.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Ezequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
 
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem". Robert Musil em O Homem sem Qualidades
 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Afinal quanto custou a ponte do Bate-Pé?
07/07/2008 : 07:52
Duração: 10'57''

 
 
Maioria dos prefeitos eleitos deverá ganhar mais que Lula
comente imprima
:Publicado em 07/07/2008, às 15:46

Diferença entre maior e menor salário nas capitais chega a 183%. Maior é do prefeito de Curitiba e o menor, do prefeito de Florianópolis

A maioria dos prefeitos a serem eleitos neste ano deve começar o mandato, em 2009, com um salário superior ao do presidente da República. Confira no final do texto, a tabela com os salários dos atuais prefeitos das capitais. Esse número ainda poderá crescer porque, no final do ano, as câmaras municipais deverão fixar a remuneração dos chefes dos executivos municipais para o próximo mandato. Atualmente, segundo levantamento do G1, 19 dos 26 prefeitos têm salário superior ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ganha R$ 11.420 por mês. A diferença entre a maior e a menor remuneração entre os prefeitos de capitais chega a 183%.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Baianos se dão bem na estréia da Série C
comente imprima
:Publicado em 07/07/2008, às 08:14

Duas vitórias e um empate. É este o saldo da estréia dos três representantes baianos na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro 2008. O Itabuna venceu em casa o CSA por 2 a 1, mesmo placar do triunfo do Atlético sobre o Confiança, em Alagoinhas. Em Sergipe, o Conquista empatou em 2 a 2 com o Sergipe. Um pequeno público compareceu ao Luiz Viana Filho, em Itabuna, para assistir ao triunfo do time da casa sobre os alagoanos, de virada. Resultado que já colocou o Itabuna na liderança do Grupo 8.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Sandro Dias é campeão do Mystic SK8 Cup em Praga
comente imprima
:Publicado em 07/07/2008, às 08:02

Brasileiro mantém retrospecto e conquista mais um título na competição, assumindo a liderança no raking da World Cup Skateboarding

O skatista brasileiro Sandro Dias conquistou seu primeiro título no Vertical em 2008, neste domingo (dia 6), na disputa do Mystic SK8 Cup, em Praga, na República Tcheca. Depois de já ter faturado o título em outras três oportunidades, Sandro repetiu a dose e deu um importante passo rumo ao hexacampeonato mundial da World Cup Skateboarding, já que a competição valeu como segunda – e penúltima – etapa do circuito. Com a vitória e o segundo lugar no Oi Vert Jam (que abriu a temporada), o skatista assume a liderança do ranking .

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 07/07/2008, às 07:45

nome: José Bispo Santos
email: jbispos@yahoo.com.br
profissão: Escrivão de Polícia
Cidade: Itapetinga
assunto: Lei Orgânica da Polícia Civil

comentário: Olá Paulo Nunes. Gostaria de saber se você tem acompanhado a discussão da Lei Orgânica da Polícia Civil da Bahia. Comissões entre delegados, agentes e escrivães e o pessoal do DPT, estão discutindo pontos de um esboço da lei que foi apresentada no ano passado. O governo deu um prazo até este mês de julho para que a lei fosse formulada. A intenção é que ela seja votada agora em agosto. Um antigo anseio da categoria é a inclusão do 3º grau, ou seja, nos próximos concursos só serão aceitos candidatos com nível superior. Informe-me, por favor. Ah, gostei muito do blog. Parabéns.

 
 
Vitória da Conquista empata em Aracaju: 2x2
comente imprima
:Publicado em 07/07/2008, às 07:20

Depois de tomar um gol no início do jogo, o time de Vitória da Conquista dominou a partida contra o Sergipe na tarde deste domingo pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, mas acabou cedendo o empate ao time sergipano por 2x2.

Mesmo jogando fora de casa, o alviverde entrou em campo decidido a conseguir um bom resultado e o fato de jogar fora de casa não influenciou no resultado. Mas, foi o time vermelho e branco de Aracaju que abriu o placar aos 9 minutos, através de Luciano Dias depois de uma cobrança de escanteio que a zaga não conseguiu afastar.

Até os 15 minutos, o gol abalou o Bode, mas aos poucos o time de Elias Borges foi reassumindo o controle do jogo e chegou ao empate aos 22 minutos, através de Leo Macaé, depois de grande jogada entre Leo e Pantico. Com o gol, o alviverde partiu para cima e sete minutos depois numa falha da zaga sergipana, Pantico aproveitou para fazer o segundo gol conquistense na partida.

O primeiro tempo terminou com vitória parcial do Bode.

Para a etapa final o panorama da partida não mudou. O alviverde dominava a partida, mas não conseguia acertas as finalizações. Aos 20 minutos o zagueiro Chicão foi expulso por jogada violenta contra Amauri que acabara de entrar. O time conquistense sofreu o gol de empate em um pênalti que aconteceu após falha de Edimar, que recuou mal a bola e o atacante Luciano Dias foi derrubado. Na cobrança, o atacante marcou seu segundo gol na partida.

A pressão do Vitória da Conquista aconteceu até os 48 minutos, mas os atacantes, que deram muita dor de cabeçaà zaga sergipana não conseguiram acertar nas finalizações. Placar final: 2x2.

Para Pantico, “foi um bom resultado para o Sergipe, porque o nosso time dominou e poderia ter vencido. Isso não pode se repetir e vamos treinar muito para corrigir os erros”.

A próxima partida do Alviverde será quarta-feira, às 20:30h, contra o Itabuna no Lomantão.

Ficha do jogo

Sergipe 2x2 Vitória da Conquista
Local
: Estádio Lourival Batista
Arbitragem: Emerson Luiz Sobral (PE), auxiliado por Edmo Oliveira Santos (SE) e Rubens dos Santos Filho (SE)
Cartões Amarelos: Isaac (Sergipe), Leo Macaé, Silvio, Artur e Amauri (ECPP)
Cartão Vermelho: Chicão e Jaelson (Sergipe)
Gols - Luciano Dias aos 9, Leo Macaé aos 22 e Pantico aos 29 do 1° tempo. Luciano Dias (pênalti) aos 30 do 2° tempo.

Vitória da Conquista: Vandré, Márcio (Paulo Henrique), Artur, Silvio e Carlinhos; Eder, Edimar, Kleber e Danilo Cruz (Herbert); Leo Macaé (Amauri) e Pântico.

Sergipe: Hudson, Isaac, Roque, Ze Ilton e George; Chicão, Jaelson, Lulinha (Gego) e Rafael (Diego Renato depois Edson Sá); Luciano Dias (Fabinho) e Jorginho.

Júnior Patente
ascom@primeiropasso.net

 
 
Manchetes das revistas
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 14:45

Folha de S. Paulo

Lei seca já reduz acidentes, diz polícia

Três dos 16 hospitais estaduais da cidade de São Paulo, referências em atendimento a vítimas de traumas por acidente de trânsito, tiveram queda, em média, de 19% no atendimento desses casos no último final de semana. A Secretaria de Estado da Saúde atribui a redução à lei seca, que prevê tolerância zero e até prisão para o motorista flagrado após beber.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Manchetes das revistas
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 14:36

Veja

Pelos motivos errados

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi informado de que seu emprego está ameaçado. Ele criou zonas de desconforto ao defender a restrição da propaganda de bebidas alcoólicas e de comidas gordurosas. Temporão também é a favor da legalização do aborto e da volta da CPMF, o imposto do cheque. Em sua gestão, explodiram os casos de dengue no Brasil e a febre amarela, que parecia controlada, voltou a assustar. Se o presidente Lula decidisse demitir o ministro, não faltariam, portanto, justificativas mais do que razoáveis para isso. O problema é que Temporão está na linha de tiro pelos motivos errados. O PMDB, seu partido e principal cozinheiro no processo de fritura, quer a sua saída por razões bem mais palpáveis – ou polpudas, melhor dizendo. Desde que assumiu o ministério, em março de 2007, Temporão se recusa a nomear apadrinhados para cargos técnicos e dificulta a liberação de emendas de parlamentares aliados. O comportamento do ministro chega ao ponto de nem mesmo receber os deputados e senadores que lhe solicitam audiência. A cúpula do PMDB já foi ao Palácio do Planalto avisar que Temporão não é mais considerado da cota do partido. Em Brasília, isso normalmente funciona como uma espécie de aviso prévio.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Nem sempre será PT, como nem sempre será Marcelo
05/07/2008 : 07:40
Duração: 05'51''

 
 
Pistoleiros executam mulher de major
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 14:31

A corretora de imóveis e de veículos Glena Valdoiano Cedraz Santiago, 38 anos, foi executada por pistoleiros com quatro tiros na cabeça e no pescoço, por volta de 9 horas da manhã de ontem, no estacionamento da madeireira Simônica, em Lauro de Freitas. O crime está envolvidos em mistério, porque nem os familiares, amigos nem a polícia conseguem entender porque ela foi morta. Ela deixou um filho de dez anos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Governo acelera repasse de R$ 1,2 bi antes da eleição
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 14:27

Durante o mês de junho e nos três primeiros dias de julho o governo assinou 1.262 novos contratos de repasses de verbas da União para convênios com Estados e municípios, no valor total de R$ 1,261 bilhão, evitando assim o início do bloqueio exigido pela Lei Eleitoral, que vale a partir de hoje. O valor corresponde a 70,2% de tudo o que foi liberado nos cinco meses anteriores. De primeiro de janeiro a 31 de maio, os convênios somaram R$ 1,794 bilhão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Aventura nas Terras do Sem Fim
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 14:22

A quarta etapa do Rally da Bahia que será disputada no dia 12 de julho, em Itabuna, no Sul do Estado, a 416 quilômetros da capital é um verdadeiro convite para quem quer curtir uma aventura nas Terras do Sem Fim

A quarta etapa do Rally da Bahia que será disputada no dia 12 de julho, em Itabuna, no Sul do Estado, a 416 quilômetros da capital é um verdadeiro convite para quem quer curtir uma aventura nas Terras do Sem Fim, região que inspirou o escritor Jorge Amado. Algumas das suas melhores obras relatam os costumes e a vida do povo desta região, em livros como Gabriela Cravo e Canela, Terras do Sem Fim e Tocaia Grande.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
STJ deve julgar recurso especial de Pimenta Neves em agosto
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 14:17

O julgamento do recurso especial interposto pelos advogados de Antônio Marcos Pimenta Neves foi incluído na pauta do dia 5 de agosto da 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça). O jornalista foi condenado pela morte da colega Sandra Florentino Gomide em agosto de 2000. O recurso especial, que tem como relatora a ministra Maria Thereza de Assis Moura, se insurge contra a decisão proferida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que deu provimento parcial ao recurso de apelação de Pimenta Neves apenas para reduzir a pena privativa de liberdade para 18 anos de reclusão, mantendo, entretanto, o regime prisional integralmente fechado.

Pimenta Neves foi condenado por homicídio qualificado, por motivo torpe e por utilizar recurso que impossibilitou a defesa da vítima, crime previsto pelo artigo 121, parágrafo 2º, incisos I e IV, do Código Penal. Conforme informa o STJ, dentre os vários argumentos apresentados pela defesa no recurso especial, destaca-se a alegação de que certos temas não teriam sido decididos de forma fundamentada pelo TJ-SP e que teria havido o cerceamento de defesa diante da negativa da produção de determinadas provas oportunamente requeridas pelos seus advogados. Segundo os argumentos do recurso, tais provas seriam relevantes e pertinentes ao processo, podendo, até mesmo, descaracterizar as qualificadoras do crime.

 
 
Menina de 2 anos morre espancada no Paraná
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 14:11

Uma criança de dois anos e oito meses morreu, vítima de espancamento, por volta das 20hs de quinta-feira em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Na noite de quinta-feira, o pai e a madrasta haviam levado a criança para o pronto-socorro do bairro do Alto Maracanã, alegando que ela tinha caído de um móvel. Devido a grande quantidade de hematomas no corpo, os médicos desconfiaram de que seria um caso de agressão à criança e chamaram a polícia. Os dois foram presos em flagrante por homicídio após confessarem que batiam na criança, segundo a Polícia Civil da delegacia do bairro do Alto Maracanã. Em depoimento, o pai e a madrasta voltaram atrás na confissão e passaram a acusar um ao outro de ser o autor das agressões. Vizinhos do casal relatam que eles maltratavam a criança constantemente. Segundo os relatos, eles batiam nela com uma vara e a deixava de castigo de joelhos em grãos de milho.

 
 
Lei Eleitoral proíbe repasses de verbas a partir de hoje
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 08:18

As restrições impostas pela Lei Eleitoral às transferências voluntárias de recursos do governo federal para governos de Estados e prefeituras começaram a valer a partir de hoje. Em 2007, a administração federal transferiu R$ 165 bilhões para governos estaduais e administrações municipais. Neste ano, foram repassados R$ 75 bilhões. A proibição tem como objetivo evitar, em ano eleitoral, o uso político dos repasses desses montantes para favorecer candidatos apoiados pelo Poder Executivo federal.

A vedação vale também para os governadores, que não podem transferir verbas para os Executivos municipais. A legislação abre exceções e permite o deslocamento de dinheiro apenas para obras em andamento e com cronograma prefixado ou que visam a atender situações de emergência e calamidade pública.

 
 
Fransuele: “queremos conquistar uma vaga para a série B
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 08:16

Por Júnior Patente ascom@primeiropasso.net

Nesta quarta-feira, feriado da Independência da Bahia, o alviverde recebeu mais um reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro, série C. O meia Fransuele, que completa 23 anos no mês de outubro, foi contratado e já está com Conquista. Oriundo das categorias de base do Juazeiro, disputou três campeonatos estaduais pelo Juá, tendo passagens pelo 1º de Maio e Petrolina, ambos de Pernambuco. No Campeonato Baiano deste ano, ele marcou 5 gols.

Conhecido por ser um jogador que tem um bom chute de fora da área, o atleta chega com a expectativa de fazer um bom campeonato. “Queremos fazer um bom campeonato, e, de preferência conquistar uma vaga para a Série B”, afirma o atleta. Sobre o novo clube o meia afirma: “eu ainda não vi este atual time jogar, mas, pela campanha que o Vitória da Conquista fez no Campeonato Baiano, ele não vai deixar a desejar na série C. Conheço alguns jogadores, outros não, mas, creio que a equipe será muito fortalecida e isso proporcionará que façamos uma excelente competição”.

Ficha do Atleta

Nome: Fransuele dos Santos Souza
Apelido: Fransuele
Nascido em: Juazeiro /BA
Data de nascimento: 11/10/1985
Posição: Meia

Clubes:

Juazeiro (categorias de base)
1° de Maio/PE
Petrolina/PE
Juazeiro/BA

 
 
Por que Lula perdeu a batalha da comunicação
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 08:09

Por Bernardo Kucinski*

A mídia na era Lula deixou de funcionar como mediadora da política, passando a atuar diretamente como um partido político de oposição. Apesar de disputarem agressivamente o mercado entre si, há mais unidade programática hoje entre os veículos da mídia oligárquica do que no interior de qualquer partido político brasileiro, até mesmo partidos ideológicos como o PT e o PSOL. Todos os grandes veículos, sem exceção, apóiam as privatizações, a contenção dos gastos públicos, a redução de impostos; a obtenção de um maior superávit primário, a adesão do Brasil à ALCA; todos são críticos à criação de um fundo soberano, ao controle na entrada de capitais, ao Bolsa Família, à política de cotas nas universidades para negros, índios e alunos oriundos da escola pública, à entrada de Venezuela no Mercosul e ao próprio Mercosul. Todos criticam o governo sistematicamente, em todas as frentes da administração, faça o governo o que fizer ou deixar de fazer.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Abrasel contesta constitucionalidade da Lei Seca no Supremo
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 07:55

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) recorre ao STF contra artigos da Lei 11.705/08 que ferem princípios constitucionais

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai propor ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação declaratória de inconstitucionalidade contra a Lei Federal 11.705/08, a chamada Lei Seca. A associação esclarece que a lei, de 19 de junho de 2008, excedeu os objetivos de sua criação, ultrapassando limites do estado de direito democrático, ferindo diversos princípios constitucionais e colocando em risco a sustentabilidade de um dos setores que mais emprega no país.

A Abrasel vai pedir ao STF que declare a inconstitucionalidade dos artigos 2º e 4º e dos incisos III, IV e VIII, dessa lei, por desrespeitarem os princípios de Razoabilidade, Proporcionalidade, Individualização e Isonomia, previstos na Constituição Federal. O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Jr., alerta que a lei pode abrir graves precedentes, “a nova legislação ignora a individualidade do cidadão brasileiro e estabelece um critério numérico invariável muito rígido, incompatível com nossa realidade sócio-econômico e cultural. Fatores determinantes, como condição física e até mesmo o gênero, são desprezados”. O Diretor da Abrasel, Fernando Cabral, e o representante jurídico da associação, Diogo Telles Akashi entram hoje, em Brasília, às 16h30, com a ação de incostituicionalidade no STF.

 
 
O MURO
comente imprima
:Publicado em 05/07/2008, às 07:49

Por Luciano Pires*

No auge da Guerra Fria, em 1961, a Alemanha foi dividida em duas. De um lado a República Federativa Alemã, controlada pelo bloco liderado pelos Estados Unidos. De outro a República Democrata Alemã, controlada pelo bloco liderado pela União Soviética. Aliás, veja como eles adoram manipular palavras: os socialistas/comunistas chamavam-se de democratas enquanto fuzilavam quem tentava passar de uma Alemanha para a outra... E um dia construíram um muro. O Muro de Berlim.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Guaratinga: sessão da Câmara de Vereadores termina em quebra-quebra
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 16:24

Quebra-quebra e pancadaria durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guaratinga (50Km de Eunápolis) que apresentaria denúncia contra o prefeito Ezequias Ferreira (PSDB) referente a desvio de dinheiro público. Muita gritaria marcou o início da sessão, com plenária lotada. Os protestos eram de pessoas favoráveis ao prefeito e que não queriam a realização da sessão que poderia acabar em pedido de cassação de mandato.

Com menos de quinze minutos após o início da sessão, algumas pessoas partiram para a agressão, destruindo móveis e derrubando e quebrando o que estava pela frente. Outros corriam do local, tentando escapar da agressão dirigida em especial aos sete vereadores que se uniram para “tentar fazer funcionar o regimento da casa, com a chance de pelo menos entregarmos a denúncia para que seja averiguada”, conforme informou o vereador Robério Martini de Araújo (PRP).

A sala onde são realizadas as sessões é pequena e fica numa espécie de porão, na casa que abriga a Câmara de Vereadores. Enfurecidos, os homens envolvidos nas agressões tantavam impedir a saída das pessoas pelas três portas estreitas do local. Quem correu para o pequeno quintal ainda teve que se esquivar de pedras que eram jogadas pelas pessoas que estavam do lado de fora. Não havia policiais no local durante a confusão. Segundo os vereadores, foi solicitado policiamento ao comando de Eunápolis, devido ao clima instável observado em sessões anteriores, mas os PMS só chegaram depois que os agressores dispersaram.

 
 
Deputado tenta anular decisão que o tornou inelegível por abuso de poder econômico
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 16:18

O deputado distrital Christiano Araújo (PTB) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra decisão do Regional do Distrito Federal, que o declarou inelegível por três anos, a partir de 2006, por abuso de poder econômico. Filho do proprietário da empresa de vigilância Fiança, Araújo foi denunciado pelo ex-deputado Chico Vigilante (PT), por ter supostamente coagido os funcionários da Fiança com ameaça de demissão, a votarem nele, além de obrigar cada funcionário a apresentar mais vinte pessoas que se comprometeriam a votar em seu nome, nas eleições de 2006. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, e declarou a inelegibilidade do parlamentar.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Aprovação de piso para professores bate recorde
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 08:09

A definição do piso salarial em R$ 950,00 para os professores públicos da educação básica foi um dos projetos levados hoje (3) ao Planalto para sanção do presidente Lula. A celeridade com que a matéria (PL 619/07), nos últimos dois dias, tramitou e foi aprovada em duas comissões – de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE) – e em plenário, cerca de 30 horas, pode ser considerado um recorde. E foi festejada pelos senadores que levaram a Lula essa e outras proposições aprovadas ontem (2), todas referentes à educação.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Ibope: partidos são campeões de desconfiança
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 08:06

Pesquisa divulgada hoje (3) pelo Ibope revela que a maioria dos brasileiros confia nas Forças Armadas, mas tem desconfiança na classe política. Intitulada Ibope Inteligência, a pesquisa foi realizada em todo o país entre 26 de abril e 2 de maio deste ano, e teve como objetivo reunir a impressão que o povo brasileiro tem a respeito dos movimentos e instituições nacionais. De acordo com o levantamento, as instituições em que a opinião pública menos confia são o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (65% dos entrevistados), o Congresso Nacional (74%) e os partidos políticos (88%). As outras instituições e movimentos mais rejeitados no quesito confiança foram: Madeireiras (61%), Sindicatos (58%) e Ministério Público (58%). Em seguida . Ao todo, 25 itens foram apresentados às pessoas consultadas.

Segundo a pesquisa, 90% dos entrevistados recorrem à televisão para opinar sobre os itens da pesquisa, enquanto 34% lêem jornais, 24% ouvem rádio e 18% acessam a internet. "A percepção de 45% da população é a de que as notícias veiculadas nos meios de comunicação são totalmente neutras, enquanto 35% acreditam que elas sejam favoráveis a esses movimentos e 13% dizem que são desfavoráveis", diz trecho da pesquisa. O Ibope informa ainda que, segundo os entrevistados, os grupos que se beneficiariam da atuação desses movimentos e instituições são seus próprios líderes (40%), os mais ricos (37%) e os partidos políticos (36%).

 
 
337 prefeitos baianos têm as contas rejeitadas pelo TCM
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 08:02

Confira aqui a lista do TCM em formato PDF

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) enviou ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) listas de 615 contas rejeitadas de municípios baianos referentes aos exercícios de 2003 a 2006. Destas, 438 de 337 prefeitos e ex-prefeitos e 177 de presidentes de câmaras municipais. O parecer do Tribunal é de caráter definitivo, entretanto, a decisão pela reprovação de 43 destas contas está suspensa pelo fato dos seus respectivos gestores terem feito pedidos de reconsideração ao órgão, que ainda não os julgou.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A jóia mais antiga das Américas
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 07:58

Até a equipe do antropólogo Mark Aldenderfer, da Universidade do Arizona, se surpreendeu com o achado. Às margens do lago Titicaca, no sul do Peru, escavações identificaram um colar de ouro datado de 4 mil anos, o artefato de ouro mais antigo já encontrado nas Américas.

Composto por nove cones, uma turquesa incrustada e 11 pedras verdes, o colar era usado como símbolo do poder, como avaliam os pesquisadores, que publicaram a descoberta na revista científica PNAS. O curioso é que o objeto foi encontrado num sítio onde estão vestígios de uma cultura seminômade, indicando que a ourivesaria já existia na região antes mesmo do estabelecimento de culturas sedentárias, ao contrário do que se pensava.

 
 
'Homem grávido' dá à luz uma menina nos EUA
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 07:53

Uma transexual americana que há dez anos se transformou legalmente em homem deu à luz uma menina, informou nesta quinta-feira a imprensa dos Estados Unidos. Thomas Beatie, legalmente homem, mas que decidiu manter seus órgãos reprodutores femininos quando realizou a cirurgia estética para extirpar as mamas, se submeteu a um tratamento hormonal e mudou seu sexo legal, atraiu a atenção mundial em abril ao tornar pública sua gravidez. A transexual de 34 anos deu à luz sua bebê em um hospital de Bend, Oregon (noroeste), segundo a rede ABC News, que não deu mais detalhes. Beatie, que usa barba, ficou conhecido como "o homem grávido" após aparecer no popular programa de televisão de Oprah Winfrey para falar sobre sua gravidez.

"Acho que a vontade de ter um filho não é masculina ou feminina. É uma necessidade humana. Sou uma pessoa e tenho direito a ter um filho biológico", disse na ocasião. Depois da mudança legal de sexo, Beatie se casou com uma mulher, Nancy, que não podia engravidar devido a uma histerectomia (retirada do útero). Beatie recebeu uma inseminação artificial - praticada pela própria - com o esperma de um doador anônimo adquirido em um banco de sêmen. O caso inédito se tornou público depois que Beatie escreveu um artigo na revista homossexual The Advocate, em março. "Nossa situação desencadeia incógnitas legais, políticas e sociais", admitiu Beatie, afirmando que o casal, junto há cinco anos, se chocou com a oposição de médicos, amigos e familiares à sua decisão de ter um filho.

 
 
A história de Ingrid Betancourt contada para os jovens
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 07:49

A história de Ingrid Betancourt contada para os jovensA história da senadora colombiana Ingrid Betancourt, libertada pelas Farc nesta quarta-feira, lembramos que o livro A pesca milagrosa: A guerrilha na Colômbia aborda justamente esse tema. Alain Devalpo faz aqui três narrativas: uma ficcional e duas reais. Uma delas é construída a partir do relato dos jornalistas que acompanhavam Betancourt horas antes do seu seqüestro, em 2002.

A relação entre as causas sociais e históricas para a violenta realidade colombiana e a existência das guerrilhas se estabelece por meios desses relatos. E se A pesca milagrosa critica a ação das guerrilhas, também mostra que a situação de extrema pobreza, miséria e desigualdade social levou muitos a optar pelo uso da força e de métodos como o seqüestro e o uso da violência indiscriminada contra civis.

Para mais informações sobre A pesca milagrosa, clique aqui.

Título: A pesca milagrosa: A guerrilha na Colômbia
Autor: Alain Devalpo
Número de páginas: 84
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Preço: R$ 17
ISBN: 85-7675-124-0
 
 
A OAB e a nova lei de trânsito
comente imprima
:Publicado em 04/07/2008, às 07:34

Por Claudimar Barbosa da Silva*

O Brasil acaba de adotar uma das mais rigorosas leis de trânsito do mundo, numa importante tentativa de acabar com a verdadeira guerra das estradas, que ceifa a vida de 50.000 pessoas por ano e deixa outras centenas de milhares mutiladas, incapacitadas para o trabalho e, em razão disso, acabam contribuindo para aumentar o déficit da previdência social, uma vez que, ainda jovens, acabam aposentadas por invalidez.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: É preciso entender como se elege um vereador
04/07/2008 : 07:29
Duração: 09'42''

 
 
Carlos Ayres Britto tenta diminuir tensão entre Supremo e Executivo
comente imprima
:Publicado em 03/07/2008, às 16:32

Alvo indireto de ameaça de grampo, o ministro Carlos Ayres Britto preferiu agir para baixar a tensão entre o Executivo e o Judiciário. "Não há nenhuma animosidade entre o Ministério da Justiça e o Supremo Tribunal Federal (STF). As instituições estão maduras", disse.

Na origem do caso está um recado que o consultor jurídico do Ministério da Justiça, Rafael Thomaz Favetti, teria enviado a assessores do gabinete do ministro. No calor de uma discussão sobre a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, Favetti teria dito que eles poderiam acabar grampeados. Egresso do STF, onde trabalhou por quase vinte anos, Favetti assessorou o ex-presidente do tribunal e ministro aposentado Sepúlveda Pertence, hoje membro da Comissão de Ética Pública do governo. O presidente do STF, Gilmar Mendes, aguarda uma confirmação de Ayres Britto sobre a intimidação para acionar o Ministério Público. "Isso é administrável", disse Ayres Britto.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, tentou reduzir a importância do episódio, alegando que, se Favetti fez algum comentário, foi em caráter pessoal e pode ter sido em tom de brincadeira, pela amizade com os colegas com os quais teve longa conivência no STF. "De qualquer modo, não reflete o pensamento do ministro ou desse ministério", afirmou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 
 
Em assembléia, trabalhadores dos Correios decidem manter greve
comente imprima
:Publicado em 03/07/2008, às 16:29

Esta manhã de quinta-feira, 3, foi marcada por manifestações das duas categorias em greve no estado. No Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, às 10 horas, os servidores do judiciário baiano protestavam pelo adiamento da votação do Projeto de Lei 17.281 para primeira quinzena de agosto. Ao mesmo tempo, na Pituba, os trabalhadores dos Correios faziam assembléia em que decidiram manter a paralisação iniciada na última terça-feira.

O movimento é nacional e tem a adesão de 21 estados e do Distrito Federal, de acordo com levantamento do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos – Bahia (Sincotelba). Os Correios estão sem funcionar em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina. A assessoria da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) diz que a adesão é de 18 estados, mas não informou quais.

Cartas encalhadas - A greve afeta o setor de distribuição, tanto a parte operacional quanto a entrega feita pelos carteiros. “O setor administrativo não aderiu, portanto as agências estão abrindo. A população pode postar a correspondência, mas não será entregue, já que todo o operacional está parado”, diz Reinaldo Real, diretor do Sincotelba. Ele diz que na Bahia há 4,9 mil funcionários da ECT. Desse total, cerca de 2.890 são carteiros e trabalhadores do operacional.

 
 
Registros de candidatos às eleições de 2008 seguem até o próximo sábado (5)
comente imprima
:Publicado em 03/07/2008, às 16:23

Termina às 19 horas do próximo sábado (5) o prazo para que partidos políticos e coligações apresentem, nos cartórios eleitorais, o pedido de registro de seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 5 de outubro. Já os candidatos escolhidos em convenção, mas que não tiverem o requerimento protocolado por seus partidos ou coligações, têm até a segunda-feira (7) para solicitarem seus próprios registros.

E, de acordo com a Lei 9504/97 (Lei das Eleições), a partir do próximo domingo (6) partidos políticos, coligações e candidatos podem realizar seus comícios – entre 8 da manhã e meia noite, bem como utilizar “carros de som” para divulgação da campanha. A participação de candidatos a prefeitos e vice em inaugurações de obras públicas estará proibida a partir de sábado.

Plantão - A partir de sábado, também, os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais passam a funcionar em esquema de plantão, permanecendo abertos inclusive nos fins-de-semana e nos feriados.

Horário eleitoral gratuito - Os juízes eleitorais começam a se reunir na terça-feira que vem, dia 8, com os partidos políticos e representantes das emissoras de TV e rádio, com o objetivo de elaborar o plano de mídia que será seguido no horário eleitoral gratuito. Os programas começam a ser veiculados no dia 19 de agosto.

 
 
Igreja sem afrouxamentos
comente imprima
:Publicado em 03/07/2008, às 16:11

Por Prof. Felipe Aquino*

Cristo instituiu a sagrada Hierarquia da Igreja e o sagrado Magistério do Papa,com os bispos em comunhão com ele, para que a Igreja em todos os tempos fosseuna. Tanto na sua doutrina, como no governo e na liturgia. Isto garantiu aunidade da Igreja há dois mil anos.

O catecismo da Igreja garante que “para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, ele que é a Verdade”. Ele esclarece ainda que a missão do Magistério é proteger o povo “dos desvios e dos afrouxamentos e garantir a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica”, para que “permaneça na verdade que liberta”.Para executar esse serviço, “Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes” (cf. §889-890).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A VOLTA DO DIREITO PENAL DO TERROR
comente imprima
:Publicado em 03/07/2008, às 07:29

Por Paulo José I. de Morais*

Com certeza vivemos tempos difíceis em relação à aplicação efetiva do Direito Penal. O Estado Brasileiro hoje cria e aplica o Direito Penal para os inimigos, e não mais para os seus cidadãos. Se por um lado assistimos atônitos as grandes operações da Polícia Federal, que mais parecem aqueles seriados de televisão dos anos 80, por outro percebemos, ainda sem compreender os motivos, a volta do Direito Penal do Terror contra o inimigo. Caminhamos eliminando Direitos Fundamentais consagrados na nossa Carga Magna.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Assaltantes do BB de Lagoa Real continuam em fuga pela caatinga
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 15:47

Ainda não há pistas sobre os cinco homens que assaltaram a agência do Banco do Brasil de Lagoa Real, no sudoeste do Estado, a 731 km de Salvador, por volta do meio-dia dessa terça-feira, 1º. Os bandidos fugiram levando as fitas do circuito interno de TV da agência e uma quantia ainda não divulgada. De acordo com as polícias civil e militar eles devem ter entrado numa área de caatinga, entre os municípios de Guanambi e Caetité.

Duas equipes do Grupo de Apoio Tático (GAT), de Vitória da Conquista, e outras duas do Comando de Operações Especiais (COE), de Salvador, foram deslocadas para a região. Os policiais vasculham fazendas e sítios, conforme informações do coordenador da 10ª Coorpin, delegado Odilson Pereira. As buscas contam com reforço da Companhia de Ações Especiais e Gerais (Caesg) e um grupamento especial em buscas na caatinga, também da Polícia Militar. Este foi o segundo assalto à mesma agência bancária em menos de sete meses.

O grupo chegou disparando revólveres, pistolas e escopetas. As marcas das balas ficaram nas paredes das casas residenciais e comerciais e no banco. “Foi tiro pra todo lado e só se via o povo correndo”, contou o estudante Eduardo Rios. Assim que renderam os vigilantes, tomando suas armas, o bando saqueou todos os caixas e fugiu, levando como reféns o gerente, Adilson Aguiar de Azevedo, dois seguranças e dois clientes. Mais tarde, os assaltantes libertaram os reféns, que não sofreram violência física.

 
 
O MEU PÓLO NORTE
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 15:40

Por Luciano Pires*

Enquanto você lê este texto, estou em Murmansk, na Rússia, a bordo do “Fifty Years of Victory”, o maior navio quebra-gelos do mundo. Um navio nuclear russo. Faço parte de uma turma que terá o privilégio de ir até o Pólo Norte. Não, você leu certo: estou indo para o Pólo Norte, aquele lugar longe de tudo, gelado, inóspito, desabitado, a casa dos ursos polares, que fica no topo do mundo... Terei a oportunidade única de comemorar meu aniversário dentro do círculo polar ártico. Que chique!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR EAD 2008/3 da ULBRA
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 15:36

Universidade oferece seis cursos de graduação

Sexta feita (04/07) encerra o prazo para inscrições no processo seletivo para seus cursos do Ensino a Distância (EAD). O vestibular 2008/3 é voltado a cursos de graduação em todo o território nacional. A prova que seleciona os candidatos acontece no domingo (06/07), será uma redação.

Na graduação são ofertados seis cursos, Letras, Pedagogia, Administração, Ciências Sociais-Licenciatura e Serviço Social. Os cursos são ministrados através de vídeo-aula e um encontro presencial semanal. O aluno recebe o material didático e DVD’s para realizar seus estudos. Cada módulo, que dura o período de três meses, é formado por três disciplinas. A lista completa dos cursos, pólos e POP’s em todo o Brasil, e as orientações para as inscrições estão no site da ULBRA - www.ulbra.br/ead. Mais informações pelos telefones 0800 642 6363 ou 0800 051 4131.

 
 
FAPESP anuncia BIOEN, programa de pesquisa em bioenergia
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 15:33

Iniciativa começa com investimentos de R$ 73 milhões em projetos para o avanço do conhecimento sobre cana-de-açúcar e produção de etanol

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, lança no próximo dia 3 de julho o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia – BIOEN. O Programa apoiará a pesquisa, básica e aplicada, sobre biocombustíveis, criando conhecimento fundamental para a produção sustentável e aplicações baseadas principalmente em etanol de cana-de-açúcar. O BIOEN inclui pesquisa acadêmica básica e pesquisa aplicada em colaboração entre universidades e empresas. Na mesma data serão anunciadas três Chamadas de Propostas de Pesquisa do BIOEN, no valor total de R$ 73 milhões, que somam diferentes esforços para pesquisa em biocombust&i acute;veis.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Deputados querem que TSE retire resolução que restringe campanha eleitoral pela Internet
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 08:42

Em audiência pública realizada nesta terça-feira na Câmara dos Deputados, os parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática defenderam a anulação da resolução do Tribunal Superior Eleitoral que restringe a campanha política pela Internet. Os deputados consideraram a decisão do TSE "um erro".

"Temos que pedir que o Tribunal retire essa resolução, que corrija o erro que está cometendo e a dúvida que está causando na sociedade brasileira. Ele está causando uma insegurança enorme no meio digital e não lhe cabe fazer isso", disse o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CLIMA FERVENTE
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 08:35

Por Luciano Pires*

As conseqüências do aquecimento global aparecem no Ártico como em nenhum outro lugar no mundo. A diminuição da camada de gelo que cobre o oceano é visível, com conseqüências sobre a fauna da região e sobre nosso futuro. Foi isso que vi em minha viagem ao Pólo Norte. Um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas divulgado em 2007 pintou um quadro sombrio para o futuro da humanidade, com fome e falta d´água. E a mídia fez a festa do apocalipse, com capas e mais capas, reportagens e mais reportagens. Mas a discussão sobre o aquecimento global deixou de ser, há muito tempo, uma discussão científica. Virou puramente ideológica.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O NOSSO MUNDO ERA CARIOCA
comente imprima
:Publicado em 02/07/2008, às 08:26

Por Francisco Silva*

A década de 70 para nós que tem entre quarenta e cinco e cinqüenta e cinco anos, foi para nós conquistenses, marcada pela moda carioca; seja pela penetração que tinha a Rádio Globo em nossos lares, ou a Rádio Nacional, a Super Rádio Tupy bem como, a recém inaugurada TV Globo que fazia contraponto à paulista TV Tupy. A década de 60 já era carregada por essa simpatia que todos os conquistenses tinham pelas coisas da Cidade Maravilhosa. A Cidade do Rio de Janeiro parecia exercer sobre nós mais que em qualquer outro baiano ou brasileiro um fascínio inigualável, o Rio parecia ser o centro do mundo para nós.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Enfim o novo
01/07/2008 : 08:08
Duração: 08'14''

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 21:01

Por Paulo Pires*

O melhor candidato e o Bar de Osório

A partir de hoje Vitória da Conquista tem definidos os nomes dos pleiteantes a Prefeitura Municipal. São três nomes muito bons. Tenho por eles uma admiração enorme. Diria que me encontro numa encruzilhada. Estou acabrunhado. Só tenho um voto. Se pudesse votaria nos três. Ah, como é bom votar! O único defeito do voto é esse: a gente só pode votar em um. Conquista, neste sentido, está bem servida. Como a justiça eleitoral não permite comentários a respeito dos pleiteantes (êta democracia castradora!), evito falar do perfil de cada um.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Em busca do tempo perdido
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 20:56

Por Luiz Gonzaga Bertelli*

O tempo pode ser encarado como o mitológico titã Cronos que devora os próprios filhos no quadro do pintor espanhol Goya ou como a substância flexível dos relógios derretidos de Dali. Hoje, quando um mero deslocamento de carro pode consumir horas úteis da vida do paulistano, a habilidade de domar o tempo é mais do que necessária, especialmente aos jovens. Portanto, é melhor adotar o conceito de Dali.

O dia só tem 24 horas. A frase soa um tanto como clichê, mas guarda sua sabedoria. A questão, no fim, é de aritmética. Uma hora de trânsito para ir à escola. Seis horas de estágio. Quatro passadas dentro da sala de aula. Uma hora de almoço, outra para voltar para casa e oito para dormir. Sobram então preciosos 180 minutos para ler o livro que cairá na prova, estudar um novo idioma, fazer um curso de informática, responder e-mails, namorar ou para aprender a contornar as armadilhas do tempo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
VOTAR um direito soberano e independente!
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 20:50

Por Esequiel Sena*

Nesta eleição, mais do que nas anteriores, o exercício da cidadania, mediante o voto, deve acontecer de forma bem mais consciente. Os lastimáveis episódios veiculados pela grande imprensa, no plano federal, serviram de alerta ao cidadão eleitor. Assim, os candidatos hoje em dia devem ter mais cuidado com as promessas e priorizar os interesses do município que tragam benefícios às pessoas, como: emprego, saúde, bem estar, lazer, etc., jamais prometer o que não podem cumprir, pois o eleitor está bem mais informado e seguro da sua decisão. Os candidatos devem merecer o apoio e o voto por seus planos de governo, compromissos e atitudes, independente do partido a que estejam vinculados. Contudo, é importante frisar que para uma avaliação mais consciente o eleitor precisa conhecer mais detalhadamente a proposta de cada candidato.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Em julho, 64 municípios festejam autonomia política
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 18:00

Passado o São João, em Julho é a vez de 64 municípios baianos festejarem suas emancipações políticas. Quem abre o calendário de aniversariantes são as cidades de Antônio Gonçalves (46 anos), Angical (120 anos) e Cândido Sales (46 anos), todos no dia 5 de julho. Este último, adquiriu autonomia em 1962, desligando-se do município de Vitória da Conquista. No início do povoado, o local chamava-se “Nova Conquista” e teve o seu desenvolvimento acelerado com a construção da Rodovia Federal Rio-Bahia, sobretudo com a construção da ponte sobre o Rio Pardo, que margeia o município. O nome Cândido Sales é uma homenagem a um antigo proprietário de terras da região onde se formou a localidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Operação da PF combate comércio ilegal na BA, DF e mais 8 estados
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 17:51

A Bahia está entre os nove estados onde está sendo realizada a “Operação I-COMMERCE 2”, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira, 1º, para combater o comércio ilegal de obras áudios-visuais e programas de computador pela internet. A Operação é realizada também no Distrito Federal. Segundo informações da assessoria de imprensa da PF, além da Bahia e do DF, serão cumpridos 49 mandados de busca e apreensão também em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Piauí e Rondônia. O trabalho vai contar 200 policiais federais. Na Bahia, a equipe de agentes já está nas ruas.

A Polícia deflagrou a operação a partir de representações encaminhadas por associações protetoras de direitos autorais ao Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNPC), órgão instituído no âmbito do Ministério de Justiça – MJ. Conforme investigações da PF, estavam sendo realizadas comercializações, por meio da rede mundial de computadores, produtos intelectuais contrafeitos, de origem nacional e estrangeira, dentre eles: aplicativos, games, músicas, filmes e seriados. Por ser crime de natureza permanente, as buscas podem acarretar em prisões em flagrante e os investigados deverão responderão pelo delito de violação de direito autoral previsto no Código Penal. Os indiciados poderão responder também por crime previsto na lei de proteção a direitos autorais de software e podem ficar detidos por até quatro anos.

 
 
Parlamentares em campanha eleitoral
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 17:47

Ao todo, 80 deputados e três senadores concorrerão a prefeito. Outros quatro congressistas disputarão como vice

Em apenas dois meses, o tradicional afunilamento provocado pela proximidade do calendário eleitoral reduziu de 114 para 84 o número de deputados que pretendem concorrer nas eleições municipais deste ano. Após três semanas de debates, as convenções partidárias, encerradas ontem (30), resultaram na candidatura a prefeito de três senadores e 80 deputados. Outros quatro parlamentares com assento na Câmara participarão da corrida eleitoral na condição de vice. Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Congresso em Foco nos gabinetes dos congressistas e das lideranças partidárias.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Traficantes declaram guerra e caçam policiais
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 17:44

Por pouco o número de policiais militares assassinados em Salvador e região metropolitana não aumentou. O PM Nicolau Fernandes Santos, 34 anos, foi atingido por um tiro, de raspão, na cabeça, e outro no abdomen, na madrugada de ontem, na Rua Dois Leões, na Avenida Barros Reis. Ele foi alvejado por um traficante do bairro da Cidade Nova, conhecido como Ramon que, informado da presença do policial no bairro empreendeu uma caçada para matá-lo. A ação ousada do bandido é mais uma demonstração de que assaltantes e traficantes de Salvador declararam guerra à polícia, tendo como alvo preferencial os soldados da Polícia Militar. Nicolau Fernandes mudou-se a pouco tempo para uma das ruas transversais da Barros Reis, que dá acesso para a Cidade Nova, bairro que é dominado por traficante Ramon. Até ontem 21 homens da Polícia Militar foram mortos por bandidos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Correios entram em greve a partir de hoje em todo o país
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 17:40

Os funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) decidiram, em assembléia realizada na segunda-feira, entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira em todo o país. Segundo o diretor do sindicato que representa a categoria, Wagner Nascimento, são 108 mil trabalhadores no país. Desse total, 35 mil somente em São Paulo. "Esperamos uma adesão de 70%, afirmou o sindicalista.

A categoria reivindica o cumprimento de um termo de compromisso assinado, em novembro de 2007, pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e pelo presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio. Os funcionários, que já paralisaram suas atividades no final do primeiro trimestres deste ano, querem um adicional de periculosidade equivalente a 30% do salário por mês, aumento no percentual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e a implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Hoje, será realizada uma nova assembléia da categoria na Praça da Sé, no centro de São Paulo. Os trabalhadores da capital paulista vão decidir se participam ou não do movimento.

 
 
Governador responde a denúncia do Sindicato
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 08:24

Por Júnior Patente imprensa@bancarios.com.br

O assalto à agência do Banco do Brasil, ocorrido no último dia 5 de maio, na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, deixou o município apavorado. Homens fortemente armados realizaram a ação sem ser incomodados, afinal, apesar de ser uma cidade turística, o município (com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes) dispõe de uma força policial modesta, formada por um sargento e dois soldados.

Preocupado com essa situação, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região enviou denúncia e pedido de providências ao Governo do Estado e naquela oportunidade, o presidente do Sindicato dos Bancários, Delson Coelho já afirmava "que é necessário investir em um serviço de inteligência, que possibilite, através de um processo investigatório eficiente, a localização destas quadrilhas que tem tirado a tranqüilidade da sociedade baiana".

Em resposta a denúncia, o Governador do Estado, Jaques Vagner enviou correspondência ao Sindicato dos Bancários, informando que pediu providências ao Secretário de Segurança Pública, Antonio César Nunes. Também do Gabinete do Secretário de Segurança Pública chegou correspondência registrando o recebimento da reivindicação firmando o compromisso de tomar as devidas providência para melhorar a segurança no estado da Bahia. O Sindicato espera que as medidas sejam tomadas, não só no que se refere à Rio de Contas, mas, em todas as cidades do interior que vivem desprotegidas, à mercê da ação de marginais.

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 08:16

Por Paulo Pires*

Sete Sábios do interior de Conquista

O assunto sobre os nossos sábios despertou tanto interesse que resolvi fazer uma lista inicial - tipo balão de ensaio - dos Sete Sábios do interior de Conquista. Não adotei critérios científicos para a sua elaboração. Critérios científicos seriam aqueles baseados na História, na Sociologia, na Psicologia, na Antropologia, na Literatura, na Cultura Geral e por aí afora. Dispensei pesquisas de campo, questionários, entrevistas, escalas de atitude e/ou outros instrumentos de mensuração. Recusei tudo isso e tomei como base informações orais – confiáveis - sobre a nossa catingueirada. Um dos consultores foi Hidelbrando Oliveira, profundo conhecedor do assunto. Acrescento que expoentes de nossa cultura interiorana como Humberto Flores, José William de Oliveira Nunes e José Pedral Sampaio não foram consultados. Isto, por certo, promoverá dúvidas quanto à minha lista. De uma coisa, porém, podem estar certos, os catingueiros mencionados correm até o risco de não fazer parte de sua lista ou desagradar a de tantos outros, mas que são inteligentes, disso não há dúvida.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Ex-PM de São Paulo é preso com cocaína
comente imprima
:Publicado em 01/07/2008, às 08:12

Polícia Civil de Vitória da Conquista prendeu, em flagrante, um ex-PM do Estado de São Paulo, portando grande quantidade de cocaína escondida em seu veículo. EXTRA: Polícia incinera cocaína apreendida nas operações dos últimos meses.

 
 
SEM LEGISLAÇÃO, POLÍTICOS SE VOLTAM PARA INTERNET
comente imprima
:Publicado em 30/06/2008, às 07:31

Na última quarta-feira (25), durante o seminário "A influência da Internet nas Campanhas Políticas", em Brasília, o publicitário e editor do Painel Brasil TV, Sérgio Diniz, debateu o espaço que a internet vem conquistando no marketing político brasileiro, retratando que há, ainda, um preconceito do meio publicitário em relação a ferramenta. Para Diniz, a internet pode ser o grande diferencial das campanhas com baixo orçamento. "Na internet é possível fazer uma campanha com recursos muito baixos, quase que insignificantes diante dos custos da produção de TV", explicou Diniz.

Apesar da aposta de crescimento do uso deste espaço, Diniz acredita que somente nas eleições presidenciais de 2010 será possível verificar uma performance melhor e maior da internet nas campanhas. Ele afirmou, ainda, que só agora a ferramenta tem ganhado espaço nas agências de publicidade, devido ao preconceito e receio que o meio publicitário tinha, mas o cenário vem se modificando com a criação de departamentos de online nestas organizações. Outro aspecto destacado por Diniz como favorável a essa ferramenta é que a legislação eleitoral brasileira ainda não regra o seu uso por políticos. As intervenções sobre materiais disponíveis na rede mundial de computadores só ocorre quando o candidato ultrapassa a regra do bom senso e, antes mesmo do início da campanha, utiliza peças de fato eleitoreiras e não de marketing pessoal como indicam os profissionais que atuam nesta área.

 
 
CUIDADO AO SE TRANSFORMAR EM GENRO OU NORA!
comente imprima
:Publicado em 30/06/2008, às 07:20

Por Francisco Silva*

Nos nossos idos tempos da desinformação, quase sempre tornávamos presa fácil de lindas garotas, bem como, as garotas tornavam-se também presa dos sarados garotões da época. Nossos pais, sobre esse assunto pouco ou nada nos passavam de informação. Mas, qual assunto e qual informação nos era sonegada por nossos pais a respeito dos nossos namoros e noivados e futuros casamentos? – Sobre a nossa nova aquisição familiar: A Sogra! O Sogro também faz parte! Cunhados e cunhadas são contrapeso nesse novo relacionamento familiar.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: A mula é manca, porém ainda assim querem rosetar
30/06/2008 : 09:34
Duração: 07'00''

 
 
Ministro libera o deputado federal Rogério Marinho (PSB-RN) de multa por propaganda irregular
comente imprima
:Publicado em 29/06/2008, às 10:58

O ministro Caputo Bastos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou de multa o deputado federal Rogério Marinho (PSB-RN) e o candidato a deputado estadual nas eleições 2006 Sargento Siqueira (PV-RN). Eles foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de fazer propaganda eleitoral irregular. De acordo com a denúncia, os dois teriam fixado placas em caminhão tipo trio-elétrico que ficou estacionado durante aproximadamente 15 dias em local de grande circulação. O juiz auxiliar avaliou que a acusação feita pelo MPE era procedente e determinou a aplicação de multa. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). O TRE avaliou que a utilização de veículo de grandes proporções viola a Lei das Eleições ( Lei 9.504/97).

Os dois então recorreram ao TSE sob alegação de que a decisão do Tribunal Regional vai contra o que determina a Constituição. Ao decidir o caso, o ministro Caputo Bastos, relator do processo, lembrou que nas eleições de 2006 essa questão ainda não tinha sido regulamentada pelo TSE. Para o relator, o Tribunal analisou apenas casos de propaganda eleitoral mediante placas. “Não há como se entender configurado outdoor no que tange a banners fixados em caminhão, conforme ocorreu no caso em análise”, afirmou o ministro em sua decisão.

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 29/06/2008, às 10:54

nome: JOSE MARIA CAIRES
email: zemaria@maxtour.com.br
cidade: DOM BASILIO

comentário: Paulo Nunes, Sou visitante assiduo do seu BLOG, acho de boa qualidade, mas sobretudo os colunistas relacionados, todos de relevância e importância incontestavel no campo literário e com certeza engrandecem seu BLOG.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Saiu o Roto, ficaram os esfarrapados
28/06/2008 : 07:54
Duração: 06'05''

 
 
Assembléia ainda não votou a LDO
comente imprima
:Publicado em 28/06/2008, às 18:18

Fato inédito na atual legislatura, em dois dias seguidos - as últimas quarta e quinta-feiras - não houve sessão na Assembléia Legislativa, que se prepara para votar, possivelmente na próxima terça, em segundo turno, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sem cuja aprovação a Casa não entra no recesso de meio de ano. Para o líder da oposição, Gildásio Penedo (DEM), o esvaziamento é uma estratégia do governo para não discutir nem votar o plano de cargos de salários dos servidores do Poder Judiciário, que justamente por isso estão em greve há cerca de dez dias.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Manchete das revistas desta semana
comente imprima
:Publicado em 28/06/2008, às 18:13

Veja

Caça aos "fichas-sujas"
Há três semanas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem travando uma batalha com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para decidir se os candidatos que respondem a processos na Justiça podem ou não disputar eleições. O TSE, baseado no princípio constitucional de que todos são inocentes até o julgamento em última instância, defende a idéia de que os que não têm condenação definitiva podem, sim, concorrer.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Trabalho e religião andam juntos?
comente imprima
:Publicado em 28/06/2008, às 07:58

Por Marcos Spalding*

O universo corporativo impõe um alto grau de competitividade e profissionais cada vez mais agressivos, no sentido de usar todos os recursos disponíveis para conquistar e fidelizar clientes. Diante de tantas metas a cumprir quando se quer crescer profissionalmente, parece não fazer sentido falar de religião. Mas, é justamente aí que muita gente tem feito a diferença.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 27/06/2008, às 15:28

nome: Pedro Rachão
email: pedrorachao@gmail.com
profissao: Professor
assunto:
Comentário ao recado do companheiro Wilton L. Brito

comentário: Wiltinho, meu filho, acho que você tem plena razão quando afirma que o governo de seu guru foi apenas "bom". Entendo, porém, que dispondo dos recursos que ele tinha disponível, ele teria obrigação de fazer um excelente governo. Quanto aos prêmios, meu estimado companheiro, só psso dizer que aquele prefeito de Camaçari que foi preso por fraude foi recentemente premiado. Portanto isso não quer dizer nada. Sei que deve ser duro para você ter que reconhecer que seu mestre não é essa "coca-cola" toda que quer se fazer parecer. Como administrador, Zé Raimundo mostrou bem mais que ele e, como político, Waldenor dá de dez a zero no seu introspecto e egocêntrico guru. Porém, o PT deve ter todo o cuidado para que esse "cigano partidário" não transforme a reluzente estrela do PT em candeeiro. E isso ele já está conseguindo fazer com o PV, com o PC do B e com os outros. Meu caro Wiltinho, lembre-se: contra faos não há argumentos. Quanto ao ciúme, não sei de onde você tirou isso, pois não sou casado nem com você nem com seu guru. Deus me livre disso! Meu ramo é mulher!

 
 
Ayres Britto: lista de gestores irregulares é "essencial"
comente imprima
:Publicado em 27/06/2008, às 08:11

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que a “lista-negra” com informações sobre gestores públicos com pendências fiscais pode ajudar a corte no julgamento de impugnação de candidaturas para as eleições municipais deste ano. Hoje (26), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues, entregou Ayres Britto uma lista com informações sobre mais de 3.000 gestores (ministros, prefeitos e secretários estaduais, entre outros) que têm contas públicas consideradas irregulares pelo órgão.

Veja a relação das 3.178 autoridades com contas rejeitadas.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
São Carlos: uma cidade e seus poetas
comente imprima
:Publicado em 27/06/2008, às 08:06

Por Paulo Nathanael Pereira de Souza*

Vez por outra, e a propósito não sei de que, aflora-me à superfície da memória uma reminiscência, que jazia adormecida, lá no fundo, e que vem à tona para me lembra dos tempos heróicos de minha adolescência, toda ela passada naquela cidade montanha-russa, que, ainda hoje, ostenta o abençoado nome de São Carlos do Pinhal. Ademais das colinas sucessivas, que serviam, e ainda servem, de base ao traçado das ruas e das praças, essa São Carlos, que traz no nome a pista histórica sobre seu fundador, o Conde do Pinhal, arrodeou-se para sempre de um clima excepcional, nem quente, nem frio, a lhe dar, por todo o ano, aquele toque de europeísmo, que lhe afivelava nas faces o charme de uma alma urbana de exceção: acolhedora, hospitaleira e multicolorida.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
TSE decide que entrevista com candidatos não é propaganda eleitoral antecipada
comente imprima
:Publicado em 27/06/2008, às 08:00

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na sessão desta quinta-feira, por 6 votos a 1, a proposta que permite que candidatos e pré-candidatos às eleições municipais dêem entrevistas jornalísticas, participem de debates e encontros antes do dia 6 de julho, quando começa a propaganda eleitoral. Com a mudança, os entrevistados podem falar sobre suas propostas de governo sem que as entrevistas sejam consideradas propaganda eleitoral antecipada.

A proposta é do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, que substitui o artigo 24 da Resolução 22.718, que permitia aos pré-candidatos darem entrevista antes do período de campanha "desde que não exponham propostas de campanha".

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Greve no Fórum de Conquista deve continuar
comente imprima
:Publicado em 27/06/2008, às 07:57

Na busca de melhores salários, serventuários do Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, decidiram na assembléia de hoje manter a greve, que já dura 10 dias

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Um roto e dois esfarrapados
26/06/2008 : 08:29
Duração: 15'39''

 
 
Primeira arma não letal utilizada pela segurança privada será lançada em Curitiba
comente imprima
:Publicado em 26/06/2008, às 08:48

A Gocil Segurança será a primeira empresa de segurança patrimonial privada a ter equipes treinadas e habilitadas ao uso de arma não letal no Brasil

No dia 27 de junho, a cidade de Curitiba será sede de um lançamento inédito na área de segurança. A Gocil, uma das maiores empresas de segurança do país, trará ao público a primeira arma não letal a ser utilizada em segurança patrimonial. A empresa foi a primeira a protocolar a autorização de exportação do equipamento junto aos órgãos do governo americano. A apresentação da arma ocorrerá no Security Experience, que será realizado no Hotel Bourbon - referência em hotelaria e convenções da cidade – pela Gocil, e contará com uma programação especial para profissionais do mercado de segurança.

Além do lançamento inédito, figuras importantes na área de segurança privada estarão no evento, o Cel. PM Antonio Carlos Biagioni que falará sobre Técnicas de Segurança Moderna e o diretor da Kroll do Brasil, Dr. Laurence Casagrande Lourenço responsável pelo tema Fraudes Corporativas. Os especialistas vão expor a atual situação da segurança no país e considerar a participação da segurança privada dentro deste contexto.

O Security Experience também trará o que há de mais moderno na área, os convidados poderão interagir com as centrais de monitoramento de São Paulo por meio de uma “security conferência”, com links ao vivo, que possibilitará o contato direto com os operadores. O evento conta também com uma estrutura que comporta seis telas de cinqüenta polegadas, duas vitrines com exposição de produtos de segurança eletrônica (câmeras especiais, sensores e sistemas de GPS), além de uma simulação, onde será possível, de Curitiba simular a movimentação de câmeras em São Paulo. Com a iniciativa, a Gocil Segurança solidifica uma de suas prioridades, levar inovação, informação e qualificação aos profissionais que atuam na área de segurança. O Security Experience ocorre no dia 27/06/2008, às 18h30 no Bourbon Curitiba Convention Hotel, Rua Cândido Lopes, 102 – Centro – Curitiba.

 
 
A INIGUALÁVEL FEIRA DO ROLO DO BAIRRO BRASIL
comente imprima
:Publicado em 26/06/2008, às 08:43

Por Ezequiel Sena

Quem ainda não conhece seria interessante dar uma espiada na grande reunião de pessoas que todos os domingos marcam presença na rua que fica ao lado do Colégio Paulo VI – Bairro Brasil, após o Seminário Nossa Senhora de Fátima, a propalada Feira do Rolo. Antes ela funcionava dentro da antiga feirinha, com a reforma do mercado municipal foi deslocada para aquele local.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 26/06/2008, às 08:41

nome: Diêgo Gomes
email: dgomesrocha@yahoo.com.br
profissao: Estudante
assunto:
Eleições em Conquista

comentário: Paulo, creio que o Herzém Gusmão não é um candidato da oposição, mas sim, café com leite. Não existe espanto em chamá-lo assim. Isso porque há menos de seis meses era Zé Raimundo na prefeitura e Guilherme mandando em tudo. Herzém queria, nos bastidores, uma possível aliança com o PT de Guilherme, entretanto o petista não o quis. A partir desse desentendimento político, começou uma execração contra, o agora ex-aliado. Foi assim com o Coriolano Sales e foi assim com o Pedral Sampaio. Sem entrar no mérito em relação a cada um. O candidato tucano apoiava e continua apoiando o governo petista de Zé Raimundo. Talvez seja pura e simplesmente birra a sua candidatura, pelo fato do petista mor não tê-lo aceitado na chapa. , Isso o faz como candidato café com leite! Não era bem da oposição, mas também como se viu não era muito da situação. Nem todos os partidarios do governo municipal gostava dele. Um pensador disse uma vez o seguinte em relação a política: "ninguém é candidato de si mesmo em uma eleição". O radialista até ontem era esse candidato, todavia conseguiu o apoio de dois partidos (PTB e PPS), com inexpressiva representatividade política na cidade, a excessão é claro do ex-prefeito Pedral Sampaio (PPS), mas que lhe garante preciosos minutos na televisão. E, a partir desse fato deixou de ser candidato de si mesmo. Um abraço e até mais.

 
 
GUILHERMOCRACIA OU GUILHERMOGRACINHA?
comente imprima
:Publicado em 26/06/2008, às 08:35

Por Pedro Rachão . Professor . pedrorachao@gmail.com

Há quem diga que a “Era Guilherme Menezes” originou-se da articulação e da eficiente militância do PT e dos partidos aliados. Quem afirma isso não está completamente errado nem, tampouco, completamente certo. Digo isso porque a primeira eleição de Guilherme contou com o precioso apoio da trágica e histórica aliança firmada entre o “Pedralismo” e o “Carlismo” que, infelizmente, não trouxe para o nosso Município os dividendos esperados, muito pelo contrário, junto com tal aliança, vieram alguns elementos que contribuíram para que aquela administração se transformasse numa lastimosa exceção na história política do incomparável José Pedral Sampaio (para quem conhece a trajetória política de Pedral sabe que tal aliança realmente deve ser considerada uma exceção).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 26/06/2008, às 08:31

nome: DILSON MARQUES
email: dilsonmarques59@hotmail.com
profissao: COMERCIANTE
assunto:
ANO POLÍTICO

comentário: CARO SENHOR PAULO NUNES COMO VAI ? SOU SEU OUVINTE DE MUITO TEMPO,GOSTO MUITO DE OUVI-LO POIS SINTO SINCERIDADE EM SUAS PALAVRAS E TAMBÉM APRECIO SEU JEITO FÁCIL DE FALAR, NO SEU PRIMEIRO PROGRAMA FUI UM DOS PRIMEIROS A LHE LIGAR.PAULO O QUE DIZER DO EMBARGO DAS OBRAS DO SENADOR MARCELO CRIVELA, ALEGARAM SER ANO POLÍTICO E A OBRA DA RIO BAHIA DO SENHOR JOSÉ RAIMUNDO FOI EM ANO DE QUE? FORTE ABRAÇO CONTINUE SEMPRE FIRME NOS SEUS COMENTÁRIOS. ABRAÇO.

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 25/06/2008, às 15:12

Por Paulo Pires*

Os sete sábios: da Grécia e de Conquista

Onde encontrar sabedoria? Ou, melhor, onde encontrar sábios? Seria possível fazer uma lista de pessoas sábias aqui em Conquista? O filósofo Platão, na velha Grécia, parece não ter tido muita dificuldade. Mas, e no Planalto Baiano, seria fácil? O grande filósofo foi extremamente feliz na sua lista. A prova disso é que até hoje ela continua propagada pelo mundo afora. Do mesmo modo, diria que é extremamente difícil fazer uma lista de pessoas ricas. Favor não confundir pessoas com grandes patrimônios com pessoas ricas. Estas últimas pertencem a uma categoria totalmente diferente das primeiras. O mesmo fenômeno ocorre no campo do conhecimento. Existem pessoas estudiosas, cultas, profundas (tenho pavor dessas) e o escambau. Mas o que me interessa são pessoas sábias.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 25/06/2008, às 15:04

nome: rafael alves de souza
email: rafik-rafa@hotmail.com
profissao: estudante
assunto:
cavalgada

comentário: Paulo tem como vc fala da I missa do cavaleiro e cavalgada de lagoa da visão que acontecera nos dias 12 e13 de julho de 2008 obrigado.

 
 
A LIXEIRA DO SÃO JOÃO
comente imprima
:Publicado em 25/06/2008, às 07:58

Por Jeremias Macário*

Um festival de atrações de bandas e sons eletrônicos com músicas e letras que beira à raia da lixeira da prostituição, do estímulo ao sexo fácil, nojento e putrefato, está conseguindo acabar com a tradição do São João. Além dos ritmos do axé music, do rock, da lambada e do pagode com suas guitarras elétricas que nada têm a ver com o forró, o baião, o xote e o xaxado, as crianças de dois a dez anos aprendem a cantar o “Chupa que é de uva” e “senta que é de menta”, sem contar o “beber até cair”.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A tecnologia a serviço do poder público
comente imprima
:Publicado em 25/06/2008, às 07:55

Por Fabian Rodrigues Caetano / Daniela Marcellino dos Santos*

A cena clássica da repartição pública em que o funcionário fica atrás do balcão de madeira, usando a máquina de escrever e o carimbo de protocolo, já é imagem do passado. Cada vez mais, o poder público investe no uso da informática como forma de agilizar, e melhorar, a prestação de serviços para a população. Mais que isso, a tecnologia, quando devidamente aplicada, significa também um importante avanço para a repartição, com destaque para o próprio servidor público que, livre de atividades burocráticas, passa a ter, inclusive, seu trabalho reconhecido.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 25/06/2008, às 07:51

nome: Gildasio amorim fernandes
email: gildasioamorimfernandes@gmail.com
profissao: jornalista e publicitário
assunto:
A melhor revista de Comunicação de Conquista

comentário: Prezado e estimado colega Jornalista e Comunicador - Radalista -, Paulo Nunes deixo os meus sinceros aplausos e elogios por oferecer para nossa cidade este site - blog - que de certa forma prenche a lacuna de um jornal escrito. Com a qualidade de o jornal hoje e do jornal o municipio, tão prestigiado e elogiado por todos desta cidade e da região. Parabéns meu irmão.

 
 
Ex-primeira-dama Ruth Cardoso morre em São Paulo
comente imprima
:Publicado em 25/06/2008, às 07:47

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça-feira, em São Paulo. As causas da morte não foram confirmadas. Ela havia recebido alta na segunda-feira (23) do hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista (região central de São Paulo). Segundo reportagem da Folha, a ex-primeira-dama foi internada após sentir fortes dores no peito.

Biografia -
Nascida em 1930 na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Ruth Correa Leite Cardoso foi professora de Antropologia e Ciência Política na USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em São Paulo. Casou-se com o então sociólogo Fernando Henrique Cardoso em 1953, com quem teve três filhos. Em 1972, consagrou-se doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Anos depois, concluiu pós-doutorado na Universidade de Columbia em Nova York e também foi professora em universidades americanas e inglesas.

Durante o mandado de FHC (1994-2002) fundou diversas ONGs com fins sociais, como o Comunitas, que combate a pobreza e a exclusão social. Atualmente, fazia parte do conselho diretor da organização. Também durante o mandato de FHC, dona Ruth, como era conhecida, foi membro fundadora da Alfabetização Solidária, organização que combate o analfabetismo no país. Entre seus cargos de destaque, presidiu o conselho assessor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre Mulher e Desenvolvimento, foi membro da junta diretiva da UN Foundation e da Comissão da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre as Dimensões Sociais da Globalização e da Comissão sobre a Globalização. Tornou-se uma das das principais referências sobre antropologia no país, tendo escrito diversos livros sobre temas relacionados, como juventude, violência e cidadania .

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Pedral não pode?
25/06/2008 : 07:43
Duração: 7'38''

 
 
Instáveis, mas unidos
comente imprima
:Publicado em 24/06/2008, às 09:31

Por Joilson Bergher

Vamos desembrulhar o pacote sem, entretanto, rasgar a bela embalagem que o encobre. A tarefa é banal, mas qualquer desatenção será mais do que suficiente para amassá-la ou mesmo inutilizá-la. A embalagem, pois, precisa ser mantida intacta. Comecemos a desatar os nós. Eles representam a intrincada relação PMDB-PT da Bahia. Ora se mostram mais frouxos, ora terrivelmente apertados, inflexíveis. Ora entram na casa do sem-jeito, ora são a solução de problemas que sequer existem.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Serigrafia Sign 2008 pretende atrair 45 mil visitantes em 4 dias de exposição
comente imprima
:Publicado em 24/06/2008, às 09:31

Serigrafia Sign, maior feira do segmento de comunicação visual, sinalização, serigrafia e impressão digital da América Latina, pretende atrair 45 mil visitantes em 4 dias de exposição O evento, que vai ocupar 26.325m² do Expo Center Norte, abrigará estandes de mais de 250 expositores, nesta que será sua maior edição

Galeria de Imagens
Acontece de 9 a 12 de julho, no Expo Center Norte, na capital paulista, a 18ª edição da Serigrafia Sign, feira que abrange os setores de comunicação visual, sinalização, impressão digital, serigrafia e brindes. Expositores nacionais e internacionais vão apresentar as mais modernas tecnologias, materiais, máquinas e equipamentos desenvolvidos para o segmento, nesta que promete ser a maior edição da feira já realizada até agora.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentários dos leitores
comente imprima
:Publicado em 24/06/2008, às 09:20

nome: Eliomae Santos de Oliveira
email: eliomardeoliveira1986@yahoo.com.br
Cidade: SAO PAULO

comentário: Pesso a voceis para mandar bjus para meu pai Jesulino franscisco de oliveira e minha mae Tereza dos santos dias meu sobrinho Fabiano e minha irma Mariaq reside aih na fazenda poco comprido no distrito de bate-pè. obrigado por tudo auardo um e-mail de vceis att:eliomar.

 
 
São Pedro: o primeiro Papa
comente imprima
:Publicado em 24/06/2008, às 09:12

Por Prof. Felipe Aquino*

A solenidade de S.Pedro e S.Paulo (29 de junho) é uma das mais antigas do ano litúrgico. Ao instituir a Igreja, a partir do Colégio dos Doze Apóstolos, Jesus o quis como um grupo estável e escolheu Pedro para chefiá-lo. A ele entregou as chaves do Reino dos Céus, sobre ele (e seus sucessores) edificou a Igreja, prometeu-lhe que as forças do inferno jamais a venceriam, e que tudo o que ele ligasse na terra seria também ligado no Céu. Há vinte séculos a História confirma essa verdade.

Há dois mil anos, Pedro e seus sucessores são a Cabeça visível da Igreja e sua Pedra de unidade, para manter a ordem e preservação da doutrina deixada por Cristo. Já no primeiro encontro que Jesus teve com Simão, "olhou fixo nos seus olhos" e mudou o seu nome para Pedro; para os judeus, isto era o indicativo de uma missão sagrada. "Tu és Pedro, serás chamado Kephas".

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
.
.
  Enquete
Você já ouviu o "Fala Conquista" na 87,9, com Paulo Nunes?

SIM
NÃO

Votar
resultado parcial...
 
.
.
.
.
.
.
  Recomende o Blog!
  Apoios
Hoje Pesquisas
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.
 
Arquivo:
11/06 - 23/06/2008 23/05 - 02/06/2008 09/05 - 15/05/2008 24/04 - 30/04/2008 11/04 - 15/04/2008 27/03 - 02/04/2008
03/06 - 11/06/2008 15/05 - 23/05/2008 01/05 - 08/05/2008 16/04 - 23/04/2008 03/04 - 10/04/2008 19/03 - 26/03/2008