.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Ezequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
web stats
 
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem". Robert Musil em O Homem sem Qualidades
 
clique para ampliar
 
Eleições Municipais 2008
CANDIDATOS A VEREADOR EM VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA

CLIQUE AQUI para conferir a relação de todos os candidatos, relacionados a ]partir de suas colicações partidárias.
 
E-mails dos Senadores e Deputados
Envie mensagens para o seu representante em Brasília
 
 
Lula quer Polícia Federal na apuração de autoria de grampo no STF
comente imprima
:Publicado em 01/09/2008, às 16:05

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinará nesta segunda-feira que a Polícia Federal investigue o grampo ilegal de conversa entre o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), informa nesta segunda-feira reportagem de Kennedy Alencar, Alan Gripp e Fernanda Odilla, publicada pela Folha. A decisão será comunicada por Lula a Mendes, em reunião de emergência marcada para as 9h de hoje no Planalto. Segundo a Folha apurou, Lula está disposto a discutir uma forma de o Supremo acompanhar a investigação.

O inquérito irá apurar o suposto envolvimento de agentes secretos da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e de investigadores da própria PF nas escutas, como acusa reportagem publicada na revista "Veja" desta semana. Lula pretende, assim, responder à cobrança pública feita pelo presidente do STF, que disse que chamaria o presidente da República "às falas". Além de Mendes, irão ao Planalto o vice-presidente do STF, Cezar Peluso, e o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, também ministro do Supremo. Lula também convocou para a reunião os ministros Tarso Genro (Justiça) e Nelson Jobim (Defesa). Será dito durante a reunião que só uma investigação rigorosa, que aponte autores e mandantes do suposto grampo, será capaz de evitar uma crise institucional. A PF deverá pedir à revista "Veja" a gravação da conversa entre Mendes e Demóstenes para averiguar se foi feita por aparelho da polícia.

 
 
Vitória da Conquista perde de 2 a 1 para o Itabuna e se desclassifica
comente
:Publicado em 01/09/2008, às 16:02

Mais uma vez, o time do Itabuna foi o carrasco do ECPP Vitória da Conquista. Só que agora o time azulino eliminou o alviverde da chance de ir à próxima etapa da Série C do Brasileiro. O time ainda pode se manter no Brasileirão de 2009, desde que vença a próxima partida, em casa.

 
 
Participação do(a) leitor(a)...
comente
:Publicado em 01/09/2008, às 15:58

nome: ANTONIO DIRLEY BITENCOURT SANTOS
email: dirley44@uol.com.br
cidade: salvador
Mensagem: Muito boa as considerações feitas pelo Dr. Ruy Medeiros sobre essa importante parte da história Conquistense. Muito importante, e oportuna também, a homenagem póstuma ao valoroso e combativo amigo Érico Gonçalves Aguiar. Espero ver mais vezes o resgate da história do nosso Sudoeste Baiano, em particular, nossa Vitória da Conquista.

 
 
Lula e FHC tinham linha direta no auge do mensalão
comente imprima
:Publicado em 01/09/2008, às 15:52

A notícia saiu no Estadão. E ecoou em outros jornais: Lula e FHC mantiveram um diálogo intenso no primeiro e em parte do segundo mandato. Os contatos foram mais intensos quando ardia no Congresso a fogueira do mensalão. Atribuiu-se a FHC o gesto que evitou que a oposição levasse às chamas a tora do impeachment.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Magistratura ganha código de ética
comente imprima
:Publicado em 01/09/2008, às 08:09

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (26/08), o Código de Ética da Magistratura Nacional. Entre as orientações, o texto determina que o magistrado evite comportamento de autopromoção em publicação de qualquer natureza, não opine sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outro juiz, deve denunciar qualquer interferência que limite sua independência e deve priorizar a atividade judicial quando acumular magistério ou outra atividade p ermitida por lei.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
E O FUMO ERA DE ROLO...
comente imprima
:Publicado em 01/09/2008, às 08:04

Por Francisco Silva*

Quando se pensa em time de futebol, pensa-se em treinador, e que seja um grande treinador. No último dia 18 de agosto do corrente ano, eu tive o prazer de ouvir por duas horas uma animada e interativa entrevista pela Rádio Banda B daqui de Curitiba, oportunidade em que os companheiros – sinto-me à vontade para chamá-los de companheiros, face à minha intimidade com o rádio – entrevistaram o lendário Rubens Francisco Minelli. O Minelli, atualmente longe dos campos de futebol, presta seus serviços de comentarista para a Rádio Jovem Pan de São Paulo, de onde saiu a convite da Rádio Banda B para essa entrevista na citada data, pra os radialistas Valmir Gomes e Marcelo Ortiz.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
OURO DE TOLO E MUITO MAIS
comente imprima
:Publicado em 01/09/2008, às 07:56

Por Jeremias Macário*

Parafraseando o colunista Jânio Ferreira Soares, inspirado na música do nosso baiano “maluco beleza” Raul Seixas, eu deveria estar contente pelo Brasil ter ganhado três medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim, mas confesso abestalhado que estou decepcionado. Não consigo ficar vibrando com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar, enquanto nosso esporte é elitizado, nossos deputados embolsam polpudas indenizações e predadores com suas garras ferozes rondam o nosso quintal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do(a) leitor(a)...
comente
:Publicado em 01/09/2008, às 07:53

nome: Robson Dantas
email: robsondantas@msn.com
profissao: Vice-diretor e Professor
Assunto: CONVITE CULTURAL
observacoes: Boa tarde, Paulo Quero trazer uma informação do que vai estar rolando na cidade de Vitória da Conquista no próximo fim de semana: de 04 a 07 de setembro o público conquistense pode conferir a peça O Analista De Bagé E O Filho Gay, em cartaz no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. O ator global Cláudio Cunha (do Zorra Total) apresenta no espetáculo algumas facetas do 'Pai Doto': Machão convicto, apegado às suas tradições, autêntico, conservador, sem complicação alguma, sincero, mais grosso que rolha de poço... Tive a oportunidade de assistir a peça quando esteve em cartaz na cidade de São Paulo e garanto a todos que vale a pena, pois é descontração do início ao fim. Abraço.

 
 
Gilmar Mendes e Lula terão encontro para discutir grampos da Abin
comente imprima
:Publicado em 31/08/2008, às 09:21

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, conversou no sábado, 30, por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possível gravação de sua conversa por telefone com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), divulgada em matéria da Revista Veja.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Veja como é a propaganda eleitoral de São Paulo
comente
:Publicado em 30/08/2008, às 16:15

Kassab ataca Marta, Marta ataca Kassab, Alckmin ataca os dois, Maluf ataca todo mundo. Enfim,... divirta-se!

 
 
IBGE: população brasileira é de 189,6 milhões de habitantes
comente imprima
:Publicado em 30/08/2008, às 08:13

Os 5.565 municípios brasileiros têm atualmente 189,6 milhões de habitantes e a capital paulista é a mais populosa, com 10,9 milhões de pessoas. É o que mostra a pesquisa Estimativas Populacionais 2008, divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo indica que no segundo lugar do ranking dos municípios mais populosos do país aparece o Rio de Janeiro, com 6,1 milhões de habitantes, e, em seguida, Salvador, com 2,9 milhões.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O canto do cisne dos grandes festivais
comente imprima
:Publicado em 30/08/2008, às 08:08

Por Celso Lungaretti*

A época de ouro dos festivais de música popular vai até 1968, pois em dezembro daquele ano o Brasil entrou no inferno do AI-5 e os artistas, intimidados e censurados, não puderam mais exercer verdadeiramente seu ofício. O canto do cisne do período de maior efervescência musical que o país já conheceu foi o III Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, realizado em setembro de 1968, em meio a passeatas que degeneravam em batalhas campais, mortes de opositores da ditadura, denúncias de torturas, ações armadas da esquerda, atentados dos grupos para-militares de direita (o Comando de Caça aos Comunistas acabara de espancar o elenco da peça Roda Viva) – a ante-sala do inferno, enfim.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Ensino de música será obrigatório
comente imprima
:Publicado em 30/08/2008, às 08:02

do SIMMP

Todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão de acrescentar, no prazo de três anos, mais uma disciplina na grade curricular obrigatória. A Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União no dia 19, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) — nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 — e torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio. A música é conteúdo optativo na rede de ensino, a cargo do planejamento pedagógico das secretarias estaduais e municipais de educação. No ensino geral de artes, a escola pode oferecer artes visuais, música, teatro e dança.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Sob tortura a carne se contrai...
29/08/2008 : 08:04
Duração: 19'33''

 
 
E O FUMO FOI FORTE!
comente imprima
:Publicado em 29/08/2008, às 16:08

Por Francisco Silva*

Depois do fracasso diante do ASA de Arapiraca, onde o ECPP Vitória da Conquista perdeu para o time local pelo placar de 3X0, restou-lhe arrumar as malas para novamente ir direto para Itabuna, como fez na primeira fase, depois de enfrentar o CSA em Maceió. Daquela partida nos resta lembrar que, o Conquista quando chegou à cidade grapiúna, levava em sua bagagem uma matemática classificação para a segunda fase do atual certame. E dessa forma, pôde jogar despreocupado com o desdobramento que viesse ter após o final da partida.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
André Cairo em novo personagem: Jesus Cristo
comente
:Publicado em 29/08/2008, às 16:06

André Cairo se personificou de Jesus Cristo, com coroa de espinhos, uma cruz aos ombros e veio as ruas de Conquista alertando a humanidade para a importância de sua existência.

 
 
18 º Congresso Brasileiro de Contabilidade
comente imprima
:Publicado em 29/08/2008, às 15:58

REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA FAZENDA, BID E TCU DEBATEM A GESTÃO PÚBLICA

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, o ministro do Supremo Tribunal de Contas da União - TCU, Augusto Nardes, e o coordenador geral de Programação Financeira da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, Paulo Henrique Feijó, discutirão a transparência na Contabilidade e os custos do setor público, no último dia do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade - CBC, 28 de agosto, que está acontecendo em Gramado - RS, reunindo mais de 6000 contabilistas.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A ESTÁTUA DE SAL
comente imprima
:Publicado em 29/08/2008, às 08:09

Por Antônio Alvarenga

Muito interessante aquele trecho inicial da música que ecoa a cada propaganda do candidato Guilherme Menezes, na qual se ouve que o povo está com saudade e que espera que ele volte. É uma confissão melodiosa de que o candidato petista encontrava-se distante da cidade e de seu povo, vez que só se tem saudade de quem, há muito tempo, se está privado da presença ou da convivência. No caso do candidato Guilherme, isso fica claro, pois a ausência do candidato no Município é evidente. Talvez pelo fato de que o clima extremamente seco de Brasília seja mais compatível com sua personalidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do(a) leitor(a)...
comente
:Publicado em 29/08/2008, às 08:04

nome: Eliene aparecida gois
email: eliene.gois@terra.com.br
cidade: São Paulo-SP
observacoes: oi eu sou a eliane e hoje eu procurei em toda a internet um lugar para eu fazer um pedido muito especial eu sou de sp mais tenho parentes hai na cidade de biritinga e eu achei gue o sr é boa gente e guem sabe podera me ajudar minha mae é da familia do genezio cruz e dos lasdilau tia do edelsom o famoso catego e por hai vai eu seio gue o sr é um ser especial hontem na cidade de biritinga foi enterrado um cidadao gue para voceis pode ser mais um so gue alquem muito especial era meu tio maneca irmao da lili ele morou muitos anos ak em sao paulo e foi viver hai ele era sao paulino roxo e conheceu todos os jogadores do sp etc e eu gostaria muito de gue alquem falasse isto em alguma radio e fizesse uma homenagem para o maneca o irmao da lili ak de sao paulo desde ja agradesço e se for possivel me responda.

 
 
Lula: Brasil não faz "vôo de galinha"; faz "vôo de águia"
comente
:Publicado em 29/08/2008, às 08:00

Em discurso, o presidente reforçou a importância dos investimentos públicos e privados no país.

 
 
Enem 2008 terá resolução ao vivo pela internet
comente imprima
:Publicado em 28/08/2008, às 16:52

Logo após a prova, professores do Anglo irão resolver e comentar questão por questão via TV Web o Exame Nacional do Ensino Médio.

No próximo domingo (31/08), mais de 4 milhões de jovens brasileiros irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após o término da prova, a partir das 19 horas, os estudantes poderão acompanhar a resolução ao vivo, com comentários dos professores do Anglo, pela página www.cursoanglo.com.br. O vídeo pode ser assistido gratuitamente tanto em banda larga como em dial up (conexão discada) pela TV Web Anglo. Além disso, simultaneamente à transmissão, serão disponibilizados o gabarito e a resolução escrita, questão por questão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo
comente imprima
:Publicado em 28/08/2008, às 16:46

Na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Este ano, os debates estão concentrados em duas questões: a taxa de mortalidade atribuída ao fumo passivo e a proibição do consumo de cigarros em ambientes fechados.

Segundo o estudo Mortalidade Atribuível ao Tabagismo Passivo na População Brasileira, realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca), pelo menos sete brasileiros morrem a cada dia por doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco. O número pode ser maior, pois a pesquisa considerou somente as três principais doenças relacionadas ao tabagismo passivo: câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração - como enfarte - e acidentes vasculares cerebrais, entre pessoas com mais de 35 que nunca fumaram, mas que moravam com pelo menos um fumante no mesmo lar.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O perverso tributo da concorrência desleal
comente imprima
:Publicado em 28/08/2008, às 16:37

Por Fabio Arruda Mortara*

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp) veiculou recentemente encarte publicitário na mídia, prestando contas de seu fabuloso lucro líquido (R$ 47,33 milhões) e de um fantástico faturamento bruto (R$ 226,17 milhões). Os números, referentes ao exercício de 2007, seriam meros indicadores de competente gestão, não fosse um insólito detalhe: esta empresa de economia mista do governo paulista, divergindo das funções precípuas para as quais foi criada, exerce concorrência desleal contra as gráficas privadas, atuando de modo indevido num mercado de vocação particular.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do(a) leitor(a)...
comente
:Publicado em 28/08/2008, às 16:33

nome: Francisco Silva Filho
email: silva.franco@bol.com.br
cidade: Curitiba-PR
observacoes: Dargite, lamento informar-lhe que não há qualquer lei federal que assegura ao cidadão o direito de obter a segunda via de documentos furtados ou roubados gratuitamente no âmbito de lei federal. A lei que você citou (3.051/98) é de iniciativa da Assembeia Legislativa do Rio de Janeiro; mais precisamente de 25 de setembro de 1998. A referida lei assegura aos cidadãos Fluminenses (nascidos no estado do Rio de Janeiro) a gratuidade na retirada de segundas vias de documentos tidos como ROUBADOS OU FURTADOS, mediante Boletim de Ocorrência (BO) fornecida pela Delegacia em que foi registrada a ocorrência. Os documentos passíveis de tal gratuidade no Rio de Janeiro são: CARTEIRA DE IDENTIDADE, CARTEIRA DE MOTORISTA, CERTIFICADO DE REGISTRO DE VEICULOS. Depois da iniciativa da Assembleia Legislativa Fluminense, alguns estados no Brasil seguiram o exemplo dos deputados estaduais do Rio de Janeiro, fazendo lei semelhante, como é o caso do estado do Ceará. Investiguei dentro do catatau de leis do seu Estado (Rio Grande do Sul), e não encontrei qualquer dispositivo que lhe dê, enquanto cidadão riograndense, o direito de tal gratuidade. Mas lembre-se, que a lei, onde ela existe, é taxativa: Só em caso de FURTO e OU ROUBO com comprovação de BO policial.

 
 
Fab divulga cronograma do Rally da Bahia
comente imprima
:Publicado em 28/08/2008, às 16:26

A Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) divulgou hoje (27), o cronograma da rodada dupla que será disputada sábado (30) e domingo, entre as cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Jaguaquara, e define o Rally da Bahia

A Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) divulgou hoje (27), o cronograma da rodada dupla que será disputada sábado (30) e domingo, entre as cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Jaguaquara, e define o Rally da Bahia. O final de semana que irá definir os Campeões Baianos de Rally começa na sexta (29), às 20 horas, em Vitória da Conquista com o congresso técnico para a entrega dos kits.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 28/08/2008, às 08:24

Por Paulo Pires*

Medroso. Muito Medroso!

Domingo à tarde, após dois dias de furdunço no Festival de Inverno, resolvi dar uma caminhada para queimar os excessos da sexta e do sábado. Calcei um velho tênis e pé na estrada. Claro que optei pela Avenida Olívia Flores. Primeiro porque moro próximo, segundo porque temos uma insaciável curiosidade para ver como estão as coisas em uma das mais badaladas avenidas da cidade (a outra é a Frei Benjamin). Gente como o diabo! A rapaziada é incansável. Na região do Bar e Restaurante Costinhas, América Bar, Cai Um, Estação Arte e Boca de Forno, havia uma aglomeração humana, semelhante às famosas festas de Trafalgar Square em Londres.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do(a) leitor(a)...
comente
:Publicado em 28/08/2008, às 08:13

nome: Claudimar Barbosa da Silva
email: cbsadvocacia@cbsadvocacia.com.br
profissao: advogado
Assunto: A OAB e a nova lei de trânsito

observacoes: Caro Paulo, Fico feliz que você tenha gostado de meu artigo, publicado originariamente no site Congresso em Foco, e o tenha transcrito em seu blog. Espero que possamos estabelecer novos contatos nesse campo. Um abraço. Claudimar Barbosa da Silva Advogado.

 
 
REFLEXÕES INQUIETANTES
comente imprima
:Publicado em 28/08/2008, às 08:09

Por Helio da Silva Gusmão Filho*

> No período de 6 a 14 de Agosto do corrente, na
> Arquidiocese de Vitória da Conquista-Ba, foi celebrado o
> novenário da Festa de Nossa Senhora das Vitórias,
> culminando com o dia festivo, feriado municipal, em 15 de
> Agosto. Essa festa além de ter passado a ser o marco do
> calendário religioso, deixando de ser somente uma festa da
> cidade de Vitória da Conquista, da Arquidiocese de Vitória
> da Conquista (cuja abrangência chega a mais de 30
> municípios, com diversos povoados e distritos), esse ano
> teve um fator preponderante que foi a comemoração do
> Jubileu dos 50 anos da História da Diocese de Vitória da
> Conquista

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
EU SOU O PARAÍBA, AQUÍ TÁ O MEU CARTÃO!
comente imprima
:Publicado em 28/08/2008, às 08:03

Por Francisco Silva*

Em qualquer empresa privada, e também, pela nova ordem social e econômica, em algumas empresas públicas, os funcionários que usam de artifícios para faltarem ao serviço e cinicamente apresentam atestados médicos de origem duvidosa, ou outras desculpas com a mesma intenção, acabam por cair no descrédito, e em casos mais graves até recebem a merecida e solicitada demissão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Sem pesquisa é difícil acertar...
27/08/2008 : 07:44
Duração: 09'34''

 
 
Participação do(a) leitor(a)...
comente
:Publicado em 27/08/2008, às 16:06

nome: Nelo Ferrari
email: nelo@terraviagens.com.br
profissao: Empresario
Cidade: Iguaí

observacoes: Este é um convite, gostaríamos muito que aceitasse conhecer. IGUAÍ é um município situado na região sudoeste do estado da Bahia, a 497km de Salvador, 120km de Vitória da Conquista e 140km de Ilhéus. Sua população é de um pouco mais de 28 mil habitantes, com 60% da população vivendo na zona rural em uma área territorial de 834 Km² sendo que 76% das propriedades possuem menos de 50 hec. fazendo parte de uma importante bacia hidrográfica, motivado por esta riqueza o governo criar a APA - Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro. (Decreto Estadual Nº 10.194), com área de 50.667,62 ha. Exuberância e riqueza de aproximadamente 2.000 nascentes, 180 cachoeiras e cascatas, inúmeros rios e riachos, além da grande beleza cênica dos vales e serras, em especial da Serra do Macário, da Serra do Ouro, da Serra dos Índios, entre outras, reunindo caracteristicas indispensáveisl para o desenvolvimento do turismo rural, ecológico e de aventura.

 
Correio da Bahia, o jornal da famiglia ACM, chega ao fim
comente imprima
:Publicado em 27/08/2008, às 15:56

Por Joilson Bergher*

O blog Bahia Notícias, do jornalista baiano Samuel Celestino, comentarista político do jornal A Tarde, apurou que o pasquim da famiglia ACM está prestes a mudar. O atual deve desaparecer para dar lugar a um 'novo' jornal, com visual moderno e outra linha editorial, notícias populares em vez do jornalismo político envenenado no qual ele se especializou ao longo dos anos. Só vai ficar o nome Correio da Bahia.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Para fazer valer direitos e deveres
comente imprima
:Publicado em 27/08/2008, às 07:59

Por Luiz Gonzaga Bertelli*

Imagine-se na seguinte enrascada: o leitor desembarca em uma terra estrangeira e, antes mesmo de localizar um ponto de táxi, roubam-lhe o celular e a carteira com todo o dinheiro e os documentos. Como descobrir o endereço do consulado brasileiro? O que será pedido para a retirada de um novo passaporte? O que acontecerá se fosse parado pela polícia?

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
FHC grava vídeo-aula na ULBRA
comente imprima
:Publicado em 27/08/2008, às 07:56

Ex-presidente da Republica falou a respeito dos desafios para o gestor público no século XXI

Ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, gravou uma vídeo-aula para o Ensino a Distância (EAD) da ULBRA, na manhã desta terça-feira (26/08), no campus Canoas. A palestra destinada ao Programa de Cidadania, Política e Gestão Pública, que foi ministrada no auditório do Museu da Tecnologia da Universidade, contou com a presença dos diretores de áreas, coordenadores de cursos e profissionais ligados ao ensino a distância da ULBRA. O tema do encontro foi Desafios da Gestão Pública no Século XXI.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Conselho Nacional de Justiça: NOTA À IMPRENSA
comente imprima
:Publicado em 27/08/2008, às 07:50

O Sistema on line de Restrição Judicial de Veículos (Renajud) foi lançado nesta terça-feira (26/08) pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, ao lado dos ministros da Justiça, Tarso Genro, e das Cidades, Marcio Fortes. O Renajud permitirá que os juízes possam consultar, em tempo real, a base de dados sobre veículos e proprietários do Registro Nacional de Veículos (Renavam) para inserir restrições judiciais de transferência, licenciamento e circulação, além de registrar penhora sobre os veículos.Após a cerimônia, 38 tribunais de todo o pais aderiram imediatamente ao acordo de cooperação técnica que implantará o sistema de restrição judicial.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
OSRAM PROMOVE ENCONTRO DE GIGANTES
comente
:Publicado em 26/08/2008, às 16:06

As grandes empresas e os melhores profissionais do mercado de Arquitetura e Construção do Estado da Bahia se encontrarão no próximo dia dois de setembro em um evento promovido pela multinacional alemã OSRAM. O Illuminating Day, como foi nomeado, já está em sua terceira edição no Brasil e será realizado em mais outras seis capitais do país. O objetivo da empresa é o de apresentar suas novidades para o mercado nacional e, ainda, criar um ambiente para a integração de seus principais parceiros.

 
 
Vale do Jequitinhonha guarda um grande tesouro
comente
:Publicado em 26/08/2008, às 16:03

Uma das regiões mais pobres do Brasil guarda uma jazida de minério de ferro que está entre as maiores do mundo.

 
 
Tecnologia vai diminuir infecções hospitalares
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 15:56

BASA adota sistema fechado na fabricação de soros

O soro administrado de maneira intravenosa é um dos produtos que agora está mais seguro e livre de agentes externos. A Basa Indústria Farmacêutica LTDA antecipou a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e já fabrica soluções parentais de grande volume em sistema fechado. Isso significa uma redução drástica na possibilidade de contaminações, como infecções hospitalares, por exemplo. A mudança é a mais significativa na história do segmento e, certamente, a que produzirá maiores efeitos sobre a rotina nos hospitais e postos de saúde.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Dia do Psicólogo – Área em alta!
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 15:51

Destaque no mercado de trabalho, a Psicologia tem ganhando importante espaço e tornou-se uma área promissora, com muitos nichos de atuação. O psicólogo pode ser definido como um eterno interessado no comportamento humano. Com o seu foco majoritariamente voltado às pessoas, esse profissional tem como condição indispensável gostar do humano e de seus relacionamentos. Muitas pessoas já tiveram a oportunidade de lidar com psicólogos, seja na vida pessoal ou profissional.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do(a) leitor(a)...
comente
:Publicado em 26/08/2008, às 15:48

nome: dargite
email: dadalodi@hotmail.com
cidade: santo antonio das missoes-rs
observacoes: A LEI 3.051 DA GRATUIDADE DE SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS ROUBADOS É LEI FEDERAL E NO RIO GRAnDE NAO QUEREM ACATÁ-LA POR FAVOR ORIENTE- ME COMO PROCEDER.

 
 
Formar profissionais, desafio do século 21
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 15:42

Por Paulo Nathanael Pereira de Souza*

Na segunda metade do século passado, Lorde Butler, professor do Trinity College da universidade inglesa de Cambridge, identificou um dos desafios que viria a conturbar a sociedade no futuro: o problema da economia, das profissões, dos governos e da educação são o mesmo problema. E, mais, sua solução só poderá ser encontrada com planejamento e a mais estreita colaboração entre todos os envolvidos. Lorde Butler foi lembrado por Germano Coelho, fundador e superintendente do CIEE/Pernambuco, professor da Faculdade de Direito do Recife e ex-secretário de Educação e Cultura de Pernambuco, além de fundador e primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação, no belo artigo Em defesa do estágio de estudantes, publicado na edição nº 11 da revista do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
FUTEBOL! PRÁ QUÊ FUTEBOL?
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 08:04

Por Francisco Silva*

Como, nas cidades de grande porte, Vitória da Conquista já dispõe de uma rotina semelhante à de todas as capitais do nosso país. Refiro-me à diversidade de clubes e a oportunidade que naturalmente é oferecida aos órgãos de imprensa que faz um trabalho de informação aos seus ouvintes e torcedores; dando desta forma, uma qualidade às emissoras de rádio nas suas programações esportivas diárias, semelhantes à das grandes emissoras do país. Essa diversidade oportuniza as rádios e seus programas esportivos em terem pessoas ou profissionais, desenvolvendo um trabalho de setorismo, ou seja: o profissional que cuida única e exclusivamente de determinado clube, dando os furos de reportagens daquela equipe.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
JOAQUIM BARBOSA "Enganou-se quem esperava um negro submisso no STF"
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 07:59

Ministro nega que seja "encrenqueiro", mas diz que não se cala quando vê algo errado

"ENGANARAM-SE os que pensavam que o Supremo Tribunal Federal iria ter um negro submisso, subserviente", diz o ministro Joaquim Barbosa, ao comentar os desentendimentos com alguns de seus pares -como Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Eros Grau. Ele atribui os atritos à defesa que faz de "princípios caros à sociedade", como o combate à corrupção. Barbosa entrou em choque com ministros tidos como "liberais" em julgamentos da Operação Anaconda. Ficou conhecido popularmente como relator do inquérito do mensalão e recentemente discutiu com Eros Grau sobre a liberação de um preso da Operação Satiagraha.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Fortes emoções na Copa Troller Sudeste
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 07:54

A terceira etapa realizada em Betim foi completa e muito competitiva

A etapa mineira da Copa Troller Sudeste foi realizada pela primeira vez na cidade de Betim. Nos dias 22 e 23 de agosto, os mineiros prepararam uma bela festa para receber os participantes de diversos estados do Sul, Sudeste, Centro- Oeste e também do Nordeste, para mais um animado rali de regularidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Fortes emoções na Copa Troller Sudeste
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 07:54

A terceira etapa realizada em Betim foi completa e muito competitiva

A etapa mineira da Copa Troller Sudeste foi realizada pela primeira vez na cidade de Betim. Nos dias 22 e 23 de agosto, os mineiros prepararam uma bela festa para receber os participantes de diversos estados do Sul, Sudeste, Centro- Oeste e também do Nordeste, para mais um animado rali de regularidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ATENÇÃO PROFESSORES!
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 07:49

QUARTA-FEIRA, DIA 27/08/08, SERÁ REALIZADA UMA PALESTRA, AOS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, COM O PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO SPINETTI, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

O EVENTO ACONTECE NO TURNO MATUTINO, AS 8:30 HORAS DA MANHÃ, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), SALA 05, MÓDULO I ( EM FRENTE A BIBLIOTECA ) E TEM COMO TEMA: "SINDICALISMO E DEMOCRACIA NO BRASIL DO SÉCULO XXI". O PROFESSOR JOSÉ SPINETTI, QUE VEM PARTICIPAR DO II GEPRÁXIS, SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS, PROMOVIDO PELO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS (DFCH) DA UESB, SE DISPÔS A REALIZAR A PALESTRA E CONTA COM A PRESENÇA DE TODOS.
 
A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM É INDISPENSÁVEL, VISTO QUE O TEMA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DO DOCENTE, ALÉM DE ESTAR INSERIDO NUM CONTEXTO ATUAL. A DIRETORIA DO SIMMP, ANTECIPADAMENTE, AGRADECE.

ATENCIOSAMENTE,
 
Aline Mota
Assessoria de Comunicação - SIMMP/VC
Contatos:
Fone:    (77) 3424-3698
simmpvc@yahoo.com.br

 
 
CNJ propõe parceria com tribunais para conquistar a autonomia financeira do Judiciário
comente
:Publicado em 26/08/2008, às 07:40

O presidente da Comissão de Fundos e Reaparelhamento dos Tribunais, conselheiro Rui Stoco, destacou, durante o Encontro Nacional do Judiciário, a importância da autonomia financeira para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. "Não se consegue eficiência, eficácia e Justiça célere sem recursos",defendeu o conselheiro. Stoco propôs aos presidentes de tribunais de todo o país uma parceria para estudar formas alternativas de fontes orçamentárias destinadas ao crescimento da Justiça.

Segundo o conselheiro, 6% do orçamento público é destinado ao Poder Judiciário previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Para Stoco, esse percentual cobre os custos fixos, mas não o crescimento da prestação jurisdicional. "A Constituição prevê uma série de novas garantias e isso aumentou a demanda da sociedade pelo Judiciário", afirmou. A comissão objetiva estudar, propor e realizar formas orçamentárias alternativas de reaparelhamento do Poder Judiciário. De acordo com o conselheiro, a comissão já mapeou quase 30 fontes diferentes que poderão fornecer recursos além dos previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

 
 
Sistema on line de restrição judicial de veículos será apresentado nesta terça-feira (26/08)
comente imprima
:Publicado em 26/08/2008, às 07:37

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança nesta terça-feira (26/08), às 13h30, no plenário, em Brasília, o sistema on line de restrição judicial de veículos, denominado Renajud. Pelo sistema, os juízes poderão, em tempo real, consultar a base de dados sobre veículos e proprietários do Registro Nacional de Veículos (Renavam) e inserir restrições judiciais de tranferência, licenciamento e circulação, além de registrar penhora sobre os veículos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Vitória da Conquista 3 X 0 ASA de Arapiraca: melhores momentos
comente
:Publicado em 26/08/2008, às 07:33

O time do ECPP Vitória da Conquista goleou o ASA de Arapiraca, por um placar de 3 x 0, neste domingo (24) no Estádio Lomanto Junior, em rodada pela Série C do Brasileirão. Confira os melhores lances da partida.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Quem ama não mata...
25/08/2008 : 15:14
Duração: 10'47''

 
 
ACUADOS E COM MEDO!
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 15:31

Por Ezequiel Sena*

Se não bastasse à onda de violência mostrada pela televisão no ano passado pelas brigas entre torcidas organizadas no eixo Rio, São Paulo e Minas que resultaram em mortes e imagens chocantes, agora está virando moda os torcedores acharem no direito de agredir fisicamente os jogadores de futebol de seus próprios times.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Carta aberta do FNPJ aos ministros do STF
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 15:23

Por Edson Luiz Spenthof*

O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), entidade que congrega professores de jornalismo de todo o Brasil, vem manifestar perante essa Corte a sua preocupação com a possível eliminação da obrigatoriedade da formação superior específica e prévia em jornalismo para o exercício da profissão de jornalista no Brasil, no julgamento do STF que se avizinha.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Circuito Dew Tour: Sandro Dias é quarto em Portland
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 15:17

Skatista contestou resultado final da terceira etapa, disputada na noite deste sábado (23).

O brasileiro Sandro Dias voltou a apresentar um skate de alto nível em Portland, nos Estados Unidos. Após dar show na classificação, o skatista mostrou novamente as suas habilidades na final da terceira etapa do Circuito Dew Tour, disputada na noite deste sábado (23), e conquistou uma contestada quarta colocação.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Walter Pinheiro sobe em pesquisa Datafolha
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 08:02

ACM Neto (DEM) e Antônio Imbassahy (PSDB) estão tecnicamente empatados na primeira posição da disputa à prefeitura de Salvador, mas Walter Pinheiro (PT) subiu seis pontos percentuais. Os dados são de pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo, 24, pelo jornal Folha de S. Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais e a pesquisa foi registrada no TRE sob o número 27027/2008.

Neto e Imbassahy possuem respectivamente 26% e 24%. Caíram um ponto percentual em relação à pesquisa anterior do Datafolha. Pinheiro atingiu 13%, subindo dos anteriores 7%. O petista está tecnicamente empatado com o prefeito João Henrique (PMDB), que crava 17% - caiu dois pontos percentuais. Hilton Coelho oscilou de 1% para 2%. Apenas Pinheiro teve alterações além da margem de erro. Os números diferem da última pesquisa A TARDE/Vox Populi, divulgada em 10 de agosto, na qual ACM Neto estava com 31% na liderança, seguido por Imbassahy com 26%. João Henrique tinha 16%, Pinheiro 10% e Coelho 1%.

 
 
Balanço das olimpíadas, com destaque para dois nomes: Phelps e Bolt
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 07:58



Os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, finalizados neste domingo (24), ficarão para a história como um dos eventos mais bem organizados, com um domínio claro da China no quadro de medalhas, mas, sobretudo, com dois nomes próprios: Michael Phelps e Usain Bolt. Nunca em Jogos Olímpicos se tinha tido duas estrelas de tal grandeza juntas a tal ponto de ofuscar os demais participantes. O nadador americano Michael Phelps conseguiu oito medalhas de ouro, superando o recorde de triunfos de um desportista em um evento, que estava em poder desde Munique-72 de outro nadador americano, Mark Spitz. Phelps ainda bateu sete recordes mundiais.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Serrano vence o Atlanta por 1 a 0 e é líder
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 07:54

Serrano e Atlanta duelaram no estádio Lomanto junior na tarde deste sabado. Em um jogo de poucas emoções no primeiro tempo, Na segunda etapa o time da casa perdeu um pênalti aos 17 minutos, após cobrança de Hudson diga se passagem bela defesa do goleiro Gil.E aos 41', Joilson cobrou falta com perfeição sem chances de defesa para o goleiro abrindo o marcador .Com esse resultado os dois clubes lideram o grupo 2 com 07 pontos cada e voltam a se enfrentar no domingo que vem na partida de volta.

SERRANO-
Alan-Danilinho-Aureliano-Edson-Lázaro-(Rogério)-Hudson-Adriano-Joilson-Tupazinho-(Aldo)-Pena-Jhony-(marivaldo) TECNICO-Zanata

ATLANTA-
Gil-Weider-(Péu)-Romão-Cleriston-Gél-Gil Santos-Péu Coité-(shalon)-Luis Cláudio-Mádson-Biriguidi-(André)-Giba TECNICO-Moisés Alves

Catões Amarelos –(SERRANO) Aureliano-Edson-Rogério-Hudson-Tupazinho-(ATLANTA)Clériston-Gil Santos-Péu Coité-Mádson –(Cartão Vermelho- Luis Cláudio –Atlanta)
Gol- Joilson- Serrano
Pulblico-516 espectadores—Renda R$ 2.040,00
Árbitro-Diego Pombo Lopes-Auxiliares-Alan Oliveira e Romildo Rocha-Árbitro reserva- Ocimar Freitas

 
 
Vitória da Conqusta vence o ASA em casa e assume liderança da Série C
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 07:50

Sem maiores dificuldades, o Vitória da Conquista voltou a vencer na Série C do Campeonato Brasileiro ao bater o ASA-AL por 3 a 0, na tarde deste domingo, no Estádio Lomanto Junior, e assumiu a liderança do Grupo 20 da competição. Com quatro pontos ganhos, o Alviverde "embolou" a classificação, e só vence os outros três concorrentes no saldo de gols. O ASA-AL, que ostentava a segunda colocação, caiu para a última posição com a goleada sofrida no Lomantão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Enterrado corpo de soldado da SSP
comente imprima
:Publicado em 25/08/2008, às 07:44

O corpo do soldado Jorge Alberto Matos, que dirigia uma viatura em escolta ao secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes, foi enterrado na tarde deste domingo, 24, no Cemitério Bosque da Paz, na Estrada Velha do Aeroporto. Familiares e colegas de trabalho estavam chocados com o acidente que vitimou o policial. A Ranger que ele dirigia capotou na BR-116, a 20 quilômetro de Jequié, neste sábado, 23, quando voltava de um seminário da Polícia Civil em Vitória da Conquista.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
OLIMPÍADAS E ELEIÇÕES
comente imprima
:Publicado em 24/08/2008, às 08:55

Por Jeremias Macário*

Lá se vão as olimpíadas com tanto pagar de micos dos nossos atletas e locutores das TVs. Lá se vão as quedas, tombos e choros nas perdas e nas vitórias. Lá se vão as decepções de um país que pouco tem dado importância à educação, à cultura e ao esporte com qualidade, mas quer sediar uma competição internacional. O negócio agora é assistir as olimpíadas da caça aos votos no Programa Eleitoral. Essa é até mais divertida e não se sofre tanto, a não ser depois que ela passa e os vencedores mal escolhidos assumem. Essa olimpíada na TV e no rádio pode durar mais tempo de dor de cabeça e ser cheia de trapaças. A ressaca pode ser pesada e sofrida.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Aluno vale até R$ 5,5 mil na compra de faculdade paga
comente imprima
:Publicado em 24/08/2008, às 08:47

Em apenas um ano, pelo menos cinco faculdades privadas de Salvador foram vendidas a grupos de investidores de fora da Bahia. E em boa parte dessas negociações, os empresários do ramo pagam entre R$ 3 mil a R$ 5,5 mil por aluno na hora de comprar uma dessas instituições


Estudantes da Ruy Barbosa preocupados com qualidade dos cursos

De acordo com números da Deloitte Brazil Research, 25 escolas de ensino superior foram compradas por grupos de empresários da educação em 2008. É quase o dobro de 2007, quando foram 13 negociações desse tipo. Os números são baseados em dados sobre fusões e aquisições na internet. Em Salvador, a mais nova aquisição aconteceu no dia 28 de julho, quando a Faculdade Ruy Barbosa foi incorporada ao mesmo time de empresários que adquiriu a Área 1 e a Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Revelados nomes de três acusados na Operação Janus
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 17:21

Empresário, advogado e minerador foram denunciados, com mais 10 suspeitos, por crimes contra administração pública

Os nomes dos três acusados de envolvimento no esquema de venda de sentenças que não tinham sido revelados foram divulgados ontem no site do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O empresário Márcio Levy Silveira, o advogado Ângelo Franco Gomes de Rezende e o minerador Antônio Gilberto Barbosa de Azevedo foram denunciados junto com os outros dez suspeitos pelo Ministério Público por crimes contra a administração pública. A organização criminosa foi desbaratada na Operação Janus, deflagrada no último dia 8.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Manchetes das revistas desta semana
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 17:14

Veja

A calma é só aparente...
Os líderes partidários da Câmara dos Deputados gastaram uma boa fatia de sua reunião semanal, na terça-feira passada, tentando encontrar uma forma de escapar de um vexame anunciado. Sabiam que, no dia seguinte, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiriam um caso sobre nepotismo (a prática odiosa de aboletar-se num cargo administrativo e dali distribuir sinecuras à parentalha), provavelmente o baniriam da vida pública brasileira e, com isso, deixariam desmoralizado o Congresso, que nunca se mobilizou para votar uma lei contra esse mal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Time vitorioso enfim se livra do rótulo de "amarelão" com ouro em Pequim
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 17:09

As derrotas para a Rússia na semifinal dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e na decisão do Mundial-2006 e para Cuba na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007 deixaram a seleção brasileira feminina de vôlei com uma fama: a de perder o controle nos momentos decisivos. Agora, com o inédito ouro obtido em Pequim neste sábado, em vitória por 3 sets a 1 (25-15, 18-25, 25-13, 25-21) sobre os Estados Unidos, esta equipe consegue a sua redenção e tira qualquer dúvida de que tem uma das melhores gerações na história.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Brasil vence os EUA na final e conquista glória máxima no vôlei feminino
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 17:00

O vôlei feminino do Brasil conquistou neste sábado a sua maior glória. Mais uma vez com uma grande exibição, a equipe derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25-15, 18-25, 25-13 e 25-21, e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Esta é a 14ª medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, sendo a terceira de ouro. O país ainda conta com três pratas e oito bronzes. E tem mais uma medalha garantida neste domingo, já que a seleção masculina de vôlei vai enfrentar os Estados Unidos na final. A medalha de ouro conquistada no Ginásio Capital de Pequim é a segunda de um esporte coletivo feminino do Brasil em Olimpíadas (as mulheres só no vôlei de praia com Jackie Silva/Sandra Pires em Atlanta-1996 e no atletismo com Maurren Maggi na sexta-feira em Pequim) .

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
RESUMO SEMANAL DE NOTÍCIAS: Qualidade do ensino depende de formação
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 08:19

“Precisamos formar 100 mil professores por ano”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a 72ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), na quarta-feira, (13), na sede da instituição em Brasília. Em reunião com reitores de universidades federais, o ministro defendeu a criação de um sistema nacional de formação de professores para a educação básica. Para Haddad, é preciso aumentar o percentual de profissionais, que dão aula em escolas públicas, formados pelas universidades federais. “Pelo menos 70 mil professores por ano devem ser formados pela rede pública”, afirmou referindo-se também às universidades estaduais e municipais.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Presidentes de tribunais se reúnem em Brasília no Encontro Nacional do Judiciário
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 08:13

A união em torno de causas comuns da Justiça é a principal meta do Encontro Nacional do Judiciário, que se realiza na próxima segunda-feira (25/08) em Brasília, para reunir presidentes dos tribunais de todo o país. Em pauta, temas voltados à modernização do Judiciário, o aperfeiçoamento da gestão dos tribunais e a melhoria da prestação jurisdicional. O objetivo é unificar as diretrizes estratégicas de atuação, com base na cooperação mútua entre as instituições.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O Brasil e as Olimpíadas de 2016
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 08:06

Por Ezequiel Sena*

O Brasil luta com todas as armas para trazer as Olimpíadas de 2016. Uma investida que não consegue empolgar o torcedor brasileiro, muitos manifestam o sentimento que é mais conveniente se estruturar para melhor competir. Já que a nossa participação nas olimpíadas tem sido muito raquítica, subimos ao pódio poucas vezes. Mesmo assim, o brasileiro festeja e se orgulha do pouco que consegue. Sem querer ferir o brio dos atletas, mas estamos acostumados com muito pouco e felizes pela nossa bravura. Não é tanto por culpa deles, entretanto, faltam mais apoio e organização para com a nossa delegação. Jamais se questiona o desempenho dos nossos competidores, temos convicção de que fazem o máximo e, muitas vezes, a ânsia é tanta que extravasa o próprio limite e acabam cometendo erros infantis.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Notícias de campanha
comente imprima
:Publicado em 23/08/2008, às 08:00

Caros amigos e amigas,

Como muitos de voces já sabem, estou na luta em busca de uma vaga na camara de Vereadores de Conquista. Entre meus amigos muitos perguntaram: por que você insiste em uma candidatura a vereador? A candidatura não é só minha. Existe um conjunto de companheiros que estão, parte reunidos no PSB, parte em outros partidos e outros que nunca assumiram pra valer a luta política, mas que concordam com a maneira pela qual conduzimos nossas idéias, sonhos e vontades, além de concordarem com a idéia, de que o mandato, será um pontapé inicial para esse grupo de pessoas que está na luta política há mais de vinte anos, mas que entretanto, nunca canseguiu eleger um vereador na cidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Creolina não...
22/08/2008 : 15:47
Duração: 11'16''

 
 
CERCO FECHADO
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 16:34

Ministério Público Estadual denuncia 13 envolvidos no esquema da venda de sentenças desarticulado pela Operação Janus

Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu ontem denúncia-crime contra 13 envolvidos em um esquema de venda de sentenças, desbaratado pela Operação Janus, no último dia 8. A suspeita da participação de magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia no comércio de decisões judiciais trouxe a Salvador o procurador geral da República, Antonio Fernando de Souza. O Correio apurou que ele esteve hospedado no Hotel da Bahia, Campo Grande, dias depois da prisão de quatro acusados.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A rua como tema de congresso no Museu de Arte Contemporânea
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 16:22

Acontece na semana de 25 a 29 de agosto o 5º Congresso Metáforas da Rua, que tem como objetivo discutir e apresentar diversos assuntos que compõem o espaço urbano. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP e conta com a presença de convidados que têm a rua e o que acontece nela como tema em comum.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ESSA FOI ÓTIMA: "CADA UM PAGA O SEU!!!", gritava o dono do Ford Corcel
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 16:19


 
 
Ferrovia Bahia-Oeste anima o setor produtivo do Estado
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 16:14

A recente aprovação, pelo Congresso Nacional, de um ousado plano de investimentos em ferrovias para ligar o País ao Oceano Pacífico por eixos leste-oeste, além de diversas novas linhas e ramais inter-regionais, poderá colocar de vez nos trilhos um projeto estratégico de desenvolvi-mento da economia baiana

Considerada por décadas como obra fundamental para a mudança de perfil produtivo do Estado, a Ferrovia Bahia-Oeste (EF 334), entre Ilhéus e Alvorada (TO), já tinha conquistado, graças a uma articulação política da bancada federal baiana, sua inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Revolução no tratamento para remoção de manchas: Pro Life, fabricante da linha Cosmobeauty, lança kit Vulcan Ice
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 16:10

Ácidos vulcânicos - principal composto do novo produto - removem manchas na primeira aplicação

A fabricante de dermocosméticos Pro Life – detentora das marcas Biomarine e Cosmobeauty – acaba de lançar um produto diferenciado: o kit Vulcan Ice, um tratamento despigmentante considerado inovador por sua composição - o principal ativo são os ácidos vulcânicos - e versatilidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Aventura do Rally da Bahia termina na Toca da Onça
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 16:02

As cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Jaguaquara, localizadas no Sertão Baiano, receberão nos dias 30 e 31 de agosto, a quinta e sexta etapas do Rally da Bahia

As cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Jaguaquara, localizadas no Sertão Baiano, receberão nos dias 30 e 31 de agosto, a quinta e sexta etapas do Rally da Bahia. A rodada dupla que irá definir os campeões baianos da temporada terá, no primeiro dia, a largada em Vitória da Conquista e a chegada em Jequié, que também será o local da largada do segundo dia que terá chegada em Jaguaquara.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Anjos: companheiros e intercessores
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 16:00

Por Monsenhor Jonas Abib*

Cada um de nós vive uma grande graça. Existe um Anjo ao nosso lado, um espírito celeste maravilhoso que está conosco desde que fomos concebidos no ventre da nossa mãe. Muitos o chamam de “Anjo da Guarda”. Nossa parte é acreditarmos em sua presença e na intercessão e súplica que o Anjo faz ao Senhor, por nós e conosco.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
3º Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema traz programação especial para as crianças
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 15:57

A terceira edição do Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema traz uma programação especial para o público infantil. O destaque fica para o longa “Os Porralokinhas”, uma aventura em que pais e filhos vão se divertir. A direção e o roteiro são de Lui Farias com a participação Melanie Dimantas, Bernardo Guilherme e Riva Faria. O filme é uma continuação de “Aventuras com Tio Maneco” de 1971, “O Caçador de Fantasma” de 1975 e “Maneco, o Super Tio” de 1978 e é o quarto filme em que o personagem “Tio Maneco” aparece.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Polícia deflagra Operação Carrossel em Conquista
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 07:59

Por Juscelino Souza . A Tarde

Vinte e uma pessoas presas, vinte e três veículos, armas e drogas apreendidas. Este foi o resultado da Operação Carrossel, realizada pela Coordenadoria Regional de Polícia de Vitória da Conquista, em cumprimento a mandados de busca e apreensão. A ação aconteceu no município-sede e em Poções e Cândido Sales durante uma semana.A operação, que envolveu quatro delegados, três equipes do Grupo de Apoio Tático (GAT) e duas da Delegacia de Furtos e Roubos, começou no dia 14 em Cândido Sales, resultando na prisão de Maciel Ribeiro dos Santos, acusado de tráfico de drogas. Com ele, a polícia informou ter apreendido dois quilos de maconha.Também naquele município, a 595 km de Salvador, foram presos em flagrante e indiciados por tráfico de drogas Cassiano Ferreira dos Santos, Naiara Nogueira Lima e Antônio Ribeiro de Souza.

Na casa onde estavam, foram encontradas 10 trouxinhas de maconha, 17 pedras de crack, uma balança digital e um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos. “Dia 15 prendemos em flagrante, ainda em Cândido Sales, o traficante Cleiton Fernandes Silva, com 23 papelotes de cocaína e maconha”, informou o delegado Odilson Pereira.Em Poções, a 444 km da capital, foram apreendidas 20 motocicletas, 10 tanques de motos, carcaças e peças desses veículos e um Gol. Oito pessoas foram presas, sendo que quatro delas por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas. Três estavam com veículos que foram recolhidos pelos policiais.Entre os detidos está Pedro Sérgio Souza Silva, o "Sérgio Boi", envolvido com tráfico de drogas, roubo de cargas e tentativa de homicídio, de acordo com o delegado Elvander Miranda.Já em Vitória da Conquista, foram apreendidos um Corsa com chassi adulterado e um Fiat Uno com suspeita de ter sido roubado. O Corsa estava com John William dos Santos Barbosa e o Fiat, com Aécio Leite da Silva. Ambos foram presos.

 
 
Desfile do Sete de Setembro na Rio-Bahia
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 07:56

Em Vitória da Conquista, o já tradicional desfile de 7 de Setembro, em comemoração a Independência do Brasil, que nos últimos anos era realizado na Av Brumado, em 2008 terá um novo cenário: a Av Presidente Dutra. A extensão reservada para o 7 de Setembro é de 1,2 km. Ele começa entre o cruzamento da BR-116 com a Brumado e termina na intersecção com a Cuiabá. A partir do cruzamento com a Av. Pará começa a concentração do desfile.

Durante o percurso duas arquibancadas serão montadas para que a comunidade possa assistir o desfile com mais comodidade e haverá também o habitual palco oficial que terá a presença do prefeito municipal e de outras autoridades locais e estaduais. O tema do desfile para este ano é “Uma escola para todos, pensando em cada um”। A Secretaria Municipal de Educação está a frente da organização do 7 de Setembro, que tem ainda a colaboração de outras sete secretarias da Prefeitura.

 
 
UM BALANÇO DAS ENTREVISTAS
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 07:49

Por Francisco Silva Filho*

Apesar de morar em Curitiba há onze anos, eu vivo Conquista como se jamais eu tivesse saído da minha cidade. O advento da internet com os seus jornais e revistas virtuais, representados pelos blogs e a facilidade de se ouvir as rádios locais via internet; estreitou ainda mais esse meu convívio com a minha amada terra conquistense, mesmo que de forma virtual. Ainda que, votando aqui em Curitiba, eu tenho acompanhado par e passo o desenrolar do processo eleitoral em curso em nossa cidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Guilherme Menezes não comparece à entrevista agendada com a TV Sudoeste
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 07:46

Guilherme Menezes, do PT, teria sido o quarto e último participante da rodada de entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, patrocinada pela TV Sudoeste/Rede Bahia. Porém, o ele não compareceu à entrevista. Sua assessoria informou que, em virtude de suas atividades parlamentares, não seria possível ao candidato estar presente. Guilherme Menezes não terá direito a reagendar esta entrevista para uma nova data e horário.

 
 
Súmula do STF permite contratação de primos
comente imprima
:Publicado em 22/08/2008, às 07:41

A súmula editada na tarde desta quinta-feira (21) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a prática do nepotismo (contratação de parentes) por agentes públicos, possibilita que primos sejam contratados para cargos comissionados. De acordo com a Constituição brasileira, os primos são parentes de quarto grau. Por sua vez, a decisão da Suprema Corte impede a contratação de parentes até o terceiro grau.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”, afirma a íntegra da súmula editada pelo Supremo. A decisão do STF também proíbe o chamado nepotismo cruzado, que ocorre quando um agente público contrata parentes de outro agente público, e vice-versa. No entanto, a decisão do Supremo não atinge os cargos de caráter político (ministros, secretários estaduais e municipais).

 
 
Multa por doação acima do limite legal leva empresa goiana a recorrer ao TSE
comente imprima
:Publicado em 21/08/2008, às 16:46

As doações e contribuições de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais são limitadas a 2% do faturamento bruto do ano anterior à eleição. Quando esse limite é ultrapassado, a empresa está sujeita ao pagamento de multa, no valor de cinco a dez vezes a quantia em excesso, e é proibida de participar de licitações públicas e de celebrar contratos com o poder público pelo período de cinco anos. Foi o que aconteceu com a empresa Plasticom Ind. e Com. Ltda., de Goiânia, que doou R$ 3,6 mil à campanha eleitoral do governador eleito de Goiás, Alcides Rodrigues Filho.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
O professor Bira Cairo e o barbante
comente imprima
:Publicado em 21/08/2008, às 16:32

Por Paulo Ludovico*

O Instituto São Tarcísio é uma das maiores escolas de Vitória da Conquista. Mas, antes de ser o que é hoje, ele começou pequeno. Quando fui estudar no São Tarcísio, a escola funcionava numa sala, que ficava numa rua, atrás da casa onde moravam "seu" Viriato e "dona" Nenem, pais das professoras Edna (de saudosa memória), Edméia (artista plástica das mais talentosas) e Ednalva, além de Ednália e Eduardo, ainda estudantes, e de Edmilson e Edson (esses dois, na época, morando em Salvador).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Decisão do STF proíbe nepotismo em cargos administrativos nos três poderes
comente imprima
:Publicado em 21/08/2008, às 08:09

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o nepotismo está proibido nos três níveis de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) para União, estados e municípios, mas não incluiu na decisão os cargos políticos, como ministros de estados, secretários estaduais e municipais. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (20), depois que o STF confirmou a proibição da contratação de parentes no judiciário, prevista em resolução do Conselho Nacional de Justiça de novembro de 2005. Ao julgar um caso concreto no Rio Grande do Norte, o STF estendeu a decisão para o Executivo e o Legislativo.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
NOTA: Núcleo de Promoção da Igualdade Racial
comente imprima
:Publicado em 21/08/2008, às 08:07

É lamentável o que tem chegado até mim durante esses poucos dias do período de pedido de isenção de taxa do vestibular 2009 da UESB: relatos de candidatos que não foram devidamente orientados em seu direito de opção pela reserva de vagas para negros ou quilombolas.Os casos são parecidos e, pelo visto, foram regra geral no tratamento.

Passando por algumas escolas estaduais e turmas do universidade para todos vários para divulgar o programa e o período de isenção (papel q deveria ser assumido pela UESB de forma ostensiva), além das dúvidas primárias sobre o programa, vários alunos relataram terem sido atendidos de forma interpelativa e inquisitória na COPEVE que, ao solicitarem uma cópia do formulário de auto-declaração de que são negros ('pretos' ou 'pardos') têm recebido a seguinte resposta:

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
TV Sudoeste entrevista o candidato a prefeito Herzem Gusmão
comente imprima
:Publicado em 21/08/2008, às 08:05

Herzem Gusmão, do PSDB, foi o terceiro participante da rodada de entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, patrocinada pela TV Sudoeste/Rede Bahia. Cada entrevista dura 5 minutos, com 30 segundos de acréscimo, e os temas das perguntas são escolhidos por sorteio.

 
 
Conheça o PET/CT : um forte aliado para o diagnóstico precoce do câncer
comente imprima
:Publicado em 21/08/2008, às 07:30


Durante muito tempo, uma das limitações dos cuidados oncológicos era a dificuldade de detecção precoce e de avaliação do andamento da terapia. No entanto, com a chegada do exame de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), uma técnica de imagem molecular, o médico já pode ter acesso a um diagnóstico precoce e avaliação precisa da resposta de um tumor à terapia, permitindo que faça melhor adequação do tratamento para o paciente.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
PTC provoca polêmica no primeiro dia de horário gratuito em Salvador
comente imprima
:Publicado em 20/08/2008, às 15:37

O horário eleitoral gratuito nem bem começou e já surge a primeira polêmica. Na apresentação de estréia ontem, destinada aos 902 postulantes às 41 vagas na Câmara Municipal de Salvador, o PTC resolveu inovar. No espaço reservado a legenda, nenhum candidato a vereador se pronunciou, como deveria acontecer, mas sim os representantes da chapa majoritária, leia-se o presidente do Democratas na Bahia, Paulo Souto, o prefeiturável também democrata ACM Neto e o presidente do partido, Rivailton Pinto, que também falou do candidato do DEM, o que é terminantemente proibido por lei. O fato causou estranheza até mesmo para os vereadores da legenda.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Plenário do TSE esclarece dúvida sobre geração de propaganda eleitoral
comente imprima
:Publicado em 20/08/2008, às 15:30

As estações retransmissoras de televisão não estão obrigadas a fazer geração da propaganda eleitoral gratuita que começou hoje (19). Trata-se de atribuição exclusiva das emissoras geradoras. O esclarecimento foi feito pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a sessão desta terça-feira (19) em resposta parcial a requerimento formulado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e relatado pelo ministro Marcelo Ribeiro (foto).

A associação noticiou ao TSE decisões de juízes eleitorais para que as estações retransmissoras de televisão, e não somente as emissoras de rádio e televisão, também façam a geração da propaganda eleitoral. Segundo os advogados da Abert, em determinadas localidades, os juízes têm determinado que as retransmissoras e até as repetidoras alterem a programação para que, obrigatoriamente, retransmitam ou repitam a propaganda partidária, em total desacordo com a lei eleitoral. Além disso, os juízes têm determinado que seja verificada na Anatel e no Ministério Público Federal a possibilidade de revisão das concessões. O TSE recebeu o requerimento como consulta, respondeu a primeira parte e converteu o julgamento em diligência para que a Anatel e o Ministério das Comunicações se pronunciem sobre a possibilidade técnica de se evitar que o sinal da emissora geradora se propague a municípios diversos (sinal invasor). O entendimento dos ministros é o de que a veiculação de propaganda eleitoral de outro município contribui para confundir o eleitor.

 
 
Cadastro Nacional de Adoção é apresentado pelo CNJ à Justiça do Distrito Federal
comente imprima
:Publicado em 20/08/2008, às 07:53

O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) será apresentado oficialmente nesta quarta-feira (20/08) na Justiça do Distrito Federal e Territórios. O evento será realizado no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, às 9h. Os integrantes do comitê gestor do CNA, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, do TJ de Pernambuco, e a juíza Cristiana de Faria Cordeiro, do TJ do Rio de Janeiro, farão as palestras de orientação aos juízes, servidores e demais profissionais da área sobre as vantagens, objetivos e características do sistema.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
TV Sudoeste entrevista o candidato a prefeito Esmeraldino Correia
comente imprima
:Publicado em 20/08/2008, às 07:42

Esmeraldino Correia, do PDT, foi o segundo participante da rodada de entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, patrocinada pela TV Sudoeste/Rede Bahia. Cada entrevista dura 5 minutos, com 30 segundos de acréscimo, e os temas das perguntas são escolhidos por sorteio.

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Assim Lelinho vai morrer. De rir...
19/08/2008 : 15:25
Duração: 22'21''

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 19/08/2008, às 15:20

Por Paulo Pires*

Medalhas de Ouro

Aos que estão decepcionados com o desempenho dos nossos atletas nas Olimpíadas de Pequim, aviso logo: Estou achando nossos representantes maravilhosos. Prá não dizer ótimos. Se formos levar em conta que a maioria desses atletas são gente do povo e que o povo no Brasil só começou a ser incluído na história do País a partir da década de 30 do século passado, estamos indo muito bem. O Brasil é um país novo. Novíssimo. Repetindo: O povo brasileiro só começou a existir e a participar da construção do País a partir de Getúlio Vargas. Mesmo considerando que Dom Pedro II fez um reconhecido esforço para nos incluir na História, sua luta foi insuficiente. Os governantes e a elite burguesa brasileiros nunca pensaram no povo como entidade participante. O que existia era uma aliança repugnante entre governantes e coronéis, tornando a grande massa social uma entidade abstrata. Abstrata sob o ponto de vista das decisões econômico-político-sociais. Resumindo: O povo nunca participava dos centros de decisão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
TV Sudoeste entrevista o candidato a prefeito Eraldo Novais
comente imprima
:Publicado em 19/08/2008, às 08:04

Eraldo Novais, do PSOL, foi o primeiro entrevistado da rodada de entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, patrocinada pela TV Sudoeste/Rede Bahia. Cada entrevista dura 5 minutos, com 30 segundos de acréscimo, e os temas das perguntas são escolhidos por sorteio.

 
 
94% DAS CRIANÇAS COM DOR DE CABEÇA CRÔNICA POSSUEM ENXAQUECA, DIZ ESTUDO APRESENTADO NO CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA
comente imprima
:Publicado em 19/08/2008, às 07:34

A pesquisa, feita pelo neurologista Dr. Marco Antônio de Arruda no Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, envolveu 417 crianças ao longo de 20 anos

Crianças podem ter enxaqueca e é o caso mais freqüente quando o assunto é dor de cabeça crônica, diz estudo apresentado, no Congresso Brasileiro de Neurologia, pelo Dr. Marco Antônio Arruda - Neurologista da Infância e Adolescência, Mestre e Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e autor do livro Cefaléia da Infância e Adolescência (Editora Instituto Glia).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A sociedade brasileira e o aumento de impostos
comente imprima
:Publicado em 19/08/2008, às 07:29

Por Paulo Skaf*

Em dezembro do ano passado, no processo de votação e rejeição, no Senado, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorrogava a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011, não houve perdedores. Todos ganharam, em especial a população brasileira, as empresas e os trabalhadores, que deixaram de pagar um tributo desnecessário e equivocado. A União também nada perdeu com o fim da "provisória" contribuição, criada há 11 anos. Afinal, sua extinção foi ainda mais lógica se considerarmos que ela era absolutamente dispensável, injusta e desvirtuada de seu foco original de aplicar mais recursos para melhorar a saúde dos brasileiros.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A POLÍTICA E OS MALEDICENTES
comente imprima
:Publicado em 19/08/2008, às 07:25

Por Francisco Silva*

Fazer rádio em Conquista nunca foi uma tarefa fácil; sabemos, pois, que os “louros” (grana, bufunfa) são privilégios de pouquíssimos, e, pode-se contar nos dedos de uma só mão. Os donos da emissora e um ou dois ganham dinheiro, os outros assistem, e, conformados batem palmas; é assim é que é feito o rádio conquistense, de proletariados e os abnegados. Aos abnegados amigos, que sonham em um dia ter reconhecido o seu trabalho, ganhando uma posição de destaque com os devidos “louros”, não desanimem, o rádio em Conquista ainda poderá ser uma realidade como empresa que gera e distribui renda aos que, dele procura sobreviver.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Mãe e filha morrem eletrocutadas por secador de cabelos em SC
comente imprima
:Publicado em 19/08/2008, às 07:21

Uma mulher de 35 anos e sua filha, de pouco mais de quatro meses, morreram eletrocutadas por um secador de cabelos, ontem (12), no bairro Monte Castelo, na cidade catarinense de Tubarão. Segundo informações do jornal "Diário do Sul", Ivonete Borges Rigo acordou por volta das 4h para amamentar a filha Vitória e decidiu lavar os cabelos na pia do banheiro após ter se sujado quando a criança regurgitou. Acredita-se que ela tenha deixado o secador em contato com a pia molhada para segurar a filha no colo e, ao ligar o aparelho, ambas foram eletrocutadas.

Mãe e filha foram levadas para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, mas chegaram sem vida ao local. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o pai de Vitória levou a menina para o pronto-socorro em seu próprio carro, enquanto um vizinho levou Ivonete. Segundo o jornal, o sepultamento está marcado para as 9h de hoje (13), no Cemitério Municipal de Tubarão.

 
 
TCU condena ex-prefeito de Queimadas
comente imprima
:Publicado em 19/08/2008, às 07:12

O ex-prefeito do município baiano de Queimadas, José Mauro de Oliveira Filho, foi condenado pelo Tribunal de Contas da UNião (TCU) a devolver R$626.088,62 aos cofres públicos. O então prefeito não comprovou o uso da verba em ações do Programa de Merenda Escolar, como foi estabelecido.


José Mauro, prefeito de Queimadas, responde a 12 processos

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constataram, após denúncia, que a maioria das escolas da zona rural não ofereciam merenda aos alunos. O ex-prefeito também foi multado em R$50 mil e terá 15 dias para devolver o dinheiro ao FNDE. Cabe recurso da decisão.

 
.
.
  Enquete
Você já ouviu o "Fala Conquista" na 87,9, com Paulo Nunes?

SIM
NÃO

Votar
resultado parcial...
 
.
.
.
.
.
.
  Recomende o Blog!
  Apoios
Hoje Pesquisas
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.
 
Arquivo:
03/08 - 18/08/2008 08/07 - 20/07/2008 11/06 - 23/06/2008 23/05 - 02/06/2008 09/05 - 15/05/2008 24/04 - 30/04/2008
20/07 - 02/08/2008 24/06 - 07/07/2008 03/06 - 11/06/2008 15/05 - 23/05/2008 01/05 - 08/05/2008 16/04 - 23/04/2008

Duração: 19'33''