.
.
  Canais
Página inicial
Fale com Paulo Nunes
Telefones da Justiça em Vitória da Conquista
Perfil
Comentários: regras
Vitória da Conquista
 
  Colunistas
Jeremias Macário
Luciano Pires
Francisco Silva
Ezequiel Sena
Paulo Pires
Dimitri Laguna
Jarbas Lacerda
Mozart Tanajura
Ruy Medeiros
Paulo Araújo
Paulo Nunes
 
  Outros canais
Conquista Bairro a Bairro
Artigos
Entrevistas
Cidadania
Especiais
Imagens
Polícia
Artistas
Saúde
Meio Ambiente
Música
Esporte
Vídeos
Conheça sua cidade
 
  Institucionais
Municípios da Bahia
Assembléia Legislativa
Câmara dos Deputados
Câmara de Conquista
Revista Envolverde
Última Instância
 
  Serviços
Bancos
Correios
Previdência Social
Lista Telefônica
Loterias
Previsão do Tempo
Receita Federal
 
  Tempo
Previsão do Tempo
Todas as cidade da Bahia
 
 
 
 
web stats
 
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem". Robert Musil em O Homem sem Qualidades
 
 
SIMMP/VC, Sindicalismo, Ética e Eleições Municipais
comente imprima
:Publicado em 02/10/2008, às 13:52

Na busca de uma ação ética, democrática e coerente, sindicato pode ser visto como uma associação de trabalhadores de uma determinada categoria, composto de direção e base, os quais se organizam, no sentido da luta de classes entre patrão e empregado, buscando conquistar direitos favoráveis à qualidade de vida daqueles que se solidarizam em torno desse compromisso.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Bahia Musical chega a Vitória da Conquista
comente imprima
:Publicado em 02/10/2008, às 12:19

Nando Reis promete esquentar os conquistenses com show especial que será aberto pelo grupo Café com Blues

A TIM, mais uma vez priorizando a música para desenvolver suas atividades culturais e sociais em todo o país, apresenta para o público baiano o Bahia Musical, projeto que vem trazendo grandes nomes da música nacional e regional para o interior do Estado. O próximo show, que vai marcar o encerramento da primeira etapa do projeto, acontece em Vitória da Conquista, nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, a partir das 21h, no Planet Hall. Quem comanda a noite é o cantor e compositor Nando Reis. Ele promete agitar a terra do frio com seus maiores sucessos. Para celebrar a diversidade cultural, o grupo Café com Blues também participa do evento. No repertório, o típico blues de dor e alegria misturado com elementos percurssivos oriundos do negro escravo brasileiro, resgatando a cultura popular, passeando pelo reisado, pelas chulas e modas de viola.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Brasil terá uma empresa a cada 24 habitantes em 2015
comente imprima
:Publicado em 02/10/2008, às 06:44

Setor de serviços vai concentrar o maior número de negócios nos grandes centros

O país pode chegar a 2015 com uma empresa para cada 24 habitantes. Isso representa um universo de quase 9 milhões de pequenos negócios em 2015, para uma população em torno de 210 milhões de pessoas. Este é um dos dados apontados pela pesquisa Cenários para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado de São Paulo 2009/2015, realizada pelo Observatório das MPEs do Sebrae-SP.

A pesquisa, que mapeou as principais tendências econômicas nacionais e mundiais, faz um recorte do impacto do desenvolvimento econômico brasileiro neste cenário global e aponta as oportunidades e caminhos para os pequenos negócios em 2015.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Professores municipais paralisam as atividades
comente imprima
:Publicado em 01/10/2008, às 16:46

Ascom / SIMMP

As escolas da Rede Municipal de Ensino de vitória da conquista estarão paralisadas nesta quinta-feira, dia 02 outubro, devido à falta de merenda escolar que afeta as unidades de ensino. Os alunos não estão recebendo a merenda regularmente e, por causa disso, os professores estarão mobilizados, amanhã, na Praça 9 de novembro, às 14 horas, para protestarem e exigir providência das autoridades municipais.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
João Henrique assume liderança em Salvador, diz nova pesquisa da Datafolha
comente imprima
:Publicado em 01/10/2008, às 12:11

João Henrique (PMDB), CM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT) dividem a liderança João Henrique tem 25%, ACM Neto tem 24% e Walter Pinheiro tem 22% dos VOTOS VÁLIDOS

Faltando cinco dias para o primeiro turno das eleições, continua indefinida a disputa pela prefeitura de Salvador. O candidato à reeleição pelo PMDB, João Henrique Carneiro, está com 25% das intenções de voto, ao lado de ACM Neto (DEM), com 24% e de Walter Pinheiro (PT), com 22%. Em comparação com o levantamento anterior, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, o peemedebista oscilou dois pontos para cima (de 23% para 25%), o democrata oscilou dois pontos para baixo (de 26% para 24%) e o petista oscilou de 21% para 22%. Antonio Imbassahy, do PSDB, oscilou um ponto para baixo (de 15% para 14%). Hilton Coelho, do PSTU, manteve 4%. Votos em branco ou nulo totalizam 7%. Indecisos, 3%.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Serrano treina firme em busca da classificação
comente imprima
:Publicado em 01/10/2008, às 06:58

Para vencer o Madre de Deus com quatro gols de diferença, o Serrano segue em ritmo de treinamento intenso. Beneficiados com a distância da segunda partida, o Rubro-verde tem intensificado as atividades voltadas para o preparo físico dos atletas. Na tarde dessa terça-feira (30), aconteceu um treino regenerativo no Estádio Lomanto Júnior. "Temos enfrentado momentos difíceis, mas estamos conseguindo superá-los. E nesse contexto, o espírito do grupo é de vencer", afirma Karlinhos.

Estão previstas mudanças na defesa para a próxima partida. Outra novidade é o retorno do lateral Rogério e a substituição de Joilson que foi expulso no último jogo. Os treinos seguem normalmente e nessa sexta-feira (03) acontece um treino tático com bola, às 16h no Lomantão. A próxima partida do Serrano será realizada no dia 12 de outubro no Estádio Municipal de Madre de Deus, às 16h.

 
 
Pesquisa do INCA e Fiocruz mostra relação entre HPV e câncer de pênis
comente imprima
:Publicado em 01/10/2008, às 06:51

Vírus seria responsável por 75% dos casos da doença

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA, em parceria com o Instituto de Virologia da Fiocruz, em pacientes com câncer de pênis, mostrou que cerca de 75% dos casos apresentaram o vírus do HPV. Até o momento as investigações em torno da relação entre HPV e a doença estavam focadas no câncer de colo do útero, em que o vírus é responsável por quase 100% dos casos.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 30/09/2008, às 17:48

nome: pato feio
email: lindinhofeiozinhoprosa@hotmail.com

Hérzem escolheu uma vida inteira para se arrepender. Ouça ai...

 
 
Filmes de Glauber Rocha e de cineasta sãocarlense têm narrativas recombinadas no maior festival multimídia do interior de SP
comente imprima
:Publicado em 30/09/2008, às 15:19

Evento também oferece oficinas e cursos sobre Cinema de Montagem, edição ao vivo de documentários e programação em Data-Flow, dentre outras atividades

A instalação "A Idade da Terra", de Glauber Rocha, e o refazer dos diálogos e ruídos do filme "Testemunha Oculta", de Zé Pintor, são alguns dos principais destaques da recombinação de narrativas que acontecerá no 2º CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica da UFSCar. O evento, considerado o maior do gênero no interior paulista, acontece de 8 a 12 de outubro, no campus São Carlos da Universidade, a 235 km da Capital.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 30/09/2008, às 15:14

Por Paulo Pires*

Festival de música Uesb-Petrobrás

Neste final de semana, participei mais uma vez como membro do júri do Festival de Música da UESB. Foi uma festa. Quinta, sexta e sábado, o público de Conquista teve oportunidade de assistir a um verdadeiro mosaico de manifestações estético-musicais vindo dos mais diversos lugares do País. Do Oiapoque ao Chuí chegou gente, tivemos concorrentes. Maravilha!

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 30/09/2008, às 14:56

nome: Antonio Alvarenga
email: tonibb2007@gmail.com
profissao: profissional liberal

Servidor público é espancado por seguranças do candidato Guilherme Menezes

mensagem: Compareceu ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) no dia 27 do corrente, o servidor público municipal Clovis Oliveira de Carvalho (43) residente no bairro Brasil, prestando queixa de agressão contra os seguranças do candidato a prefeito pelo PT Guilherme Menezes.

Conforme boletim de ocorrência de número 1002008016378 datado de 27 de setembro de 2008 às 7:30 a vítima em epígrafe comunicou que por volta das 23:10 do dia 26 ao transitar com seu veículo, um gol cinza prata, de placa policial JOY-4568 em frente a Prefeitura de nossa cidade, foi abordado por aproximadamente oito seguranças do Candidato Guilherme Menezes (PT), sendo que um dos elementos portava arma de fogo.

Os elementos obrigaram a vítima a sair do veículo e iniciaram uma série de espancamentos, com socos, chutes e pontapés, causando lesão na mão direita, cabeça e região do abdômen. Salienta a vítima que as agressões só foram cessadas, devido a intervenção de um transeunte que ameaçou ligar para a polícia.

A hilariedade do fato é que a vítima foi um dos primeiros presidentes do PT, e seu irmão Sérgio Carvalho, já foi secretário da prefeitura na gestão petralha.

É assim que se faz uma política limpa, transparente e participativa (com a ajuda da truculência).

Imagine se este candidato vier a se eleger, quantas perseguições não irão acontecer, como é de praxe desse político em relação até com correligionários, e ainda querem trazer à tona as atitudes do saudoso ACM.

Já estamos presumindo como irá ser esta eleição, com bocas de urna sob a batuta de armas e opressão, principalmente nos distritos onde não existe policiamento.

Cada povo tem o governo que merece.

Este é o país do ôba ôba.

(Fonte: Carcará News - http://www.carcaranews.com)

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 30/09/2008, às 14:54

nome: De Azevedo
email: norberto_aurich@hotmail.com
profissao: aposentado

Seguranças de Guilherme espancam Clovis Carvalho

mensagem: Circula na Internet informação de que Clóvis Carvalho, ex-presidente do PT e servidor público municipal, foi espancado por oito seguranças de Guilherme Menezes, às 23:10 de 26.09.08, conforme B.O. 100.200.801.6378, de 27.09.08, registrado no DISEP. Parece que o fato não chegou ao conhecimento do blog, pois não há qualquer registgro a respeito. Frequentemente, vejo Zé Raimundo circular livremente pelas ruas da cidade sem seguranças. Também não os há na porta da prefeitura, ao contrário do que ocorria na gestão de seu predecessor. Por fim, jamais tive notícia de que prefeitos anteriores, desde os tempos de Gerson Sales, utilizasse serviços de seguranças. Por que Guilherme necessita deles. Não confia no povo? Não bastaram doze anos de governo petista para mostrar a ele que o conquistense é pacífico e não se entrega a vinditas? Espero que Guilherme repudie esse procedimento.

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 30/09/2008, às 14:51

nome: Manuel Francisco Correia Neto
email: mcorreia.ba@hotmail.com
cidede: vit. da conquista

mensagem: Apesar de não lhe conhecer pessoalmente, comecei a admirá-lo, por esta vendo que é uma pessoa que dar a informação com total imparcialidade, sempre ouvia o programa de outra rádio. Algum tempo atrás resolvi conversar com outras pessoas mais velhas, e fui descobrindo a real personalidade de um radialista, fiquei muito surpreso com muita coisa. Felizmente hoje tenho outra maneira de enxergar este pessoal, e tenho certeza que você mim ensinou bastante. Descobrir em seu BLOG, um lugar democrático, em que todo mundo pode expor suas idéias, sem censura, coisa que em outros blogs não é possível. Parabéns por conseguir provar diante da "FARÇA" que tenta enganar o povo de Conquista, a sua inocência, valeu, sempre que puder manda para o meu e-mail, informações. PARABÈNS, por sempre estar dando a informação séria e sem maquiagem. Ops. Se possível manda mais notícias sobre a "FARÇA", para que fique mais informado sobre esta pessoa. um grande abraço.

 
 
Eleitores divulgam na internet gravações para constranger candidatos
comente imprima
:Publicado em 30/09/2008, às 14:36

Embora a Justiça Eleitoral vete o uso de sites não-oficiais na campanha, eleitores vêm explorando intensamente o YouTube para ajudar seus candidatos. Tornou-se comum a divulgação de vídeos com episódios constrangedores de rivais. Links com gafes dos candidatos se proliferam por blogs e pelo Orkut. Frases infelizes de Paulo Maluf (PP), Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) são seguidamente divulgadas pela rede. Em Salvador e no Rio, também há essa veiculação. O famoso conselho ("relaxa e goza") de Marta aos passageiros em plena crise aérea já foi visto mais de 112 mil vezes e aparece em comunidades contra a petista. O mesmo acontece com o episódio em que Kassab expulsou um manifestante de um centro de saúde aos gritos de "vagabundo".

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
PT e PSDB são aliados em mais de 1.000 municípios
comente imprima
:Publicado em 30/09/2008, às 14:34

Dobradinha PT-DEM registra o maior crescimento em relação a 2004, 41,9% Na eleição municipal, petistas estão aliados com PSDB, DEM e PPS, partidos de oposição a Lula, em 41,2% das 5.563 cidades

O PT marcha de mãos dadas com ao menos um dos três partidos de oposição ao governo Lula (PSDB, DEM e PPS) em 41,2% dos municípios do Brasil -2.292 das 5.563 cidades. O número é 13,9% maior do que em 2004, uma prova de que o tensionamento da política federal vem sendo deixado de lado em nome de questões locais. A Folha analisou todas as 30.847 coligações válidas, registradas no Tribunal Superior Eleitoral em 2008 e 2004.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Desperdício de dinheiro Público e o Fim do Horário Gratuito
comente imprima
:Publicado em 30/09/2008, às 14:32

Por Ezequiel Sena*

Dia 02 de outubro termina, mas que o horário eleitoral ajuda a tomada de decisão, ninguém duvida. Quando a disputa está acirrada, é comum ouvir que a eleição só começa pra valer quando o programa gratuito vai ao ar. Queira ou não, esse espaço cedido aos partidos e candidatos, apesar de muitas aberrações que terminam acontecendo, é um importante fator na redemocratização do país, pois dão vez e voz às chamadas minorias. Por sinal, ele nasceu há mais de 40 anos, justamente no auge do regime militar, através da Lei 4.737/1965.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
COPAR quer melhorar a assistência ao asmático na rede pública multiplicando iniciativas bem-sucedidas
comente imprima
:Publicado em 30/09/2008, às 06:43

Grupo de especialistas em asma quer reduzir internações e mortes pela doença

Duas mil e quinhentas mortes por ano. Esse é o total de pacientes que a asma vitima no Brasil. Com o desejo de reverter esse cenário, foi criado no ano passado o Conselho de Programas de Asma e Rinite (COPAR), formado por cerca de 40 pneumologistas, alergologistas e pediatras que atuam em programas de asma em todo o País. Inspirado nas experiências bem-sucedidas de alguns estados e municípios e empenhado em multiplicá-las Brasil afora, o grupo formulou uma série de iniciativas capazes de melhorar a assistência ao asmático na rede pública.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Litigância de má-fé derrota Hérzem Gusmão na Justiça
29/09/2008 : 07:04
Duração: 22'02''

 
comente imprima
:Publicado em 29/09/2008, às 16:05

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Paulo Nunes prova na Justiça que Hérzem Gusmão estava errado
comente imprima
:Publicado em 29/09/2008, às 07:14

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ ELEITORAL DA 39ª ZONA ELEITORAL DE VITÒRIA DA CONQUISTA.

AUTOS Nº  062/2008

PAULO NUNES DA SILVA, brasileiro, casado, jornalista, advogado, inscrito na OAB/BA sob o nº 10.041, residente e domiciliado nesta cidade na Av. Larissa Cavalcante, 557, Boa Vista, em causa própria vem, respeitosamente, à presença de V.Exa., apresentar contestação na representação que é movida por HÉRZEM GUSMÃO PEREIRA ,  qualificado nos autos como candidato a prefeito pela coligação " A FAVOR DE CONQUISTA", apresentando as explicações seguintes:

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Pesquisas apontam para forte avanço do PT em capitais e em cidades grandes
comente imprima
:Publicado em 29/09/2008, às 07:10

As pesquisas de opinião disponíveis mostram que o PT deve ser o grande vencedor nas cidades de grande porte (com mais de 200 mil eleitores) e nas capitais. É claro que a cidade de São Paulo é a mais emblemática de todas (8,2 milhões de eleitores) e um fracasso de Marta Suplicy poderá desbotar as outras eventuais vitórias petistas.

Feita a ressalva, o fato é que o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está para atingir um marco histórico: será a única legenda do pós-ditatura militar que a cada eleição municipal, desde 1982, sempre conquistou mais prefeitos a cada pleito. Nas capitais e cidades médias e grandes o PT teve alguma irregularidade (em 2004 elegeu menos do que em 2000), mas agora deve sua melhor marca.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Elomar lança seu primeiro romance, "Sertanilias"
comente imprima
:Publicado em 28/09/2008, às 09:24

Em cenário imaginário, sem limitação ou localização geográfica, passa a maior parte de Sertanílias, um romance de cavalaria escrito pelo compositor e violonista baiano Elomar Figueira Mello. Um livro com letras graúdas, de leitura confortável, que será lançado no próximo dia 8, às 18 horas, na Aliança Francesa, com noite de autógrafos às 20 horas, no Grande Sertão.

Escritor lança livro dia 8, na Aliança Francesa
Escritor lança livro dia 8, na Aliança Francesa

Isolado, arredio, rodeado de uma aura inacessível e anti-social, avesso a parafernálias eletrônicas, Elomar nos recebe numa pequena sala numa manhã amena de terça, a poucos dias do embarque para a Europa. Neste sábado, ele seria um dos destaques do Teatro Municipal da Guarda (TMG), em Portugal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
42% dos baianos com mais de 50 anos não sabem ler
comente imprima
:Publicado em 28/09/2008, às 09:16

Em um cubículo de menos de dez metros quadrados, no subúrbio ferroviário de Salvador, cinco mulheres de 50 a 70 anos se espremem entre carteiras improvisadas em frente a um quadro negro, do tamanho de uma bandeja. Pescoços esticados para a frente, olhos esbugalhados na direção da lousa, elas soletram: Ca-sa. Da-do. Mo-e-da.

Alunos com mais de 50 aprendem a ler em curso em Paripe
Alunos com mais de 50 aprendem a ler em curso em Paripe

São palavras, mas, ao mesmo tempo, investidas contra as estatísticas. Dez anos depois do início dos maiores projetos de combate ao analfabetismo do Brasil – os programas Alfabetização Solidária, do governo FHC, e Brasil Alfabetizado, do governo Lula –, 42,1% da população baiana com mais de 50 anos ainda não sabe ler e escrever.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
COPAR quer melhorar a assistência ao asmático na rede pública multiplicando iniciativas bem-sucedidas
comente imprima
:Publicado em 27/09/2008, às 15:31

Grupo de especialistas em asma quer reduzir internações e mortes pela doença

Duas mil e quinhentas mortes por ano. Esse é o total de pacientes que a asma vitima no Brasil. Com o desejo de reverter esse cenário, foi criado no ano passado o Conselho de Programas de Asma e Rinite (COPAR), formado por cerca de 40 pneumologistas, alergologistas e pediatras que atuam em programas de asma em todo o País. Inspirado nas experiências bem-sucedidas de alguns estados e municípios e empenhado em multiplicá-las Brasil afora, o grupo formulou uma série de iniciativas capazes de melhorar a assistência ao asmático na rede pública.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
LULA SANCIONA ALTERAÇÕES NA LEI DE ESTÁGIO
comente
:Publicado em 27/09/2008, às 15:26

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de sancionar a Lei nº. 11.788/08, que prevê mudanças na lei de estágio, entre elas o direito a 30 dias de férias remuneradas aos estagiários que tenham contrato com duração igual ou superior a um ano. A nova lei também estabelece que os alunos do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular só poderão trabalhar até seis horas diárias; limite para o número de estudantes de nível médio estagiando nas empresas; duração máxima de dois anos; entre outras normativas. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, 26.

Como a empresa e as instituições de ensino devem proceder a partir de agora? Qual o prazo para a empresa se adequar a nova lei? Como adaptar os contratos dos estagiários já contratados pela empresa? Os consultores do Centro de Orientação Fiscal – Cenofisco e do Sindcont-SP estão à disposição para esclarecer essas e outras questões sobre o tema. Para agendar uma entrevista, entre em contato com a equipe de imprensa da De León Comunicações pelo: (11) 5017-4090 / 7604.

 
 
O diferencial das Bienais
comente imprima
:Publicado em 27/09/2008, às 15:22

Por Sônia Machado Jardim*

A cada edição da Bienal Internacional do Livro a gente se pergunta: dá para melhorar? Como renovar um evento de tamanho sucesso? Este é o desafio que tanto a Câmara Brasileira do Livro (CBL) como o Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel), organizadores das maiores feiras de livros deste País, enfrentam ao preparar uma Bienal. Pelo visto, os altos índices de visitação apontam que estamos no caminho certo. No entanto, não podemos descansar.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Serrano treina firme para garantir a vitória
comente
:Publicado em 27/09/2008, às 15:19

Serrano continua treinando firme para enfrentar o Madre de Deus no próximo domingo. Após a vitória contra o Cruzeiro, o Rubro-verde tem como objetivo vencer o time madredeusense jogando em casa e contando com o apoio da torcida. Os treinamentos seguem em ritmo intenso. Hoje pela manhã, aconteceu um treino tático e logo mais a tarde está previsto um coletivo com os jogadores, no Estádio Lomanto Júnior. O técnico Karlinhos acredita que o Serrano tem boas chances para vencer essa partida. "Estamos com um time mais atuante e integrado e por isso temos grandes possibilidades de garantir a vitória", afirma Karlinhos.

Com os dois primeiros colocados de cada grupo, têm início agora as semifinais, onde os times se enfrentam em "mata-mata" de ida e volta. Os vencedores de cada semi-final fazem a final, também em jogos de ida e volta. Os critérios de desempate para a primeira fase são os seguintes: número de vitórias, saldo de gols, número de gols marcados e confronto direto. A partida do Serrano contra o Madre de Deus acontece nesse domingo, às 16h, no Estádio Lomanto Júnior. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do estádio por R$ 5,00 (cinco reais) e no intervalo do jogo continua a promoção "Pênalti Premiado".

 
 
Lançamento do 10° livro de Alberto David “Uma Cachorrinha Notável”
comente imprima
:Publicado em 27/09/2008, às 07:57

Digitalizar0001.jpg


“Uma Cachorrinha Notável” fala sobre o envolvimento de uma família com sua cadelinha. Representa um despertar para a valorização dos animais, de forma igualitária e harmoniosa, sem vetar qualquer possibilidade de atenção e atendimento às suas necessidades até mesmo psicológicas. É uma crônica que retrata os sonhos, baseados no cotidiano, mas que faz parte do interesse da vida de todos aqueles que buscam o respeito à vida, despojando-se de suas ambições e interesses pessoais. A relação entre o personagem que narra os fatos e a sua cachorrinha não é algo comum, é um desejo de se mover para além de emoções e sentimentos eminentemente humanos, segundo afirma Miralva Ribeiro, graduada em Letras e especialista em Literatura.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
POLITICAGEM E POLITIQUEIROS EM VOTAÇÃO!
comente imprima
:Publicado em 27/09/2008, às 07:52

Por Ándré Barros Cairo*

Nos anos 50 e 60 em Vitória da Conquista, com base em registros históricos, todos os Prefeitos e Vereadores eram considerados homens de bem, verdadeiros cidadãos, que ocupavam seus cargos com extrema seriedade dispensando interesses escusos, se é que existiam! Os vereadores, homens íntegros, exerciam seus mandatos sem receberem salários, ajuda de custo, ou propostas indecentes. Existia apenas discordância de idéias, sem ferir a moral, a ética e os bons costumes. O que realmente interessava, era o desenvolvimento sócio-econômico, o progresso sobre todos os aspectos e o bem estar da comunidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A LONGA ESCURIDÃO
comente imprima
:Publicado em 27/09/2008, às 07:45

Por Jeremias Macário*

Até o início dos anos 60 se respirava cultura no Brasil, e os colégios públicos eram detentores dos melhores níveis de ensino. Em Salvador, por exemplo, o Colégio Central da Bahia era notável pela sua educação, e o corpo docente de primeira linha. Dele saíram nomes importantes da intelectualidade, da política, das artes e da literatura baiana e nacional, como Glauber Rocha, Calazans Neto, João Carlos Teixeira Gomes, Florisvaldo Mattos, Fernando da Rocha Peres (os dois últimos meus professores), dentre outros. Naquele tempo se devorava jornais, revistas e livros na busca pelo saber e pelo conhecimento. Aí veio o golpe militar de 1964 e tudo se desmoronou. Os generais procuraram logo atrofiar nossas mentes, e o país mergulhou numa longa escuridão no ensino que se prolonga até hoje.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 27/09/2008, às 07:42

nome: Jose Arlindo Prado Rodrigues
email: pradoarlindo@hotmail.com
profissao: autonomo

mensagem: SEU BLOG FAZ PARTE DE MINHAS LEITURAS DIARIAS E ISSO JÁ A MUITO TEMPO,FIQUEI MUITO FELIZ QUANDO VOCÊ COMEÇOU COMENTAR NELE POIS SUA VOZ ESTAVA FAZENDO MUITA FALTA ,MAS NESTE COMENTÁRIO DO DIA 20-09-08 VOCÊ CONSEGUIU SE SUPERAR,SE ALGUEM AINDA TINHA DUVIDAS SOBRE O CARATER DO SENHOR HERZEM A PROVA ESTÁ AI,PARABENS CONTINUE FAZENDO O SEU BELO TRABALHO E AJUDANDO A MANTER A NOSSA CIDADE BEM INFORMADA.

 
 
A LISTA DE COISAS QUE NÃO SABEMOS OU NÃO LEMBRAMOS...
comente imprima
:Publicado em 26/09/2008, às 15:47

Os Três Reis Magos:
. O árabe Baltazar:     trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.
. O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.
. O etíope Gaspar:     trazia mirra, significando a sua humanidade.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CRN-3 recomenda aumento de consumo de verduras, legumes e frutas na alimentação diária
comente imprima
:Publicado em 26/09/2008, às 15:42

O Conselho Regional de Nutrição -3ª. Região procura incentivar a prática alimentar saudável divulgando a necessidade do consumo diário de verduras, legumes e frutas nas refeições, que constituem uma parcela importante da composição de uma dieta equilibrada, pois contém alto teor de micronutrientes, fibras e compostos bioativos com propriedades funcionais e apresentam baixa densidade energética.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Procura por cursos de Engenharia da FEI cresce 45%
comente imprima
:Publicado em 26/09/2008, às 15:37

Aumento foi registrado no primeiro dia de inscrição do processo seletivo 2009, comparado ao mesmo período do ano passado

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) abriu neste dia 22 as inscrições para o processo seletivo 2009 e já registrou aumento de 45% no número de inscritos para o curso de Engenharia, comparado ao primeiro dia de inscrições do mesmo período do ano passado. Para a FEI, a procura pode estar relacionada ao apelo da mídia sobre a falta de engenheiros no Brasil e ao sucesso do projeto FEI Jovem desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia para atrair o interesse dos estudantes do ensino médio para a área.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Para professores da Educação Básica, a família é mais influente do que a escola no processo educacional
comente imprima
:Publicado em 26/09/2008, às 15:32

Pesquisa com 8.773 docentes de 19 estados brasileiros revela quadro da educação brasileira e traz novos dados para o debate sobre políticas públicas e projetos pedagógicos

Para professores da Educação Básica, a família é mais influente do que a escola no processo educacioO que mais influencia a educação dos jovens e crianças brasileiros: a mídia, a família ou a escola? Segundo 8.773 docentes de Educação Básica de 19 estados do país, a reposta é a família, seguida da escola, da mídia e amigos, nessa ordem. Três de cada quatro destes professores consideram que a administração não valoriza suficientemente seu trabalho e 80,6% pensam o mesmo em relação à sociedade. No entanto, apesar de se sentirem pouco valorizados, apenas 20% mudaria de profissão.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Pesquisa, encomendada pelo PT, aponta Guilherme prefeito
comente imprima
:Publicado em 26/09/2008, às 07:51

Foi disponibilizado hoje, uma pesquisa encomendada pelo Partido dos Trabalhadores/Ba junto a empresa Sócio Estatística Pesquisa e Consultoria da cidade de Itabuna, Bahia.

A pesquisa mostra o candidato petista, Guilherme Menezes (PT), em primeiro lugar com 52,8% das intenções de votos. O segundo colocado, Herzém Gusmão (PSDB), aparece com 15,8%, Esmeraldino Correia (PDT), soma 10,9% e Eraldo Novaes, que teve sua candidatura impugnada, foi lembrado por (PSOL) com 0,4%. Indecisos somam 16% e brancos e nulos corresponde a 4,1%.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Esquerda "confessa" não ter rumo, diz filósofo
comente imprima
:Publicado em 26/09/2008, às 07:46

Paulo Arantes pergunta por que um governo que não enfrentou nenhum interesse confronta militares

Em debate sobre a ditadura militar e a responsabilização de integrantes das Forças Armadas por atos de tortura e morte durante o regime pós-64, o professor de filosofia Paulo Arantes disse anteontem na USP (Universidade de São Paulo) que a esquerda, ao fazer política procurando "reparar abominações do passado", faz "uma confissão tácita de que não temos futuro".

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Rainhas do esporte participam do Dia do Beijo pela Vida
comente
:Publicado em 26/09/2008, às 07:40

Foi no auge de sua comemoração de 49 anos que a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari aceitou o convite para participar da Corrida e Caminhada do Dia do Beijo pela Vida, em São Paulo. O evento, que acontece sábado, 27, a partir das 17horas, na Cidade Universitária (CEPEUSP), contará ainda com a saltadora Maureen Maggi e o judoca Eduardo Santos. Após a corrida e caminhada, os atletas devem esticar e assistir o show com a Blitz, banda comandada pelo performático Evandro Mesquita, que acontece no local.

 
 
ATENÇÃO! Convocamos os Professores da Rede Municipal para Assembléia Extraordinária
comente
:Publicado em 26/09/2008, às 07:40



DIA:
30 de setembro de 2008
LOCAL: Colégio Diocesano
Horário: 08:30 horas

PAUTA

  • Informes;
  • Falta de Merenda Escolar;
  • Reformulação do Estatuto do SIMMP: Estratégias para obtenção de quórum;
  • Contribuições para saúde dos professores;
  • O que ocorrer.
 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 26/09/2008, às 07:33

Por Paulo Pires*

Meninos diferentes (ou lá vem Zé Lopes)

O ano era de 1965 ou 66 (não me lembro bem) estávamos no Cine Ritz, onde funcionava também a Rádio Clube de Conquista. O filme em tela era O Manto Sagrado, com Richard Burton, Victor Mature e a bela Jean Simmons. Chovia prá cacete e você pode até não acreditar: começou a pingar dentro do cinema. De repente, sem quê nem prá quê, alguém começou a tossir numa altura descomunal. A coisa se tornou tão incômoda que as goteiras passaram a um segundo plano na escala das inconveniências. Sinceramente se a cena se não fosse trágica, seria cômica. Nunca vi tanta esculhambação em uma sessão de cinema como vi naquele dia. E olhe que já vi Zé Lopes flagrando uns espertinhos bolinando namoradas puritanas que me deixaram sem graça dentro do escurinho do Riviera e do Cine Madrigal.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Jessier Quirino, e os políticos
comente
:Publicado em 25/09/2008, às 13:26

 
 
Carlos Nadalutti assume Furnas
comente
:Publicado em 25/09/2008, às 13:13

O presidente de FURNAS Centrais Elétrica, Luiz Paulo Conde, pediu demissão no último dia 24, alegando estar com problemas de saúde. Em seu lugar assumi Carlos Nadalutti, a partir de 03 de outubro

O Sindicato dos Eletricitários de São Paulo entendeu como boa a indicação de Nadaluttii, tendo em visa o conhecimento de boa carreira do funcionário dentro da empresa e de sua forma séria e competente no cumprimento de suas obrigações. "Desejamos que o novo presidente faça uma boa administração. Porém, não sabemos ainda, qual grupo político que o indicou. Dessa forma, se o grupo for o mesmo que queria trocar a diretoria da Fundação Real Grandeza, entendemos que Nadaluttii terá os mesmo problemas que o seu antecessor, Luiz Paulo Conde, teve em relação aos trabalhadores", diz o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Carlos Reis.

Fundação Real Grandeza - No início de setembro o então presidente de FURNAS, Luiz Paulo Conde, ameaçou demitir o diretor-presidente da Fundação Real Grandeza, Sergio Wilson Ferraz Fontes, e o diretor de investimentos, Ricardo Nogueira. A ação foi rejeitada por diversas entidades, entre elas o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, e pelos trabalhadores. Após ameaça de greve dos funcionários da empresa e reunião com o conselho as demissões foram suspensas.

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 25/09/2008, às 13:11

nome: gildasio amorim fernandes
email: gildasioamorimfernandes@gmail.com
profissao: jornalista

mensagem: Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista comunica que, não haverá expediente no Comercio, mesmo àqueles que funcionam tradicionalmente aos domingos. Dia 05 de outubro, por força de lei, é feriado nacional. E o Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista, ao receber comunicado do Shooping Conquista Sul -, de que pretende funcionar nesse dia. E, decide: recorrer à Justiça para que tal evento não aconteça. Segundo seu departamento Jurídico- através de sua advogada a doutora Jane Meira diz que já foram tomadas as medidas jurídicas cabíveis que trabalham neste centro comercial, e conseqüente à outros na cidade, o seu direito. Segundo o presidente interino, Joir Sala, o sindicato não vai medir esforços para esta sempre ao lado do Trabalhador, e afirma ainda, que, as empresas infratoras que obrigarem seus empregados a trabalharem nesse dia, 05 de outubro, feriado nacional, será multada. E para isso, vai contar com uma fiscalização do Ministério do Trabalho com aplicação de multas. Conclui o diretor Joir Sala.

 
 
Um colega pouco comum
comente imprima
:Publicado em 25/09/2008, às 13:04

Por Paulo Ludovico

Quem quiser contar qualquer caso - ou seria causo - do passado escolar de Conquista, certamente terá que falar do velho Ginásio de Conquista. Lá, foi diretor o Padre Luiz Soares Palmeira, o temível Padre Palmeira. A história de um e de outro (do padre e da escola) em certos momentos, se confundem, chega a ser uma só, tanto que, o velho ginásio ficou conhecido, também, como: o Ginásio do Padre.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Publicada a primeira pesquisa encomendada pela coligação Frente Conquista Popular
comente
:Publicado em 25/09/2008, às 12:50



Pesquisa realizada pela empresa Sócio Estatística, registrada no TRE, sob Nº 206/2008, aponta larga vantagem do candidato Guilherme Menezes, da Coligação Frente Conquista Popular. Segundo os dados apresentados, se a eleição fosse hoje, Guilherme seria eleito com 52,8% dos votos, O segundo colocado ficaria com 15,8%, o terceiro nas intenções de voto foi lembrado por 10,9% dos eleitores e, por último, o quarto colocado foi indicado em 0,4% dos entrevistados. Votos brancos, nulos e indecisos somam 20,1%. Considerando-se apenas os votos válidos, Guilherme teria 61% da votação no dia 05 de outubro, o dobro da soma de todos os outros candidatos. Foram ouvidas 1812 pessoas, entre os dias 13 e 16 de setembro e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 
 
Novo laudo do Exército pode complicar Jobim
comente imprima
:Publicado em 25/09/2008, às 08:09

Parlamentares governistas e de oposição avaliam que a situação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, pode se complicar se o novo laudo do Exército comprovar que os equipamentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não têm capacidade de realizar grampos. Nesse caso, o relatório confirmaria a análise da Polícia Federal (PF), de que as maletas são inaptas para realizar escutas.

Caso contrário, haveria conflito com o ministro da Segurança Institucional, general Jorge Félix, que já teve um embate com Jobim. O novo laudo, considerado pelo ministro da Defesa como um documento “reservado”, precisa ser analisado pelo Congresso, mas permanece em cofre sem que os parlamentares o tenham analisado.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Serrano vence o Cruzeiro
comente imprima
:Publicado em 25/09/2008, às 08:05

A noite fria não impediu que os donos da casa fizessem bem a lição proposta. Precisando dos três pontos, o Serrano venceu o Cruzeiro por 3 a 2 e colocou o Rubro-verde na próxima fase do Campeonato Baiano da Segunda Divisão. Com o resultado, o Serrano fica na segunda colocação do Grupo 02, com 14 pontos ganhos, eliminando o Atlanta, que caiu para a terceira colocação, com 13. A próxima partida do Serrano é contra o Madre de Deus nas semifinais da competição.

Logo no início do jogo o Rubro-verde mostra que veio para ganhar, e aos 10 minutos abre o placar no Lomantão. Tupanzinho cruzou na área e Pena aproveita o rebote para vencer o goleiro Ari Sergipano e colocar o Serrano na frente. O Cruzeiro reage aos 44’ quando o atacante Paulo Ricardo recebe a bola do meio campo e chuta na saída do goleiro adversário. Paulo Ricardo estava impedido, mas passou despercebido pelo bandeirinha.

O Serrano inicia o segundo tempo com o desafio de sair do empate e garantir a vitória. Não demora muito e aos 4’, Danilinho fez cruzamento, a zaga afastou mal e Pena bateu forte marcando o segundo gol da partida. Entusiasmado, o Rubro-verde parte para ampliar o placar. Cinco minutos depois, após bate e rebate na área, Pena mais uma vez pegou a sobra e dividiu com a defesa do Cruzeiro ampliando o marcador e fazendo a alegria da torcida. No final da partida, Paulo Ricardo aproveitou cobrança de falta e marcou o segundo gol do Alvi-celeste, diminuindo a vantagem no Lomantão. No próximo domingo começa a primeira partida das semifinais da segundona. O Serrano enfrenta o Madre de Deus no Estádio Lomanto Júnior. Paralelo ao jogo acontece ainda a partida do Guanambi contra o Juazeirense, definindo os finalistas da competição.

 
 
Aposentadoria por tempo de contribuição
comente imprima
:Publicado em 25/09/2008, às 08:00

Aposentadoria por tempo de contribuição integral é o benefício a que tem direito o segurado e a segurada da Previdência Social aos 35 anos de contribuição, se homem, e aos 30 anos de contribuição, se mulher, independentemente da idade.

Pode ser concedida aposentadoria por tempo de contribuição proporcional ao homem que comprovar 30 anos de contribuição e 53 anos de idade, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição, e à mulher que comprovar 25 anos de contribuição e 48 anos de idade, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição. O valor da aposentadoria proporcional é de 70% do salário de benefício, mais 5% a cada ano completo de contribuição posterior ao tempo mínimo exigido.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Violência marca campanhas no interior
comente
:Publicado em 24/09/2008, às 16:06

A onda de violência nas campanhas eleitorais no interior do Estado está preocupando as lideranças políticas. Quanto mais se aproxima a data da eleição, mais esquenta o clima entre os eleitores. Nos últimos dias aconteceram homicídios em Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães, Várzea do Poço e Capela do Alto Alegre. Mas os ânimos estão exaltados também em municípios como Riachão do Jacuípe e Candeias. No primeiro, uma emissora de rádio teve o transmissor queimado e, no segundo, o comitê da candidata Maria Maia (PMDB) foi depredado.

O deputado estadual Sérgio Passos (PSDB) tem manifestado preocupação com o clima emocional das campanhas políticas, com a violência tomando corpo, “em muitos casos sob as vistas grossas da Policia Militar”, disse. Segundo o deputado, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, Carlinhos, esposo da candidata a prefeita Lena, foi agredido covardemente em plena via pública. Em Caldeirão Grande, o deputado afirmou que “a polícia está interferindo de maneira indevida contra os eleitores do PSDB”. No município de Riachão do Jacuípe, na Região do Sisal, a situação também é parecida. Correligionários da candidata Tânia Regina denunciam que estão sendo perseguidos e intimidados pelos adversários.

 
 
Multa mesmo de valor ínfimo deve ser paga para obtenção da quitação eleitoral
comente imprima
:Publicado em 24/09/2008, às 15:59

Ao manter a impugnação do registro de candidatura do pretendente a uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Avelino Lopes, no Piauí, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou entendimento quanto à necessidade de quitação eleitoral para a validade do registro da candidatura. Para que o registro seja válido, o candidato precisa estar quite com a Justiça Eleitoral e isso inclui o pagamento de multa pela ausência nas eleições.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Colisão entre um caminhão e um Fiat Uno deixa dois feridos na BR-116
comente
:Publicado em 24/09/2008, às 07:37

Uma batida entre um caminhão e um Fiat Uno deixou duas pessoas presas às ferragens na BR-116, no trecho que passa por Vitória da Conquista, a 509 quilômetros de Salvador. O acidente ocorreu no final da tarde desta terça-feira (23). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os dois veículos trafegavam em alta velocidade no momento do acidente.

O motorista do caminhão, Adriano Prates, 38 anos, perdeu o controle da direção, cruzou a pista e colidiu lateralmente com o carro que trafegava em sentido contrário. Apesar da batida, Prates não teve ferimentos. A esposa dele, Edileuza Santiago, 41 anos, e o passageiro Gelson Ribeiro ficaram presos nas ferragens do veículo, mas não sofreram ferimentos graves. Os dois foram encaminhados para o Hospital Geral do município, onde estão em observação. O condutor do Fiat, que não teve o nome revelado, também não ficou ferido.

 
 
Seleção para o SAC inscreve até este domingo
comente
:Publicado em 24/09/2008, às 07:35

Inscrições para seleção do SAC terminam neste domingo, 28. As 150 vagas serão disputadas por jovens de baixa renda, de até 22 anos, e que tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública. Interessados devem se inscrever através da internet. É necessário pagar a taxa de R$ 5,00 em qualquer agência do Banco do Brasil até segunda-feira, 29.

Os candidatos vão fazer uma prova objetiva, no dia 12 de outubro, com questões sobre a língua portuguesa, matemática, atualidades e informática. A seleção também conta com exame médico e avaliação sócio-econômica. A contratação faz parte do programa Mais Futuro.

 
 
Governo sanciona lei que reajusta salário de servidores
comente
:Publicado em 24/09/2008, às 07:33

O governo publicou hoje, no Diário Oficial da União a sanção da lei que reajusta o salário de servidores. A lei beneficia vários setores do funcionalismo público federal nas áreas da Cultura, Educação, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Desenvolvimento Agrário, Previdência, Saúde, Trabalho, Agricultura e Forças Armadas. A lei, de 177 artigos, tem apenas dois vetos.

 
 
Serrano busca a vitória contra o Cruzeiro, hoje a noite no Lomantão
comente
:Publicado em 24/09/2008, às 07:31

Vencer. Essa é a palavra de ordem do Serrano no jogo desta quarta-feira, 24, contra o Cruzeiro. A partida simboliza para o representante conquistense a possibilidade de garantir uma vaga na segunda fase do baianão, pois, caso vença o adversário o Serrano conquista 14 pontos e ultrapassa o Atlanta na classificação.

O jogo será no Estádio Lomanto Jr. e terá início a partir das 20 horas. O torcedor que for ao local prestigiar a partida poderá, caso sorteado, ganhar um prêmio, no valor de R$ 100,00, no "Intervalo Premiado", promoção realizada pelo Serrano.

 
 
A GRANDEZA DA AMIZADE
comente imprima
:Publicado em 23/09/2008, às 16:37

Por Ezequiel Sena*

Na última sexta-feira (19.09.2008), O Globo Repórter trouxe à reflexão um tema de grande profundidade e que realmente merece destaque e a nossa ponderação. A grandeza e a importância da amizade na vida das pessoas. Certamente o amor ao próximo seja o grande desafio da humanidade neste século, para suprimir a propagação da discórdia. Tenho consciência de que não sou a pessoa mais indicada para declinar sobre um assunto tão augusto como este, mas confesso que acabei ficando entusiasmado pela sua grandiosidade. O mais interessante é que as pesquisas comprovam que ter amigos faz bem até mesmo para a nossa saúde.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
A revolução da EaD
comente imprima
:Publicado em 23/09/2008, às 07:36

Por Paulo Nathanael Pereira de Souza*

A sigla EaD refere-se à educação a distância, indiscutivelmente a maior inovação desta era do conhecimento, no setor educacional. Nascida no século XX, na forma meio tosca do ensino por correspondência (coube-nos, por sinal, nos anos 60 dirigir os cursos por correspondência do antigo Departamento Estadual de Administração, destinados a todo o funcionalismo público estadual, quando ainda se procurava qualificar o servidor e as repartições não se tinham convertido em cabides de emprego), evoluiu para as tecnologias contemporâneas: mídia impressa, CD-ROM, DVD, rádio e TV, softwares de computador, áudio e videoconferências, entre outras. Hoje, processa-se verdadeira reviravolta nos meios educacionais com o uso disso tudo no processo ensino/aprendizagem e a obsolescência crescente das didáticas da velha escola estritamente presencial, fundamentadas no giz, no quadro negro e na saliva.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
13,8 milhões saltam de faixa social no Brasil
comente imprima
:Publicado em 23/09/2008, às 07:30

As primeiras análises da Pnad-2007 divulgadas hoje pelo Ipea mostram que 13,8 milhões de brasileiros mudaram de estrato social entre 2001 e 2007. Dividindo-se a população brasileira em três faixas de rendimentos, mais de 10 milhões deixaram o faixa do um terço mais pobre (que recebe até R$ 545,66 de renda familiar) e passaram a integrar a faixa intermediária (que recebe até R$ 1.350,82 de renda familiar). E 3,6 milhões saltaram dessa faixa intermediária para o terço superior de renda, que recebe acima de R$ 1.350, 82.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 23/09/2008, às 07:28

nome: Sandra Sena
email: sandragomessena@yahoo.com.br
profissao: Engenheiro Eletrico com especialidade em Eletrônica
Cidade: São Paulo

mensagem: Por favor, eu gostaria de saber se existe alguma empresa em Vitória da Conquista que contrata esse tipo de profissional? Seria para meu noivo. Ele morou aí na Bahia onde deu aulas por 3 anos e gostou muito daí, gostaria de voltar a morar nessa adorável cidade mas como as portas das faculdades se fecharam por para ele por motivo de liderar greve por atraso de salário, acabou por voltar para São Paulo. Agora queria voltar para aí, mas para isso teria de ter um emprego com uma boa remoneração. Ele tem uma larga experiência em dirigir empresa e no ramo de importação e exportção entre outros cursos como: TI, SI, SQL e CCNA Por favor, se puder me ajudar ficarei grata. Desde já, meu muito obrigada! Atenciosamente, Sandra.

 
 
A tecnologia não nos deixa burros. Ela liberta nossas mentes
comente imprima
:Publicado em 23/09/2008, às 07:19

Todo mundo está comentando um artigo da revista "The Atlantic" intitulado "Será que o Google está nos deixando burros?". Parte desse grupo de fato leu o artigo de 4.175 palavras, escrito por Nicholas Carr. Para poupar seu tempo, eu pensei em fazer uma versão resumida do artigo em 100 palavras. Mas há distrações demais para ler tudo aquilo. Então eis aqui a versão de 140 caracteres feita para o Twitter (Twitter é uma forma de blog de alta velocidade no qual você escreve sobre sua vida em rajadas de 140 caracteres ou menos, incluindo espaços e marcas de pontuação).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 22/09/2008, às 15:40

Por Paulo Pires*

Música de primeira

A TV Senado repetiu neste final de semana a Orquestra Filarmônica de Berlim com o Trio Marcus Roberts (piano) Roland Guerin (contrabaixo acústico) e Jason Marsalis (bateria). Como diz nosso amigo Bozó: Coisa de primeiro mundo. O último dos músicos citados, Jason, pelo sobrenome logo é identificado como alguém do clã Marsalis. É isso aí. O baterista é irmão de Wynton Marsalis, um dos grandes nomes do jazz contemporâneo. Mesmo quem não é lá muito chegado à música erudita, ao passar pelo canal que exibia o espetáculo (aquilo sim, deve ser chamado de espetáculo!) certamente ficou impressionado com o que viu. Todo o repertório com músicas de George Gershwin conseguiu dar aos componentes da Filarmônica uma expressão de satisfação intraduzível. Era visível a alegria dos respeitáveis músicos de Berlim tocando a grande música do americano Gershwin. Duas peças fundamentais desse gênio americano fizeram o deleite dos espectadores, telespectadores e músicos: Um americano em Paris (obra de entrada) e Rhapsody in Blue (a segunda) levaram todos ao delírio. Quando o trio de Marcus Roberts tocava e os músicos sinfônicos aguardavam suas entradas, via-se claramente que os artistas da Orquestra se deliciavam com o que ouviam do trio.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
TSE recomenda perda de fundo partidário ao PSDB por notas frias
comente imprima
:Publicado em 22/09/2008, às 15:32

O corpo técnico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encontrou notas fiscais frias em prestação de contas do PSDB e, por isso, recomendou que o partido seja punido com a perda do fundo partidário. Os documentos foram usados para justificar pagamentos de R$ 389,5 mil (dinheiro público) feitos a empresa de um dirigente do próprio partido, o ex-secretário-geral e atual tesoureiro nacional, Márcio Fortes.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Momentos de tensão esquentam debate da Aratu
comente imprima
:Publicado em 22/09/2008, às 15:26

Foram vários os momentos de tensão no debate de ontem. Um deles, já praticamente no final do programa, envolveu frontalmente o ex-prefeito Antonio Imbassahy e o radialista Mário Kertész. O primeiro bloco do debate de ontem à noite entre os prefeituráveis promovido pela TV Aratu teve como destaque os ataques do ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e Walter Pinheiro (PT) ao prefeito João Henrique. À pergunta sobre qual o maior problema da cidade, Imbassahy disse que é a falta de planejamento, considerando que a atual administração é um caos. O tucano se auto-elogiou ao afirmar que por três vezes foi considerado o melhor prefeito do Brasil, enquanto João Henrique teve avaliação negativa. Disse ainda que deixou a prefeitura com um caixa de R$ 53 milhões, mas reconheceu, num segundo momento,. que a entregou com uma dívida de R$ 112 milhões.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Eleições Diretas para diretor!
comente
:Publicado em 22/09/2008, às 15:21

Por Joilson Bergher

Estão abertas as inscrições de um curso de gestão escolar visando o preparo do servidor do magistério para as eleições diretas para diretor. São 12 mil vagas à disposição. As inscrições serão de 19 a 24 de setembro do mês em curso no site www.sec.ba.gov.br, e as eleições em Dezembro 2008. Essa é mais uma conquista da companheirada que há mto tempo luta por democracia em nossas escolas. Agora, precisamos fazer valer essa conquista nos diversos municípios da essa velha Bahia, principalmente em nossa região pressionando os sindicatos de base municipal e respectivos Gestores e Secretários municipais de educação. Um abraço e uma semana produtiva.

 
 
REALIDADE PARADOXAL
comente imprima
:Publicado em 22/09/2008, às 06:58

Por Jeremias Macário*

De um lado a décima maior economia mundial, com crescimentos na faixa de 5% ao ano, Produto Interno Bruto (PIB) em torno de R$1 trilhão e reservas cambiais superiores a U$200 milhões. Do outro lado, um país com índices educacionais baixíssimos, só superados pelo Haiti e Guatemala na América Latina, e com alta concentração de renda.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Atlanta empata com Cruzeiro e fica distante da próxima fase
comente imprima
:Publicado em 21/09/2008, às 08:41

Mesmo com dois jogadores a mais durante boa parte do jogo, o Atlanta não conseguiu segurar o resultado que lhe daria a classificação para a próxima fase e empatou com o Cruzeiro por 1 a 1, na tarde deste sábado, pela penúltima rodada da Segunda Divisão do Campeonato Baiano. O resultado mantém o time de Jequié na vice-liderança do Grupo 02, com 13 pontos ganhos. Porém, o Atlanta, que encerrou sua participação na primeira fase, ainda pode ser ultrapassado pelo Serrano, que tem 11 pontos e joga na próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro, em Vitória da Conquista.

Veja o ranking da competição:

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
CONGRESSO DA ANPOCS DISCUTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL DE 1968
comente imprima
:Publicado em 21/09/2008, às 08:36

Completando 40 anos, a data será debatida em mesa redonda coordenada por Marcelo Ridenti (Unicamp), com participação de Daniel Aarão Reis, ex-militante do MR-8

A 32ª REUNIÃO Anual da ANPOCS discute os 40 anos do Movimento Estudantil de 1968. Movimento grevista surgido na França, em pouco tempo ganhou notoriedade revolucionária passando a integrar, em sua filosofia e doutrina comunista e socialista, adeptos em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Manchetes das revistas
comente imprima
:Publicado em 21/09/2008, às 08:29

VEJA

Desembargadora confirma monitoramento no STF
A desembargadora Suzana Camargo confirmou ter ouvido do juiz Fausto de Sanctis relatos sobre conversas reservadas e reuniões ocorridas dentro do gabinete do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. "Cuidado, seu gabinete pode estar sendo monitorado", advertiu a desembargadora Suzana Camargo, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, em telefonema ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, na tarde do dia 10 de julho deste ano. O presidente do Supremo concedera no dia anterior um habeas corpus libertando o banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha. O ministro havia ligado para o TRF na tentativa de descobrir se procedia a informação de que o juiz Fausto de Sanctis, responsável pela primeira ordem de prisão do banqueiro, determinara que Dantas voltasse para o xadrez. Como a presidente do tribunal não estava, Mendes foi atendido pela desembargadora, que procurou o juiz para saber maiores detalhes do caso. A conversa entre os dois produziu a primeira grande evidência de que o presidente do STF era alvo de uma implacável perseguição. Num tom de advertência, Suzana Camargo, além de confirmar a existência do novo pedido de prisão, recomendou a Gilmar Mendes que adotasse um comportamento cauteloso, já que comentários feitos por ele dentro do gabinete e até detalhes de reuniões de assessores com advogados estavam chegando ao conhecimento do juiz De Sanctis por meio de "informes".

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
SIMMP: RESUMO SEMANAL DE NOTÍCIAS
comente imprima
:Publicado em 20/09/2008, às 16:08

Educação deverá ter R$ 10 bilhões a mais no próximo orçamento da pasta

Distribuir de forma homogênea os recursos previstos no orçamento para a Educação em 2009, que são da ordem de R$ 41, 5 bilhões, para os quatro eixos de atuação da pasta: educação básica, educação profissional, educação superior e alfabetização. Essa é a meta do Ministério da Educação, segundo o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim. “Há algum tempo, o MEC trabalha com uma visão sistêmica da educação. No orçamento, o que se pode observar é uma distribuição clara entre os quatro eixos: educação básica, educação profissional, educação superior e, por fim, alfabetização e diversidade”, afirmou.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 20/09/2008, às 07:51

Por Paulo Pires*

Cartas e declarações de amor

A Revista Época desta semana traz uma matéria sobre o grande João Guimarães Rosa. Embora não seja assinante dessa publicação, vibrei com o conteúdo. Nela estão reproduzidas algumas cartas de amor do grande mestre da língua portuguesa para a sua amada Aracy de Carvalho (claro, sua esposa Ara). O que impressiona e ao mesmo tempo confirma-se é que quando o sujeito está apaixonado, fica encantadamente ridículo. E o nosso Rosa (como lhe chamavam os amigos) não foge à regra.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Empregos: Perfil em site de relacionamento pode pesar na hora da contratação
comente
:Publicado em 20/09/2008, às 07:46

A alta no número de pessoas empregadas com carteira assinada – divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um sinal bastante positivo para quem está em busca de uma melhor colocação profissional. Outro dado animador é que, com o fim do ano se aproximando, a tendência – segundo especialistas – é que haja um crescimento no número de vagas temporárias por conta do Natal. Para quem está de olho nessas oportunidades, algumas dicas são fundamentais. Uma delas diz respeito aos sites de relacionamentos.

De acordo com Janete Teixeira Dias, coordenadora do departamento de Gestão de Carreiras da FIAP, os setores de Recursos Humanos de muitas empresas pesquisam o perfil dos candidatos em sites como Orkut e LinkedIn. “As características éticas e morais preenchidas no perfil do usuário podem pesar contra o candidato, prejudicando-o no processo de seleção. Por isso, é preciso ser muito criterioso ao escolher as comunidades das quais participa e ao conteúdo escrito nesse tipo de site”, afirma.

Segundo Janete, comunidades como “Eu odeio acordar cedo”, “Não Nasci para trabalhar” e “Meu chefe é uma mala sem alça” podem influenciar negativamente a visão de um futuro contratante e, muitas vezes, prejudicá-lo no ambiente de trabalho atual. “O empregador, cada vez mais, está atento às características de seus colaboradores. Os sites de relacionamentos são encarados como um vasto banco de dados. O profissional deve ter em mente que as redes sociais não são apenas fonte de entretenimento, elas são páginas abertas que podem ser acessadas e interpretadas por qualquer pessoa”, analisa. A professora Janete Teixeira Dias está disponível para entrevistas sobre o assunto.

 
 
Participação do leitor no blog...
comente
:Publicado em 20/09/2008, às 07:41

nome: LUIZ HUMBERTO DA SILVA
email: sdalsoglio@terra.com.br
profissao: ENCARREGADO DEPTO.PESSOAL
Cidade: PORTO FELIZ
Estado: São Paulo
assunto: CÓPIA DO DESABAFO FEITO AO SENADOR PAULO PAIM NESTA DATA

mensagem: Boa tarde Senador Sr. Paulo Paim

É com muita alegria que escrevo estas palavras, depois de Ler o texto abaixo, mas não podemos deixar o Congresso ficar adiando as votações, as Centrais Sindicais devem pressiona-los ainda este ano, para que em 2009 este fator previdenciário que tanto desanima a classe trabalhadora, possa reanima-la e só assim os mesmos irão cada vez mais procurar trabalhar de acordo com a Lei e não na informalidade como muitos estão fazendo, para não pagar os impostos, pois no final das contas não vale a pena, pois quando chega a hora de se aposentar e ver que sua aposentadoria em relação ao seu salário atual sofre uma perda lastimável.
Outra questão que deve ser levada ao Congresso é sobre a Atualização da Tabela do Imposto de Renda Retido na Fonte dos Trabalhadores, que a cada ano vem pagando um percentual muito além do que recebe em seus reajustes salariais.
Devemos conscientizar o Governo que a Classe Média é a que mais perde no país, pois ela Garante a Riqueza da Classe Nobres e Sustenta e miserável classe pobre.

Grato pela Atenção

Luiz Humberto da Silva
Um cidadão em busca de igualdades Sociais.
Endereço: Rua Felício Casteluci, 331 – Vila Martelli – Porto Feliz-SP. – CEP. 18540-000
e-mail: sdalsoglio@terra.com.br

Hoje ao ler os jornais uma matéria chamou minha atenção e deixou-me eufórico. O texto dizia que o presidente Lula não vetará o fim do fator previdenciário e nem mesmo o reajuste igual ao do salário mínimo para aposentados e pensionistas. Em entrevista ontem à TV Brasil, órgão do governo federal, nosso presidente afirmou: “Se for aprovado no Congresso o acordo entre os líderes, certamente que eu não vetarei”. Por isso, é fundamental neste momento intensificarmos a mobilização. Ou seja, temos de pressionar ainda mais os deputados para que votem a favor do fim do fator e do reajuste. Continuo afirmando: apenas o rufar dos tambores nas ruas é que farão com que os direitos sejam adquiridos. A hora é de intensificar a luta!

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Hérzem sabe o que fala?
20/09/2008 : 07:39
Duração: 16'04''

 
 
Livro "Só Por Amor" mostra a superação por meio do perdão
comente imprima
:Publicado em 19/09/2008, às 15:15

Obra de Mônica de Castro, autora de best sellers como os romances espíritas Até que a vida os separe e O preço de ser diferente, traz o selo da Editora Vida & Consciência, publicadora dos livros de Zibia Gasparetto

A dificuldade que as pessoas têm em perdoar e as conseqüências do engessamento de sentimentos, como a sede de vingança e o ódio são o pano de fundo de Só Por Amor, décimo livro da escritora Mônica de Castro, que está sendo lançado em setembro pela editora Vida e Consciência, publicadora dos livros de Zibia Gasparetto, autora de romances espíritas e fenômeno em vendas em seu segmento.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Secretária da UGT avalia pesquisa sobre os rendimentos das mulheres
comente imprima
:Publicado em 19/09/2008, às 15:10

Embora a diferença entre ricos e pobres tenha caído nos últimos anos, as desigualdades sociais que afetam mulheres e negros seguem em patamares muito elevados. A informação é da secretária-adjunta, da Secretaria da Mulher, da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Rosane Sasse ao comentar dados do governo federal sobre a diferença de rendimento entre mulheres e homens. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que em 2007 o rendimento médio real das mulheres correspondia a 66,1% da remuneração média masculina, bem inferior que nos anos anteriores como em 2005 que correspondia a 65,6%.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Zé Modesto se apresenta no Pueblo Bar
comente imprima
:Publicado em 19/09/2008, às 15:04

NOVO SHOW É PARA AQUELES QUE NÃO CONSEGUIRAM ASSISTÍ-LO NA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO

A apresentação do Zé Modesto no Pueblo bar no último dia 12 teve uma repercussão tão boa que vendeu todos os ingressos e muitas pessoas não conseguiram assisti-lo. Para que estas pessoas tenham a oportunidade de ver seu espetáculo, o humorista prometeu voltar e repetir o sucesso do MADE IN CEARÁ no dia 26 de setembro, sexta feira da semana que vem.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
APERTEM OS CINTOS...
comente imprima
:Publicado em 19/09/2008, às 14:56

Por Jeremias Macário*

Nunca era de se esperar que os Estados Unidos, que sempre defenderam a liberalização do mercado na ótica neoliberal da economia, e com sua imposta política de Consenso de Washington, fossem um dia estatizar empresas. Agora estão adotando a política da socialização das perdas, com o socorro a várias financeiras, inclusive à seguradora AIG ( quase U$40 bilhões).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Sete anos após o 11 de setembro: até que ponto a Al Qaeda é ainda perigosa?
comente imprima
:Publicado em 19/09/2008, às 07:33

Sete anos depois e após uma muito alardeada guerra contra o terrorismo, a organização que pôs abaixo o World Trade Center não foi derrotada. "Der Spiegel Online" conversa com sete especialistas sobre o grau de periculosidade ainda representado pela Al Qaeda

A Al Qaeda ficou enfraquecida devido à perda da sua base no Afeganistão em 2001, mas desde então surgiu uma rede mais ampla e global de grupos jihadistas. Esta rede inclui também um papel sempre crescente para ativistas europeus radicalizados. Existem três tendências, e o maior perigo envolveria uma aglutinação das três. A Al Qaeda ganha força no Paquistão, mas ela só tem contatos individuais na Europa. Indivíduos jovens na Europa não são capazes de atuar efetivamente sem treinamento terrorista.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Governador sob suspeita
comente imprima
:Publicado em 19/09/2008, às 07:26

MP pede para que inquérito da Operação Toque de Midas siga para o STF devido a suposto envolvimento de um deputado e de Waldez Góes Waldez Góes: Ministério Público investiga contrato entre a MMX e a empresa de parentes do governador

O Ministério Público Federal no Amapá pediu à Justiça o envio do inquérito da Operação Toque de Midas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por causa da suposta participação do deputado federal Jurandil Juarez (PMDB-AP) nas fraudes investigadas pela Polícia Federal. No mesmo pedido, em análise pelo juiz Anselmo Gonçalves da Silva, titular da 1ª Vara Federal de Macapá, o MPF levantou suspeitas também em relação ao governador do estado, Waldez Góes (PDT).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Governador sob suspeita
comente imprima
:Publicado em 19/09/2008, às 07:21

 
  Comentário de Paulo Nunes

Assunto: Teve comício ontem
19/09/2008 : 07:22
Duração: 10'29''

 
 
ACADEMIA DO PAPO
comente imprima
:Publicado em 18/09/2008, às 16:51

Por Paulo Pires*

O Barão de Macaúbas

Naqueles idos de 1962, estudava eu aqui em Conquista no Colégio Barão de Macaúbas. Tinha bons colegas, boas imagens locais e ainda por cima, belas meninas em minha companhia. Resumindo: minha vida era um palco iluminado. O Barão era uma escola prá lá de gostosa. Para o amigo se situar, informo que o prédio ficava onde hoje está o Fórum João Mangabeira. No fundo havia um campinho. Este ficava onde construíram o SAC. É isso aí. Acrescento ainda que naquele tempo eu jogava um bom futebol, embora não chegasse nem perto de Gerson, irmão de Dio Padeiro. O camarada possuía um domínio de bola espetacular. Para não fugir à regra dos adolescentes, de vez em quando escapulia do Barão e ia à Escola Normal para ver os meninos que jogavam melhor que eu. Três eram simplesmente endiabrados. O primeiro chamava-se Ermi, o segundo Espríto (Carlos, atualmente motorista de táxi no Conquista Sul) e o terceiro Naldo. Dos três hoje sei do paradeiro de Carlinhos (que nunca fica parado, graças a Deus) e Naldo, que volta e meia encontro nas imediações da Rua Treze de Maio, próximo à Alfaiataria de Zoín (grande craque do futebol antigo de Conquista).

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Benedito Gonçalves toma posse no cargo de ministro do STJ
comente imprima
:Publicado em 18/09/2008, às 07:52

Ele se tornou nesta tarde o primeiro ministro negro da história do STJ. Gonçalves defende maior controle para autorização de escutas telefônicas

O mais novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, tomou posse no cargo na tarde desta quarta-feira (17). Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 27, após ser aprovado em sabatina no Senado, Gonçalves se tornou hoje o primeiro ministro negro da história do STJ. Lula também indicou, em 2003, o primeiro ministro negro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Para Lula, Estado não perdeu o controle da Abin
comente imprima
:Publicado em 18/09/2008, às 07:48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou hoje (17) que o Estado não perdeu o controle da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal. Em entrevista à TV Brasil, ele disse ver com naturalidade a prisão do número dois na hierarquia da PF, Romero Menezes, acusado de tráfico de influência, e as investigações de escutas telefônicas supostamente praticadas por agentes da Abin. "Nós agora não temos que ficar mais nervosos ou menos nervosos", disse. "Temos apenas que apurar e vai ser apurado."

(Clique aqui e veja a íntegra da matéria)

 
 
Candidatos não podem ser presos a partir do próximo sábado (20)
comente
:Publicado em 18/09/2008, às 07:44

O Código Eleitoral determina que a partir do dia 20 de setembro (sábado), quando faltarem 15 dias para as eleições municipais deste ano, nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou a vereador pode ser detido nem preso, salvo em caso de flagrante delito. Já no período entre 30 de setembro e 7 de outubro, a garantia se estende aos eleitores. Desde cinco dias antes até 48 horas depois do pleito, nenhum eleitor poderá ser detido nem preso, com exceção dos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

Este salvo-conduto está previsto no artigo 235 do próprio código. O juiz eleitoral ou até o presidente da mesa receptora de votos pode expedir a salvaguarda em favor de eleitor que sofrer qualquer tipo de violência na sua liberdade de votar, ou pelo fato de já haver votado. Quem desrespeitar essa garantia pode ser preso por até cinco dias. As eleições municipais estão marcadas para o dia 5 de outubro. Este ano estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito em 5.563 municípios brasileiros, e mais de 52 mil cadeiras de vereador. Levantamento preliminar do Tribunal Superior Eleitoral revela que 380 mil candidatos se registraram, para os três cargos. Neste pleito não votam os eleitores com domicílio eleitoral no Distrito Federal - onde não há eleição este ano, e no exterior.

 
.
.
  Enquete
Na sua opinião quem venceu o dabate da TV Sudoeste?
ESMERALDINO
GUILHERME
HERZEM
Votar
resultado parcial...
 
.
.
.
.
.
.
  Recomende o Blog!
  Apoios
Hoje Pesquisas
.
Hoje Pesquisas
.
Fainor
.
Águia Filmes
.
  BlogTV
.
  Deixe seu recado!
.
 
Arquivo:
01/09 - 17/09/2008 03/08 - 18/08/2008 08/07 - 20/07/2008 11/06 - 23/06/2008 23/05 - 02/06/2008 09/05 - 15/05/2008
19/08 - 01/09/2008 20/07 - 02/08/2008 24/06 - 07/07/2008 03/06 - 11/06/2008 15/05 - 23/05/2008 01/05 - 08/05/2008