.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Ezequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
 
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem". Robert Musil em O Homem sem Qualidades
 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Oposição acerta os ponteiros
23/06/2008 : 07:41
Duração: 7'05''

 
Vende-se um terreno área de 200m quadrados localizado na Morada dos Pássaros, proximo ao Shopping Conquista Sul. Interessados ligar para o telefone: (77) 3084-5314 e falar com Vanilson Marques.
 
 
Primeira arma não letal utilizada pela segurança privada será lançada em Curitiba
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 14:46

A Gocil Segurança será a primeira empresa de segurança patrimonial privada a ter equipes treinadas e habilitadas ao uso de arma não letal no Brasil

No dia 27 de junho, a cidade de Curitiba será sede de um lançamento inédito na área de segurança. A Gocil, uma das maiores empresas de segurança do país, trará ao público a primeira arma não letal a ser utilizada em segurança patrimonial. A empresa foi a primeira a protocolar a autorização de exportação do equipamento junto aos órgãos do governo americano. A apresentação da arma ocorrerá no Security Experience, que será realizado no Hotel Bourbon - referência em hotelaria e convenções da cidade – pela Gocil, e contará com uma programação especial para profissionais do mercado de segurança.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 14:41

Por Paulo Pires*

Baba cachorrão

O Brasil está sofrendo uma das maiores crises institucionais de todos os tempos. É que a Mulher Melancia entrou na justiça contra Thammy Gretchen, reivindicando a autoria da música “Baba Cachorrão”. Vejam a que nível chegamos. Imaginem vocês, nosso judiciário, super bem pago pelo contribuinte, acionado pelas litigantes para discutir o direito de autoria dessa obra prima...

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
NO REBOLADO DO SÃO JOÃO
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 14:32

Dona de mais de 6,5 milhões de votos na eleição presidencial, a presidente do PSOL, ex-senadora Heloísa Helena (AL), recomeçará a carreira política aos 46 anos, fazendo campanha nas ruas de Maceió para se eleger vereadora. O partido oficializará sua indicação na convenção marcada para quinta-feira.

A ex-senadora diz que na campanha não poupará os adversários de Brasília e Alagoas envolvidos em balcões de negociata, banditismo, organizações políticas criminosas e vigarice política. Segundo ela, a reação do outro lado será igualmente violenta para impedi-la de chegar à Câmara de Vereadores. ?Sei que vou enfrentar dificuldades. O que eu tenho é a fé em Deus e a esperança que o meu anjo da guarda me protegerá suficientemente?, afirma. Entre os atropelos que terá de vencer, está a dificuldade em ter acesso aos meios de comunicação no Estado. Por isso, está se preparando para pedir votos caminhando pelas ruas de Maceió. O mesmo esquema que na disputa nacional fez dela a terceira candidata mais votada na disputa presidencial, com 6,85% dos votos válidos do País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 
 
Governo troca capital por interior
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 08:14

Somente para pagamento de hospedagem e alimentação, o Estado vai desembolsar, no mínimo, R$ 7,8 mil para transferir a sede do governo para o município de Cachoeira (a 110 km de Salvador) por um dia, o 25 de junho, quarta-feira. A data lembra a Batalha de Cachoeira, uma das mais importantes da Guerra da Independência da Bahia no ano de 1822. Todo o secretariado de governo e o ministro interino do Turismo, Luiz Eduardo Barreto, estarão em Cachoeira no dia 25 para cumprir uma agenda festiva ao lado do governador Jaques Wagner.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Operação Navalha: Baianos na agenda de Veras
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 08:11

Os políticos baianos Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), Antonio Imbassahy (PSDB), João Carlos Bacelar Filho (PR) e Paulo Magalhães (DEM) teriam sido, supostamente, favorecidos pelo empresário Zuleido Veras, dono da Construtora Gautama, segundo sugere matéria publicada na revista Veja desta semana. Zuleido Veras foi preso ano passado durante a Operação Navalha, deflagrada pela polícia federal na Bahia e em mais oito Estados; ele seria o cabeça da “máfia das licitações”.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
E EU VOLTEI A TIRAR O CHAPÉU
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 08:06

Por Franciso Silva*

Novamente neste domingo (22/06), após o jogo do Vasco versus o Palmeiras e também, o final do jogo pela Eurocopa entre Espanha e Itália, eu resolvi ficar sintonizado na BAND TV e assistir ao programa do Raul Gil o “Tamanho Família”. Como sempre o seu principal quadro é por assim dizer, bastante à queima-roupa, melhor explicando: o quadro do Tira o Chapéu fica muito em cima para quem acabou de assistir ao futebol, que, após o final da partida sempre tem vontade de sair da frente da TV para fazer outras coisas, entre elas, tomar banho, por exemplo. Nesse propósito, eu acabei por pegar no quadro tirando o chapéu, o senador Magno Malta (PR-ES) já no fim da sua participação no referido quadro.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Jaques Wagner pede e PC do B vai retirar candidatura em Salvador
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 08:02

Preocupado com a possibilidade de o PT e o PMDB _partidos que apóia em Salvador_ não irem para o segundo turno, o governador Jaques Wagner (PT) convenceu a vereadora Olívia Santana (PC do B) a retirar a sua candidatura à prefeitura e apoiar o deputado federal Walter Pinheiro, o candidato petista à sucessão municipal. Há pouco mais de duas semanas, Pinheiro também trabalhou nos bastidores para a deputada federal Lídice da Mata (PSB) retirar o seu nome da disputa _a ex-prefeita aceitou ser candidata a vice na chapa encabeçada por Pinheiro.

Com a saída de cena de Olívia Santana, a sucessão de Salvador conta com quatro candidatos com chances de assumir o cargo _os deputados federais Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT), o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), que é candidato à reeleição.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Circuito Dew Tour: Em Baltimore, Sandro Dias garante vaga na final
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 07:51

Pentacampeão mundial de skate vertical, o brasileiro continua na briga pela primeira etapa válida para o ranking de 2008

Está definida a relação dos skatistas que disputarão a final do vertical na primeira etapa do Circuito Dew Tour. Em Baltimore, nos Estados Unidos, 18 atletas apresentaram, na noite desta quinta-feira (19), manobras de alto nível durante a classificação, mas apenas oito garantiram vaga na decisão do campeonato. Entre os melhores, o brasileiro Sandro Dias permanece na briga pela medalha de ouro. Sétimo colocado na classificação, com média de 76.75, o atual pentacampeão mundial disputa a final que acontece a partir das 20h30 (horário de Brasília) deste sábado (21). Na decisão, Sandro espera um nível ainda maior do que o apresentado durante a eliminatória.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
NO REBOLADO DO SÃO JOÃO
comente imprima
:Publicado em 23/06/2008, às 07:51

Por Jeremias Macário*

O som eletrônico no rebolado sensual das garotas de shorts curtos, coxas e bumbuns malhados hipnotiza as multidões e vai devorando a nossa tradição junina como praga daninha na plantação, tal qual os gafanhotos que infernizaram a vida dos faraós no Egito. Com letras de apelação e duplo sentido, na base do “beber até cair”, ou “ticomo”, as músicas nas batidas das guitarras elétricas do axé, da gafieira e outras misturas de ritmos de péssimo gosto, vão deletando aos poucos o autêntico forró nordestino, construído ao longo de muitos anos pelo mestre “Gonzagão”. Se o rei do Baião vivo fosse, teria abandonado sua sanfona e estaria morrendo de desgosto.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Manchetes das revistas semanais
comente imprima
:Publicado em 22/06/2008, às 09:42

Veja

No início era...

Como era o universo antes da súbita expansão inicial, o Big Bang? Nenhum cientista sabe e talvez nunca venha a saber. O que ocorreu para que uma semente de energia estável menor que um próton, um dos componentes do átomo, entrasse em furioso desequilíbrio e passasse a ocupar com jorros de partículas, em poucos minutos, uma região de trilhões de quilômetros? A ciência está a um passo de comprovar na prática os modelos teóricos que mostram como era o universo nas primeiras frações de segundo depois do Big Bang. O que segue nas páginas desta reportagem especial é um resumo ilustrado do que já se sabe a respeito do universo e da investida mais ousada da ciência no campo da cosmogênese – a ser feita em uma "máquina de brincar de Deus", o LHC (sigla em inglês para Large Hadron Collider), instalado em Genebra, na Suíça. Os cientistas querem encontrar o bóson de Higgs, partícula fundamental que, em tese, dotou todas as outras de massa logo depois do Big Bang. Nessa missão, a ciência testa seus limites e vê-se obrigada a equilibrar-se para não resvalar em noções religiosas como o infinito e o eterno.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
PROGRAMA DE TABARÉU
comente imprima
:Publicado em 22/06/2008, às 09:33

Por Francisco Silva*

Nesta segunda-feira próxima passada (16/06), eu resolvi sair para fazer um programa na parte da tarde, programa este, que, vez por outra eu repito num intervalo de ano em ano ou um pouquinho mais que isso. O motivo do meu programa tão inconstante é na maioria das vezes ditado pelas circunstâncias que ora se assoberba frente as nossas fraquezas. Esse meu programa encontra adeptos, e, todos esses solidários adeptos também têm lá os seus motivos; motivos, aliás, que não raro me surpreendem. Mas, todos que fizeram o programa-terapia saem de lá com a cabeça e os pés literalmente nas nuvens.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Quadro sucessório indefinido em Jequié
comente imprima
:Publicado em 22/06/2008, às 09:31

 
 
Quadro sucessório indefinido em Jequié
comente imprima
:Publicado em 22/06/2008, às 09:26

Por Gidasio Silva

Já finalizando a manhã do domingo 15, muitos militantes do PC do B, PV e PPS compareceram ao encontro do PT, na câmara de vereadores. Os presidentes de cada um deles saudaram os presentes e reforçaram a necessidade de todos partirem para a luta no dia-a-dia, em cada canto de Jequié, para conseguirem a vitória dos futuros candidatos a prefeito e vice (foto) da Frente Popular no pleito eleitoral deste ano. Em seguida, Ana Angélica (PC do B), a pré-candidata a vice, agradeceu a escolha de seu nome para representar toda militância da Frente Popular, junto com Isaac, na luta por uma Jequié melhor. "O mais importante do que os nossos nomes é essa Frente ter se consolidado; e o mais importante que a Frente é a construção coletivo de um projeto que vai ser testado pela vontade popular. A gente acredita que este projeto tem tudo para ser vitorioso, pois ele representa a vontade de ver nossa cidade no patamar de desenvolvimento que ela merece", ressalta.

Em sua fala, o pré-candidato a prefeito Isaac Cunha (PT) expressou sua satisfação de ver concretizada a unidade dos partidos de esquerda, depois de muita discussão fraterna e respeitosa. "O nosso compromisso com essa Frente hoje é dizer para a sociedade que em nosso governo, além do orçamento participativo, nós teremos muita transparência e compromisso com a participação popular. Nesse momento estou tranqüilo, isto tudo porque estou aqui com a alma lavada por estar compondo uma Frente com o compromisso de implantar um projeto popular e democrático em nossa cidade, junto com aqueles que sempre lutaram pela transformação social em nosso município", afirmou.

 
  Comentário de Domingo

Assunto: O problema agora é a proporcional
22/06/2008 : 09:22
Duração: 4'22''

 
 
Ayres Britto diz que objetivo da Justiça Eleitoral é assegurar “eleição tranqüila e eficiente”
comente imprima
:Publicado em 21/06/2008, às 07:48

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, esteve presente hoje no encerramento do 41º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais no Rio de Janeiro.

E entrevista durante o evento, o ministro afirmou que foi uma visita para cumprimentar os representantes dos Regionais, lembrou a importância da realização de eleições tranqüilas e ressaltou que a decisão do TSE que possibilita a candidatura de políticos com vida pregressa não é "um indiferente jurídico" e sim "uma diretriz". “O objetivo de todos nós, até a título de prioridade absoluta, é realizar uma eleição tranqüila, eficiente, eticamente pautada pelos princípios que a Constituição exige.”

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: É preciso estratégia na escolha do vice
21/06/2008 : 07:43
Duração: 7'05''

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 16:24

Por Paulo Pires*

Proposta indecente, resposta coerente

Uma grande amiga – feminista até a medula - tem o saudável hábito de enviar e-mails para pessoas de sua convivência. O último que recebi aborda uma história deliciosa. Trata-se de uma moça (interesseira) se oferecendo a um site de finanças para ver se arranja um homem bem de vida. Vamos à estória, que começa com a moça se apresentando:

'Sou uma garota linda (maravilhosamente linda) de 25 anos. Sou bem articulada e tenho classe. Estou querendo me casar com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Pacientes de odontologia já podem ver antecipadamente o “antes e depois” da cirurgia ortognática
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 16:21

Técnica com imagens tridimensionais é um dos principais avanços do setor

A tecnologia é uma aliada cada dia maior na área de saúde. Na odontologia, por exemplo, a cirurgia ortognática possibilita a correção dos dentes e da função mastigatória, além de facilitar a recuperação da estética facial, o que melhora a auto estima do paciente. O tratamento, que era feito em cima de radiografias bidimensionais e levava em consideração apenas a formação dos dentes e as medidas ortopédicas do aparelho, hoje evoluiu consideravelmente com o auxílio tridimensional. Com a utilização do Tomógrafo ConeBeam, por exemplo, o especialista tem condições de analisar o tratamento, decidir como será a cirurgia e prever o resultado final antes de começar o procedimento.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 16:13

nome: RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista

comentário: Eu acredito que a decisão do TSE - depois de muita expectativa, principalmente por conta da protelação , considerada pelos especialistas - natural.Por fim ,a decisão desse tribunal - Aumentou o desânimo da oposição para esse pleito.Falta pouco tempo, para as eleições - No meu ponto de vista - cabe a oposição reunida e sobretudo unida, em torno de um mesmo projeto administrativo e progressista - Mais empenho e demonstração de força e união, perante a população conquistense.

 
 
CARTA ABERTA
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 08:57

Por Aderbal Coqueiro Moreira

Na manhã desta quinta-feira, 19 de junho, foi ao centro da cidade, como faço quase que ritualmente, de três em três mês, que é: corta o cabelo. O cidadão esperou que eu sentasse e se acomodasse na cadeira, deu a para falar-me de fatos, e um deles me chamou a atenção. Ao qual dá referência ao Pastor. O assunto em pauta, certamente poderia passar despercebido e até considerado um fato corriqueiro, dado a natureza do mesmo. “Boato Político”. Mas, no entanto, envolve o seu nome e o desta Igreja. Que para o meu Governo. “Governo Celestial” -, não condiz às expectativas do segmento e nem aos anseios dos seus membros. O que na minha percepção deveria ser avaliada e refletida entre o ministério, e os demais membros desta Egrégia Instituição da qual o senhor é Presidente.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CONVITE
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 08:54

O ECPP Vitória da Conquista convida os órgãos de imprensa de Vitória da Conquista e Região, interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Série C, que terá início no próximo mês de julho, para uma reunião nesta sexta-feira, dia 20 de junho de 2008, às 17 horas, na sede do ECPP Vitória da Conquista (Rua Edmundo Santos, 65 – São Vicente) para tratar de temas relacionados com a competição, entre eles, o credenciamento para acesso ao estádio Lomanto Júnior nos dias de jogos.

Certos de contar com a presença de todos, agradecemos antecipadamente,

Eduardo Moraes
Vice-Presidente.

 
 
SENTENÇA INUSITADA DE UM JUIZ, POETA E REALISTA
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 08:48

Esta aconteceu em Minas Gerais (Carmo da Cachoeira)

O juiz Ronaldo Tovani, 31 anos, substituto da comarca de Varginha,ex-promotor de justiça, concedeu liberdade provisória a um sujeito preso em flagrante por ter furtado duas galinhas e ter perguntado ao delegado: 'Desde quando furto é crime neste Brasil de bandidos?' O magistrado lavrou então sua sentença em versos:

No dia cinco de outubro
Do ano ainda fluente
Em Carmo da Cachoeira
Terra de boa gente
Ocorreu um fato inédito
Que me deixou descontente.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
LER - Hábito ou Necessidade?
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 08:45

Por Esequiel Sena*

Ficou mais cômodo assistir televisão do que parar um pouco para ler. A concorrência com outras atividades mais dinâmicas, motivadas pela magia do desenvolvimento tecnológico contribuiu para agravar ainda mais o distanciamento do homem com o livro. A internet com suas “facilidades“ tornou-se a progenitora de milhões de jovens que estão desaprendendo o pouco que sabiam escrever, abandonando quase que completamente o hábito de ler um livro, um jornal ou uma revista. Quem não lê, não pensa, conseqüentemente não sabe, não vive, não formula, não avalia, não diferencia e não usa a inteligência na hora de decidir.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
BOLETIM DA SESSÃO ORDINÁRIA QUINTA-FEIRA,
19 DE JUNHO DE 2008
comente imprima
:Publicado em 20/06/2008, às 08:40

• Ataíde Macedo defende ampliação de apoio a assistência social

• Sessão especial discute assistência social e habitação popular

• Vereadores destacam importância de desenvolvimento social

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Não jogo creolina em ninguém
20/06/2008 : 08:38
Duração: 11'05''

 
 
Kia volta importar Carens ao Brasil
comente imprima
:Publicado em 19/06/2008, às 08:36

Minivan tem sete lugares e preço de carro nacional

A Kia do Brasil volta a importar a Carens, minivan de sete lugares que já havia sido importada ao país em um passado recente. Agora, o modelo familiar chega com espaço para toda a família, bom nível de equipamentos e acabamento e preço de carro nacional. Outros atrativos estão na boa presença que a fabricante sul-coreana está voltando a ter no país, além da garantia total de 5 anos oferecida em todos os automóveis da empresa.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Câmara realiza sessão especial sobre habitação popular
comente imprima
:Publicado em 19/06/2008, às 08:29

A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (19), às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores, sessão especial para discutir políticas públicas municipais para habitação popular e assistência social. A sessão é uma iniciativa do mandato do vereador Ataíde Macedo (PSB) e vai contar com a presença de representantes da administração municipal e de lideranças comunitárias.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 19/06/2008, às 08:26

nome: Francisco Nery
email: fn@ig.com.br
profissão: comerciante
assunto: Crítica Construtiva

comentário: Em primeiro lugar quero parabenizar pela nova opção na microfonia, mais a emissora está deixando a desejar, no que diz respeito a qualidade de som, eu circulo em muitos bairros da cidade, e o som está chegando com pessima qualidade no que diz respeito a equipe esportiva está excelente, mais na hora que os narradores estão narrando o gol, estão emitindo som de vinhetas, tipo um tiro, fica feio para uma transmissão esportiva, sugestão ou deixa o narrador gritar o gol sozinho, ou coloque uma vibração de torcida ou que combine com a vibração do momento....E outra vinheta que eles estão emitindo que fala assim " calma meu filho " fica muito pobre a trasmissão com esse tipo de vinheta, e no mais voces estão de parabéns e tente melhorar mais a qualidade do som que voces irão longe... abraços de um ouvinte assidio da melodia...

nome: Felipe Magalhães
email: felipe.magalhaes.ba@gmail.com
profissão: Cirurgião Plástico

comentário: No próximo dia 20 será realizada no CEMAE, na estrada da UESB, a seleção de pacientes para a realização de Mamoplastias (cirurgia para reduzir o tamanho das mamas) no “MUTIRÃO DE MAMOPLASTIAS” pelo SUS, fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional Bahia e a SESAB, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Serão distribuídas 50 senhas por ordem de chegada, para atendimento a partir das 8h. A consulta contará com uma Assistente Social para atestar as condições sócio-econômicas, e um Cirurgião Plástico para o exame médico. Entre as pacientes serão selecionadas seis que se submeterão à cirurgia. Além dos critérios usados pela Assistente Social, o médico selecionará apenas as grandes hipertrofias mamárias, ou seja, as pacientes que tenham mamas realmente volumosas, com queixas de dores nas costas e marcas do soutien nos ombros. As cirurgias serão realizadas no Hospital de Base, no mês de Julho, por Cirurgiões pertencentes ao quadro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

nome: Jarbas Santos
email: jarbasex@yahoo.com.br
profissão: balconista

comentário: Sempre te ouvi desde a rádio 96, agora acesso sempre o seu blog. Mas percebo que tem alguém usando seu espeço pra atacar um radialista da cidade. Não entendo porque vc é tõ criterioso e deixa isso acontecer. O assunto é sempre o mesmo. Desconfio que o comentário feito por pela senhora Ilza, seja alguém querendo atacar o radialista. Cheque se esta mulher realmente disse tudo isso...

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 19/06/2008, às 08:22

Por Paulo Pires*

Impostos e Piada

Por força da profissão, há muito tempo estudo o Sistema Tributário Nacional. Devo reconhecer que o normativo tributário brasileiro é meio indigesto para ser entendido. Por outro lado, acrescento que afirmações de sermos [ou termos] a maior carga tributária do mundo, não procedem. Também não procede a informação de ser a nossa legislação a mais complicada entre todas. Em relação à carga tributária, somos o 29º país do mundo, conforme Iudícibus & Pohlmam in Tributação e Política Tributária (Atlas, 2006). Quanto a complexidade da legislação, não somos também os mais complexos. O prof. Steimom (Yale University, 1993), informa que a legislação tributária americana é tão pesada que itens como árvore de natal, pomares, smokings, etc. são objetos de dedicadas apreciações do código yanque. A propósito, o citado professor assegura que o aludido código é “um ensaio notável de obscuridade sustentada”. E continua: “Tem as características de uma conspiração para restringir a compreensão. A conspiração nunca acaba porque as alterações nunca terminam”. Depreende-se daí que o problema não é só do Brasil. Ufa!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O que é um santo?
comente imprima
:Publicado em 19/06/2008, às 08:17

Prof. Felipe Aquino*

Há mais de 27 mil homens e mulheres que a Igreja Católica chama de “santos”. São de todas as condições de vida, raças, cores, culturas, países. Mas, têm algo em comum: todos foram heroicamente bons. Basta analisar a vida deles. A santidade é basicamente a estreita união do homem com Deus. Desse contato resulta a perfeição moral. Enquanto Deus é santo por natureza, os homens são santos na medida em que se aproximam dEle. Todos os que estão no céu atingiram a santidade perfeita. Aqui na terra, os homens são unidos a Deus por meio da graça divina. Quanto mais graça um homem tem, tanto mais semelhante a Deus se torna.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Começou o Horário Eleitoral Gratuito em Vitória da Conquista
comente imprima
:Publicado em 19/06/2008, às 08:12

Por Dimitri Laguna*

Após um período de afastamento, por motivo de viagem, volto ao Blog. Agradeço as manifestações dos leitores, durante minha ausência. Florou entre os conquistenses questionamentos sobre a minha ausência. Estive na capital, onde residem os meus pais. A duas semanas do prazo final para definição das candidaturas, o cenário político aponta para a probabilidade de cinco concorrentes a prefeito nas eleições municipais deste ano em Vitória da Conquista. Este foi, pelo menos, o indicativo colhido em contatos mantidos nesta semana com dirigentes partidários e os próprios candidatos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: As oposições e seu destino
19/06/2008 : 08:03
Duração: 12'38''

 
 
BOLETIM DA SESSÃO ORDINÁRIA TERÇA-FEIRA,
17 DE JUNHO DE 2008
comente imprima
:Publicado em 18/06/2008, às 09:40

• Edivaldo Ferreira cobra investimento em festas juninas
• Fernando Jacaré diz que governo municipal em investido na tradição junina
• José William condena omissão do SMU 192
• Jean Fabrício defende democratização do ensino superior
• Irma Lemos quer infra-estrutura em cruzamento do Patagônia
• Ataíde Macedo destaca papel do parlamentar na sociedade
• Lúcia Rocha quer sinalização e pavimentação da Frei Benjamin

• Lygia Matos diz que concentração elimina violência em festa junina
• Carlos Gentil condena sistema de bilhetagem eletrônica

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Mudança de postura reflete em ganhos
comente imprima
:Publicado em 18/06/2008, às 07:43

Por Giovani Toledo*

Essenciais à vida e à economia, os recursos hídricos exigem preservação e utilização racional


Há alguns anos, os ecologistas que chamavam a atenção para os riscos da degradação da natureza, do desmatamento, da poluição do ar e da água eram, muitas vezes, desacreditados e vistos como fanáticos. Infelizmente, hoje, sentimos na pele o quanto eles tinham razão. Com todas as ações destruidoras do homem, vemos nosso planeta se aquecer e as fontes de água contaminadas pela poluição.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
PRÊMIO CAIXA DE JORNALISMO SOCIAL E NEGÓCIOS EM TURISMO - 5ª EDIÇÃO - Última semana
comente imprima
:Publicado em 18/06/2008, às 07:43

Jornalistas e estudantes de todo Brasil ainda podem participar da 5ª edição do Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo. As inscrições vão até o dia 20/06 (sexta-feira) e cada interessado pode inscrever, gratuitamente, quantos trabalhos desejar, desde que sejam correspondentes às pautas: Habitação, Saneamento Básico, Meio Ambiente, Saúde Preventiva, Ensino Fundamental, Negócios em Turismo e Sustentabilidade (a melhor matéria dessa pauta será contemplada com o Prêmio Especial do Júri).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SONHO DA CASA PRÓPRIA PODE SER REALIDADE
comente imprima
:Publicado em 18/06/2008, às 07:43

Por Aldo Clécius - DRT 2123/BA

Será lançado no próximo dia 19 o projeto imobiliário MINHA CASA, MEU SONHO REALIZADO, que promete condições reais para aquisição da Casa própria em Vitória da Conquista


No próximo dia 19 de junho, a esperança da Casa Própria vai se tornar realidade para muitos conquistenses com o lançamento do projeto imobiliário MINHA CASA, MEU SONHO REALIZADO, que acontecerá durante toda a manhã desta quinta-feira, na sede do empreendimento, à Rua Maximiliano Fernandes nº 63 (em frente à agência central do Banco do Bradesco) a partir das 8h30, com café da manhã para imprensa e convidados, preparado pelo cerimonial Culinária e Magia.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Recusados por Lelinho, negam o fato
18/06/2008 : 07:36
Duração: 6'13''

 
 
DITADOR E PERSEGUIDOR
comente imprima
:Publicado em 17/06/2008, às 15:49

Por Ilza Patente ilmier@ig.com.br

Miserável, desconfortável e delirante a decisão do senhor Guilherme Menezes em impor aos seus aliados, um bloqueio contra Murilo Mármore, um dos homens mais sérios que a política conquistense já teve. Gigantesca a estupidez contra um dos melhores prefeitos que a cidade já conheceu. Guilherme usa práticas nazistas. Assim como quer empurrar goela abaixo o nome inexpressivo de Gildásio dos Campinhos. A manobra política de Lelinho para destruir Lygia Mattos, mostra um pouco do perfil diabólico do deputado federal que ao contrário do que pensam seus seguidores, tem arraigada na sua mente somente à doentia perseguição à ex-aliados. No Colégio Luiz Eduardo Magalhães, ninguém de Dr. Guilhertme. Ele traiu todos que o ajudaram.

Por outro lado, uma banda do PMDB caminha para apoiar o radialista Herzem Gusmão. Desta forma, quem tem um pouco de tirocínio, fica impossibilitado de votar em prefeito este ano. Não voto em Herzem Gusmão, nem em Guilherme. Nenhum dos dois candidatos merece o respeito do eleitor. São dois ditadores. Com detalhe de que Herzem não possui realmente performance de seriedade, pois vem sempre se vendendo, como uma prostituta, ao primeiro que aparece. Chegou ao cúmulo, na semana passada, de cantar aos berros, para o deputado Mão branca, durante um comentário, o elegendo como o melhor deputado do Brasil. Sou esposa de um ex-radialista, que sofreu na pele as perseguições de Herzem Gusmão. Vou rasgar meu título Sr. Paulo.

 
 
TJ da Bahia deve suspender promoções de juízes por merecimento
comente imprima
:Publicado em 17/06/2008, às 15:46

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou ao Tribunal de Justiça da Bahia a suspensão de promoções por merecimento de juízes para entrância especial (nível de 1º grau) de Salvador devido ao emprego de critérios subjetivos, como qualidades pessoais e homenagens. A medida é válida para promoções descritas em editais a partir do nº 141/2007, publicados pelo Tribunal, relacionados a 13 das 25 vagas. A decisão monocrática do relator, conselheiro Antonio Umberto de Souza Junior no Pedido de Providências no Procedimento de Controle Administrativo (PCA) 200710000011734 foi referendada pelo Plenário do Conselho na sessão do último dia 10.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Manobra contra aumento maior para aposentado
comente imprima
:Publicado em 17/06/2008, às 15:42

Vice-líder do governo no Congresso tenta derrubar decisão que atrela reajustes de aposentados ao salário mínimo

O governo manobra para barrar o reajuste dos aposentados atrelado ao salário mínimo, previsto em proposta que tramita no Congresso. Na semana passada, um “cochilo” da base fez a Comissão Especial do PL 1/07, da Câmara, aprovar a vinculação em meio às votações da Contribuição Social para a Saúde (CSS). No mesmo dia, o vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG), entrou com uma reclamação – mais conhecida pelos parlamentares como questão de ordem – questionando a aprovação do projeto na comissão especial. O deputado alega que a proposta tem de ser reexaminada pelos integrantes do colegiado porque a votação se deu durante a ordem do dia (período reservado para as votações em plenário), o que é proibido pelo regimento.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 17/06/2008, às 15:39

nome: Robero Rivelino Nunes Amaral
email: rivelinoamaral@zipmail.com.br
profissao: Administrador de Empresa
cidade: V. da Conquista

comentário: Bom dia Paulo Nunes, gostaria de falar sobre a "Decadência" das oposições de Vitória Da Conquista. A oposição não consegeue encontar um nome de consenso que disputar a prefeitura da cidade, partidos lançam e retiram pré-candidaturas com um velocidade incrível, ontem Clóvis Ferraz, hoje Abel Rebouças e amanhã quem será? Façãm suas apostas! O radialista? Ou qualquer outro. Não existe um nome que possa de fato concorrer com Guilherme Menezes.

nome: RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista

comentário: Vitória da Conquista - com certeza alcançaria a meta dos 200.000 eleitores! Faltou uma mobilização da sociedade neste sentido.Diante da apatia e desmotivação, cada vez maior - consequência do despreparo de muitos políticos e de manobras eleitoreiras as mais oportunistas.Melhor se tívessemos, desde o prícipio desse ano - Os quadros completos de; situação e oposição, nem que fossem dois candidatos apenas.Já não bastava os acontecimentos políticos do final do ano passado, e ainda temos que suportar as indecisões até a presente data.

 
 
Queimadas da cana incomodam
comente imprima
:Publicado em 17/06/2008, às 08:11

Por Luiz Gonzaga Bertelli*

Reiteradamente, organismos internacionais têm criticado a queima da palha da cana-de-açúcar no País. As denúncias acontecem quando a cana ultrapassa a energia hidráulica, como fonte de energia, embora dados recentes comprovem que, para a expansão do vegetal, há terra disponível e outras culturas não serão prejudicadas. Ademais, a cana não é invasora de terras cultivadas e as áreas de plantio estão muito distantes da região amazônica.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
BANDEIROLAS OFUSCAM VISUALIZAÇÃO DE MONITORAMENTO
comente imprima
:Publicado em 17/06/2008, às 08:06

Ascom MCMP

Como se não bastasse, o que deveria ser feito para prevenir atentados contra a vida e ao patrimônio, estão fazendo ao contrário. Existem Câmaras, que funcionando 100 % com eficiência e propósito, resultam em efeitos positivos para a sociedade. A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL deveria estar em plena sintonia com as Câmaras de Monitoramento da Polícia Militar, praticando o exercício da prevenção. Na verdade, as bandeirolas instaladas em diversas vias e praças públicas de Vitória da Conquista, não estão permitindo o monitoramento da PM, impedindo a investigação, prevenção e registros de ocorrências ilegais. Felizmente, existem Câmaras Fotográficas, de Vídeo e Televisão, somados com Jornais e Rádios, Blogs etc., que acabam se transformando no 1º Poder, resolvendo problemas de responsabilidade de outros.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 17/06/2008, às 07:57

nome: RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista

comentário: Vitória da Conquista - com certeza alcançaria a meta dos 200.000 eleitores! Faltou uma mobilização da sociedade neste sentido.Diante da apatia e desmotivação, cada vez maior - consequência do despreparo de muitos políticos e de manobras eleitoreiras as mais oportunistas.Melhor se tívessemos, desde o prícipio desse ano - Os quadros completos de; situação e oposição, nem que fossem dois candidatos apenas.Já não bastava os acontecimentos políticos do final do ano passado, e ainda temos que suportar as indecisões até a presente data.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Lelinho encosta PSB na parede: ou Murilo ou EU...
17/06/2008 : 07:55
Duração: 11'45''

 
 
A CSS é divisora de águas nos interesses nacionais
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 16:30

Por Gilberto de Souza*

CPMF ou CSS, seja lá o nome do imposto, tem essa pecha diante a opinião pública porque o governo não abre o jogo e diz a verdade: Quer de volta a forma excepcional de acompanhar a movimentação financeira, desde a mais graúda até as pequenas, nas contas de todos os cidadãos que se utilizam dos bancos para os mais diversos fins, entre eles a corrupção e a evasão fiscal. "Nunca, em tempo algum, na história do país", parafraseando o ilustre comandante em chefe das forças armadas brasileiras, o governo conseguiu controlar, com tamanha acuidade, as idas e vindas do dinheiro nas milhões de contas bancárias, quanto no tempo de FHC e Lula, até a derrubada, no Congresso, da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CONFERÊNCIA OU CIRCUNFERÊNCIA
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 16:23

Por Jeremias Macário*

Mais uma Conferência do Governo Baiano, dessa vez na área da Comunicação Social para traçar políticas públicas, visando a formação da cidadania e o desenvolvimento local. Mas, pelo estilo de eqüidistância em relação ao centro de decisão do nosso povo, está mais para uma circunferência. Primeiro, a localização do evento, lá na Uesb(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) já não foi uma escolha acertada para seus objetivos de democratização da comunicação. Não tenho nada contra a Uesb, mas em se tratando de comunicação social, a sua realização no centro da cidade daria um caráter de maior aproximação e integração com a comunidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Mina abandonada de amianto oferece risco
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 08:30

Pesquisadores da França, Estados Unidos, Japão e Inglaterra mostraram-se preocupados com a situação da mina de amianto abandonada, no município de Bom Jesus da Serra, a 470 km de Salvador. Eles visitaram o local, na última sexta-feira, 15, após encontrarem-se com ex-trabalhadores e líderes do movimento pelo banimento do amianto no País e pela indenização de pessoas contaminadas com a fibra mineral que é usada em produtos de fibrocimento como telhas e caixas d’água.


Comissão visitou o local, que foi aberto por meio de explosivos para a exploração da fibra mineral

A pesquisadora francesa e PhD em sociologia do trabalho, Annie Thébaud-Mony disse que a situação é grave e classificou como “um crime de responsabilidade da empresa” (Sama), que, na época, pertencia ao grupo françês Saint Gobain. “Venho me solidarizar. Sou francesa, e sei que esta empresa fez muitas mortes em muitos Países”. Ela afirmou que a Justiça brasileira deveria obrigar os responsáveis a fazer a recuperação ambiental para acabar com o risco que a mina ainda representa e a indenizar os contaminados. “Eles têm grande responsabilidade com as vítimas e não podem fugir disso”, afirmou.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
João Henrique oficializa sua candidatura à reeleição
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 08:27

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), oficializou na manhã deste domingo, 15, sua candidatura à reeleição na convenção do seu partido na Espetáculo, casa de shows localizada no bairro da Boca do Rio. Entre as aproximadas 2000 mil pessoas presentes ao local, estiveram forças políticas como o ministro da integração regional do governo Lula, o baiano Geddel Vieira Lima (PMDB); Lucio Vieira Lima, presidente regional do PMDB; Edivaldo Brito (PTB), candidato à vice-prefeito na chapa de João Henrique; João Durval Carneiro(PDT), senador pelo PDT e pai do prefeito; além do governador da Bahia, Jacques Wagner (PT).


O governador Jaques Wagner se fez presente ao lançamento da candidatura de João Henrique

Mesmo saindo com seu partido lançando um candidato próprio (Walter Pinheiro), Wagner se fez presente ao lançamento da candidatura de João Henrique, além de já adiantar que no caso de Pinheiro não conseguir chegar ao segundo turno, seu apoio será destinado ao atual prefeito em reeleição. João Henrique é o primeiro dos prefeituráveis a lançar oficialmente sua candidatura, na chapa que ainda conta, além do PMDB, com o PP, PSC, PDT, PSL e PHS. Seus principais adversários, apesar de ainda não terem oficializado as candidaturas, já estão definidos, devendo realizar seu anúncios até o final do mês de junho. A lista inclui o deputado federal ACM Neto (DEM), tendo como vice o deputado estadual Márcio Marinho (PR); o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e seu vice, Miguel Kertzman (PPS); além do deputado federal Walter Pinheiro (PT) e a ex-prefeita Lídice da Mata (PSB) como vice. Olívia Santana (PC DO B), caso venha oficializar sua candidatura, também completa a lista.

 
 
Corpo de Jamelão é enterrado ao som de "Exaltação à Mangueira"
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 08:24

O corpo do sambista Jamelão foi enterrado pouco antes do meio-dia deste domingo (15), no cemitério São Franscisco Xavier, conhecido como cemitério do Caju, na zona norte do Rio. Durante o enterro, centenas de integrantes da Mangueira e amigos do sambista bateram palmas, emocionados, em homenagem ao artista. O caixão foi enterrado ao som de "Exaltação à Mangueira", música cantada pelos presentes.

O corpo deixou a quadra da Estação Primeira de Mangueira, onde foi velado desde as 18h de ontem, por volta das 10h30 deste domingo (15). José Bispo Clementino dos Santos morreu neste sábado (14), aos 95 anos, de falência múltipla dos órgãos, na Casa de Saúde Pinheiro Machado, onde estava internado desde a última quinta. Integrantes da comunidade mangueirense aplaudiram a saída do caixão da quadra da agremiação carnavalesca, na zona norte do Rio. A bateria da Mangueira tocou em homenagem ao artista. Um carro do Corpo de Bombeiros levou o corpo até o cemitério.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O BALONISTA
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 08:17

Por Luciano Pires*

Ele nasceu numa pequena cidade, era inteligente e articulado. Um dia, já maduro, decidiu colocar em prática um sonho: subiria aos céus num tipo de balão e ao sabor dos ventos faria uma viagem inédita, como nunca antes havia sido feita. Muitos acharam que havia perigo, que a aeronave não era segura, que não havia condições de dirigibilidade e que as conseqüências podiam ser ruins. Mas ele tinha fé em sua competência para lidar com o imprevisto. Quando confrontado com argumentos contrários, respondia com a certeza dos obcecados. Algumas experiências prévias com balões deram-lhe ainda mais certeza de que seu sonho era viável. Levantou os recursos com gente que nele acreditou e construiu o balão conforme suas necessidades. Quando entrou na aeronave foi saudado por uma multidão que torcia por ele. E acenando entusiasmado subiu em direção ao céu. Para nunca mais ser visto. Muitas buscas foram feitas, sem sucesso. O balonista sonhador desapareceu com o vento...

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Câmara parabeniza Arquidiocese pela nomeação de Dom Pepeu
comente imprima
:Publicado em 16/06/2008, às 08:14

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Pereira, parabeniza a Arquidiocese de Vitória da Conquista pela nomeação de Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu como novo arcebispo metropolitano. Com absoluta certeza a decisão do Papa Bento XVI foi direcionada por Deus e irá abençoar não apenas a Igreja Católica em Vitória da Conquista, mas em toda a região.

O lema episcopal do bispo - “Não temas, estou contigo” - retrata bem a visão da Igreja local em ter uma participação efetiva na sociedade, influenciado para o bem e resgatando a espiritualidade dos conquistenses. Desejamos boas-vindas a Dom Pepeu e o acolhemos de braços abertos em nossa arquidiocese.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: DEM e PMDB vão em direção a Coriolano Sales
16/06/2008 : 08:11
Duração: 8'26''

 
 
Decisão do CNJ prejudica interior da Bahia
comente imprima
:Publicado em 15/06/2008, às 10:01

“Não é possível que os 50 juízes a serem nomeados fiquem esperando por causa das desavenças entre os magistrados e o interior sofra com isto”. Esta foi a afirmação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-seção Bahia (OAB), Saul Quadros, em virtude da anulação da promoção por antiguidade (25) e merecimento (25) de juízes baianos que ainda se arrasta no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão fiscalizador e moderador das decisões do Judiciário no País, desde setembro do ano passado e o último parecer desta semana ainda favorece esta decisão. A decisão foi tomada pelo CNJ devido a uma ação movida por dois juízes baianos que se sentiram preteridos na nomeação ao classificar os outros candidatos com pontuações inferiores às suas. Com anulação da promoção, automaticamente os juízes nomeados para ocupar as vagas dos promovidos foram impedidos.

O TJB contestou os queixosos, alegando que dentre os critérios adotados, além da pontuação estão o bom comportamento e número de sentenças proferidas. Inclusive dentre os nomeados por antiguidade se encontra a juíza Olga Regina Guimarães, acusada de envolvimento com o traficante colombiano Gustavo Duran. O presidente da OAB disse que a situação no interior do Estado está muito difícil e a população sofre as conseqüências da falta de juiz. “ A nossa expectativa é que se resolva logo este problema, a demora atrapalha as prerrogativas dos advogados e de várias comarcas que estão sem juiz”, destacou. Quadros deixou bem claro que não cabe à OAB interferir, mas aguarda que se resolva para tranqüilidade de todos. “O TJB já fez uma segunda lista, mas também foi anulada pelo CNJ. O problema não pode estar se arrastando, quem sofre com isto é a população. Não suportamos mais esta demora, não se pode continuar tanto tempo por causa do interesse de dois juízes”, lamentou. Ele argumentou que entende o direito dos reclamantes, mas o que não pode é o problema de duas pessoas ir de encontro a uma coletividade, pois a situação no interior “está uma verdadeira convulsão em comarcas como Irecê, Conquista, Itabuna, Bonfim, Juazeiro, Teixeira de Freitas e outras”, assinalou. Para o advogado a solução estaria em permanecer a nomeação dos 25 juízes por antiguidade (direito assegurado), que de uma certa forma amenizaria a falta de juízes nas localidades que estão sendo supridas por juízes substitutos que dão conta de várias comarcas ao mesmo tempo.

 
 
Manchetes das revistas
comente imprima
:Publicado em 14/06/2008, às 16:31

ÉPOCA

A versão do compadre
“É um privilégio ter a amizade de Lula”.Acusado de tráfico de influência, o advogado Roberto Teixeira fala a ÉPOCA sobre sua amizade com o presidente Lula e sobre o caso Varig. A pergunta a que o advogado Roberto Teixeira diz mais ter respondido em seus 64 anos de vida é sobre sua amizade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vestido de calça moletom azul, camiseta branca, sapatênis sem meias e recém-saído de uma angioplastia no hospital para desentupimento de veias do coração e implantação de um stent (dispositivo para desobstruir artérias), ele diz isso com o enfado de quem vai responder pela milionésima vez sobre o assunto ao receber ÉPOCA na última quinta-feira em seu apartamento em São Paulo. Os dois se conheceram, no início dos anos 80, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Lula liderara as greves dos metalúrgicos contra o regime militar e acabara de fundar o PT.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
IBCC comemora o maior case mundial da campanha Mais de R$ 40 milhões arrecadados
comente imprima
:Publicado em 14/06/2008, às 16:22

O IBCC só tem motivos para comemorar. Ao abraçar, há 13 anos, a campanha no país e estabelecer uma parceria de mais de 8 anos com o São Paulo Fashion Week, a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama amplia-se a olhos vistos. Na parceria com o SPFW, uma das mais importantes semanas de moda do mundo, a cada edição um estilista é convidado para criar novas camisetas, desenvolvidas e comercializadas pela Hering em todas as suas mais de 190 lojas espalhadas pelo Brasil. Estas camisetas transformam-se em objetos de desejo, contribuindo assim para a difusão da campanha a cada temporada. Nesta 25ª edição, André Lima criou dois modelos exclusivos de camisetas, em duas cores.

"Queria uma peça para ir à praia, para ser usada com um biquíni por baixo. A estampa de bolinhas, brincando com o alvo, tem um ar retrô e moderno. São dois modelos de camiseta: uma bem ampla e uma que eu chamo de 'camiseta bola', modelagem que usei em uma das minhas coleções... O alvo se desdobrou em formas e estampas!". Para estrelar a campanha, André escolheu Paola de Orleans e Bragança. Os recursos arrecadados com a campanha nesses 13 anos permitiram ao IBCC ampliar a sua área hospitalar em três mil metros quadrados. Os valores também contribuíram para subsidiar parte dos atendimentos médicos realizados pelo hospital. Anualmente, o IBCC recebe da Campanha cerca de R$ 3,3 milhões, que são investidos em infra-estrutura e atendimento.

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 14/06/2008, às 16:17

nome: RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista

comentário: Muitos desses, ainda "pré-candidatos" - deveriam se conscientizarem de que V. da Conquista não tem espaço para aventureiros de plantão na política - Os cidadãos conquistenses, merecem mais respeito.Eu penso, se possível, ser interessante em outra oportunidade - Fazer-se um PLEBISCÌTO- regional, com os nomes tradicionais da nossa politíca, ex;Raul Ferraz, J. Pedral,Elquisson Soares, Coriolano Sales e outros nomes apresentados pelos partidos da nossa região.Dessa forma,o cidadão lança a sua pré-candidatura a seu bel-prazer e retira quando bem entender.Esse ano, apesar de todos os fatos e boatos envolvendo a politíca regional. Sente-se que há uma desmotivação, provalvemente dévido a tantas indecisões de ordem , executiva e legislativas.Não tenho visto, os cidadãos eleitores, como na véspera de eleições anteriores - cheios de expectativas, motivado a votar!.V. da Conquista, pela sua importância estadual, era para ter figuras de destaque e empenho na política de REN OME NACIONAL!

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 14/06/2008, às 08:15

Por Paulo Pires*

Mulher Melancia

A bola da vez agora é a Mulher Melancia. A morena da padaria descomunal, além de gostosa, tem demonstrado um talento fora do comum. Na Rede TV, quarta feira (11-06-2008), ela cantou um funk que disse ser de sua autoria. A letra, verdadeira obra de arte, diz mais ou menos assim: “Cinturinha fina e um popozão gigante, sou a Mulher Melancia e rebolo a todo instante”. Como se vê, é inquestionável a qualidade de sua poesia, aliada a uma melodia que mesmo um mestre da música como Stravinsky não teria constrangimento em se curvar diante de tanta estética. Em outro trecho genial, a Melancia, ou melhor, a Mulher Melancia canta: “A velocidade 5 eu ensinei para vocês, agora quero ver, a velocidade 6”. Impressionante!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Enquanto isso, em Ilhéus-BA a Dona Solange tá revoltada!!!
comente imprima
:Publicado em 14/06/2008, às 08:11

 
 
Depressão: uma desconhecida dentro de casa
comente imprima
:Publicado em 14/06/2008, às 08:07

Insônia, apatia, pessimismo, irritabilidade, pensamentos negativos, boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual, dores vagas e difusas sem causa aparente ou explicação convincente podem estar relacionados à depressão. Poucos sabem, mas a depressão também é responsável por vários sintomas físicos.

A família do paciente também passa por momentos difíceis, pois acompanha a rotina de sofrimento que o aflige. Desde os primeiros sintomas às passagens por especialistas, exames, calmantes, terapias alternativas e nenhuma melhora efetiva. Passa-se então à famosa fase de cobranças, como culpá-lo por falta de força de vontade, de garra, e até julgando essa sua apatia como "simples" vontade de chamar atenção para si mesmo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Será que teremos mais desistências?
14/06/2008 : 08:03
Duração: 5'21''

 
 
Irmão de prefeito pode se candidatar desde que titular deixe o cargo seis meses antes
comente imprima
:Publicado em 13/06/2008, às 16:42

Na sessão administrativa desta quinta-feira (12) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou que irmão de atual prefeito, candidato à reeleição, pode candidatar-se ao cargo de vice-prefeito na mesma chapa. Mas, segundo o Tribunal, para viabilizar a candidatura o titular deve renunciar ao cargo seis meses antes da eleição. O relator da consulta (Cta 1592) que deu origem à definição do TSE  foi o ministro Marcelo Ribeiro.

Íntegra

A íntegra da consulta formulada pelo deputado federal Joaquim Beltrão Siqueira foi a seguinte:

“a) Irmão de prefeito, candidato à reeleição pode figurar como candidato a vice-prefeito na mesma chapa majoritária?

b) Sendo afirmativa a resposta, existe necessidade de desincompatibilização do Chefe do Executivo Municipal?”

Legislação

De acordo com o Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.

 
 
Prefeito de Juiz de Fora-MG é preso em operação da Polícia Federal
comente imprima
:Publicado em 13/06/2008, às 16:37

Carlos Alberto Bejani é suspeito de fraude contra o fundo de participação dos municípios. Em um vídeo, ele aparece recebendo dinheiro de um empresário

 
 
TSE cancela quase 2 milhões de títulos
comente imprima
:Publicado em 13/06/2008, às 16:31

Segundo tribunal, cancelamento ocorreu após revisão de cadastro em 1.128 municípios. Bahia teve o maior número de cancelamentos; só Amapá, Roraima e o DF não tiveram

A Justiça Eleitoral cancelou 1.866.020 títulos de eleitores em 24 estados brasileiros. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, deste total, 1.287.562 foram cancelados por meio de revisão determinada pelo tribunal em 1.128 municípios cujo eleitorado era superior a 80% da população no ano passado. Outros 578.458 foram excluídos do cadastro por determinação dos tribunais regionais eleitorais. Na Bahia foi onde ocorreu o maior número de cancelamentos, 677.790 eleitores perderam o título. Em segundo lugar vem Minas Gerais, que excluiu 211.550 eleitores do cadastro. O Paraná é o terceiro da lista com 128.948 exclusões. Os únicos estados onde não houve cancelamentos foram Amapá, Roraima e o Distrito Federal.

Revisão do eleitorado - Em setembro de 2007, o TSE determinou a revisão do eleitorado em 1.128 dos 5.564 municípios do país, o que envolveu quase um quarto das cidades brasileiras. Desta forma, 6.812.962 eleitores de 24 estados deveriam comparecer ao cartório eleitoral de seu município para regularizar a sua situação. Segundo o TSE, o objetivo da revisão é regularizar o cadastro eleitoral, evitar irregularidades no cadastro e fraudes eleitorais, em virtude das transferências irregulares de eleitores para um município com o qual não possuem qualquer vínculo previsto em lei. Além disso, o procedimento também tem por finalidade corrigir outras irregularidades como a exclusão de eleitores já falecidos e que ainda estão cadastrados como eleitores no município.

 
 
BNB RECEBE INSCRIÇÕES PARA TALENTOS UNIVERSITÁRIOS
comente imprima
:Publicado em 13/06/2008, às 08:19

O Banco do Nordeste está com inscrições abertas até o próximo dia 18 para o 7º Prêmio BNB de Talentos Universitários, como parte dos eventos comemorativos do 56º aniversário da Instituição a realizar-se nos dias 17 e 18 de julho. A iniciativa visa estimular os jovens do ensino superior a contribuírem com sugestões simples e inovadoras para a discussão sobre o desenvolvimento sustentável do Nordeste. O critério de seleção enfatizará a relevância de sugestões que tragam, de maneira clara e objetiva, a percepção do estudante universitário sobre as estratégias e políticas de desenvolvimento regional.

Serão premiados os três primeiros colocados: o 1º lugar receberá R$ 2.000,00; o 2º, R$ 1.500,00; e o 3º, R$ 1.000,00. A entrega da premiação será no dia 18 de julho. Os interessados devem estar cursando o último ano de graduação ou ter concluído o curso em 2007, nas áreas de Economia, Comércio Exterior, Agronomia, Turismo e Sociologia, em qualquer universidade pública ou privada do Nordeste, reconhecida pelo MEC. Cada candidato poderá inscrever apenas uma monografia.

Inscrições - As inscrições devem ser feitas mediante o envio de três cópias impressas e uma em CD da monografia, além do comprovante de que o candidato está matriculado em curso de graduação ou de que concluiu o curso de graduação no ano de 2007, para o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Av. Paranjana, 5700 – Bloco A2 – Térreo. CEP: 60.740-000 – Fortaleza-CE), com data de postagem no correio até o dia 18 de junho de 2008. Mais informações no site do BNB na Internet: www.bnb.gov.br ou pelo telefone (85) 3299-3034.

 
 
Olimpíada do Conhecimento mostra excelência da educação do SENAI, afirma presidente da CNI
comente imprima
:Publicado em 13/06/2008, às 08:16

A Olimpíada do Conhecimento é uma mostra da competência e modernidade da educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 12 de junho, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, durante reunião realizada hoje com empresários e representantes governo de Santa Catarina, em Blumenau. De acordo com Monteiro Neto, a Olimpíada é a melhor forma de compreender a missão institucional do SENAI. "A corrida pela capacitação é um processo de superação permanente em que, cada vez mais, se é desafiado por um processo intenso de competição", destacou. "Esse processo é fundamental para que o Brasil não se atrase de modo irremediável na competição que se dá em escala global."

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A CSS é divisora de águas nos interesses nacionais
comente imprima
:Publicado em 13/06/2008, às 08:04

Por Gilberto de Souza*

CPMF ou CSS, seja lá o nome do imposto, tem essa pecha diante a opinião pública porque o governo não abre o jogo e diz a verdade: Quer de volta a forma excepcional de acompanhar a movimentação financeira, desde a mais graúda até as pequenas, nas contas de todos os cidadãos que se utilizam dos bancos para os mais diversos fins, entre eles a corrupção e a evasão fiscal. "Nunca, em tempo algum, na história do país", parafraseando o ilustre comandante em chefe das forças armadas brasileiras, o governo conseguiu controlar, com tamanha acuidade, as idas e vindas do dinheiro nas milhões de contas bancárias, quanto no tempo de FHC e Lula, até a derrubada, no Congresso, da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
BOLETIM DA SESSÃO ORDINÁRIA QUINTA-FEIRA,
12 DE JUNHO DE 2008
comente imprima
:Publicado em 13/06/2008, às 07:43

• Ataíde Macedo comemora acordo entre Prefeitura e atacadistas
• Joel Fernandes destaca importância da Ouvidoria
• Jean Fabrício defende instituto das cotas na UESB
• Lúcia Rocha saúda novo arcebispo metropolitano
• Alexandre Pereira elogia projeto “doutores da construção”
• José William diz que acordo beneficiou atacadistas
• Adão Albuquerque comenta emendas de Edigar Mão Branca
• Carlos Gentil quer convocação dos aprovados em concurso
• Lygia Matos diz que Prefeitura vai melhorar infra-estrutura da área para atacadistas

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 16:11

nome: MANOEL RAMALDES ROCHA
email: ramaldes.vasco@hotmail.com
profissao: prestador de serviços

comentário: E TRISTE VERGONHOSO E HUMILHANTE VERMOS EM ALGUMAS DE NOSSAS RUAS, FAIXAS COM DIZERES; "A VERDADE VENCEU DE NOVO" A ESTES INCAUTOS E PODEROSOS AQUI VAI UMA PROFECIA DE RUI BARBOSA QUE CAI BEM PARA CERTOS GOVERNANTES DE NOSSA CIDADE. "DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER CRESCER AS INJUSTIÇAS, DE TANTO VER AGIGANTAR-SE OS PODERES NAS MAOS DOS MAUS, O HOMEME CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA A TER VERGONHA DE SER HONESTO".

 
 
Com placar apertado, governo consegue aprovar recriação da CPMF na Câmara
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 16:00

A Câmara dos Deputados aprovou hoje a recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), que agora tem o nome de CSS (Contribuição Social para a Saúde), com 259 votos favoráveis, 159 contrários e duas abstenções. Foram só dois votos a mais do que os 257 necessários para aprovar a proposta (veja quem votou a favor da nova contribuição).

Os deputados já haviam aprovado o texto-base da emenda 29 (que amplia o repasse de recursos para a saúde), mas votaram em separado a recriação do tributo. O texto segue agora para o Senado.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A volta da CPMF
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 15:58

Por Francisco Antonio Feijó*

Sem muito alarde, com uma feição mais branda, sorrateiramente, a CPMF está voltando, agora por meio da emenda 29 e da CSS- Contribuição Social para a Saúde, em votação no Congresso Nacional. A CPMF, como sempre falamos, era um indicativo eficiente de controle da movimentação financeira dos contribuintes, através da rede bancária. Ela permitia o cruzamento de informações e possibilitava a fiscalização dos ganhos, ou pelo menos, do volume de dinheiro movimentado individualmente e, por conseqüência, a provável indicação de ganhos omitidos bem como de saídas desprezadas.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CIEE OFERECE CURSO ON-LINE GRATUITO DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 15:55

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) disponibiliza em seu site o novo curso a distância gratuito de Administração do tempo, destinado a estudantes, estagiários ou não, interessados em desenvolver a habilidade de organizar tarefas e estabelecer prioridades e, assim, aumentar sua eficiência nas atividades realizadas e aumentar suas condições de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

"O curso oferece dicas sobre como se livrar dos tomadores de tempo, caso do excesso de telefonemas, reuniões e solicitações, que fazem o futuro profissional perder o foco das prioridades, e ensina como planejar uma melhor organização do tempo", explica Rosa Simone, supervisora do Programa CIEE de Educação a Distância (EaD). Com carga horária de sete horas, o curso pode ser concluído em até sete dias. Esse é o 21º curso da grade de educação a distância oferecida pelo CIEE, todos gratuitos e disponíveis no site www.ciee.org.br para estudantes cadastrados na instituição. Além de apostila para download, os alunos contam com serviço de monitoria on-line e esclarecimento de dúvidas em salas de bate-papo, FAQs (frequently asked questions ou dúvidas mais freqüentes) e e-mails. Todos os cursos oferecem certificados para os aprovados.

 
 
Dia dos namorados ou dos ‘ficantes’?
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 15:51

Por Ricardo Sá*

Recentemente, dois amigos me contaram suas experiências amorosas. O mais jovem me disse que havia “ficado” com alguém, que não sabe ainda o que quer, que sabe menos ainda se vai continuar “ficando”, deixando para decidir semana que vem. Até o Dia dos Namorados tem tempo. O outro, mais vivido, revelou que estava chocado em relação às mulheres. Das últimas dez mulheres com quem ele havia mantido relações sexuais, oito nem se importaram em usar camisinha. Estava impressionado com o comportamento descuidado e competitivo que ele havia encontrado naquelas parceiras. Preocupado, afirmou com suspirosa esperança que vai continuar sua busca, nada fácil, pela companheira ideal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
PROMOÇÃO DE INVERNO SORTEIA CARRO E IPODS EM VITÓRIA DA CONQUISTA
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 15:47

A Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (VisaNet Brasil), empresa responsável pelo relacionamento com estabelecimentos comercias afiliados ao Sistema Visa, esquenta a temporada de inverno com uma promoção que irá oferecer prêmios especiais para os portadores de cartões Visa e Visa Electron na cidade de Vitória da Conquista. Todas as transações, com valores iguais ou superiores a R$70,00, realizadas no período de 30 de maio a 27 de julho, concorrerão automaticamente a cinco prêmios. O diferencial desta promoção é o fato de cada ganhador poder escolher o prêmio que ganhará. As opções de escolha são 01 Ford Fusion ou 01 Ranger Cabine Dupla ou 01 Ecosport 4WD ou 01 Ford Focus + 01 Ford KA ou 01 Fiesta + 01 Fiesta Sedan. São cinco ganhadores, sendo um por região do País, além de 43 Ipods Shuffle em todo o território nacional. O sorteio será realizado no dia 16 de agosto próximo, pela loteria federal. Segundo Eduardo Gouveia, diretor executivo Comercial e de Marketing da VisaNet, essa promoção tem como objetivo aumentar o número de transações com cartões Visa, além de agitar a temporada. “A VisaNet Brasil procura estimular a ampliação e a aceitação dos meios de pagamentos eletrônicos, oferecendo aos usuários cada vez mais comodidade, segurança e agilidade”, explica Gouveia.

 
 
GRAVES IRREGULARIDADES AFASTAM PREFEITO DE PIRIPÁ
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 08:51

O prefeito do município de Piripá, Jeová Barbosa Gonçalves (PT) , foi afastado do cargo no último dia 9, após o promotor de Justiça da Comarca de Condeúba, Luís Alberto Vasconcelos Pereira, conseguir na Justiça, decisão liminar favorável aos requerimentos apresentados por ele em uma ação cautelar ajuizada no dia 28 de maio . O pedido de afastamento foi deferido pelo juiz da mesma Comarca, João Batista Bonfim Dantas, que determinou que o prefeito permanecerá fora do cargo pelos próximos cem dias. A decisão, explica o promotor, irá facilitar a obtenção de elementos necessários à fundamentação da ação civil pública que encontra-se em andamento, e resguardará o patrimônio público, que vem sofrendo “desvios de verbas significativas”. O vice-prefeito Eguimar Ribeiro da Silva (PR) tomou posse na Câmara Municipal do município no mesmo dia.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 08:49

Por Paulo Pires*

Cidade romântica: Dia dos namorados

O site Viaje Aqui está promovendo uma enquete sobre a cidade mais romântica do Brasil. Eu já escolhi a minha: Vitória da Conquista. A cidade é tão romântica que já estabeleci até o roteiro para aproveitar o Dia dos Namorados. Vou mandar lavar o carro (e tomar um banho também) vestir uma roupa limpa, pegar a namorada e depois parar num lugar bem acolhedor para me derramar em firulas sentimentais. Lugar não falta. Temos um número enorme de ambientes onde se pode fazer um programa sem precisar gastar muito (recomendo aos “duros” como eu, que façam o mesmo!).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
HABEMUS ARCEBISPO
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 08:28

Por Helio da Silva Gusmao Filho

Após mais um ano de vacância finalmente na Arquidiocese de Vitória da Conquista - Bahia: habemus Arcebispo Metropolitano. Ontem, 10/06, foi oficializada, somente para os clérigos, através de um anúncio da Nunciatura Brasileira, o nome do novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista: Dom Luís Gonzaga Pepeu, OFMCap, atual Bispo da cidade de Afogados da Ingazeira –Pernambuco. Aos leigos e leigas, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, e por extensão as autoridades e imprensa, coube, devido aos rituais de praxe, só hoje saber o nome do seu novo Arcebispo Metropolitano.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Sport faz 2 a 0 e conquista título inédito
comente imprima
:Publicado em 12/06/2008, às 08:02

Carlinhos Bala e Luciano Henrique fizeram aos 35min e 38min, respectivamente, do primeiro tempo, e o clube recifense deu o troco para ser campeão da Copa do Brasil.

 
 
Receita Federal lança novo programa de ação
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 17:40

Estratégia Nacional de Fiscalização 2008 dá início a novo Programa Ação da Receita, que está voltada às Pessoas Físicas e Jurídicas com movimentação financeira incompatível

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) informa que nesta semana será iniciado mais um programa nacional de fiscalização integrante da Estratégia Nacional da Fiscalização (ENAF) para o ano de 2008. O programa tem como foco pessoas físicas e jurídicas que apresentaram indícios de movimentação financeira incompatível com as suas receitas declaradas. Foram selecionados contribuintes que apresentaram indícios concretos de sonegação após o cruzamento de dados de movimentação financeira com as informações prestadas nas declarações entregues à Receita Federal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Nota
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 17:36

Informamos a todos que a sessão especial que aconteceria nesta quinta-feira (12), com o objetivo de discutir o ProUni em Vitória da Conquista e a implantação de cotas na Universidade Estadual da Bahia/ Uesb, foi suspensa. Uma nova data será agendada pela Mesa Diretora da Câmara para que os temas sejam discutidos com a sociedade conquistense.

 
 
Resultados do PIB do primeiro trimestre de 2008
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 17:33

Por Alcides Domingues Leite Junior*

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, consolidado a preços de mercado, com ajuste sazonal: R$ 665,5 bi – sendo R$ 560,7 bi referentes ao valor adicionado a preços básicos e R$ 104,8 bi aos impostos sobre produtos. A alta registrada para o PIB foi de 0,7% - com relação ao período anterior. Comparado com o mesmo período de 2007, no entanto, o crescimento foi de 5,8% - mesmo valor na comparação dos últimos 12 meses contra os anteriores.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Bovinocultura de corte brasileira a passos largos
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 17:27

Por Décio Ribeiro dos Santos*

No início do ano, logo após o anúncio do embargo europeu à carne brasileira sob o discurso da ausência de rastreabilidade em nosso rebanho, alarmistas de plantão já deram a carta da crise: a pecuária nacional entrará em retrocesso. Câmaras setoriais, órgãos do setor e diversos ativistas pró-carne brasileira trataram de questionar, estudar, apresentar propostas e discutir, enquanto os setores internacionais “interessados” sorriam com o otimismo de quem tomaria nossas gôndolas.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Justificativa de clamor público não tem base legal
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 15:38

O jurista Luiz Flávio Gomes, que presidiu mais de 300 júris em São Paulo antes de se aposentar como juiz, considera insuficiente a justificativa de manutenção da prisão, baseada na garantia da ordem pública, dos desembargadores da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, que negaram pela manhã o pedido de habeas corpus do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. “Clamor público não pode ser interpretado como garantia da ordem pública”, afirma.

Dessa forma, caso estivesse no lugar dos julgadores da 4ª Câmara, teria concedido a liberdade ao pai e à madrasta da menina Isabella Nardoni, jogada do 6º andar do prédio onde o casal morava, e que estão presos desde o início de maio. “Não há base legal para a prisão. Os desembargadores seguiram a mesma decisão do Superior Tribunal de Justiça, que negou a liminar do pedido de habeas corpus, que já havia sido negado pelo desembargador Caio Canguçu de Almeida, do TJ de São Paulo”, afirma.

Na avaliação de Luiz Flávio Gomes, a defesa do casal poderá agora recorrer ao STJ e mais à frente ao Supremo Tribunal Federal, que dificilmente acol he o argumento de clamor público em julgamentos de habeas corpus. O andamento do caso Isabella será afetado pela lei que altera o Código de Processo Penal, sancionada pelo presidente Lula. O novo procedimento dos quesitos seguramente será aplicado, mas a questão do protesto por novo júri, recurso que garante um segundo julgamento para condenações de 20 anos ou mais, ainda será discutida, na opinião do jurista. “O protesto por novo júri é discutível, já que se trata de um direito e o crime foi cometido enquanto havia esse direito. A decisão, a partir de agora, vai depender da interpretação de cada juiz.”.

 
 
O PIOR CANDIDATO
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 15:31

Por Dimitri Laguna*

Paulo Nunes ouvindo atentamente seu comentário afirmando que O PIOR CANDIDATO É HERZEM GUSMÃO, o classifiquei como o melhor de todos. Este homem odiou sempre e por isto não pode esperar recompensa alguma. Nem mesmo dos eleitores mais humildes. Lembra-te sempre: cada programa Resenha Geral nasce com mentiras e ódio. Ele não pode exigir de Cori, Guilherme, Nelson, Esmeraldino e dos outros candidatos qualidades que ainda não possue. A árvore nascente do comentarista é ruim e por isto ele não pode aguardar a bondade e a tolerância do povo, pois sempre ofertou frutos do ódio e da perseguição.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Bento XVI anuncia nomeação de bispo para Vitória da Conquista
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 10:38

O bispo de Afogados da Ingazeira (PE), dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, 51, é o novo arcebispo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), vacante desde abril do ano passado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 11, pelo papa Bento XVI que nomeou, também, o padre Antônio Carlos Rossi Keller o novo bispo para a diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, vacante desde março de 2006.

Dom Luiz Gonzada, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), estava na diocese de Afogados da Ingazeira desde outubro de 2001. Tem como lema episcopal o texto do profeta Jeremias “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8). Ele é membro efetivo da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB e do Conselho Econômico no Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

Padre Antônio Carlos

O novo bispo de Frederico Westphalen é natural de São Paulo. Ordenado em junho de 1977, padre Antônio Carlos, 55, cursou filosofia no Seminário Santo Cura d’Ars e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Exerceu as funções de vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Penha, em São Paulo; membro nomeado pela CNBB para a Comissão bi lateral Anglicana-Católica Romana e professor no Instituto São Boaventura, na diocese de Santo Amaro. Atualmente, além de pároco de Santo Antônio do Limão, na Região Episcopal Santana, em São Paulo, padre Carlos é diretor espiritual no Seminário Santo Cura d’Ars da Arquidiocese de São Paulo; professor no Seminário Arquidiocesano Propedêutico e no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho.

 
 
TSE decide que só réu com processo transitado em julgado terá candidatura indeferida
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 08:09

Por 4 a votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite de hoje (10) que o candidato a cargo eletivo só pode ter o registrado indeferido quando houver condenação com trânsito em julgado, ou seja, sentença definitiva, sem mais possibilidade alguma de recurso. Isso significa que os candidatos que sejam réus em processos criminais, improbidade administrativa ou ação civil pública poderão se candidatar nas eleições municipais deste ano. A decisão foi tomada no julgamento do processo administrativo nº 19919.

O relator, ministro Ari Pargendler (foto), havia dado, durante a sessão plenária do último dia 5, voto favorável à tese de que a candidatura só pode ser indeferida caso haja sentença com trânsito em julgado. Na ocasião, o ministro Eros Grau pediu vista dos processo, transferindo o final do julgamento para hoje. Na sessão desta terça-feira, Grau, Caputo Bastos e Marcelo Ribeiro seguiram o voto do relator. Os ministros Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, Felix Fischer e Joaquim Barbosa votaram contra a tese defendida por Pargendler.

 
 
BOLETIM DA SESSÃO ORDINÁRIA TERÇA-FEIRA,
10 DE JUNHO DE 2008
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 08:05

• Atacadistas insatisfeitos com novo local de trabalho
• Morada dos Pássaros quer mais segurança
• José William diz que local para atacadistas é inadequado
• Ataíde Macedo quer leilão de carros do DISEP
• Lúcia Rocha quer mais diálogo entre atacadistas e Prefeitura
• Fernando Jacaré quer mediar diálogo entre Prefeitura e atacadistas
• Irma Lemos quer atenção especial para comerciantes do quinto galpão
• Joel Fernandes sugere “resistência” aos atacadistas
• Lygia Matos quer sessão especial sobre concurso público
• Edivaldo Ferreira sugere ação dos atacadistas no Ministério Público

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 11/06/2008, às 08:01

nome: Arnaldo Santos Ferreira
email: arnaldosferreira@bol.com.br
cidade: Salvador-BA

comentário: Valeu amigo Chico, Adorei os seus artigos; "Acabei por tirar o chapéu" e "época de jerêrê", ambos são de uma criatividade impressionantes. O segundo também me fez lembrar dos meus tempos de garoto em Conquista, como você citou, em ruas esburacadas e crateras imensas, passavamos a maior parte do tempo - em época de fortes chuvas - construindo (apesar de não sermos engenheiros) grandes barragens, que chamavamos de "tapagens" para segurar a enxurrada. Para aqueles tempos, não deixava de ser uma brincadeira prazerosa, já que não tinhamos acesso aos brinquedos mais caros não é verdade? Um abraço fraternal do amigo, Arnaldo Ferreira.

nome: Roberto Rodrigues Batista
email: servobeto@yahoo.com.br
profissao: Assistente administrativo
Cidade: Jandaira-BA

comentário: O municipio de jandaira chegou ao fundo do poço, não tem merenda escolar, pois os recursoso foram cortados por falta de prestação de contas ao FNDE, Professores e funcionários em educação em greve, limpeza pública em greve, não tem médicos, e o prefeito fazendo festas, mesmo na mira da justiça, pois já e conhecido o Sr. Herbert Maia.

nome: Mauro Martins
email: mauro_muller@yahoo.com.br
profissao: Analista de Sistemas

comentário: Emprego na área de Informática Sr. Bom dia. Sou recém chegado em Vitória da Conquista e estou a procura de uma recolocação no mercado de informática. O Sr. poderria me ajudar?

nome:
RGS(pesquisador)
email: ruberitogsouza@yahoo.com
cidade: V. da Conquista

comentário: Quis foram os motivos,que dentro de um ano, tornou a cidade a décima colocada (em progresso) no Brasil(?). A impressão é por motivo eleitoral.

 
.
.
  Enquete
Você já ouviu o "Fala Conquista" na 87,9, com Paulo Nunes?

SIM
NÃO

Votar
resultado parcial...
 
.
.
.
.
.
.
  Recomende o Blog!
  Apoios
Hoje Pesquisas
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.
 
Arquivo:
03/06 - 11/06/2008 15/05 - 23/05/2008 01/05 - 08/05/2008 16/04 - 23/04/2008 03/04 - 10/04/2008 19/03 - 26/03/2008
23/05 - 02/06/2008 09/05 - 15/05/2008 24/04 - 30/04/2008 11/04 - 15/04/2008 27/03 - 02/04/2008 11/03 - 18/03/2008