Blog do Paulo Nunes Rotating Header Image
AdderallXanaxCialis online


Imprima esta matéria Imprima esta matéria

PRÓSTATA, CARNE VERMELHA E CHÁ VERDE

Divagnado & Katilografando
Francisco Silva

Em minha juventude e mesmo na fase adulta, eu sempre ouvia dos mais velhos (homens) em linguagem que beirava ser tão brejeira quanto chula que, aqueles que comiam muita carne – neste caso entenda-se carne de gado – eram homens fu[...]. Para o termo chulo e brejeiro eu vou traduzir como sendo homens com muita disposição para o sexo, que tem muita frequência sexual. Havia entre eles, que, alardeava fazer sexo todos os dias da semana, e não contente com a bravata, dizia complementando a informação que “incomodavam” a parceira pelos menos três vezes por noite.

Das verdades ou mentiras sobre as tais frequências sexuais, os olhos da ciência buscou revelar por estudos a respeito do principal órgão masculino na reprodução denominado de próstata, agente da libido e da ereção, os efeitos da carne vermelha naquela “vesícula”. Um estudo que começou a produzir resultados no ano de 2002 revelou que um gene envolvido na digestão da carne vermelha estava amplamente ativo em células dos tumores malignos extraídos da próstata. O gene que tem o nome de AMACR demonstra ter uma atividade nove vezes maior nas células afetadas do que nas células saudáveis conforme a equipe da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (EUA), responsável pelo estudo. Os laticínios assim como a carne vermelha, em sua digestão, também demonstraram os estudos, que o gene AMACR esteve igualmente de forma irregular presente nas células de ácido graxo.

Portanto, é de se constatar que as dietas ricas em carne vermelha – e de quebra, de laticínios – estão associadas ou relacionadas a um maior risco de câncer de próstata. Mas, nem todo mal que se avizinha pode ser de todo dado como inevitável. No mundo da ciência, enquanto leigos que somos, podemos depreender que sempre haverá para cada mal ou veneno o seu antídoto natural; seja pela reeducação alimentar, seja pelas medidas preventivas; seja pelas atividades físicas ou, acertadamente, como os nossos antepassados, por medidas fitoterápicas do tipo um bom chá.

De acordo com uma publicação de uma revista científica “Cancer Prevention Research, revista da American Association for Cancer Research”, os homens que apresentavam tumores de próstata malignos ou o câncer em desenvolvimento, que consumiram os compostos ou princípios ativos presentes no chá verde viram uma redução significativa dos indicadores ou marcadores preditivos da evolução do câncer da próstata. A notícia é alvissareira; o chá verde, que é extraído das folhas da camélia sinensis, hoje sustenta o segundo lugar da bebida mais consumida no mundo, não deixou de sofrer os devidos estudos sobre os seus benefícios e o que ele causa a saúde, neles, incluindo-se a menor incidência de câncer de próstata entre os seus consumidores.

Do princípio ativo do chá verde polifenol E, que tem sido o objeto dos estudos, de acordo com os pesquisadores, essas pesquisas ou estudos representam apenas e tão somente o começo, e outros estudos continuam em elevado estágio, mas, ficou provado de que o uso regular dos polifenóis contidos no chá verde, tanto isoladamente ou em combinação com outros compostos utilizados atualmente, pode ter aplicação terapêutica, o que deve ser, naturalmente, explorado como uma forma útil para prevenir a progressão ou a reincidência do câncer prostático.

Embora os estudos sejam animadores e seguem em elevado estágio de conclusão, ainda, segundo os estudiosos, não existem provas razoáveis de que cânceres possam ser evitáveis, para os pesquisadores, no entanto, as pesquisas, utilizando substâncias encontradas nas plantas, sustentam a ideia de que compostos ativos encontrados em uma dieta sempre saudável podem desempenhar um importante papel na prevenção do câncer, bem como no seu tratamento, minguando o seu desenvolvimento e progressão. Outro resultado é que não se espera dessas pesquisas, senão, a melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem ou venham sofrer desse mal que é o segundo maior que aflige o homem, pois, o primeiro é o câncer de pulmão. Todavia, há que se ter cuidado, haja vista, um estudo anterior ter demonstrado que o chá verde bloqueia os efeitos e benefícios do medicamento usado no mieloma múltiplo.

Esta minha crônica, em verdade, trás à luz resultados das minhas investidas no mundo da maior enciclopédia online que alguém jamais imaginou ter na década de setenta e oitenta, qual seja, a internet; dela, pode se extrair tanto para o bem assim como para o mal. Portanto, como a minha pesquisa se situa no campo da prospecção, devo repetir o chavão que o Ministério da Saúde sempre faz questão de advertir que: “a automedicação é sempre de alto risco e, como ficou demonstrado nestes estudos que eu visitei, aparentemente contraditórios, mesmo um simples e aparentemente inofensivo chá deve ser avaliado em termo de aplicações, efeitos terapêuticos e, eventualmente, seus efeitos colaterais e contra-indicações”. Dessa forma, mesmo para um simples chá, um médico deve ser consultado.

Francisco Silva Filho – Curitiba-PR

Nenhum comentario em “PRÓSTATA, CARNE VERMELHA E CHÁ VERDE”

Deixe um comentário