.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Esequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
 
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem". Robert Musil em O Homem sem Qualidades
 
 
Vitória da Conquista cai diante do Itabuna
comente imprima
:Publicado em 18/08/2008, às 16:40

Eraldo Novais, do PSOL, foi o primeiro entrevistado da rodada de entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, patrocinada pela TV Sudoeste/Rede Bahia. Cada entrevista dura 5 minutos, com 30 segundos de acréscimo, e os temas das perguntas são escolhidos por sorteio.

 
 
AS EXPERIÊNCIAS DO PROFESSOR PARDAL
comente imprima
:Publicado em 18/08/2008, às 07:58

Por Francisco Silva*

Eu, particularmente, sou adepto às mudanças. Mas, há uma velha máxima no futebol que não admite mudanças: “time que está ganhando, não se muda”. É verdade que, o time do ECPP Vitória da Conquista, pode ter se prejudicado com essa inesperada paralisação do certame que ora participa; a falta de ritmo pode ter influenciado no seu desempenho, também a falta que os jogadores que vinham atuando em conjunto, tais como: Pantico, Amauri, Léo Macaé, Kleber, e Éder Silva, assim como o próprio Danilo e mais outros dois, tudo isso pode ser, sob o ponto de vista do torcedor menos atento aos detalhes da escalação do time, como sendo, uma fatalidade o time ter perdido em seus domínios, diante da sua torcida, para um Itabuna, que, no meu modesto ponto de vista, passou a ser franco atirador.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 18/08/2008, às 07:53

Por Paulo Pires*

Quando morre um grande: Dorival Caymmi

“Um bom lugar prá passear, Copacabana”. Eis aí um dos temas criados pelo grande Caymmi para homenagear o bairro onde morou boa parte de sua vida. O Brasil recebe com pesar a despedida do velho bardo. Ou rapsodo, como disse Assis Chateaubriand naqueles idos de 1938. Dorival, recém chegado ao Rio de Janeiro, estava no estúdio da Rádio Tupi fazendo um teste com Dermeval Costa Lino, quando o poderoso Assis Chateaubriand adentrou o ambiente. Dr. Assis, aos brados, como era do seu costume, procurava pelo Diretor artístico. Dermeval era o diretor e estava naquele momento ouvindo canções de um baiano que acabara de chegar.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Multidão de menos votados entra no jogo eleitoral
comente imprima
:Publicado em 18/08/2008, às 07:48

Longe vão os tempos em que entrar na política era um luxo de empresário, fazendeiro, médico e advogado. Uma listagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com as ocupações dos quase 380 mil brasileiros que concorrem a algum cargo em outubro revela que uma multidão de menos votados - quase nunca votados - decidiu entrar no jogo. São padeiros, vigilantes, manicures, garçons, motoboys, funileiros, frentistas de postos, faxineiros e dezenas de outras profissões - gente que os partidos sempre ignoraram e que procuraram as zonas eleitorais e preencheram uma ficha, em busca de uma vaga de prefeito, vice ou vereador nas 5.564 cidades brasileiras.

A lista de mais de 180 ocupações aparece quase integralmente entre os 15.331 concorrentes a prefeito. Ela inclui 10 barbeiros, 8 taxistas, 6 vigilantes, 24 motoristas particulares, 3 padeiros, 2 pescadores, 1 motoboy, 1 lavador de carros, l frentista de posto, 2 bailarinos e 1 cozinheiro. Mais 847 definiram sua ocupação no campo "outros". Já entre os 348.530 candidatos a vereador, há 558 motoboys. Ao lado deles, 83 lavadores de carro, 11 flanelinhas, 273 faxineiros, 199 garis, 36 coveiros e 60 catadores de recicláveis - o pessoal que recolhe papelão e madeira em lixeiras e caçambas, puxando uma carroça com a força dos braços. Essa babel de conquistados pela política formal tem ainda artista de circo, manicure, recepcionista, atendente de lanchonete e até guardador de carro. Diante de tanta variedade, o TSE não tem idéia do que fazem mais 39.624 cidadãos que se definiram como "outros".

 
 
Sondermann vence mais uma na Copa Webmotors Pick Up Racing
comente imprima
:Publicado em 18/08/2008, às 07:43

O líder do campeonato ficou mais próximo do título

Pela quarta vez na temporada, o topo do pódio na Copa Webmotors Pick Up Racing ficou em poder do paulista Gustavo Sondermann. Líder geral da competição, o piloto da equipe Gramacho Stédile (Chevrolet) ratificou essa condição ao vencer a quinta etapa da temporada, realizada neste domingo no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza (CE). Ele completou as 29 voltas em 40min25seg893, seguido por Felipe Lapenna (SP), da Full Time Competições (Chevrolet), com 40min28seg447. Aluízio Coelho, da Maino Racing (Mitsubishi), 40min36seg430, completou o pódio na terceira colocação. Na Super Turismo, que abriu a programação, venceram Vicente Paiva, na categoria A, e Rodrigo Frota, na B.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Plantão de Policia: Assalto a posto de gasolina
comente imprima
:Publicado em 17/08/2008, às 10:16

Por Beto Almeida

Aproximadamente por volta das 3:40 da madrugada, um indivíduo negro de aproximadamente 1.67m de altura em companhia de outros dois marginais, assaltaram o posto de gasolina “Laçador III” situado na Avenida Presidente Dutra no bairro da Patagônia. Devido o posto está fechado, rendeu o vigilante sob a mira de uma escopeta cal. 12 e conseguiram levar somente 2 baterias de um caminhão que estava estacionado naquele estabelecimento. A polícia já está no encalço dos meliantes.

Carro roubado
Na Rua Franklin Ferraz O Sr. Delano Brito Almeida teve seu carro, um Focus roubado, quando dois elementos portando arma de fogo o abordou e levou seu carro. Após o fato, a polícia foi acionada e em seguida encontraram o respectivo veículo abandonado nas proximidades. A Delegada de plantão Drª Jaqueline Ferraz, após os trâmites legais devolveu ao seu legítimo dono o veículo. Deu sorte. Mercado arrombado

Arrombamento
O Mercado Vitória situado na Urbis V teve sua porta arrombada e os vidros despedaçados, quando indivíduos levaram do interior de seu estabelecimento várias mercadorias e aproximadamente R$4.000.00 em cheques e espécie. Dr. Neuberto, assim que tomou conhecimento do caso colocou sua equipe em campo, no intuito de prender os infratores.

Taxista suspeito de envolvimento em assalto
Rafael Santana de Jesus foi vítima de um assalto nas proximidades no orfanato, quando dois indivíduos armados lhe renderam e subtraíram todos os objetos pessoais inclusive documentos e dinheiro. Após o assalto os meliantes entraram em um táxi de marca corsa, cor branca tendo como numeração final 7439.A polícia irá levantar a identidade do veículo, como também de seu proprietário no intuito de esclarecer o crime, como também saber se o motorista está envolvido no delito. Carcará - Deraldo L S Costa
.

 
 
MANCHETES DAS REVISTAS
comente imprima
:Publicado em 17/08/2008, às 10:07

Veja

Ação da Abin sob suspeita

Na segunda-feira da semana passada, após VEJA revelar que espiões monitoraram ilegalmente o Supremo Tribunal Federal e que o mesmo pode ter acontecido no Palácio do Planalto, o presidente Lula questionou o general Jorge Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, sobre a possível participação de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nessas ações. O general, a quem a Abin é subordinada, limitou-se a repetir ao presidente o que uma nota oficial da agência sustenta: se houve participação de espiões na Operação Satiagraha, na qual a Polícia Federal prendeu o banqueiro Daniel Dantas, ela aconteceu à revelia da cúpula. Lula não acreditou numa única palavra do que disse o general – nem podia. A PF está investigando o delegado responsável pelo caso, Protógenes Queiroz, assim como a extensão do envolvimento clandestino, perigoso e ilegal da Abin na operação. Sabe-se que, ao contrário do que o delegado informou, a ação dos espiões foi ampla, a ponto de terem escutado clandestinamente o que se falava no interior do gabinete do presidente do STF. Também produziram um vídeo em que aparece um suposto assessor do tribunal jantando com advogados do banqueiro.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Riberi faz a pole position da 5ª etapa da Copa Webmotors Pick Up Racing
comente imprima
:Publicado em 17/08/2008, às 10:00

Vencedor em Caruaru, o vice-líder sairá na frente em Fortaleza neste domingo. Ao seu lado estará o líder Sondermann

O paulista Thiago Riberi continua brilhando nas etapas do Nordeste da Copa Webmotors de Pick Up Racing. Após vencer a prova de Caruaru, no ultimo domingo, o piloto da Gramacho Stédile (Chevrolet) também se destacou no treino classificatório da quinta etapa, garantindo o melhor tempo para a largada deste domingo, a partir das 11h30 (40 minutos de duração), no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Fortaleza (CE). Riberi marcou o tempo de 1min14seg888, média horária de 144.21 km/h, conseguindo sua segunda pole position da temporada.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Corpo de Dorival Caymmi é velado no Rio
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 19:21

O cantor e compositor morreu em casa de falência múltipla dos órgãos. Os filhos e os amigos falam da importância da vida e da obra de Dorival Caymmi. Ele já foi enredo da Mangueira.

 
 
Uma análise sobre Ciências Sociais: faltam profissionais para o mercado de trabalho
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 16:31

Os cientistas sociais têm motivos de sobra para comemorar. Com um dos mercados que mais cresce nos últimos anos, o formando de Ciências Sociais é um dos poucos profissionais que tem emprego praticamente garantido, devido à demanda de vagas oferecidas. A ULBRA oferece este curso para todo o Brasil, na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
FRACASSO NAS OLIMPÍADAS
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 16:27

Por Jeremias Macário*

Em vez de o Brasil ficar brigando para sediar uma Olimpíada, deveria primeiro se estruturar para sair do amadorismo e se profissionalizar nos esportes. A participação brasileira nas Olimpíadas é pífia, vergonhosa e lastimável, se limitando a um punhado de medalhas de bronze que são festejadas com festas e estardalhaços. Estamos bronzeados. O fracasso não é tanto culpa dos atletas, mas desse esquema velho no qual os dirigentes do COB se tornaram vitalícios e se perpetuam no poder há mais de 20 ou 30 anos. Não é o caso de se questionar a falta de alma dos brasileiros.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Acelera Salvador
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 16:15

Com o slogan “Acelera Salvador” e defendendo a bandeira da construção de um autódromo na Capital Baiana, o irreverente piloto Erinaldo Matias, o Pernambuco está disputando uma das vagas na Câmara de Vereadores

Com o slogan “Acelera Salvador” e defendendo a bandeira da construção de um autódromo na Capital Baiana, o irreverente piloto Erinaldo Matias, o Pernambuco está disputando uma das vagas na Câmara de Vereadores. Para divulgar a campanha, neste domingo (17), Pernambuco promove uma carreata na Cidade Baixa com a saída marcada para as 8h30, em frente ao Clube do Saveiro, na Ribeira.

A carreata vai passar por algumas das principais ruas da Cidade Baixa, depois segue para a Avenida Suburbana, chegando até Periperi. “Além de ser um desejo antigos dos amantes do Automobilismo, um autódromo em Salvador deve gerar uma grande quantidade de postos de trabalho. Tanto especializado como mecânicos, ajudantes, pilotos, dirigentes e empresários, como também para prestadores de serviço e ambulantes”, acredita o piloto.

Segundo Pernambuco, além do autódromo, a sua candidatura também defende a bandeira da criação de curso profissionalizantes para jovens em situação de risco social. “A gente que circula por diversos bairros da cidade, pode verificar uma grande quantidade de jovens sem ocupação e, o que é pior ainda, sem qualificação para conseguir um trabalho. Temos que fazer algo para mudar este quadro”, acredita.
 
 
Dupla usa célula-tronco para produzir dente novo
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 08:18

Feito de pesquisadores paulistas foi obtido em ratos, usando células humanas Dentes cresceram em três meses na própria mandíbula do animal; objetivo agora é testar segurança da nova técnica em seres humanos

Criar um dente novo a partir de um velho, e ainda usando o famigerado siso, deverá ser viável em até uma década. Quem promete é uma dupla de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo. Os estudos realizados pelos dentistas Silvio e Mônica Duailibi no Departamento de Cirurgia Plástica da Unifesp ainda não são feitos em humanos, mas estão próximos disso. Por enquanto, o mais recente resultado científico da dupla, publicado neste mês no periódico "Journal of Dental Research", mostra que é viável fazer crescer dentes em ratos usando células-tronco adultas extraídas de um outro dente.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Camelo da ULBRA vira automóvel Punto
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 08:15

Fiat premia Universidade pelo desempenho em São Paulo

O Camelo virou Punto, que depois vai se tranformar em Avus. Essa metamorfose automotiva vai garantir a ULBRA a criação do primeiro automóvel 100% desenvolvido em uma Universidade brasileira. Tudo isso, porque mais uma vez a equipe do Laboratório de Engenharia Automotiva da Universidade é reconhecida por sua pesquisa em economia energética. A FIAT doou ao campus Canoas nessa semana um automóvel Punto como premiação pela conquista da Maratona de Eficiência Energética, realizada em São Paulo no ano passado. O automóvel vai se juntar ao Chevrolet Prisma (foto) recebido pela vitória em 2006 e também será utilizado para as aulas da graduação.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Best-seller "O Último Papa", de Luís Miguel Rocha, será lançado na Bienal, pela Ediouro
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 08:10

Trinta anos após a morte do Papa João Paulo I, autor português afirma ter documentos que provam seu assassinato. Luis Miguel Rocha estará no Brasil entre os dias 17 e 31 de agosto

O último PapaNo mês de agosto chega às livrarias, pela Ediouro, O Último Papa, do escritor português Luís Miguel Rocha. O livro narra a história da jornalista Sarah Monteiro, que recebe um pacote pelo correio com uma relação de nomes de personalidades e desconhecidos, inclusive o de seu pai, e algumas anotações em italiano. Antes mesmo que compreenda a importância destes documentos, Sarah se vê obrigada a lutar por sua vida, fugindo da CIA e da Loja Maçônica P2 (Propaganda Due), que querem eliminá-la para garantir que o mundo nunca saberá da conspiração que levou ao assassinato do Papa João Paulo I, em setembro de 1978, 33 dias após iniciar seu pontificado.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
AS AMAZONAS
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 08:06

Por Luciano Pires*

Existe uma lenda antiga que fala das Amazonas, uma tribo só de mulheres, bravas guerreiras, que viviam numa comunidade onde não existiam homens. Elas procuravam homens em outras tribos apenas para acasalar e procriar. Uma sociedade só de mulheres, já pensou?

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
COZINHA PRIMOR CHEGA A VITÓRIA DA CONQUISTA NESTE SÁBADO
comente imprima
:Publicado em 16/08/2008, às 08:02

Comemorando os 50 anos da marca Primor, o evento oferece atividades voltadas para a dona de casa e toda a família. Em Vitória da Conquista, a Cozinha Primor ficará montada na Praça Abdias Menezes, das 9h às 18

Neste sábado, 16 de agosto, chega a Vitória da Conquista a Cozinha Primor, ação itinerante promovida pela Bunge Alimentos, em comemoração aos 50 anos da marca Primor, que está percorrendo toda a região Nordeste, promovendo atividades voltadas para a dona de casa e toda a sua família. Em uma cozinha experimental completa, montada no interior de um caminhão, serão ministradas aulas de culinárias, em seis edições diárias. Durante os cursos, a consumidora poderá aprender a preparar receitas especiais, e receberá dicas sobre armazenamento e aproveitamento de alimentos, informações nutricionais, economia doméstica, etc. Ao final das aulas, cada participante recebe um caderno de anotações exclusivo, com algumas das receitas preparadas na ocasião.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Lei que estabelece guarda compartilhada está em vigor
comente imprima
:Publicado em 15/08/2008, às 11:00

Já está em vigor desde a quarta-feira (13) a Lei 11.698/08, que estabelece a guarda compartilhada dos filhos. Sancionada pelo presidente Lula no dia 13 de junho deste ano, a lei determina que pai e mãe vão dividir as decisões inerentes à criação de seus filhos, compartilhando direitos e deveres sobre eles. Anteriormente, estava reservado àquele que detém a guarda dos filhos o poder de decisão em questões de rotina da criança ou adolescente, como escola, horário de visitas e viagens. Agora, essas e outras decisões serão tomadas em consenso. Quando não houver esse entendimento, caberá ao juiz definir uma situação de neutralidade.

A guarda compartilhada pode ser estabelecida pelo juiz, quando não haja definição de responsabilidades, ou a pedido do próprio casal. Segundo a deputada Cida Diogo (PT-RJ), que relatou o projeto na Comissão de Seguridade Social e Família, e no próprio plenário da Câmara, o casal passará a “definir como seria melhor essa forma de contato” com a criança. “O outro [ex-cônjuge que não mora com o filho] não vai mais, agora, ter aquele horário fixo para visitar o seu filho. Ele vai poder conviver com seu filho: a hora em que ele tiver o desejo de matar a saudade, de dar um abraço, de pegar o filho para um passeio, de levar ou buscar na escola, ele vai pode fazer isso", explicou a petista.

 
 
PMs recebem novo treinamento
comente imprima
:Publicado em 15/08/2008, às 10:57

Policiais militares participam de um curso de capacitação em Conquista. O objetivo é evitar problemas entre a Polícia e a população.

 
 
Itabuna continua na disputa
comente imprima
:Publicado em 15/08/2008, às 10:54

O Azulino grapiúna confirmou neste quinta-feira, 14, no STJD, sua vaga para a segunda fase da Série C. Dentro de campo, foi o Sergipe que se classificou, mas, por ter utilizado irregularmente o volante Chicão, na partida derradeira da etapa inicial, contra o Vitória da Conquista, perdeu 6 pontos e está fora da briga pelo acesso. Depois de perder em primeira instância, no STJD, o Sergipe entrou com um recurso no Tribunal Pleno e foi derrotado, mais uma vez. Por cinco votos a um, a decisão de punir o clube de Aracaju foi mantida pela entidade.

Assim, o duelo entre os representantes baianos na Série C – Vitória da Conquista e Itabuna –, que deveria ter acontecido na semana passada, foi remarcado para este domingo, às 16 horas, no Lomanto Júnior. Simultaneamente, em Alagoas, enfrentam-se os outros dois do Grupo 20, ASA e Confiança . Até o momento, apenas um jogo da chave foi realizado. Em Aracaju, Confiança e Conquista empataram em 3 a 3.

 
 
MEC dá nota máxima para Gestão Imobiliária
comente imprima
:Publicado em 15/08/2008, às 10:50

Curso presencial deverá ser ofertado no próximo vestibular

O Curso Superior de Gestão Imobiliária da ULBRA (presencial) recebeu nota máxima na avaliação do MEC. As professoras Maria Dora Temoche e Andreia Bernardes, da comissão de avaliadores do ministério, estiveram no campus Canoas verificando a qualidade da graduação oferecida. No final, o reconhecimento de um trabalho conjunto que é realizado diariamente na Universidade, que deve se refletir no próximo vestibular de verão quando o curso voltará a ser ofertado. Leia abaixo a entrevista com a coordenadora da graduação, Maria de Lourdes Moura.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Temores dos estudantes
comente imprima
:Publicado em 15/08/2008, às 10:42

Por Luiz Gonzaga Bertelli*

O CIEE perguntou a 11 mil jovens que entraram ou estão prestes a entrar em uma faculdade: qual é o seu maior medo? O topo do ranking foi ocupado pela hipótese de descoberta tardia de erro na escolha de carreira, logo seguida pelo temor de uma eventual dificuldade financeira que levasse ao abandono da escola. Aliás, a não conclusão do curso vem em terceiro lugar, empatada com a impossibilidade de conciliar as responsabilidades da escola com trabalho e lazer.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Combatente é quem tem honra
14/08/2008 : 07:55
Duração: 10'57''

 
 
Ao vivo, repórter é atingida por tiro em cidade da Geórgia
comente imprima
:Publicado em 14/08/2008, às 19:30

Reportagem da agência Reuters mostra momento em que jornalista de TV estatal da Geórgia é atingida por um disparo de arma de fogo no braço esquerdo.

 
 
FERIDAS ABERTAS
comente imprima
:Publicado em 14/08/2008, às 19:24

Por Jeremias Macário*

Mais de 20 anos se passaram e as feridas da ditadura, sangradas nos porões das torturas, continuam abertas. Para se falar delas, os governos e as instituições da sociedade, muitas delas dirigidas por vítimas do tempo de chumbo, fazem rodeios, se melindram e andam como se estivessem pisando em ovos. Como explicar todo esse temor pela reação dos militares? Seria trauma ou complexo? É como se a espada de Dâmocle ainda estivesse sendo apontada para nossas cabeças. Ou será que ainda está?

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Militares brasileiros recusam questionar a Lei de Anistia
comente imprima
:Publicado em 14/08/2008, às 08:16

Um constrangimento instaurou-se entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns oficiais militares brasileiros, a respeito dos crimes que foram perpetrados durante a ditadura militar (1964-1985). Alguns oficiais de alta patente mostram-se preocupados com o fato de que a Lei de Anistia, votada em agosto de 1979, seja questionada por membros da equipe que está no poder, e eles esperam que o presidente Lula ponha um fim a este debate quando retornar dos Jogos Olímpicos. O presidente da corte suprema brasileira (o Superior Tribunal Federal - STF), Gilmar Mendes, avaliou na segunda-feira (11/08), que era preferível encerrar um debate que comporta riscos de instabilidade institucional.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A tortura é a verdadeira herança maldita
comente imprima
:Publicado em 14/08/2008, às 08:11

Os comandantes militares precisam aprender a conviver com os crimes de seus antecessores

Por Elio Gaspari

O MINISTRO da Justiça, Tarso Genro, teve a sua hora como guardião dos direitos humanos e amarelou. Em agosto do ano passado, ele deportou os boxeadores cubanos Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que abandonaram a delegação do seu país durante os jogos do Pan. Rigondeaux, bicampeão olímpico, foi excluído da equipe enviada a Pequim. Erislandy fugiu de novo, está na Alemanha e de lá informou: "Não tivemos nenhum apoio e, sem ninguém para contatar, fomos obrigados a pedir para voltar para Cuba".

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Fundação Bunge anuncia contemplados com Prêmio Fundação Bunge na área de Literatura
comente imprima
:Publicado em 14/08/2008, às 08:05

O premio é considerado um dos mais importantes e tradicionais estímulos à pesquisa e à produção intelectual do país

Paulo Bomfim e Mariana Ianelli são os agraciados com o Prêmio Fundação Bunge 2008 na área de Literatura, nas categorias Vida e Obra e Juventude, respectivamente. Os nomes dos profissionais foram anunciados hoje, 1 de agosto, em sessão solene no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de São Paulo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
I Curso Livre de Teatro de Vitória da Conquista
comente imprima
:Publicado em 14/08/2008, às 08:00

Joísa Ramalho . cursolivredeteatrodeconquista@yahoo.com.br

Acontece no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, de setembro a dezembro deste ano, o I Curso Livre de Teatro de Vitória da Conquista. A ação é resultante do projeto assinado por Gildásio Leite e oferece 30 vagas, com participação totalmente gratuita, possibilitando a iniciação às artes cênicas, aperfeiçoamento profissional e até mesmo a reciclagem para profissionais de outras áreas.Os participantes serão selecionados a partir de uma audição, que acontece entre os dias 28 e 31 de agosto.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
DEBATE ABERTO: Yeda Crusius e o inferno tucano
comente imprima
:Publicado em 13/08/2008, às 17:58

O PSDB atravessa um dos piores momentos dos seus 20 anos de vida, completados em junho último. O seu inferno astral se estende por todo o país. Dois governadores tucanos, de Alagoas e da Paraíba, correm o risco de perder seus mandatos, metidos em corrupção e crises. No RS, a governadora Yeda Crusius sangra e mancha a falsa imagem dos tucanos.

Por Altamiro Borges

O PSDB, partido do ex-príncipe FHC e dos presidenciáveis José Serra a Aécio Neves, atravessa um dos piores momentos dos seus 20 anos de vida, completados em junho último. O seu inferno astral se estende por todo o país. Dois governadores tucanos, de Alagoas e da Paraíba, correm o risco de perder seus mandatos, metidos em corrupção e crises. Em São Paulo, o partido chafurda no escândalo da Alstom, multinacional que deu R$ 15 milhões em propina em troca de contratos bilionários com as estatais – e que acaba de fechar nova negociata no valor de R$ 706 milhões.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Lembranças de meu pai
comente imprima
:Publicado em 13/08/2008, às 16:02

Por Paulo Ludovico*

Num repente de saudosismo, talvez embalado pela proximidade do dia dos pais, resolvi transitar lá num passado de meu existir.

Lembrei-me de meu velho e saudoso pai, que nos deixou no início da década de 80, eu acabara de completar 26 anos de idade e meu pai, 73. Acho, até, que ele poderia ter acompanhado a gente mais uma década de anos, quem sabe? Mas li, não me lembro onde, que “não cai uma folha sem que lhe seja chegado o momento”.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Sanctis: Mendes viu "ato pessoal" em prisão de Dantas
comente imprima
:Publicado em 13/08/2008, às 07:41

O juiz federal Fausto De Sanctis disse há pouco que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, interpretou como “ato pessoal” o segundo pedido de prisão expedido por De Sanctis para o economista Daniel Dantas. Um dia antes, Mendes tinha concedido o primeiro habeas corpus a Dantas, acusado de chefiar um esquema de crimes financeiros desbaratado pela Operação Satiagraha.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Carne cara altera hábitos alimentares
comente imprima
:Publicado em 13/08/2008, às 07:37

O aumento no preço da carne está alterando o cardápio e os hábitos alimentares dos consumidores, que buscam alternativas. Com isso, os açougues experimentam grande queda nas vendas.

 
 
Como incluir adicional de insalubridade na aposentadoria?
comente imprima
:Publicado em 12/08/2008, às 17:00

Colunista do UOL, Sophia Camargo conta o que é preciso fazer junto ao INSS para pedir adicional por serviço insalubre.

 
 
Velhos problemas e a coragem sempre
comente imprima
:Publicado em 12/08/2008, às 16:52

Por Fabio Arruda Mortara*

Os empresários brasileiros sempre demonstram imensa capacidade de superação, inclusive ante os graves problemas que continuam conspirando contra a saúde das empresas e desafiando a competência, resistência e criatividade de seus gestores. Dentre as agruras que atormentam nossos setores produtivos, as mais graves, sem dúvida, são: o desequilíbrio entre a carga tributária e o retorno que o Estado dá à sociedade em serviços; e a insegurança jurídica.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 12/08/2008, às 16:45

Por Paulo Pires*

Baleiro, Bebè e Carcará

Não faz muito tempo, Anderson Oliveira publicou no Blog (o de Anderson, claro) fotos de uma das figuras mais notáveis da Alameda Ramiro Santos. Trata-se de Carcará. O cidadão que poeticamente atende por esse nome é aquele que anda com uns penduricalhos (martelos, alicates, pés de ferro e outros bichos) gritando: “Olha a feijoada”. Nós, transeuntes menos avisados, quando ouvimos o grito de guerra, constatamos que a voz vem de um senhor de aproximadamente 60 anos. O seu brado ecoa há muito tempo. Nos idos de 1960, minha geração já o identificava: “Olha a feijoada!”. E sabia: Era Carcará!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Policial é morto a tiros dentro de delegacia em Caetité
comente imprima
:Publicado em 12/08/2008, às 08:16

Por Juscelino Souza . A Tarde

A polícia de Caetité, a 757 km de Salvador, ainda não tem pistas dos dois homens que mataram a tiros o agente de policia civil Miguel José de Almeida, 55 anos, no interior da delegacia local. Os assassinos chegaram ao prédio alegando que queriam prestar uma queixa de roubo de veículo e se dirigiram ao policial, que estava de plantão na noite de domingo, 10. Em seguida um deles disparou a arma, atingindo a vítima com três tiros. O agente chegou a ser socorrido, mas morreu antes de dar entrada no Hospital Regional de Guanambi, a 40 quilômetros de Caetité. Os homens fugiram imediatamente, tomando rumo ignorado. Em estado de choque, a família do policial não fala sobre o assunto.

Como ainda houve pronunciamento sobre o caso, as especulações e boatos tomam conta da cidade. Alguns garantem que ele estava sozinho no plantão, mas há quem sustente que o carcereiro também estava no momento dos disparos. Sequer o calibre da arma que matou o policial foi informado na autópsia. Não houve fuga e nem tentativa de invasão à delegacia. Almeida era natural de Ibiassucê e residia em Caculé, município da microrregião de Caetité.

 
 
OS MAIS IGUAIS
comente imprima
:Publicado em 12/08/2008, às 08:12

Por Luciano Pires*

E então o presidente Lula assina uma lei regulamentando o funcionamento dos callcenters, aqueles centros de atendimento telefônico que você já conhece, sabe? Uma rápida leitura das novas regras indica que vamos finalmente ser tratados como cidadãos, olha só.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Alerta para as empresas: já está valendo a mudança no cálculo do adicional de insalubridade, o que poderá levar à Justiça Trabalhista uma avalanche de novos processos
comente imprima
:Publicado em 12/08/2008, às 08:07

Vendrame Consultores Associados analisa a nova base de cálculo e orienta empresas a investirem em prevenção

Sempre foi melhor prevenir do que remediar. E o ditado faz ainda mais sentido agora, já que acaba de ser alterada a Súmula 228 do TST (Tribunal Superior do Trabalho), que define a base de cálculo do adicional de insalubridade. Até então, as empresas calculavam o adicional de insalubridade baseando-se na determinação de 40% do Salário Mínimo vigente. Sendo assim, o adicional máximo chegaria a R$ 166 em uma cidade como São Paulo, na qual o valor do mínimo é de R$ 415. Mas, a partir de agora, com a alteração da súmula, a base será o salário profissional normativo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Peça-chave de campanha, jingle político alavanca mercado de som do país
comente imprima
:Publicado em 11/08/2008, às 16:26

Dias antes do horário gratuito, produtoras estão cheias de encomendas. Alta no faturamento e novas contratações são reflexos do período eleitoral

A menos de dez dias do início do horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, estúdios, produtoras de som e músicos acostumados a trabalhar por encomenda têm seu momento mais agitado do ano. O motivo do alto índice de ocupação destes profissionais e empresas é o “jingle”, ou a música-tema dos candidatos, produto quase obrigatório na campanha. O objetivo é simples: grudar na cabeça do eleitor, emocionar e até convencê-lo de que um certo aspirante ao cargo público é o ideal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Brasil já tem 208 candidatos a prefeito com mais de 70 anos
comente imprima
:Publicado em 11/08/2008, às 16:17

Os dois candidatos mais velhos têm 89 anos cada. Lei não prevê idade máxima para a disputa de um cargo eletivo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 208 dos 378 pedidos de candidaturas a prefeito de pessoas com mais de 70 anos já foram aprovados pela Justiça Eleitoral. Do total, 25 tiveram seus pedidos rejeitados, cinco desistiram, 42 foram impugnados e 68 aguardam uma decisão do juiz eleitoral. Os dois mais velhos, ambos com 89 anos cada, tiveram suas candidaturas aprovadas.

Conforme a Constituição Federal, não há limite máximo para disputar um cargo eletivo, apenas idade mínima: 18 anos para vereador e 21 anos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, deputado federal, estadual ou distrital. Para governador, é preciso ter no mínimo 30 anos e para senador, presidente e vice-presidente, 35 anos. Dentro do grupo dos mais de 70 anos, 65 disseram ser aposentados, 50 se inscreveram como prefeitos, 38 como agricultores, 31 como empresários, 30 como pecuaristas, 20 como advogados e 18 como comerciantes. Há ainda quatro deputados, quatro vereadores, além de professores, motoristas, médicos, jornalistas, bancários, juízes, dentistas e um zootecnista. O número de pessoas com mais de 70 anos que pediram o registro de candidatura representa quase 0,1% do total de 381.215 pedidos feito até a última sexta-feira (8) no TSE. O tribunal informou ainda que dos 381.215 pedidos de registro de candidatura, foram aceitos até o final da semana passada, 265.313 - quase 70%.

 
 
Chifres de veados podem ajudar a entender a osteoporose
comente imprima
:Publicado em 11/08/2008, às 08:25

Pesquisadores estudam como os veados regeneram seus chifres para desenvolver tratamentos para recuperar lesões na medula espinhal.

 
 
NAQUELA MESA...
comente imprima
:Publicado em 11/08/2008, às 08:12

Por Francisco Ailva*

Eu poderia ter intitulado esta minha crônica com o título da composição do imortal Sérgio Freitas Bittencourt, que tão prematuramente deixou órfão o jornalismo e a composição da musica popular brasileira: “Ta faltando ele”. O Sérgio Bittencourt quando compôs essa música e tão sabiamente a entregou ao também imortal Nelson Gonçalves para cantá-la, quis o filho que o era, prestar a sua homenagem ao seu amado pai Jacob Pick Bittencourt ou simplesmente Jacob do Bandolim, que também, prematuramente, aos 51 anos de idade, deixou o chorinho brasileiro a chorar para sempre. O seu famoso filho, que morreu aos 38 anos de idade (09/07/1979), que era hemofílico, deixou uma mensagem de saudade e de amor sublime que um filho pode ter pelo pai. A herança deixada pelo Jacob, não se resume só nas suas canções e chorinhos; tem também, o legado de seu filho, o Sérgio Bittencourt.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Thiago Riberi vence a primeira da Copa Webmotors Pick Up Racing
comente imprima
:Publicado em 11/08/2008, às 08:05

O paulista garantiu o topo do pódio em Caruaru. Sondermann chegou em segundo e manteve a ponta

A equipe foi a mesma, mas, desta vez, o topo do pódio teve outro dono. O paulista Thiago Riberi foi o grande vencedor da quarta etapa da Copa Webmotors Pick Up Racing, realizada na manhã deste domingo, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, no agreste pernambucano. Riberi, da Gramacho Stédile (Chevrolet), completou as 24 voltas com o tempo de 38min33seg082, média horária de 118.563 km/h, acabando com a hegemonia de seu companheiro de equipe e líder do campeonato Gustavo Sondermann, segundo colocado da etapa com 38min33seg76. O gaúcho Vitor Genz, da Mottin Racing (Mitsubishi), terminou em terceiro, marcando o tempo de 38min53seg829. Os outros campeões do dia foram Sérgio Ramalho, na Spyder Race, e Igor Antunes, na Turismo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Domingo

Assunto: Colocar nome de prefeito no santinho do vereador: coragem ou covardia?
10/08/2008 : 09:44
Duração: 12'27''

 
 
Lula avalia punição a oficiais do Alto Comando do Exército
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 17:11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutirá com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, eventual punição aos oficiais da ativa que participaram de ato na quinta-feira (07/08) no Clube Militar. No evento, militares da reserva atacaram a revisão da Lei da Anistia e integrantes do governo, como o ministro Tarso Genro (Justiça). Lula também manterá a orientação para que a AGU (Advocacia Geral da União) reconheça que houve tortura na ditadura militar (1964-1985). Tarso e o ministro Paulo Vanucchi (Direitos Humanos) orientaram a AGU a reconhecer crimes de tortura na ditadura na defesa formal à Justiça Federal q ue a União deve fazer em virtude de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
"5 CONTRA 1" NA UESB VIT. DA CONQUISTA
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 17:08

 
 
Evangélico, Pinheiro participa de encontro com líderes do candomblé
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 17:05

Após não aceitar ser fotografado dentro de um terreiro de candomblé, o deputado federal Walter Pinheiro, candidato do PT à Prefeitura de Salvador, participou nesta quinta-feira (7) de um encontro de lideranças religiosas que reuniu mais de 50 pais e mães-de-santo, no Pelourinho, centro histórico da capital baiana.

Evangélico e freqüentador da Igreja Batista, Pinheiro tentou desfazer a repercussão negativa de sua última visita a um terreiro. Seus assessores desmentem que o candidato tenha impedido os fotógrafos de registrar a sua visita ao templo do candomblé. Em um rápido discurso, Walter Pinheiro disse que os terreiros de candomblé têm profundas ligações com a história da ocupação de Salvador e, em seguida, convidou as lideranças religiosas a contribuírem com a elaboração do seu programa de governo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Cidade da Bahia é única do país com maioria de candidatas mulheres
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 17:01

Uma pequena cidade localizada a 334 km de Salvador, com cerca de 14 mil habitantes, inverteu a lógica das eleições no Brasil este ano, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em Novo Triunfo, das 33 candidaturas registradas para vereador, 18 (54%) são mulheres. Segundo o TSE, Novo Triunfo é a única cidade brasileira onde há mais mulheres do que homens disputando uma vaga na Câmara Municipal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Análise: "Semana foi de judicialização da política"
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 16:59

Lucia Hippolito, colunista do UOL, fala sobre as decisões do STF de liberar candidaturas de políticos com ficha suja e limitar o uso de algemas; Hippolito analisa ainda a sanção da lei que tentava blindar escritórios de advogados.

 
 
Adolescente morre atropelado na Rio-Bahia
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 09:55

Um garoto de 13 anos morreu atropelado na BR-116, nas proximidades de Vitória da Conquista, atingido por um ônibus. A mãe que estava com o garoto nada sofreu, mas está em estado de choque.

 
 
PT não vê partido no 2º turno em Salvador
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 09:55

Mapa eleitoral desenhado pelo PT nacional não incluiu Salvador entre as capitais cujo candidato do partido à prefeitura chegue ao segundo turno. Das 26 capitais, o comando nacional petista aposta que deve enfrentar um segundo turno das eleições em apenas cinco. A Folha Online apurou que regularmente a cúpula petista mapeia as campanhas eleitorais municipais baseando-se nas pesquisas de opinião. A idéia é fazer levantamentos freqüentes para mudar estratégias ou até operações de emergência.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Brasil supera meta do primeiro dia da campanha de vacinação contra rubéola
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 09:52

Para o Ministério da Saúde, os números indicam o engajamento da população na luta para eliminar a doença do país

No primeiro dia da campanha de vacinação contra rubéola, o Brasil superou em 40% a meta inicial do trabalho que começou hoje e se prolonga até o dia 12 de setembro. Até o momento, foram imunizadas contra a doença 10,2 milhões de pessoas, ou seja, 14,56% da população alvo. Neste primeiro dia, a previsão era de que 10% dos brasileiros que devem ser vacinados fossem atingidos. A meta do Ministério da Saúde é estender a cobertura vacinal para 70 milhões de brasileiros, principalmente os homens com idades de 20 a 39 anos. “Trata-se de um resultado importante para um trabalho que está apenas em seu primeiro dia. Tivemos um movimento expressivo nos postos de saúde, o que demonstra a vontade do cidadão de eliminar esta doença de vez do país”, disse o secretário da Vigilância em Saúde, Gerson Penna.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Ministro abre campanha de megavacinação
comente imprima
:Publicado em 10/08/2008, às 09:46

Em Niterói (RJ), Temporão, acompanhado de familiares, destacou o compromisso do Brasil para a eliminação da doença

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão abriu oficialmente, na manhã deste sábado (9), no município de Niterói (RJ), na Policlínica Comunitária de Jurujuba, a Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola e a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Temporão reforçou a necessidade de mobilização de toda a sociedade. “É muito importante. Primeiro, porque há o compromisso do Brasil de erradicar a rubéola. Segundo, porque é uma proposta ambiciosa que pretende imunizar 70 milhões de brasileiros contra essa doença. Em terceiro, porque é uma faixa etária que normalmente está um pouco fora da rotina, do cotidiano do serviço de saúde”, disse.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Em Salvador, Cardeal pede para fiéis não votarem em candidatos com "ficha suja"
comente imprima
:Publicado em 09/08/2008, às 08:16

Durante um encontro com quatro dos cinco candidatos à Prefeitura de Salvador _apenas Hilton Coelho, do PSOL, não compareceu _, o cardeal primaz do Brasil, d. Geraldo Majella Agnelo, disse que a arquidiocese vai orientar os seus fiéis a não votarem em candidatos com "ficha suja", mesmo que o processo judicial esteja em andamento. A proposta do cardeal, que será repassada para todos os padres da Arquidiocese de Salvador, vai contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que liberou os candidatos com "ficha suja" para concorrer às próximas eleições.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
TSE adia divulgação de contas de campanha para terça-feira
comente imprima
:Publicado em 09/08/2008, às 08:16

Candidatos deixaram prestação de contas para a última hora. Tribunal não funcionará na segunda-feira, Dia do Advogado

Prevista para as 21h de quarta-feira (6) a divulgação do primeiro balanço parcial sobre arrecadação e gastos de campanha dos candidatos a prefeito e vereador só deverá ser divulgada na próxima terça-feira (12), de acordo com a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Já estão abertas as inscrições para as oficinas do 3º Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema
comente imprima
:Publicado em 09/08/2008, às 08:11

As inscrições para as oficinas do 3º Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema já estão abertas. Mais uma vez o festival, que tem o apoio cultural do Instituto Votorantim e o patrocínio da VCP – Votorantim Celulose e Papel, oferece aos moradores do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Grande São Paulo a oportunidade de participarem gratuitamente de aulas teóricas e práticas de cinema, visando deixá-los cada vez mais próximos e interessados pela sétima arte. Este ano são duas oficinas – interpretação e uma outra que envolve produção, finalização e roteiro - em que os alunos vão poder entrar em contato direto com a produção cinematográfica.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Transmissão da Nota Fiscal Paulista ainda preocupa em todo o Estado
comente imprima
:Publicado em 09/08/2008, às 08:04

Enquanto o Governo comemora o volume de autuações, o contribuinte continua tendo dúvidas sobre a nova rotina, principalmente as micro e pequenas empresas

Ao contrário do que o governo do Estado vem orientando no Portal da Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), os empreendedores precisam sim se adequar tecnologicamente para enviar dados ao órgão. Na página de “Perguntas Freqüentes”, a 14ª questão se refere à necessidade da utilização de algum software para a transmissão de informações, e a resposta é “não”.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Fogos no "Ninho de Pássaro" iluminam noite de Pequim
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 15:40

Com 91 mil pessoas presentes no Ninho de Pássaro e mais de 14 mil participantes, cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos procurou ao máximo mesclar a tradição de mais de 5.000 anos de história com a entrada da nação em uma nova era.


 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 15:31

Por Paulo Pires*

Cachorro Candidato

Os Estados Unidos da América é um país espetacular. Lá, efetivamente a democracia, pelo menos aquela referente ao consumo interno, funciona direitinho. As coisas são organizadas e atendem em quase sua totalidade à concepção de Estado do Bem Estar Social. A gente fala mal da hegemonia americana, da arrogância americana, do capitalismo americano, da intromissão americana, em suma, de uma cacetada de coisas desprezíveis que os americanos fazem e tentam impor ao resto do mundo. Uma coisa, porém, é certa: Não há no planeta nação onde os direitos do cidadão (os de lá, claro) sejam mais reconhecidos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
AOS ARROGANTES, CUIDADO COM O NATALINO!
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 15:26

Por Francisco Silva*

A nova fórmula de disputa do campeonato brasileiro trouxe uma terrível dor de cabeça para os cartolas. É inegável, e toda a crônica desportiva nacional referenda que, essa nova fórmula de disputa tem dado maior competitividade aos clubes no certame nas três séries (A, B e C); evidente se faz salientar, que o torcedor não ficou de fora dessa pesquisa, aliás, o torcedor é sempre o maior interessado. Desta forma, o que se vê nos campeonatos desde então, é uma briga como jamais vista, para ocupar as quatro primeiras posições bem como, para desocupar as quatro últimas posições na tabela. Nesta minha crônica, procurarei mais falar, em desocupar as quatro incômodas últimas posições.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Auxílio-doença acidentário: aumentam os números em todo Brasil
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 09:45

Pouco mais de um ano depois de sua implantação, em abril de 2007, a lei que aplica novos critérios de recolhimento do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) a partir da criação do Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) e do Fator Previdenciário - FAP -, já está gerando aumento nos números de benefícios acidentários em todo Brasil. Segundo dados do INSS, em maio de 2007 foram concedidos 746.044 benefícios acidentários, enquanto que em maio deste ano foram concedidos 780.267, uma variação de 4,6%. Dentro dos benefícios acidentários, o item que mais cresceu em números foi o "auxílio-doença". Em maio de 2007 foram concedidos 115.320; já em maio deste ano, o número foi de 746.044 pedidos, levando a uma variação de 28,5% de um ano para outro.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Aposentadoria por Invalidez: direitos e deveres do segurado da Previdência
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 07:59

A aposentadoria tem sido um dos grandes temas de discussão no cenário brasileiro, em especial a aposentadoria por invalidez. Esse tipo de aposentadoria será concedida ao cidadão que se tornar incapaz, em caráter irreversível, para o exercício de qualquer atividade laboral, conforme laudo pericial emitido pelo perito do INSS.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
XI Simpósio de Direito Previdenciário acontece 1 e 2 de agosto em Fortaleza
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 07:56

Presença confirmada do Ministro da Previdência Social José Pimentel

Conheça alguns dos temas a serem debatidos no XI Simpósio de Direito Previdenciário que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, em Fortaleza. Entre os palestrantes, renomados estudiosos da área de Previdenciária. A iniciativa do evento é do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, que possui à frente da presidência a advogada Melissa Folmann.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 3ª COPA BUNGE DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 07:53

Em 2007 um padeiro de Vitória da Conquista foi premiado no concurso. Agora, em sua terceira edição, a Copa vai premiar as melhores receitas em padaria e confeitaria com um caminhão de prêmios

A Bunge Alimentos, em parceria com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), lança este mês a 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria. Padeiros e confeiteiros de todo o Brasil já podem inscrever suas receitas especiais de pães e doces, que serão avaliadas segundo critérios como aparência, criatividade e sabor.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Pensão por Morte: quando é devido o benefício
comente imprima
:Publicado em 08/08/2008, às 07:48

A pensão por morte é o benefício a que têm direito os dependentes do segurado da Previdência Social que vier a falecer. Todo segurado da Previdência Social, quando falece, deixa pensão por morte para seus dependentes. Segundo consta no boletim estatístico da Previdência Social (junho/2008), existem hoje no Brasil 6 milhões 176 mil 546 beneficiados por pensão por morte. Destes, 4 milhões 213 mil e 93 são da região urbana, e 1 milhão 963 mil e 453 são da região rural. O total gasto pelo INSS com esses pensionistas é: R$ 3 bilhões 271 milhões 691 mil 785. O valor médio pago pelo INSS pelo benefício de pensão por morte é de R$529,70.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
DESCASO COM A VEIA AORTA DO BRASIL
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 17:14

Por Esequiel Sena*

Não é de hoje que um dos problemas mais crônicos em nosso país é a malha rodoviária. Entra governo, sai governo e a política continua igual: é melhor acabar tudo primeiro (desleixo geral) para depois refazer. Contraria frontalmente a idéia lógica de que é mais barato a manutenção do que fazer tudo de novo. Nos últimos anos, quase todas as estradas brasileiras estavam em estado de calamidade: buracos pra todos os lados, mal sinalizadas, sem acostamento, o asfaltamento totalmente destruído, em verdadeiro estado de abandono.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O Cavalo de Tróia
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 17:09

Enquanto as árvores nativas são devastadas e contrabandeadas, culpam-se equivocadamente os livros, jornais e revistas por danos ambientais

Por Reinaldo Espinosa*

É assustadora e preocupante a incapacidade do Brasil, ou pelo menos de organismos públicos decisórios e alguns formadores de opinião, de fazer diagnósticos corretos sobre graves problemas nacionais. A percepção invariavelmente distorcida de alguns cenários e tendências acaba comprometendo a eficácia das soluções, prejudicando muito a Nação. Exemplo lamentável desse fenômeno cultural verifica-se no trato da questão relativa à preservação ambiental, sustentabilidade dos recursos naturais e econômicos, proteção da Amazônia e garantia de insumos, nesse contexto de responsabilidade quanto à ecologia, para setores industriais importantes.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CBF: 4 ficam na Série C pro critério técnico
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 14:17

 
 
Supremo rejeita barrar candidaturas de políticos com "ficha suja"
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 08:14

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou nesta quarta-feira (6) ação em que a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) pedia que juízes eleitorais analisassem a vida pregressa dos candidatos para barrar registros de candidatura. A decisão tem efeito vinculante, ou seja, deverá ser seguida pelas instâncias inferiores.

Quem responde a processo na Justiça deveria ser impedido de concorrer?
• O STF seguiu entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, no dia 10 de junho, decidiu que apenas políticos com condenações transitadas em julgado (quando não cabe mais recurso) podem ser impedidos de disputar as eleições. Os apelidados "ficha suja", com processos em andamento, devem ter respeitado o princípio da presunção de inocência, ou seja, são inocentes até que não haja mais recurso.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Debate sobre a ferrovia Oeste/Leste
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 08:11

Em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa o deputado Arthur Maia(PMDB) disse que uma das pautas a que o poder legislativo deve se debruçar nesse semestre é o projeto da ferrovia Oeste/Leste, que cortará o estado vindo do Oeste, passando por Caetité e chegando até a Ponta da Tulha, entre Ilhéus e Itacaré. “Eu penso que essa discussão ainda não está absorvida mas tenho certeza que é uma decisão que terá repercussão profunda na economia baiana nos próximos 50 anos”, afirmou o parlamentar.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
As palavras e a vontade de Deus segundo os judeus, cristãos e muçulmanos
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 08:06

De que forma as escrituras influenciam a vida de cristão, judeus e muçulmanos? Como esses povos compreendem e praticam a palavra de Deus? A moral dos homens é, de fato, elaborada a partir da palavra divina? E como cada religião lida com questões complexas como a vida após a morte?

As três maiores religiões monoteístas – judaica, cristã e islâmica – estão intimamente ligadas. Porém, embora partilhem um vasto leque de história, tradições e ideologia, não conseguem se entender em pontos essenciais. Livro denso e revelador, escrito de forma clara, Os monoteístas: as palavras e a vontade de Deus, lançado no Brasil pela Editora Contexto, é uma obra recheada de preciosas análises. O autor, um dos maiores especialistas em fés monoteístas do mundo, o historiador F. E. Peters, detalha a vida interna destas três comunidades que cultuam um único Deus, o espírito que as anima e as regular.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Lentidão nos exames do Detran
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 08:04

Tirar a carteira de motorista é um procedimento, para muitos, caro. Mas para quem vive em Vitória da Conquista, também é demorado o cansativo. Saiba o por quê.

 
 
Comentário do leitor
comente imprima
:Publicado em 07/08/2008, às 08:03

nome: Aulus Augustus Quites
email: aulusaugustus@ig.com.br
profissao: professor
cidade: Belo Horizonte

Sou professor de história de uma escola particular em Belo Horizonte, gostaria de inteirar sobre os parâmetros que são analisados por esta intituição(OCDE) e qual a possibilidade de adotarmos estes referenciais com o objetivo de melhorar a qualidade da eduação se não em todo o país mas pelo menos em nossa escola.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Tem multa. Mas eles não têm vergonha!
06/08/2008 : 08:19
Duração: 08'14''

 
 
Pedido de vista adia decisão sobre validade de julgamento de Pimenta Neves
comente imprima
:Publicado em 06/08/2008, às 13:08

Por conta de um pedido de vista, do ministro Og Fernandes, foi suspensa nesta terça-feira (5/8) a apreciação pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) do recurso especial que pede a nulidade do julgamento do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, condenado pela morte da namorada Sandra Gomide, também jornalista, em agosto de 2000.

Pimenta Neves aguarda em liberdade a decisão do recurso especial, por força do habeas corpus concedido pela 6ª Turma do STJ. A ministra Maria Thereza de Assis de Moura, relatora do recurso especial, apresentou seu voto pela rejeição do pedido. No entanto, reduziu em três anos a pena aplicada a Pimenta Neves, acusado de homicídio duplamente qualificado. Ela considerou exagerada a pena-base.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Câmara conclui votação de reajuste de servidores e dá paridade a aposentados
comente imprima
:Publicado em 06/08/2008, às 08:31

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira a votação da Medida Provisória 431/08, que reajusta os salários de cerca de 1,4 milhão de servidores. A MP beneficia 800 mil integrantes de 16 carreiras e categorias do funcionalismo público federal e 600 mil militares das Forças Armadas. A matéria será analisada agora pelo Senado. No texto aprovado, ganhou nova redação um dos itens mais polêmicos: a aplicação do índice de reajuste do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às aposentadorias e pensões de servidores públicos. Segundo o relator, o texto final "não deixa dúvidas" de que será garantida a paridade do reajuste de proventos aos servidores que se aposentaram com esse direito previsto pela legislação.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Formica® mostra inovação e tecnologia na Expo Construção Bahia
comente imprima
:Publicado em 06/08/2008, às 08:27

Mais uma vez a empresa surpreende com qualidade e sofisticação em feira na Bahia

A Formica® estará presente em mais um grande evento voltado para a construção civil: a 8ª Expo Construção Bahia (Feira de Tecnologia, Máquinas e Equipamentos da Indústria da Construção). A feira acontece entre os dias 19 a 23 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Em seu estande de 34m², a Formica® colocará em exposição os seguintes lançamentos: cartela da linha de Laminados Decorativos , Cola de Contato à Base D´Água , Cola de Contato sem Toluol e padrões de laminados decorativos. Além disso, também estarão expostos todos os produtos voltados à construção civil: o Formiwall; Formipiso e Formipiso Dissipativo; TS, TS Color e TS Exterior; Formica® Estrutural TS; Formica® Fogo Retardante; a linha de Rejuntamento e de adesivos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 06/08/2008, às 08:21

Por Paulo Pires*

Um restaurante chamado Bistrô

No final do século XX, reinava no mundo da gastronomia ocidental três franceses: Paul Bocuse, Gaston Lenotre e Pierre Troigros. Conforme os melhores guias de culinária do Ocidente, esses três cozinheiros enfileiravam o que havia de mais refinado no território das comidas. Os três foram responsáveis pelos melhores almoços, melhores jantares nos melhores salões do mundo. Eu que nunca tive o privilégio de participar desses festins, fico imaginando sobre a qualidade do que eles produziram. E agora, na atual conjuntura, só dá prá imaginar mesmo. É que com essa lei seca, implacável, evito sair de casa para não ser abatido por uma blitz do Departamento de Trânsito. Apesar de tudo, concordo que a lei é fundamental.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Lucia Hippolito: "STF pode pôr fim a vácuo em lei eleitoral"
comente imprima
:Publicado em 05/08/2008, às 16:34

Lucia Hippolito, colunista do UOL, fala sobre sessão desta quarta do STF; plenário decide sobre candidatura de políticos com "ficha suja"; para Hippolito, casos de corrupção desestimulam jovens a votar

 
 
PMDB se rebela e ameaça votar contra governo
comente imprima
:Publicado em 05/08/2008, às 08:3*

A bancada do PMDB pode insurgir-se e votar contra os projetos do governo na Assembléia Legislativa (AL) em razão dos problemas causados pela briga com o PT pelo uso da imagem de Lula nas campanhas de sucessão municipal. Na quinta-feira, o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) almoça com sua bancada para definir, entre outras coisas, a posição dos nove parlamentares peemedebistas no Legislativo baiano. A atitude do PMDB empurra a responsabilidade da briga também para o governador.


A insatisfação, revelada por Leur, pode impedir a criação da CGE

Uma fonte da Mesa Diretora da Casa, que preferiu não se identificar, disse que o governador Wagner e o ministro Geddel tiveram uma “briga feia” semana passada, prenúncio da possível revolta do PMDB na AL. A próxima votação deverá ocorrer no próximo dia 12, quando será apreciado o projeto de criação da Controladoria Geral do Estado, estratégica para o governo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Saúde da Família revoluciona atendimento no país
comente imprima
:Publicado em 05/08/2008, às 08:33

Indicadores de saúde no país melhoram em 15 anos de estratégia: mortalidade infantil diminuiu, gestantes fazem mais pré-natal e idosos recebem mais cuidado

A Estratégia Saúde da Família (ESF) comemora 15 anos em 2008. Desde 1993, quando foi criado, passou a levar a saúde até a casa das pessoas, além de visitar escolas e creches. O trabalho, feito por equipe multidisciplinar, promove a saúde e foca na prevenção da doença. Como resultado, o movimento dos hospitais diminuiu, o atendimento e os indicadores de saúde do Brasil melhoraram. Em 2007, os 218.300 agentes comunitários fizeram 337,6 milhões de visitas em todo o Brasil. Em dezembro do ano passado, o programa contabilizou 103,3 milhões de indivíduos cadastrados em todo o país - o equivalente à população do México.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Um absurdo!
comente imprima
:Publicado em 05/08/2008, às 08:31

Contribuição de Joilson Bergher

 
 
Gilberto Gil diz adeus ao Ministério Lula
comente imprima
:Publicado em 05/08/2008, às 08:19

"Viva" o bom humor do povo brasileiro!!! Esaú Silveira Mendes



 
 
PARADOXOS NA CORTE
comente imprima
:Publicado em 04/08/2008, às 16:39

Por Francisco Silva*

Pelo visto, o ministro Félix Fischer TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve ter se esquecido do empenho que teve o ministro Marcelo Ribeiro, depois de tantos pedidos de vista ao processo de cassação do prefeito José Raimundo, que, acabou por culminar numa reviravolta histórica, inocentando o prefeito candidato a reeleição conquistense no pleito de 2004. Tantos foram os pedidos de vistas do próprio ministro Marcelo Ribeiro, quantos foram outros tantos pedidos de vista por ele incentivados, para que, numa indisfarçável manobra daquela corte, acabasse com qualquer chance dos autores daquela malfadada ação lograrem êxito no processo de cassação do atual prefeito.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Vitória da Conquista acerta contratação do atacante Robert
comente imprima
:Publicado em 04/08/2008, às 08:17

A diretoria do Vitória da Conquista anunciou, na tarde deste domingo, a contratação do atacante Robert, que se destacou pelos 10 gols marcados nas 12 partidas que atuou pelo Atlético de Alagoinhas no Campeonato Baiano deste ano. O jogador chega ao Alviverde na manhã desta segunda-feira. Robert Mendes da Silva tem 23 anos e foi revelado nas categorias de base do São Paulo. Natural de Mairiporã-SP, tem passagens por América-SP, Mogi Mirirm-SP e XV de Jaú-SP, e esteve próximo de retornar ao Atlético para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, mas a negociação não foi concretizada.

Treino - Após o empate contra o Confiança no último sábado e a desgastante viagem de retorno à Vitória da Conquista, o time treinado por Elias Borges volta às atividades na manhã desta segunda-feira, visando a partida contra o Itabuna, na quarta-feira, no Estádio Lomanto Júnior. O técnico Alviverde espera contar com força máxima para encarar pela sétima vez no ano o Dragão do Sul.

 
 
Serrano vence o Grapiúna e se reabilita na Segundona
comente imprima
:Publicado em 04/08/2008, às 08:14

Em seu retorno ao Estádio Lomanto Junior após quase cinco anos de ausência do futebol, o Serrano venceu o Grapiúna no sufoco por 2 a 1, na tarde deste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Baiano da Segunda Divisão. O resultado recoloca o time de Vitória da Conquista na briga por uma das duas vagas do Grupo 2 da competição. Na estréia do treinador Zanata no comando da equipe, o Serrano mostrou muito mais disposição em relação ao jogo de estréia, onde foi derrotado para o Cruzeiro por 1 a 0, e aos 25 minutos do primeiro tempo abriu o placar, através do atacante Johny. No início da segunda etapa, o artilheiro Marcos Chaves empatou a partida, mas aos 44 minutos o atacante Aldo deu a vitória para o time da casa.

O técnico do Serrano, apesar do triunfo, lamentou os desfalques de última hora. "Sentimos muito a ausência de Pena e Tupãzinho, que são jogadores importantes para o grupo. O Serrano não terá este futebol que apresentou hoje [domingo], pois ainda temos muito o que evoluir" comentou Zanata. No próximo sábado, o Grapiúna recebe no Estádio Luiz Viana Filho a equipe do Atlanta. Já no domingo, o Serrano visita o Guanambi, no Estádio 2 de Julho. Os dois jogos são válidos pela terceira rodada do Campeonato Baiano da Segunda Divisão.

 
 
Skate: Sandro Dias foi o único brasileiro na final
comente imprima
:Publicado em 04/08/2008, às 08:09

Sandro Dias é o quinto colocado em Los Angeles. Brasileiro fica feliz por ter participado da final e destaca que o nível da disputa foi altíssimo

A final do skate vertical nos X Games 14, realizada neste sábado (dia 2), no The Home Depot Center, em Los Angeles (EUA), mostrou um alto nível de manobras, que resultou numa grande disputa. O brasileiro Sandro Dias, atual pentacampeão mundial de skate vertical, passou pela bateria eliminatória e foi o único representante do país na final, onde ‘duelou’ ao lado de outras quatro feras internacionais: Pierre-Luc Gagnon (Can), Bucky Lasek (EUA), Shawn White (EUA) e Andy Macdonald (EUA).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Violência derruba comandante geral da PM
comente imprima
:Publicado em 04/08/2008, às 08:03

O governador Jaques Wagner exonerou ontem o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antonio Jorge Ribeiro de Santana, a mais nova vítima da violência que inquieta a população de Salvador. A versão oficial é que o coronel Santana pediu exoneração por razões pessoais, mas sua saída já vinha sendo discutida há algumas semanas, por causa dos elevados índices de criminalidade, pelas constantes notícias de envolvimento de PMs em atos ilícitos, e principalmente pela postura do coronel, contrária à atuação integrada das polícias. O comandante exonerado será substituído pelo coronel Nilton Régis Mascarenhas.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Prefeito tucano de Brumado é impugnado
comente imprima
:Publicado em 04/08/2008, às 07:58

O Ministério Público Estadual (MPE) pediu a cassação do registro da candidatura do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSDB, na foto à direita de gravata), candidato à reeleição em Brumado, a 654 km de Salvador. Segundo a promotora da 90ª Zona Eleitoral, Genísia Oliveira, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi proposta após recebimento de denúncia de distribuição de cestas básicas, passagens aéreas, enxovais e auxílio funerário, entre outros benefícios à população em período vedado pela legislação eleitoral.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Comentário do leitor
comente imprima
:Publicado em 04/08/2008, às 07:54

nome: Diêgo Gomes
email: dgomesrocha@yahoo.com.br
profissao: Estudante
assunto: Multa para a Rádio Cidade

Olá, logo no fim da manhã postei essa notícia relacionada a multa, no www.conquistaagora.blogspot.com, e por conta do imbrólio ,ainda envolvendo a internet e as eleições fiz o comentário abaixo e faço aqui também dizendo o seguinte: Naquele ano de 2004, o radialista, hoje candidato a prefeito ,apoiou invariavelmente o grupo que diz combater nas eleições desse ano. Mas infelizmente, quiem pagou o "patou" foi a rádio, e através da "Cadeia de Rádio", financeiramente, quem pagaará o valor é a população de Conquista.

 
.
.
  Enquete
Você já ouviu o "Fala Conquista" na 87,9, com Paulo Nunes?

SIM
NÃO

Votar
resultado parcial...
 
.
.
.
.
.
.
  Recomende o Blog!
  Apoios
Hoje Pesquisas
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.
 
Arquivo:
20/07 - 02/08/2008 24/06 - 07/07/2008 03/06 - 11/06/2008 15/05 - 23/05/2008 01/05 - 08/05/2008 16/04 - 23/04/2008
08/07 - 20/07/2008 11/06 - 23/06/2008 23/05 - 02/06/2008 09/05 - 15/05/2008 24/04 - 30/04/2008 11/04 - 15/04/2008