicado para quatro categorias: ator (Francisco André), direção (Roberto de Abreu), espetáculo adulto (Auto da Gamela) e categoria especial (direção musical). No total, concorreram 41 peças adultas e 14 infanto-juvenis. A cerimônia de foi realizada na sala principal do Teatro Castro Alves. Roberto de Abreu ganhou o Prêmio Braskem de Teatro 2008 na categoria direção e falou sobre o teatro do interior, da sua importância na cena cultural da Bahia, prestando inclusive homenagem ao cineasta Glauber Rocha.

O espetáculo “Auto da Gamela” conta a história de uma trupe de saltimbancos nordestinos, que desembarca de sua carroça navegante num vilarejo sertanejo. Lá, decidem representar um de seus dramas de repertório: o Auto da Gamela, que narra a história do menino Francisco, um Cristo nascido no sertão. Obra de dois conquistenses, o bancário Carlos Jehovah e o ex-bancário Esechias Araújo Lima, o “Auto da Gamela” foi lançado no início dos anos 80 e recebeu louvores da crítica literária brasileira. O auto conta a história das angústias e sofrimentos dos sertanejos. O texto já foi encenado em diversos estados e elogiado por grandes figuras de nossa literatura, a exemplo de Jorge Amado e Raquel de Queirós, que fez o prefácio do livro editado pela José Olympio Editora.

 
 
Dilma: 'Mentir na tortura não é fácil'
comente imprima
:Publicado em 08/05/2008, às 11:42

Antes mesmo de a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, iniciar sua exposição em audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, nesta quarta-feira, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pediu a palavra e sugeriu que Dilma falasse sobre o caso do dossiê. Virgílio afirmou que Dilma foi convidada para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), "projeto tão relevante para o país", mas pediu que a ministra fizesse uma exposição sobre a questão do suposto dossiê, um documento que conteria dados sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Virgílio afirmou que a palavra de Dilma sobre o dossiê seria relevante e prometeu tratar a ministra com urbanidade e cavalheirismo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Juiz recebe denúncia contra pai e madrasta de Isabella; casal é preso
comente imprima
:Publicado em 08/05/2008, às 11:34

O juiz Maurício Fossen, da 2ª Vara do Júri do Fórum de Santana, recebeu integralmente denúncia do Ministério Público de São Paulo e decretou a prisão preventiva do casal Alexandre Nardoni, 29, e Anna Carolina Jatobá, 24, pai e madrasta da menina Isabella, jogada do 6º andar do prédio em que o casal morava, na zona norte da capital paulista. Agora, eles são réus em processo penal pelo crime.

Após cerca de seis horas de espera em frente ao prédio em que moram os pais de Anna Carolina, em Guarulhos, Alexandre e a mulher saíram algemados às 22h30. Os dois não eram vistos desde o dia 20 de abril, quando concederam entrevista ao programa “Fantástico”, da TV Globo. A madrasta de Isabella apareceu com os cabelos ruivos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 08/05/2008, às 11:28

nome: RGS(pesquisador)
email:
ruberitogsouza@yahoo.com
cidade:
V. da Conquista
assunto:
Justiça no Pará

comentário: Esse caso da freira americana Doroth,poê em dúvidas a justiça no Brasil-Pontualmente, na região norte do país.Não quero dizer com isso, que a lei não é uniforme em todo território nacional.Isso, se deve tanto ou mais das peculiaridades da região, no tange a grilagem, latifúdios e direitos dos remanescente dos primeiros m,oradores daquela região.Mas, essa decisão de um mesmo tribunal de justiça-apresentando duas sentenças distintas para um só caso e os mesmos participantes ativos da questão-É demais!. No primeiro momento, todos os reús são condenados, no segundo momento um dos reús- o responsável pela contratação e pagamento do pistoleiro - é absolvido e considerado inocente!.Decisão,repercute mal aqui e internacionalmente.

 
 
Congresso debate uma das principais causas de morte em UTI
comente imprima
:Publicado em 08/05/2008, às 11:22

Membros do Comitê Executivo da campanha ”Sobrevivendo a Sepse” participam das discussões em Salvador

Começa amanha, 8 de maio, o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em Salvador. Até sábado, 10 de maio, os principais especialistas do país e do mundo estarão reunidos para debater avanços e novidades em Terapia Intensiva. Um dos principais destaques da estréia do evento serão os amplos debates acerca da sepse, hoje a principal causa de morte dentro das UTIs não coronarianas. Segundo p dr. Ederlon Rezende, especialista em terapia intensiva e 1° secretário da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a doença, que tem custos muito elevados, é uma das maiores preocupações de todos aqueles envolvidos com o atendimento ao pacientes em terapia intensiva.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Thomas Traumann: As dez mais de 07 de maio
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 15:37

1. Dorothy Stang – A Folha e o Globo publicam em suas manchetes a absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, conhecido como Bida, da acusação de ser o mandante do assassinato da missionária americana Dorothy Stang, em 2005, no Pará. No mesmo julgamento, o assassino confesso, Rayfran das Neves, foi condenado a 28 anos de prisão. Bida era o dono da arma usada por Rayfran no crime. Dorothy foi morta com nove tiros porque tentava implantar na região de Anapu um assentamento de agricultores em terras que interessariam a Bida. Na saída do tribunal, o irmão de Dorothy, David Stang, se disse “chocado” como resultado. O caso Dorothy é um daqueles que desanimam até os mais otimistas com o Brasil: expõe a trag édia que é a questão agrária no Pará, a justiça de faroeste que impera na região e a impunidade nos conflitos. Tem tudo para ser citado na imprensa internacional, produzir um barulhão na Organização dos Estados Americanos (OEA) e fazer o país passar vergonha.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Gastança até a morte
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 15:30

Ao discutir auxílio-funeral, Câmara ignora que familiares de parlamentares já têm direito a pecúlio. Só no ano passado, foram R$ 2,2 milhões

Mesmo que a Câmara recue da polêmica proposta de garantir um auxílio-funeral de R$ 16,5 mil para a família de deputados que morrerem no exercício do mandato, ninguém ficará desassistido na hora do enterro. Pelo menos, não por falta de dinheiro. Antes de incluir a proposta do auxílio na pauta da Mesa Diretora, a Câmara simplesmente ignorou um benefício garantido por lei desde 1975 aos familiares dos parlamentares falecidos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 15:24

nome: Francisco Silva Filho
email: silva.franco@bol.com.br
profissao: ´Bancário aposentado
assunto:
ELIAS DISSE: SAÍMOS COROADOS DE ÊXITOS

comentário: Em materia que lí a respeito do desempenho do ECPP Vitória da Conquista, onde Elias fazia uma avaliação do que foi o campeonato baiano edição 2008, ele dizia que o Conquista saiu desse campeonato "Coroado de Êxitos". Coroados de êxitos Elias, teria sido se pelo menos houvesse arrancado um empate contra o Bahia. Aí sim! Estaríamos na Copa do Brasil de 2009. O segundo lugar em se tratando de time novo e sem "know how" no campeonato baiano seria realmente coroar de êxito! Ser campeão baiano, eu não vejo como uma utopia. O Colo-Colo foi, em situações caóticas para o campeonato baiano edição de 2006, um campeão inespressivo. Quem mais se lembra que o Colo-Colo foi campeão baiano? Chegar em terceiro lugar, em quarto ou quinto lugar dá na mesma! Vai encarar uma terceira divisão, encontrando competidores desleais, é uma briga de foice! A Copa do Brasil, sim! Dá destaque. Portanto, Elias! Não há que se falar em coroar de êxito essa campanha. O Itabuna esteve caindo pelas tabelas, esteve até em dados momentos como possível rebaixado, não se lembra disso? Pois é! O Itabuna chegou perigosamente no quadrangular, e até mostrou ao Conquista o lugar dele! "Na minha casa me respeitem!" Média de idade de 24 anos, aquí no Sul já é considerado velho; 21/22 anos é uma boa média, o Chulapa já andou por aquí, ele sabe disso. Quanto à arrancar elogios de torcedores outros, e até mesmo de cronistas que antigamente nos viravam as costas, não dá ao ECPP a glória de um Campeão ou Vice! Esse papo de elogios, até se parecem com os elogios feitos ao defunto, como em última instância, fosse dignificar o morto. O Conquista terá que refazer toda essa "via crucis" novamente para voltar a motivar os torcedores, pois, Elias e Ederlaine, o futebol de hoje não é mais como o futebol de 30, 40, 50anos atrás; o futebol hoje é essencialmente de resultado. Podem assim entender como uma emprêsa moderna: Emprêsa deu lucro, há a satisfação do acionista. Emprêsa deu prejuízo? Acionistas descontentes, o crédito fica difícil e por consegüinte mais caro! A emprêsa é viável? Tudo conspirará em seu favor. No futebol não é diferente, a globalização chegou, e chegou ferozmente; a prova está aí! Estão querendo criar a quarta divisão do campeonato brasileiro. Para o Conquista, se isso realmente acontecer ainda neste ano, será uma grande vitória, pois, desde já ele está inscrito para o certame seguinte, caso não termine entre os quatro rebaixados. Aí, Elias e Ederlaine! Neste caso poderá até se pensar em algum êxito.

nome: MARCOS FREIRE
email: marcosfreirecantor@ig.com.br
profissao: MÚSICO

comentário: Olá Paulo Nunes, O site do nosso studio www.blensomstudio.palcomp3.com.br Meu MSN: marcosfreirecantor@hotmail.com

 
 
O que ficou de 1968
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 15:21

Por Marcos Nobre

TINHA MUITA coisa diferente junta em 1968. Como a idéia tradicional de que revoluções devem sempre tomar o poder de Estado, refundar a sociedade e produzir um novo homem. Uma idéia inspirada na Revolução Francesa e na Russa e também na malfadada Revolução Cultural chinesa.

Isso não ficou de 1968. Para começar, porque há muito mais que simplesmente "um novo homem" definido segundo classes e capital: há mulheres, homossexuais, natureza, etnias, raças, família. O 1968 que ficou mostra que o poder espalhado pela sociedade é tão ou mais decisivo do que o poder encravado no Estado. Política é coisa que se infiltra por todos os momentos da vida.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SHOWS E PRÊMIOS
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 15:17

Por Jeremias Macário*

Houve tempo em que o 1º de maio era lembrado com passeatas, protestos e movimentos reivindicatórios em defesa das classes trabalhadoras e da coletividade. Os estudantes, sob o comando da UNE-União Nacional dos Estudantes, participavam das lutas sociais e empunhavam bandeiras, clamando pela melhoria do ensino, por melhor distribuição de renda, por mais emprego, seriedade dos políticos e até pela reforma agrária. Hoje, o 1º de maio é comemorado com shows e sorteios de prêmios, como um produto embalado e aguado, com cheiro mofo de acomodação e alienação.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
MITOS E VERDADES SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 15:11

Por ser uma doença ainda não completamente desvendada pela ciência, o Alzheimer gira em torno de muitos mitos que atrapalham o tratamento e os relacionamentos do portador com a família e amigos. O primeiro e mais comum deles diz respeito às dificuldades em se diagnosticar a doença.

"Assim como outras doenças que não tem cura, tem-se para o Alzheimer algumas proposições que auxiliam o convívio. A principal delas é aliviar o sofrimento do paciente, do cuidador e da família, pela informação e educação a respeito da doença. A idéia é proporcionar qualidade de vida, satisfação, apoio e companheirismo", afirma Dr. Paulo Canineu, diretor clínico do Hiléa e vice-presidente da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
BOLETIM DA SESSÃO ESPECIAL TERÇA-FEIRA,
6 DE MAIO DE 2008
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 08:32

• Adão Albuquerque destaca  importância do saneamento básico para a saúde coletiva

• Técnicos afirmam que Vitória da Conquista terá 100% de rede de esgotamento sanitário

• Vereadores comentam obras de esgotamento sanitário

Adão Albuquerque destaca  importância do saneamento básico para a saúde coletiva


A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (06), sessão especial para discutir o sistema de esgotamento sanitário e tratamento de água em Vitória da Conquista. O debate foi uma iniciativa do vereador Adão Albuquerque (PV) e contou com a presença de técnicos da EMBASA e reprentantes da administração municipal.

Albuquerque destacou a importância do saneamento ambiental como maneira de prevenir problemas de saúde coletiva. “Quando se trata o esgoto se resolve, de uma vez só, uma série de problemas de saúde”, disse o parlamentar, ressaltando os investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento/ PAC, do Governo Federal, em Vitória da Conquista. Segundo o vereador, o projeto prevê a cobertura de 100% de esgotamento sanitário no município, além da retirada da lagoa de decantação (pinicão).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva reúne na bahia consagrados especialistas do brasil, da europa e dos estados unidos
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 08:26

Entre 6 e 10 de maio de 2008, Salvador, BA, sedia o XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). O tema central da programação científica é Unidade de Cuidados Intensivos (UCI): Celebração da Vida. Estarão reunidos renomados especialistas do Brasil, da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos, com o intuito de difundir a idéia de que a UCI (ou UTI – Unidade de Terapia Intensiva) é lugar para se viver, e não para se morrer. É que mesmo quando o fim é irreversível e irremediável há de se investir e trabalhar por uma sobrevida de qualidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 08:23

nome: Dione Mascarenhas Veiga
email: diomave@ig.com.br
profissao: médica

comentário: Ilustre radialista Paulo Nunes, veja as voltas que o mundo dá. Antes, a saúde era blindada em Vitória da Conquista. Muitas vezes o radialista HERZEM GUSMÃO chegava a trazer pacientes para o Hospital de Base, para evitar escândalos. De uns dias pra cá, religiosamente todos os dias, para ser mais precisa, ele manda REGINA MEIRA fotografar os pacientes que ficam esperando atendimento no HGE. Quem mudou? O sistema de saúde que era espelho para o Brasil ou Herzem Gusmão?.

 
 
Ausência do Estado e desenvolvimento predatório causam violação dos direitos e ilegalidade na Amazônia
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 08:15

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional realizou, nesta terça, 06, audiência para debater as ameaças de morte aos bispos Dom José Luís Azcona, bispo de Marajó; Dom Flávio Giovenale, bispo de Abaetetuba; Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu, todos no Estado do Pará. As ameaças surgiram depois das denúncias levantadas pelos bispos incluem o aliciamento e tráfico para exploração sexual de crianças e adolescentes, corrupção, biopirataria, narcotráfico, grilagem de terras, exploração ilegal e contrabando de madeira e minérios. A audiência pública durou mais de 4 horas.

Desenvolvimento deve priorizar justiça social

A presidenta da Comissão da Amazônia, deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) afirmou que a proteção dada aos bispos não é suficiente. Ela cobrou o fortalecimento do poder público e um novo modelo de desenvolvimento para a região.


Na foto, o senador José Nery, os bispos dom Erwin Krautzler e dom Luiz Souza, a deputada Janete Capiberibe e os bispos dom José Azcona e dom Flávio Giovenale

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Câmara realiza sessão sobre esgotamento
comente imprima
:Publicado em 07/05/2008, às 08:11

Câmara de Vitória da Conquista realiza sessão especial para abordar a questão do esgotamento sanitário no perímetro urbano. Serão apresentadas as novas metas de adequação a nova realidade populacional da cidade.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Licitação com a Polimed é irregular, com a Rádio cidade também
07/05/2008 : 08:03
Duração: 16'18''

 
 
Quem tem medo do Dr. Google?
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 14:27

Por Márcia Wirth*

Os números impressionam alguns, assustam outros e desafiam muitos: em março, o número de brasileiros conectados à web, a partir de suas casas, aumentou e chegou ao novo recorde de 22,7 milhões de usuários, 40% mais que no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ibope//NetRatings. Já o total de internautas – incluindo residência, trabalho, escola, cybercafé, bibliotecas, telecentros – continuou estável em 40 milhões de pessoas. Tal cenário pode se alterar em breve, pois de acordo com o instituto de pesquisas, a entrada da classe C para a Internet deve alimentar o crescimento da web residencial brasileira.

Se é difícil precisar a dimensão dos impactos da Internet sobre as mais diversas áreas e atividades econômicas, na área da Saúde, em particular, a web fomentou a pesquisa sobre doenças. A Internet criou um novo e fértil ambiente de pesquisa. Uma parte dos médicos e de outros profissionais de Saúde não vê com bons olhos essa tendência, pois acredita que podem ter sua autoridade diminuída, seu conhecimento contestado. Outros acreditam que os leigos fazem uma má interpretação das informações da web. Alguns acusam a Internet de facilitar o autodiagnóstico e a automedicação, sendo assim uma ameaça à saúde dos próprios pacientes.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A Igreja e as tecnologias de última geração
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 14:24

Por José Eduardo Moura*

A Igreja é sempre chamada a realizar seu compromisso missionário de ensinar a viver e apresentar as respostas que nos levam à felicidade, independentemente de onde estiver. Ela mostra que o caminho que é Jesus. Ele, que ensinou a seus discípulos a viverem a prática do amor, pede para todos os homens repetir seus atos. Evangelizar significa mostrar esse caminho. Nunca as novas tecnologias de comunicação foram tão necessárias para a realização dessa missão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
PROTESTO DE ALERTA
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 14:17

Dia 08 de maio de 2008, próxima quinta-feira, na Pça. Barão do Rio Branco, às 11 hs., em seguida, percorrendo Ruas, Praças e Avenidas, o personagem “Lampião”, estará realizando um Protesto de alerta aos Governantes, para aplicação de métodos definitivos, que resultem em transformações radicais, proporcionando excelente qualidade de vida para população, indistintamente.

Contamos com a importante participação de V. Sas., contribuindo com o equilíbrio da vida, oportunidade em que, antecipamos os nossos sinceros agradecimentos.

Atenciosamente,

André Paulo Barros Cairo
MCMP - Presidente.

 
 
Homo Fenômeno??
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 14:14

A vida tá muito séria, vez por outra é bom dar umas boas gargalhadas...

 
 
Marco Aurélio deixa presidência do TSE defendendo combate à corrupção
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 14:09

Cercado de elogios, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Marco Aurélio, despediu-se nesta segunda-feira da presidência da Corte após dois anos na função. De personalidade polêmica, Mello apelou para que seja mantida a punição ao abuso de poder econômico e político, à compra de votos e ao uso indevido dos meios de comunicação. Segundo ele, sua gestão foi um tempo de "purificação de costumes" por ter defendido essa posição. Foi a última sessão presidida por Mello.

"Adotado o giro cabível nos casos de abuso de poder econômico, político e no uso de meios de comunicação, apenando de forma exemplar a compra de votos. Foi este um tempo de purificação dos costumes, de aprimoramento da ordem jurídica, que há de ser mantido", afirmou Mello, que teve sua gestão marcada por decisões controvertidas, como a regulamentação da fidelidade partidária e críticas a programas de caráter eleitoreiro.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 13:59

Por Paulo Pires*

Futebol: animais e dignidade

Destacada tenista do circuito internacional (Maria Emília ainda está no nacional) afirmou recentemente que “quando você ouvir alguém dizendo que no esporte não importa vencer; certamente essa pessoa perdeu”. Malgrado o respeito que a grande esportista merece, penso que o seu pensamento revela-se pouco tolerante com os perdedores. No esporte, como em muitas coisas na vida, todos devem aceitar que o título de campeão só pode ser conferido a um competidor ou a uma competidora. Seria extremamente ilusório e extremamente insípido se todos fossem contemplados com o título.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
POR FALAR EM FUTEBOL!
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 08:23

Por André Paulo Barros Cairo . Ascom/MCMP

Em Vitória da Conquista, o Humaitá Futebol Clube em 1959 já tinha o título de Campeão. Em 1960, disputa a final com o União e vence de 2x0, recebendo o Título de Bi Campeão. Na época, todo time tinha o seu mascote. Uma criança vestida com a farda oficial do time, entrava em campo junto com os jogadores antes do início da partida. O mascote do Humaitá era Jerome Luis Barros Cairo, filho do saudoso Lourival Cairo e Stelita Barros Cairo, popularmente conhecida por D. Zinha. O mascote do União era Piolho. Presidente do Humaitá, Lourival Cairo tinha o futebol como parte de sua alma. Organizado, competente e dedicado, muitas vezes ia a Salvador com seu DKV, uma perua Vemaget, somente para comprar fardamento para o alvo e verde.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 06/05/2008, às 08:10

nome: Dimitri Laguna
email: dimitrilaguna@hotmail.com
profissao: Economista

comentário: Paulo, aprendi a tornar obrigatório e doutrinário, escutar seus comentários na Rádio Clube. Hoje, acho que o senhor deve voltar a contagiar seus leitores, com comentários que representam a voz do povo simples em Vitória da Conquista. É sabido que Suzana Ribeiro incorre em erro ao se aliar ao deputado Guilherme Menezes. Mas o fato de esta pessoa ter encarado e disparado contra o TODO ARROGANTE Hérzem Gusmão, merece um seu comentário. Reconheço seu talento e seu comentário será guardado na lembrança de seus admiradores. O dia em que o gigolô amarelou.... saudações respeitosas.

nome: Ney Lima
email: neydisep@yahoo.com.br
profissao: motorista

comentário: OS CANDIDATOS ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, QUE OCUPAVAM CARGOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, TIVERAM QUE SE AFASTAR, COMO MANDA A LEI, A FIM DE QUE OS MESMOS NÃO PUDESSEM UTILIZAR A FUNÇÃO QUE EXERCIAM DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL. ESTA MESMA LEI DEVERIA SER APLICADA AOS CANDIDATOS QUE TRABALHASSEM EM ÓRGÃOS DE IMPRENSA, PARA QUE A DISPUTA FOSSE MAIS JUSTA. O EXEMPLO DESTA INJUSTIÇA É O JORNALISTA HERZEM GUSMÃO, QUE FAZ A SUA CAMPANHA TODO O DIA NO RÁDIO, SEM PAGAR UM CENTAVO, SE PROMOVENDO AO MESMO TEMPO EM QUE, DE MANEIRA ANTI-ÉTICA, CRITICA OS SEUS ADVERSÁRIOS APROVEITANDO-SE DA SITUAÇÃO. ONDE ESTÁ A ÉTICA NESTA SITUAÇÃO???

nome: RGS
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista

comentário: Diz um ditado popular-"Antes tarde do que nunca".Ainda outro;errar é humano-corrigir é divino!.O tempo, dirá.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Tá tudo turvo
06/05/2008 : 08:08
Duração: 13'59''

 
 
Transplantes de medula óssea estão entre os procedimentos cobertos pelos planos de saúde
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 16:56

Portadores de leucemia, linfomas e mielomas múltiplos serão beneficiados com novo conjunto de procedimentos, informa especialista do Hospital Santa Cruz, de SP

O transplante autólogo de medula óssea, que auxilia o tratamento de pessoas portadoras de leucemia, linfomas e mieloma múltiplos, com células do próprio paciente, está incluído na nova versão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que amplia as especialidades e serviços cobertos pelos planos de saúde de todo o país (atualização da Resolução Normativa Nº167), que passou a vigorar a partir de abril.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
UTI é lugar para se viver e não para morrer
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 16:48

Objetivo do Congresso é destacar a importância da UTI para a recuperação dos pacientes

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva deve reunir cerca de 5 mil inscritos até a sua abertura segundo a expectativa dos organizadores e contará com a participação de palestrantes estrangeiros e convidados nacionais. A indústria farmacêutica Blausiegel também participará do Congresso promovendo a contínua atualização dos recursos terapêuticos disponíveis, através de medicamentos que apresentem respostas positivas em prazos muito curtos, com qualidade, segurança e eficácia.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Lésbicas evitam ir ao ginecologista
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 16:42

Mulheres lésbicas e bissexuais sentem-se inibidas em procurar ajuda do ginecologista. Embora não seja possível estimar quantas não vão aos consultórios, o movimento de homossexuais femininas queixa-se sobre a falta de um espaço adequado para abrir sobre sua sexualidade. Muitas saem dos consultórios com recomendações para usar pílulas anticoncepcionais ou camisinha masculina. Sem informação também acham que só vai ter câncer no colo do útero quem tem relações heterossexuais, por isso não fazem o exame preventivo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Minha mãe é uma chata
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 16:30

Por Ricardo Sá*

Mãe, obrigado por me fazer bater em sua porta todas as vezes que saí de casa para alguma festa e disse que ia chegar mais tarde. Sei que você ficava acordada! Era superchato, mas me dava segurança.

Obrigado pela chatice de me fazer experimentar alimentos que eu julgava insuportáveis, mas que hoje reconheço que me fazem tão bem. Agora eu adoro alho, cebola e sopa, por incrível que pareça.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Sabor e carinho no almoço de Dia das Mães no Arabesco
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 16:21

Tradicional restaurante sírio-libanês prepara receita familiar, especialmente para a data

Para comemorar o Dia das Mães, 11 de maio, o Arabesco, tradicional restaurante sírio-libanês localizado em Perdizes, zona oeste de São Paulo, prepara uma doce da família Isaac para a data: Ataif de Queijo, espécie de pastel árabe. Beto Isaac, restauranteur do Arabesco revela “esta receita é da minha avó. Uma das minha lembranças de infância é que todo almoço de Dia das Mães ela preparava para a família inteira”. Para o almoço, Isaac sugere alguns pratos como a cesta com triângulos de pão sírio levemente torrado acompanhado de pastas árabes: homus (pasta de grão de bico) e babaganuche (pasta de berinjela).

Para acompanhar, duas opções: bufê de saladas (Salada Arabesco: kibe cru, alface, cenoura e beterraba; Tabule: grãos de trigo, tomate, salsinha, pepino e cebola em cubinhos; Fatuche: tomate, alface, pepino e cebola picados em cubinhos) ou Arroz Sírio (arroz branco com macarrãozinhos cabelo de anjo temperados). Na data, todas as mães que forem ao restaurante comemorar a data, poderão participar da mesma tradição da família de Beto Isaac e se deliciarem com a sobremesa, como cortesia da casa.

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 16:10

Por Paulo Pires*

Duas figuras monumentais

Alguém disse que o grande escritor e jornalista americano Norman Mailler havia adotado os Estados Unidos como o seu assunto. Realmente, Mailler era fissurado na América do Norte. Era o seu tema predileto. Como bom nova-iorquino, mas não só por isso, o homem conhecia tudo, ou quase tudo do seu País. Observem que eu disse “bom nova-iorquino”. Convém acrescentar, como dizem os bostonianos, que esta cidade [Nova Iorque] “também tá cheia de bobocas”. Principalmente os que moram lá (e não são de lá), mas que após seis meses de praça começam a achar a cidade o centro do mundo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Coordenador do curso de medicina renuncia ao cargo
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 07:40

O coordenador do Colegiado de Medicina da Universidade Federal da Bahia Antônio Natalino Dantas anunciou neste domingo sua renúncia ao cargo, depois da polêmica decorrente das declarações que deu sobre a inteligência dos baianos. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Dantas havia atribuído o baixo desempenho dos alunos de Medicina na UFBA no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) ao "baixo q.i." dos baianos. O professor também creditou a nota baixa ao sistema de cotas. Leia a íntegra da renúncia do professor:

Nota de Esclarecimento

Com referência ao noticiário veiculado nos meios de comunicação acerca das declarações por mim prestadas sobre o mau desempenho dos estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia no ENADE (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), esclareço à comunidade que aquelas palavras não refletiram o meu sentimento interior e não condizem com a minha história de vida, notadamente com a minha vida acadêmica.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Vitória goleia e é campeão baiano de 2008
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 07:32

O Vitória se consagrou, no começo da noite deste domingo, 4, campeão do Campeonato Baiano 2008. No Barradão, a equipe rubro-negra venceu o Itabuna por 5 a 1. Em Camaçari, o Bahia ficou a um gol de mudar a história da competição. A goleada de 5 a 0 em cima do inicialmente favorito Vitória da Conquista não foi suficiente para dar o título ao Tricolor.

CLASSIFICAÇÃO FINAL - Com os resultados de hoje, o Vitória ficou com o mesmo número de pontos (10), vitórias (3), empates (1) e derrotas (2) que o Bahia. O saldo de gols também foi o mesmo, 3. O campeonato foi decidido no número de gols marcados. O Rubro-Negro fez 16 gols, ante os 11 do Tricolor. Com as derrotas, o Vitória da Conquista ficou em terceira colocação, com oito pontos, e o Itabuna continuou em quarto, com seis.

Depois da conquista do campeonato, o próximo compromisso do Vitória acontece no próximo sábado, dia 10, quando recebe o Cruzeiro, no Barradão, em partida válida pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2008. Já o Bahia, também no dia 10, recebe o Fortaleza em sua casa provisória, o Estádio Jóa da Princesa, em Feira de Santana. A partida é válida pela primeira rodada da Série B do Brasileirão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ELEITORES E LEITORES
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 07:19

Por Jeremias Macário*

O meu inconsciente guardou comigo até hoje a lembrança de 50 anos atrás, ainda menino, quando via meu pai à noite numa mesa rústica de uma casa da roça, tentando, com uma luz de candeeiro, aprender a escrever seu nome. Para ele, lavrador, a sua maior vergonha era ser analfabeto, especialmente na hora de votar. Depois de um dia de atividade braçal no campo, vencia o cansaço e varava as noites com aquele candeeiro. Só sossegou quando fez seu nome e conseguiu soletrar as palavras.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 05/05/2008, às 07:11

nome: RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista
assunto: Ronaldo -Fenômeno

comentário: Só Pelé, foi Pelé- em campo considerado o melhor jogador de futebol que o público, pelo mundo conheceu.Falando-se em escâdalos, não é do conhecimento público envolvendo o Pelé.Entretanto, decepções-O desprezo pela filha, que ele tinha fora do casamento.Egocentrismo- em muitas oportunidades pública, ele demonstrou esse sentimento.O Ronaldo em campo mostrou sua qualidades, a tal ponto de ser reconhecido o "fenômeno"-Fora de campo, até dias atrás, era tido como um sujeito exemplar.Quanto a "perfeição", nem um ser humano é.

nome: alberto magno fagundes fonseca
email: albertomagno.baal@gmail.com
profissao: desempregado/autônomo
cidade: V. da Conquista

comentário: Fiquei feliz pela sua resposta .(início do programa) me perguntaram em q rádio , não soube responder . vc poderia adiantar o nome da mesma ? muito obrigado e boa semana!.

nome: Diêgo Gomes
email: dgomesrocha@yahoo.com.br
profissao: Estudante
cidade: V. da Conquista

assunto: Vice de novo

comentário: "E ninguém cala esse chorôrô, chora o tempo inteiro, chora o time todo, chora o torcedor". Depois de 3 x 1, uma vitória convincente e sem "ajuda" dos arbitros como os botafoguenses costumam reclamar não resta nenhuma reclamação, só memso chorar. Paulo, agora só ano que vem viu, pra chorar novamente contra o Mengão. Pena que o Conquista vai ter que aguardar também para ser campeão do estadual, mas para o time do sudoeste parabéns pela campanha, já para o Boratogo: chora torcedor. Um abraço e saudações rubro-negras.

 
 
Manchetes das revistas
comente imprima
:Publicado em 04/05/2008, às 11:02

VEJA
 
A escolha de Ronaldo
O “Fenômeno” podia ser um Pelé, mas de escândalo em escândalo sua imagem se desfaz como a de Maradona
 
A senha agora é 70%
Aliados confundem popularidade de Lula com sinal verde para o continuísmo: um erro histórico. Feliz o país que tem um governante amado pelo seu povo. Essa máxima, tida como verdade absoluta nos tempos em que se acreditava no poder divino dos reis, tem sido muito lembrada no Brasil de Lula, presidente com quase 70% de aprovação nas pesquisas. Ela é uma meia verdade. Governantes impopulares muitas vezes estão heroicamente sacrificando sua imagem em benefício de um objetivo maior para o país, cuja consecução exige remédios amargos. Da mesma forma, a história registra a ocorrência de inúmeros líderes carismáticos que usaram seu magnetismo com as massas para arrastá-las rumo a aventuras ruinosas. Ser objeto de adoração popular é sempre bom para o governante, mas nem sempre o é para o povo. Sempre bom para o povo é ter um governante com visão clara de futuro, sólida formação moral, vontade e possibilidade de fazer o que tem de ser feito para promover o bem comum. Para alguns aliados de Lula, ele deveria usar sua popularidade para esticar seu mandato ou, talvez, ficar no poder vitaliciamente. Lula poderia, também, usar sua popularidade para fazer as reformas do estado que precisam ser feitas e que não aumentariam, de imediato, sua popularidade. A saber, a reforma tributária e a trabalhista. Mas para isso é necessário pensar na próxima geração, e não na próxima eleição.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 04/05/2008, às 10:48

nome: alberto magno fagundes fonseca
email: albertomagno.baal@gmail.com
profissao: desempregado/autônomo
assunto: ditadura do microfone

comentário: paulo , tudo bom ? espero q sim , por que hoje na resenha geral do dono da verdade , o bicho pegou. ele fazia às perguntas + não deixava à secretária suzana expor seu raciocínio.até q chegou num ponto q não deu + . o bicho é bruto q nem uma cancela , e olha q ele já jogou no time de lá , + agora ele também é candidato. aquilo é um ditador disfarçado de democrata ! e você meu hey, quando de fato volta com o programa ? tá fazendo falta, muita falta , mêsmo ! estamos esperando por um programa de qualida de e com à verdade , e não pelo interesse próprio. valeu , um abração !.

 
 
Campeonato Baiano de Kart em Conquista
comente imprima
:Publicado em 04/05/2008, às 10:46

Vitória da Conquista sedia, neste domingo (4), a 2ª Etapa do Campeonato Baiano de Kart. No sábado, foram intensos os treinos classificatórios para as posições de largada

 
  Comentário de Domingo

Assunto: Todo dia é dia de um
04/05/2008 : 10:44
Duração: 13'20''

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 03/05/2008, às 16:53

nome: NESTOR GUIMARAES
email: nestor@bol.com.br
cidade: vitoria da conquista

comentário: ACHEI LEGAL A INICIATIVA DESSE SR. CÉLIO BRITO EM DEFENDER A HONRA DO DR. GUILHERME, COBRANDO ÉTICA E TRANSPARÊNCIA. VALEU !!.

 
 
SDE recomenda multa a Globo e Clube dos 13
comente imprima
:Publicado em 03/05/2008, às 08:12

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial de sexta-feira (02/05) um longo despacho de processo administrativo sobre modelo de venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. As conclusões atingem diretamente a Rede Globo, detentora dos direitos, e o Clube dos 13, responsável pela negociação, com a recomendação de multas e alteração no modelo das transações. O texto foi encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que fará sua avaliação para que as punições sejam postas em prática. São analisadas as vendas dos direitos entre 1997 e 2005. A SDE concluiu que o Clube dos Treze praticou “infração à ordem econômica” por negociar as transmissões de forma agrupada, independente de mídia, e com cláusulas de exclusividade e preferência de renovação de contratos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SHOWRNALISMO
comente imprima
:Publicado em 03/05/2008, às 08:07

Por Luciano Pires*

Como todo brasileiro vivo, acompanhei o caso da Isabella Nardoni, a menina que foi jogada pela janela do prédio. E, como a maioria dos brasileiros vivos, não agüento mais a cobertura jornalística.

Num daqueles jornais matinais da Record, uma repórter intercepta um vizinho do apartamento onde o pai e a madrasta da menina estão hospedados. E fica insistentemente perguntando se ele viu ou ouviu algo. O homem diz que não, que de seu apartamento não dá para ouvir nem ver, que só vê uma parte da sacada. E ela insiste: da sacada dá pra ver a sala?.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Elias Borges, Tatu e torcida cantando "sou conquistense, com orgulho"
comente imprima
:Publicado em 03/05/2008, às 08:02

Fonte: www.nucleodenoticias.com.br



Show da torcida:

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Ai que vontade que dá de jogar a canga no chão
03/05/2008 : 07:53
Duração: 12'43''

 
 
PR lança pré-candidatura de Coriolano Sales em Vitória da Conquista
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:46

O Partido Republicano (PR), juntamente com mais cinco legendas (PRB, PTC, PSC, PSL e PMN, lançam neste sábado, 3, às 10h, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador, no sudoeste do Estado), a pré-candidatura do ex-deputado Coriolano Sales a prefeito de Vitória da Conquista.

Na tarde de ontem, o político recebeu a reportagem de A TARDE em seu escritório pessoal, no apartamento onde mora. Sales tinha acabado de sair de um internamento de dois dias, por causa de um problema de pressão alta. “Se eu não agisse rápido, acho que não estaria aqui”, diz. No escritório simples, onde há um sofá para visitas, uma mesa, uma cadeira e prateleiras cheias de livros, Sales contou sobre os motivos que o levaram a querer se soerguer na política.

Sales andou desaparecido do cenário político local depois que renunciou ao mandato de deputado para não ser cassado – ele foi acusado de envolvimento com a “máfia das sanguessugas”. Ele acha, no entanto, que não foi prejudicado. “Minha popularidade ainda está em alta na cidade”, disse. “O lançamento dessa minha pré-candidatura é por dois motivos: o apoio declarado de diversos setores da sociedade; e porque ainda sou popular”.

 
 
Prefeito é assassinado na porta de casa em Novo Triunfo (BA)
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:41

Reginaldo Pereira/A Tarde/AEO presidente em exercício da Prefeitura de Novo Triunfo, Manuel Messias Santana (PSDB), foi assassinado na porta de casa, por dois homens encapuzados, na noite desta quinta-feira. Messias tinha 40 anos de idade e ocupava a chefia do executivo havia um ano, quando deixou a presidência da Câmara Municipal para assumir o lugar deixado pelo prefeito Pedro José Carlos (PR), afastado do cargo pela Justiça, assim como o vice, Paulo José Almeida Silva.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Câmara aprova projeto de Alice que institui o “Dois de Julho” como data comemorativa nacional
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:34

O Projeto de Lei nº 6.576/2006, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que “institui o dia 02 de julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais”, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados no dia 27 de março de 2008. Como o projeto tem sua tramitação regulada pelo Art. 24, Inciso II do Regimento Interno da Casa, que determina sua apreciação de forma conclusiva pelas comissões temáticas e como não houve recurso contra sua aprovação, a matéria segue agora diretamente para o Senado Federal, sem a necessidade de ser votada no plenário da Câmara.

Image
Alice Portugal e outras lideranças do PCdoB nas comemorações
do Dois de Julho

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A mobilização não acabou
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:31

Líderes da ocupação na Unb querem continuar o movimento e conseguir peso igual para os votos dos estudantes na eleição do novo reitor

Longe das tintas que deram cor aos caras-pintadas, em 1992, e de empunhar a bandeira anti-capitalista erguida pelos estudantes parisienses em 1968, eles conseguiram fazer a sua revolução. Estiveram à frente do movimento que derrubou o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, e o seu vice, Edgard Mamya, envolvidos em uma série de denúncias de irregularidades.

De volta à rotina do campus, após ocuparem o prédio da reitoria por duas semanas, os estudantes da UnB e coordenadores do Diretório Central do Estudante (DCE), Fábio Félix, 22 anos, e Karla Gamba, 21 anos, avaliam que o movimento estudantil não sabe lidar com grandes vitórias. “Conseguimos mobilizar, mas nem sempre conseguimos dar continuidade ao movimento”, afirma Karla relembrando experiências anteriores.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Camp lança refrescos nos sabores Cajá e Graviola
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:25

General Brands quer conquistar Norte e Nordeste

De olho no consumidor que aprecia sabores exóticos e tipicamente brasileiros, a General Brands, uma das maiores fabricantes de refresco em pó do País, está lançando dois novos sabores da marca Camp: Cajá e Graviola, duas frutas típicas do nordeste, muito aromáticas, suculentas e ricas em sais minerais e nutrientes. Oferecidos em embalagens de 35 gramas, os refrescos são produzidos à base da polpa das frutas, o que lhes dá maior consistência e sabor. O sabor Cajá tem 22 calorias e Graviola 21 calorias. Cada pacotinho de 35 gramas faz o correspondente a um litro de refresco, ao preço sugerido de R$ 0,59. Mais informações pelo SAC da GB - 0800-7706310.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
MERDA, BESTA, CHATO E CEGO
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:16

Por Jeremias Macário*

A liberdade de expressão não deve ser cerceada ou mutilada, a não ser quando é usada para agredir, caluniar, injuriar e difamar pessoas. A nossa sociedade é muito hipócrita, preconceituosa e repressora. Ela costuma linchar e patrulhar quem diz o que pensa. Com receio e medo das reações, a maioria prefere se calar a emitir uma opinião que é sua. Se expõe ao julgamento severo dos outros quem discorda de um conceito já estabelecido como unanimidade.

Segundo reza nosso sistema, a verdade nem sempre pode ser dita, como chamar uma pessoa de feia e chata, especialmente se for mulher. Muitas vezes, os defensores dessa liberdade se tornam censores diante de determinadas críticas. Causou reboliço nos meios artísticos e intelectuais a declaração de Marcelo Madureira, do programa Casseta e Planeta, ao achar os filmes de Glauber Rocha uma merda.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:14

nome: Célio Brito Santos
email: celiobritosantos@yahoo.com.br
profissao: Graduando em Psicologia

comentário: Com a chegada do pleito eleitoral é inaugurada também a fábrica de fábulas, muitas vezes de autoria de personagens que ainda não aprenderam a disputar eleições sob o manto da democracia e acima de tudo da ética. Surgir denúncias de corrupção ao Dep. Guilherme, bem como aos outros candidatos ao pleito municipal era de se esperar. Mas a sociedade já não suporta mais a fabricação de notícias construídas sobre eventos subjetivos presentes na mente de alguns, alicerçadas no vazio e no objetivo mesquinho de alcançar o poder a qualquer custo.

Esperamos que todos os candidatos ao cargo de prefeito municipal em Vitória da Conquista encontrem na verdade e na ética a forma correta de alcançar seus objetivos políticos. Guilherme Menezes sempre foi um exemplo de honestidade e transparência para nós. Tenho certeza que os candidatos Guilherme Menezes, Herzem Gusmão, Abel Rebouças, Esmeraldino Correa, Clovis Ferraz e outros que surgirem enriquecerão o debate, esclarecendo suas propostas à sociedade. Que a justiça mais uma vez se faça e que as urnas manifestem o desejo popular. Um forte abraço a todos da equipe e ao amigo Paulo Nunes.

 
 
Inspeção veicular gratuita em Vitória da Conquista
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:06

Linha de Inspeção Móvel da Porto Seguro está na cidade para revisar itens de segurança e avaliar a emissão de poluentes nos veículos de segurados e não-segurados

Até o próximo domingo, 4 de maio, a Porto Seguro estará com sua Linha de Inspeção Móvel instalada em Vitória da Conquista, no Shopping Conquista Sul. Nesses dias, segurados e não-segurados da cidade podem levar seus veículos para uma revisão gratuita em diversos itens de segurança, como desvio lateral, pré-alinhamento dianteiro e traseiro, sistema de freios e suspensão, além da análise da quantidade de poluentes emitida pelos automóveis.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Notícias da Câmara
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 16:01

Informe Publicitário.

 
 
Conquista vence Vitória e assume liderança; Bahia é o terceiro
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 08:14

O Conquista venceu de virada o Vitória por 3 a 1 nesta quinta-feira, 1°. Com o resultado, o Conquista vai a 8 pontos e assume a liderança do quadrangular final do Baianão, 1 ponto a frente do vice-líder, Vitória, e Bahia, 3° colocado. A partida da fase final do Campeonato foi realizada no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.

O jogo começou com o Rubro-negro abrindo o placar logo aos 4 minutos com Marquinhos, que aproveitou a falha na zaga do Conquista, entrou na área e chutou sem defesa para o goleiro Rodrigues. Mas o Conquista reagiu e, quatro minutos depois, Artur empatou a partida em uma cobrança de falta direta ao gol de França, que falhou. Depois do gol, o Conquista cresceu no jogo. Até que, aos 32 minutos da etapa inicial, Rafael, de fora da área, aproveitou a má colocação de França e chutou para virar o placar.

O Rubro-negro voltou melhor no segundo tempo. Em 10 minutos criou duas boas oportunidades de gol. A primeira, com Ramon Menezes, que cobrou falta perigosa contra o gol do Conquista, mas Rodrigues, bem colocado, fez boa defesa. Cinco minutos depois, a segunda boa chance de empatar o placar com um cruzamento na área do Conquista, mas Rodrigão não chega e, na sobra de bola, fez falta de ataque.

O Conquista, que aproveitava os contra-ataques, melhorou e equilibrou a partida. Aos 37 minutos, Tatu cobrou pênalti e ampliou o placar. Este foi o 16° gol do atacante que empatou na artilharia do Campeonato com Sousa, do Fluminense. Mas recebeu o terceiro amarelo devido à comemoração e está fora da partida contra o Bahia, no próximo domingo, 4, em Camaçari. Com a derrota, o Rubro-negro tem que vencer o Itabuna, no Barradão, neste domingo e torcer para o Conquista perder ou empatar com o Bahia.

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 02/05/2008, às 08:09

nome: RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista

comentário 1: È notável a falta de estrutura dessa faculdade para o funcionamento pleno de um curso de medicina, que os baianos anseiam e merecem.No mais ,sequer podemos imaginar as necessidades dos alunos e professores. O momento de manifestar essa insatisfação é esse- aproveitando da famigerada opinião do professor-Bomba.Depois dessa, provalvemente não está tendo um sono tranquilo.

comentário 2: Eu penso que seria importante- manifestação pública por parte do corpo de dicentes e demais funcionários, contrários a esse pensamento infeliz do professor da faculdade de medicina-UFBA.A forma como ele se expressou e posteriormente confirmou o que a disse a respeito dos baianos, não só descrimina de forma mentirosa a todos os baianos- Inclusive os ilustres e históricos, como, também aos nossos contemporâneos e poê em dúvidas a relação dos membros dessa intituição e o seu relacionamento com os baianos.Tem de deixar claro, que a opinião do professor puramente particular e de sua inteira responsabilidade´.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: O Bode chegou lá
02/05/2008 : 08:02
Duração: 12'41''

 
 
Vitória da Conquista vence Leão e fica a uma vitória do título
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:51

Em tarde inspirada, o Vitória da Conquista derrotou o Leão por 3 a 1, no estádio Lomanto Júnior, e assumiu a liderança do quadrangular decisivo do Campeonato Baiano, precisando apenas de mais um triunfo para sagrar-se campeão do estadual. O triunfo do Bode foi maximizado com a derrota do Bahia para o Itabuna, por 3 a 0. De quebra, o time do Sudoeste Baiano confirmou a supremacia perante o Rubro-negro, que, em quatro partidas na competição, não saboreou a vitória contra o adversário de hoje.

As duas equipes partiram para as avaliações mútuas logo após o apito inicial. Depois de um certo equilíbrio e alguns toques no meio campo, o atacante Marcos não perdoou falha na zaga do Bode, e tocou na saída do arqueiro Rodrigues para abrir o placar, logo aos 4 minutos de jogo. Em desvantagem, os donos casa construíam as ofensivas pela alas, mas foi em uma bela cobrança de falta, quase do meio de campo, que o Bode igualou a partida. Artur, aos 8, chutou forte e contou com falha do goleiro França, adiantado, para balançar as redes do Leão.

Melhores momentos:

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Declarações de coordenador do curso de Medicina provocam reações
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:51

“É abominável o teor dos argumentos, lamentável. Não é possível que exista hoje no mundo alguém, com uma posição importante numa instituição de ensino, que defenda posições discriminatórias, reacionárias, como essas que o professor Natalino emitiu”, foi a reação de Naomar Almeida Filho, reitor da Universidade Federal Da Bahia (Ufba), às declarações de Antônio Natalino Dantas, chefe do colegiado da Faculdade de Medicina da UfbA.

Ouça a entrevista polêmica de Antônio Dantas:

Em reunião com José Tavares Neto, diretor da faculdade de Medicina, o reitor pediu o afastamento do professor do cargo de chefe do colegiado. “Não posso demiti-lo porque ele foi eleito pelos professores, mas nesse momento eu estou requerendo ao colegiado de Medicina seu afastamento do cargo”, diz.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 

 
Informe Publicitário: MAXTOUR
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:42
 
  • Hoje tem promoção de passagens aéreas:
    Gol,  por apenas R$ 1,00
    Oceanair, Conquista Salvador R$ 183,00
    Maiores informações retorne no e-mail maxtour@maxtour.com.br 
      ou ligue (77)3081-1461 (plantao)

                                   WWW.MAXTOUR.COM.BR

 
 
Matrimônio: símbolo da união entre Jesus e a Igreja
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:34

Por Wellington Jardim*

É muito triste quando pessoas prestes a se casar afirmam que, se der certo, tudo bem; mas, se não der, a separação resolve o problema. O matrimônio é símbolo da união entre Jesus e a Igreja. Assim como no matrimônio, também somos regidos por Cristo.

“Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim, os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo” (Efésios 5, 24-28).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:30

O ex-deputado federal Coriolano Sousa Sales, pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista pelo Partido da República (PR), está hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, onde deu entrada na terça-feira (29), por volta das 11h50, por causa de uma dor de cabeça. Ele ficou 24 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas já se encontra no apartamento. O deputado mantém a reunião de sábado (03) de maio, às 09 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, quando será lançada sua pré-candidatura a prefeito de Vitória da Conquista nas eleições municipais deste ano.

Leia o que diz o BOLETIM MÉDICO:

Sr. Coriolano Sousa Sales foi admitido nesta UTI queixando-se de fortes dores de cabeça e sensação de formigamento no braço esquerdo. A fim de ser mais bem avaliado e observado, foi admitido na Unidade de Tratamento Intensivo deste hospital. Realizou ampla avaliação diagnóstica sendo afastada a possibilidade de Acidente Vascular Encefálico. Evoluiu estável com resolução dos sintomas, sendo dada alta da UTI hoje pela amanhã.

Vitória da Conquista, 30 de abril de 2008.

Dr. André Gonçalves
Coordenador Geral UTI/HSVP
CRM BA 11173

 
 
Câmara discute sistema de esgotamento sanitário
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:27

A Câmara Municipal realiza, na próxima terça-feira (06), às 19h, sessão especial para discutir o sistema de esgotamento sanitário e tratamento de água em Vitória da Conquista. O debate é uma iniciativa do vereador Adão Albuquerque (PV) e tem por objetivo apontar possíveis soluções para os problemas de esgotamento sanitário do município.

Segundo Adão, a população faz mau uso da rede de esgoto, despejando óleo e lixo, o que provoca sérios problemas na rede. “Vamos discutir a ampliação da rede de esgoto para os bairros que ainda não contam com o serviço”, afirma o vereador. Foram convidados para a sessão José Carlos Barreiros, representante da SEMARH; Ricardo Santos Marques, secretário Municipal do Meio Ambiente; José Olímpio Cardoso, coordenador regional da EMBASA; Abdré Ribeiro Castro, engenheiro e Walter Luiz Barros, gerente regional da EMBASA.

 
 
Você sabe como capturar porcos selvagens?
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:22

Havia um professor de Química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto a turma estava no laboratório, ele percebeu um jovem do intercâmbio que coçava continuamente as costas e se esticava como se elas doessem. O professor perguntou ao jovem qual era o problema. O aluno respondeu que tinha uma bala alojada nas costas, pois tinha sido alvejado quando lutava contra os comunistas de seu país nativo que estavam tentando derrubar o governo e instalar um novo regime, um "outro mundo possível". No meio de seu relato ele olhou para o professor e perguntou: - "O senhor sabe como se capturam porcos selvagens" ? O professor achou que se tratava de uma piada e esperou por uma resposta engraçada. O jovem disse que não era piada.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Conquista dispensa licitação
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:18

indicação: Cidadão Conquistense
email: cidadao@gmail.com
profissão: func. publico
comentário: Êta família unida!!!!!!!!!!!

A secretária municipal de Saúde do município de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), Suzana Ribeiro, amiga íntima do deputado federal Guilherme Menezes (PT), afirmou ontem que a “Tecmédica vinha fornecendo bolsas de colostomia, urostomia e curativos especiais para portadores de úlcera e em uso contínuo de ostomias, de acordo com a ata de dispensa de licitação de nº 008/2007”.

Em relação à empresa Polimedic, Suzana Ribeiro disse que a Prefeitura de Vitória da Conquista não possui contrato, mas que a empresa “fornece o material por meio de cotação”. A secretária, no entanto, não quis gravar entrevista e respondeu a todas as perguntas por fax.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:13

nome: Marcia Gomes Gonçalves
email: Ni_nha_k@hotmail.com
cidade: Salvador
assunto: Política

comentário: Raimundo varela o você pretende fazer quando assumir a prefeitura de salvador sabedo que vai encontra muitos problemas de faltas de dinheiro certamente ester é o malhor assunto, e com os barrio.A credito muito no seu portécial. boa sorte.

nome: RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista
assunto: Entrevista com André Cairo

comentário: Parabéns ao Paulo Nunes, e também ao estudante de jornalismo Diego- Por ter, feito a entrevista e posto no blog.

 
 
Álcool barato incomoda petróleo caro
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:08

Por Luiz Gonzaga Bertelli*

A decisão brasileira, em 1975, de promover a substituição do petróleo pela chamada energia limpa e renovável do álcool da cana-de-açúcar jamais recebeu o aplauso da indústria do petróleo. O combustível da cana, comprovadamente o melhor substituto da gasolina, é o energético mais barato de todo o mundo.

Não obstante, mesmo com a geração de cerca de 1 milhão de empregos e expectativa de gerar, com o bagaço, o correspondente a toda energia gerada por Itaipu, tem recebido acerbas críticas de diversas entidades internacionais, governos e até de ambientalistas (o álcool reduz em mais de 80% a emissão de gases do efeito estufa), embora não possua todas as impurezas conhecidas dos derivados do combustível fóssil.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Congresso de Medicina Intensiva debaterá humanização na UTI
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:04

Realizado a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva ocorrerá este ano em Salvador, entre os dias 6 e 10 de maio, e terá como tema principal Unidade de Cuidados Intensivos (UCI): celebração da vida. “Queremos difundir a idéia de que a UCI é lugar para se viver, e não para se morrer, a menos que a morte seja irreversível e irremediável”, afirma o médico intensivista André Guanaes, presidente do Congresso.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Fome: alimentos como negócio
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 15:01

Por Leonardo Boff*

O mundo está se alarmando com a alta do preço dos alimentos e com as previsões do aumento da fome no mundo. A fome representa um problema ético, denunciado por Gandhi: "a fome é um insulto, ela avilta, desumaniza e destrói o corpo e o espírito; é a forma mais assassina que existe". Mas ela é também resultado de uma política econômica.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Oposição desdenha de nova reforma trabalhista
comente imprima
:Publicado em 01/05/2008, às 14:54

Para deputados, objetivo é desviar atenção da reforma tributária e do reajuste dos aposentados

Deputados da oposição estão mais do que céticos quanto às intenções do governo de retomar as discussões sobre a reforma trabalhista e sindical, conforme anunciou ontem (29) o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Para eles, a intenção é criar uma “cortina de fumaça” ou factóide para desviar a atenção da reforma tributária e da emenda sobre o reajuste dos aposentados, o que pode constranger deputados petistas e o presidente Lula. O governo não garante que a proposta vá prosperar, mas diz que sua missão é tentar mudar o quadro atual (leia mais).

Em linhas gerais, o documento com as diretrizes anunciadas por Unger – e avalizadas pelo Planalto – tratam de três pontos para reformar o sistema atual, criado nos anos 1940 pelo governo de Getúlio Vargas. O primeiro item é reduzir a o trabalho informal sob o qual vivem 50% da população economicamente ativa, por meio da desoneração da folha de pagamentos e por mudanças na política industrial e agrícola.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
.
  Enquete
Paulo Nunes voltará ao rádio e quer mudar o nome do programa para "Microfone Aberto". Então, responda esta enquete: Qual o nome do novo programa de Paulo Nunes que você prefere?

Microfone Aberto
Tribuna Livre
Opinião


Votar
resultado parcial...
 
.
.
.
.
.
.
.
  Recomende o Blog!
  Apoios
Hoje Pesquisas
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.
 
Arquivo:
24/04 - 30/04/2008 11/04 - 15/04/2008 27/03 - 02/04/2008 11/03 - 18/03/2008 29/02 - 04/03/2008 18/02 - 23/02/2008
16/04 - 23/04/2008 03/04 - 10/04/2008 19/03 - 26/03/2008 05/03 - 10/03/2008 24/02 - 28/02/2008 12/02 - 17/02/2008